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Instagram para Empresas: Como criar um perfil para promover sua marca

O Instagram para empresas ou Instagram for Business é um conjunto de ferramentas que permite que as empresas criem um perfil comercial e façam anúncios na internet, engajando clientes, aumentando o número de seguidores da sua marca e muito mais. A ferramenta permite que o empreendedor tenha acesso a informações dos usuários tais como gênero, idade, localização e horários em que as pessoas mais acessam o aplicativo.
Instagram para Empresas

O Instagram para empresas potencializou o poder de construção de marcas na internet e é hoje uma das maiores redes sociais no quesito de ferramentas de vendas.

Em uma era tão digital, as redes sociais vêm ganhando um grande espaço no nosso dia a dia. E elas atuam de diversas formas na nossa rotina, seja para criar relacionamentos, passar o tempo ou mesmo para trabalhar.

Uma das principais redes utilizadas atualmente é o Instagram. Nele, é possível acompanhar perfis de diversos modelos, seja para o uso pessoal e até mesmo profissional. Saber posicionar sua marca nesse ambiente é um ponto essencial para que a sua empresa ganhe visibilidade. Portanto, comece a utilizar essa ferramenta agora mesmo na sua empresa.

Ficou curioso para saber como usar essa solução de forma adequada? Então, fique tranquilo, pois criamos esse guia completo para que você aprenda tudo sobre o Instagram. Para conferir, basta continuar a leitura!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social que foi lançada em 2010. Por meio dessa ferramenta, muito visual, é possível acompanhar diversas fotos e vídeos. Através da solução, a pessoa consegue seguir variados perfis, seja de amigos, familiares, famosos, empresas e muito mais.

Há diversas funcionalidades dentro do aplicativo, por exemplo, stories, reels e IGTV. Saber utilizar a ferramenta da maneira correta é primordial para ter um bom resultado. Portanto, antes de criar um perfil para a sua empresa, é importante entender as particularidades da ferramenta. Fique tranquilo, pois iremos detalhar mais sobre esse assunto ao longo do conteúdo.

Vantagens no uso do Instagram

O Instagram no meio corporativo pode ser uma ferramenta extremamente útil. Afinal, tal solução traz diversos benefícios para as empresas. Conheça os principais:

Maior visibilidade

Garantir que um número maior de pessoas conheça a sua marca é essencial, não é mesmo? Atualmente, é muito difícil encontrar pessoas, principalmente jovens, que não possuem perfis no Instagram.

Por esse motivo, ter um posicionamento nessa rede social fará com que mais pessoas conheçam a sua marca. Sendo assim, você abrirá novas portas para o seu negócio, fazendo com que ele cresça cada dia mais, criando um perfil comercial no Instagram para empresas ou Instagram fo Business.

Melhora a comunicação com o cliente

Poder ter uma comunicação direta com o seu cliente fará com que o vínculo criado seja muito maior. Portanto, essa é outra vantagem que sua empresa terá ao criar um perfil para a sua empresa no Instagram Business.

O público, em geral, costuma preferir empresas acessíveis. Afinal, é possível ter interações caso precisem solucionar dúvidas ou até mesmo resolver problemas. E o Instagram tem funções que cumprem esse papel perfeitamente. Por exemplo, é possível estabelecer conversas por meio de comentários em publicações ou mensagens diretas, no privado com o cliente.

Conhecer a marca

Muito mais do que saber o nome da sua marca, por meio de um bom perfil é possível que seu público conheça a fundo a sua empresa. E tal atitude permitirá com que compreendam melhor seus produtos e serviços.

Aumento das vendas

Essa vantagem acaba sendo uma soma de todos os outros benefícios. Visibilidade, boa proximidade com o público e maior compreensão são fatores que vão contribuir, e muito, para que a sua empresa aumente o número de vendas. E, essa atitude, consequentemente, irá alavancar os resultados da sua empresa.

Portanto, utilize o Instagram como uma das suas estratégias. Lembre-se que essas são apenas algumas das inúmeras vantagens de se usar o Instagram para empresas. Sendo assim, aproveite para criar agora mesmo o seu perfil.

Crie metas e conteúdos relevantes

É importante ter em mente que a plataforma é muito ampla, então, uma dica para ter sucesso é estabelecer metas. Definir os objetivos, irá permitir com que suas publicações sejam mais assertivas, e assim, alcancem a meta desejada.

Você pode, por exemplo, querer aumentar o número de vendas, estabelecer um relacionamento amigável com o público ou chamar atenção para que os melhores talentos do mercado queiram trabalhar na sua empresa. Viu como são bem diferentes as propostas? Esse fator vai alterar bastante a forma com que irá conduzir suas publicações.

Portanto, pense em cada detalhe do seu objetivo previamente. Já com as metas definidas, é importante criar conteúdos relevantes, lembrando que isso pode variar de acordo com o seu propósito. Por exemplo, caso deseje vender mais, anúncios explicando sobre o seu produto pode ser uma boa opção.

Agora, se o objetivo for trazer autoridade para a marca, você poderá criar conteúdos que passem diversas informações sobre o nicho dos seus serviços.

O fato é que você precisa conhecer bem a sua persona e, a partir dela, criar uma identidade para as suas publicações pois, para ser relevante, o conteúdo precisa atrair o público. Mas é importante lembrar que não existe uma linguagem certa, é preciso analisar e se adequar ao perfil de seus clientes.

Dicas para usar o Instagram de forma profissional e divulgar seus serviços

Há pessoas que pensam que basta criar um perfil para a empresa, e pronto! Porém, a realidade não é essa. É preciso criar estratégias para que tenha sucesso. Veja algumas dicas para usar o Instagram para negócios na empresa:

Tenha um calendário de posts

Diferente dos perfis pessoais, a empresa não pode postar apenas quando sentir vontade. É preciso ter frequência. Nesse tópico, um erro comum é publicar em muita ou pouca quantidade. Por isso, vá testando e veja o que faz mais sentido para a realidade da sua organização.

Use todas as ferramentas disponíveis

Você precisa testar todas as opções disponíveis no aplicativo. Essa ação irá permitir com que todo o público fique satisfeito, afinal, há quem goste mais de vídeos, fotos, lives, entre outros.

Tenha uma identidade

Sua marca tem um tom mais técnico? Informal? Formal? Defina como será a linguagem, pois todo o perfil precisa estar alinhado quanto a isso. Ter isso bem estruturado fará com que a sua marca tenha uma identidade, o que contribui para o sucesso.

Crie bons relacionamentos

Como já mencionamos, criar um vínculo com o público é essencial. Por isso, aproveite as funções da ferramenta para interagir com os seus seguidores. Curtir e responder o direct, por exemplo, são algumas opções para engajar com o público. Gostou dessas dicas? Aproveite para colocá-las em prática e alavancar seus resultados!

Como criar um Instagram for Business?

Está pronto para montar o Instagram da sua empresa? Pois bem, para te ajudar nessa missão, separamos um passo a passo:

  1.  Crie uma conta normalmente — como se fosse para uso pessoal.
  2. Já com o perfil criado, localize o menu de configurações.
  3.  Após isso, selecione a opção “conta”.
  4.  Dentro da última opção selecionada, encontre “mudar para conta profissional”, e selecione.

Viu como é simples? Com poucos cliques você já terá o perfil criado! Importante: preocupe-se com a imagem da sua conta, ok?

Para criar um perfil perfeito, você deve, por exemplo, se atentar à foto de perfil, de modo que mostre que a conta está associada à empresa. Além disso, crie uma bio detalhada, explicando os seus serviços ou produtos. Aqui, você também pode deixar seu endereço, meios de contatos e site da organização.

Métricas do Instagram para empresas

Chegamos a outra parte importante. Após publicar seus conteúdos, é primordial que você acompanhe os resultados para medir o sucesso das suas estratégias. Sendo assim, as métricas são essenciais. Veja as principais:

  • Número de seguidores: um dos principais objetivos é fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca. Sendo assim, analisar o número de pessoas interessadas em acompanhar a sua empresa é primordial. Por isso, fique atento a essa métrica.
  • Alcance: aqui, você conseguirá identificar a quantidade de contas que visualizaram as suas publicações. Essa métrica é importante, pois, por meio dela é possível analisar os tipos de conteúdos que “viralizam” mais.
  • Cliques no perfil: essa é uma ótima opção para fazer uma análise geral das suas estratégias pois, por meio dela, é possível verificar todas as interações realizadas com os usuários, sejam comentários, curtidas, dentre outras ações.

Para ter sucesso, você precisa acompanhar todas as métricas, pois através delas, poderá identificar gargalos e, assim, resolvê-los para que os resultados se tornem cada vez melhores.

Motivos para a sua empresa criar agora mesmo um perfil no Instagram

Ao longo do conteúdo, apresentamos diversos benefícios para você criar uma conta na ferramenta Instagram Business. Pois bem, para que relembre e assim, decida de vez montar o perfil, separamos uma lista com os principais motivos:

  1. Alcançar um grande público.
  2. Criar um relacionamento mais próximo com os clientes.
  3. Acompanhar os resultados de forma prática.
  4. Poder trabalhar com diferentes soluções (fotos, vídeos e textos).
  5. Criar anúncios de acordo com o seu público.

E então? Percebeu a importância de criar uma conta para a sua empresa? Então não perca tempo e faça seu perfil agora mesmo.

O que nós propomos para você

Atualizar-se e posicionar a sua marca no meio digital é um dos passos que irá garantir que a sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Portanto, crie o perfil da sua empresa no Instagram e comece a trabalhar a imagem dela agora mesmo. Para colocar em prática e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível, veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto.

Curso online e gratuito

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Os segredos por trás de um Instagram vendedor”. Nesse curso de 2 horas, você vai aprender a utilizar a ferramenta do Instagram na sua potência máxima e desvendar os segredos dos perfis que vendem. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Desconstruindo o Instagram.
  • Princípios básicos
  • Dicas para BIO + Destaques.
  • Algoritmo e feed.
  • Stories.
  • Anúncios.

02 – Curso online e gratuito do Sebrae “Como vender pelo Instagram”. Nesse curso, você vai aprender a identificar seu cliente ideal criar conteúdo específico, planejar sua estratégia de vendas e promover corretamente suas publicações.

Vídeo

02 – Vídeo do Canal do Sebrae TalksOs segredos por trás de um Instagram vendedor”. Esse vídeo é um resumo do curso com o mesmo nome.

Artigo

Artigo do Sebrae “Instagram para empresas: 10 dicas para promover seu negócio”. Confira nesse artigo dicas essenciais para divulgar sua empresa no Instagram e conquistar seu público-alvo.

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