Um dos pontos cruciais para que os formatos de inovação sejam utilizados em larga escala pelas empresas, é a chance de preservar a própria sustentabilidade, mantendo em um mesmo patamar o interesse de consumidores e do próprio mercado.
Pensando nisso, elaboramos este texto de modo a explicar um pouco sobre como funcionam os formatos de inovação, o seu histórico no ramo dos negócios e as informações necessárias para você saber em qual deles a sua empresa se encaixa.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Esses tipos inovadores são responsáveis por aumentar o fluxo de novidades de uma organização, levando a uma readaptação da mesma às necessidades do mercado e do público para o qual ela atua, ajudando no propósito da fidelização.
Mas não pense que esse processo é recente. Ele já acontece há um determinado tempo, e é composto por diversas fases que retratam bem a época em que foram aplicados. Mas, como toda ideia, a inovação necessita de adaptações e constantes mudanças.
Por consequência, é preciso ter um bom conhecimento sobre as características que envolvem a inovação, e como ela pode ser útil na aplicação dos propósitos e necessidades de sua empresa. Tenha uma boa leitura.
O que significa inovação?
A definição de inovação consiste em tudo aquilo que é uma mudança em si só. Ou seja, tudo aquilo que surge de uma ideia ou se transforma com o decorrer do tempo e de ações, pode ser considerado como algo inovador.
Ainda assim, nem toda inovação, necessariamente, precisa contemplar algo novo. Como já citado, esse processo decorre de uma mudança em curso, e pode muito bem ser aplicado a algo que já havia sido criado anteriormente.
No ramo dos negócios a inovação, além de representar um caminho com novas possibilidades e resultados para uma empresa, precisa, obrigatoriamente, representar a geração de valor para o consumidor.
Assim sendo, a novidade precisa ser extremamente útil ou oferecer ótimos benefícios, de modo a satisfazer as necessidades do consumidor e, com isso, potencializar os lucros da empresa.
Rentabilidade X inovação
A rentabilidade surge naturalmente a partir do momento em que a ideia inovadora, após a sua aplicação e transformação em um serviço ou produto, se torna um modelo aprovado pelo público que, além de comprá-la, se torna fiel à proposta apresentada.
Todo o caminho que envolve esse processo é o que diferencia a inovação de algo novo, que tenha sido inventado recentemente. Um produto ou serviço inovador contempla, além de criatividade, uma visão racional dos negócios e, posteriormente, a sua aplicação.
Em contrapartida, todas as inovações diferem muito entre si. A avaliação dos diferentes modelos inovadores passa por questões que envolvem o seu grau de impacto, a sua utilidade e originalidade. Essas questões são conhecidas como incrementais ou disruptivas.
Inovação incremental
A inovação incremental é conhecida por ser um formato que oferece baixo impacto na experiência e interação do consumidor com o serviço ou produto em si. Ela é composta por uma série de pequenas mudanças, que servem para aparar pequenas arestas.
Entretanto, isso não significa, necessariamente, que a inovação incremental não possua suas qualidades e benefícios, muito pelo contrário. O seu uso é especialmente estratégico para determinadas ações de uma empresa.
Em contrapartida, a sua utilização não significa um aumento de vantagem na competição do mercado. As mudanças aplicadas dentro desse modelo tendem a durar apenas por um prazo bem pequeno, sem grandes possibilidades de impacto.
As inovações incrementais se caracterizam, então, por procedimentos que melhoram determinados produtos e serviços, e que são, posteriormente, utilizados pela concorrência, obrigando a empresa a buscar novas ideias e mudanças mais significativas para o futuro.
Inovação disruptiva
A inovação disruptiva é totalmente o oposto da inovação incremental. Por ser considerada radical, o seu alcance e impacto tende a ser muito mais marcante, causando intensas mudanças no mercado e no cotidiano dos clientes.
Talvez a sua principal característica seja a de atingir a lógica vigente do consumo, trazendo ideias bastante criativas e sem aplicação anterior, o que leva a impactar e alterar diversos setores do mercado.
Muitos são os exemplos vigentes de serviços e produtos originados sob as características da inovação disruptiva. Smartphones e aplicativos de carros são alguns dos exemplos recentes que facilitam a vida dos consumidores e o desenvolvimento do mercado.
Ao contrário da inovação incremental, a inovação disruptiva modifica toda a lógica existente nas ações tecnológicas, operacionais e estruturais da empresa e da sociedade, modificando as relações e a forma de consumo.
Outros formatos de inovação
As empresas costumam utilizar os dois métodos, conhecidos como inovação incremental e inovação disruptiva. Mas, se os objetivos escolhidos pela sua empresa, não combinam com essas inovações, não se desespere.
Para que os negócios e empresas obtenham o sucesso esperado, os donos e empreendedores sempre buscam novas maneiras e métodos capazes de evoluir a própria tecnologia, seus produtos e serviços, ou criar novos meios de produção e oferta.
Dessa maneira, várias são as causas que levam à procura de inovação constante. Tanto pode ser a necessidade de aumentar a eficiência dos recursos produtivos, quanto de perpetuar a manutenção e o posto dentro de sua respectiva área no mercado.
Inovação aberta
A inovação aberta consiste no uso contínuo de diversos fluxos de conhecimento, tanto internos quanto externos, do mercado. Com isso, a sua empresa cria os mecanismos necessários para inovar internamente, levando as novidades para o mercado absorver.
Assim sendo, a organização estuda as inovações presentes no mercado, procurando melhorar as tecnologias e ideias dos seus produtos e serviços, e os devolvendo para a área de mercado responsável, tornando-se referência para outras empresas e consumidores.
Essa constante troca de possibilidades oferece ganhos tanto nos processos de produção quanto na fidelização dos clientes. Não é toda ideia que acaba sendo aplicada nos produtos e serviços disponibilizados, mas essas questões também não são descartadas.
Em uma troca constante de informações, os processos que não foram disponibilizados ao público podem ser repassados para outros empreendedores interessados, que podem moldá-los e oferecer novas possibilidades, criando um círculo constante de novidades.
Inovação radical
A inovação radical é, basicamente, a mesma coisa que a inovação disruptiva. A sua função é a de promover uma transformação profunda e completa de uma área de mercado, através de produtos e serviços completamente inovadores.
Ao promover a ruptura de maneira drástica, a inovação radical proporciona a criação de novas (e melhores) relações entre os consumidores e o mercado, possibilitando o surgimento e a introdução de novos conceitos.
Essas ideias oferecem soluções completas para as necessidades existentes do consumidor e do mercado, obrigando as outras organizações a buscarem meios de se adaptarem e promoverem mudanças em seus formatos internos e externos.
Desse modo, para saber se a inovação é mesmo radical, é preciso que ela apresente soluções completamente diferenciadas das já existentes, aplicadas em produtos e serviços singulares, e sendo eficazmente adotada, no sentido de solucionar problemas.
Inovação reversa
A inovação reversa consiste em trazer novos panoramas para o fluxo da inovação, possibilitando que empresas localizadas em locais que não tenham a mesma infraestrutura de grandes cidades, possam contribuir com excelentes ideias.
Dessa maneira, esse processo ocorre quando uma empresa possui uma filial localizada em um país em desenvolvimento e incentiva essa organização a apresentar modelos, ideias e conceitos que possam ser exportados para outros locais.
As mudanças que ocorrem em relação ao domínio das grandes organizações dentro do mercado mundial levaram a este modelo, permitindo a aplicação de modernas tecnologias em um tempo diferente do habitual e com baixo custo.
Preceitos básicos de produtos inovadores
Como já explicamos, os métodos de inovação mudam constantemente e não seguem um padrão específico. Para que um produto ou serviço seja considerado inovador, ele precisa obedecer a três preceitos básicos. São eles:
- Ser e oferecer ineditismo para o mercado.
- Produzir benefícios e vantagens para o consumidor.
- Gerar valor para a empresa e para quem consome o produto ou serviço.
Ainda existem outros formatos de inovação, que podem dialogar com as necessidades e propósitos de sua organização e atender as mais variadas necessidades do seu negócio. Confira abaixo!
Auxílio econômico de países emergentes
Tudo isso com o auxílio econômico e tecnológico de países emergentes que, através dessa abertura, passaram a ditar regras no mercado mundial, fazendo o caminho reverso, passando a exportar produtos e serviços, ao contrário de apenas importar.
Entretanto, todos os modelos de produtos e negócios surgidos nesses países precisam apresentar preços baixos (por conta da utilização de materiais e técnicas de fabricação baratas), além de se adequar a características ambientais diversas.
Consumo de energia e preservação do meio ambiente
O uso de modos alternativos de consumo de energia e preservação do meio ambiente também são elementos utilizados nos produtos e serviços oriundos da inovação reversa, possibilitando o alcance de ótimos resultados, com pouca concorrência.
Assim sendo, é um caminho econômico interessante para países que se encontram à margem do processo de desenvolvimento de grandes locais, podendo atingir o mercado com soluções baratas e capazes de se adaptar aos mais diferentes ambientes.
E, se caso você ainda não utiliza esses modelos em sua organização, não é tarde para conhecer todos os conceitos e aplicar a tecnologia e funcionamento dos seus produtos e serviços, de modo a impulsionar o mercado e a atenção dos usuários. Boa sorte!
O que nós propomos para você
Agora que você sabe todas as informações necessárias sobre os principais formatos de inovação, fica muito mais fácil saber em qual deles a sua empresa se encaixa. Desse modo, a clareza sobre os benefícios e vantagens se tornam muito mais claras. Veja a seguir o que selecionamos para você aprender um pouco mais:
Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a ter uma cultura inovadora em sua empresa.
Site da IPropose
Página da IPropose sobre “Inovação”. Você quer inovar? Então acesse a página e conheça tudo relacionado à inovação, como: ecossistema de inovação, formas de inovação e formatos de inovação, gestão da inovação, transformação digital e muito mais!
Cartilha
Cartilha da Confederação Nacional da Indústria (CNI), “MEI tools: ferramentas para promover a inovação nas empresas”.
Cartilha completa com 116 páginas e que reúne um conjunto de instrumentos para fortalecer a capacidade inovativa das empresas.
Consultoria do Sebraetec
É um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para sua empresa, conectando os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro.
Com as consultorias de inovação do Sebrae, você poderá encontrar soluções para quase todas as áreas da sua empresa, envolvendo produtividade, qualidade, desenvolvimento tecnológico, design, sustentabilidade, mídias digitais, dentre outros.
Acesse aqui ou entre em contato com o 0800 570 0800 e tire todas as suas dúvidas antes da contratação.
Curso online
Trilha do Sebrae online e gratuita “Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores”. Essa trilha de 20 horas vai preparar os empreendedores para um novo mundo, novos consumidores e novos tipos de negócios.
Os cursos da trilha são compostos por exemplos e ferramentas de inovação que vem ao encontro dessa expectativa de que é fundamental inovar e desenvolver competências de gestão da inovação para se manter competitivo.
A trilha compreende 5 cursos de inovação, que são:
- Curso 1: Inovação para pequenos negócios.
- Curso 2: Preparando-se para inovar.
- Curso 3: Definindo oportunidades para inovar.
- Curso 4: Gerando soluções inovadoras.
- Curso 5: Escalabilidade do modelo de negócio.