Início » Empreendedorismo » Jornada do Empreendedor: Iniciar do zero ou associar-se a uma empresa existente?

Jornada do Empreendedor: Iniciar do zero ou associar-se a uma empresa existente?

jornada-do-empreendedor

Começar do zero ou fazer parte de um negócio existente? Essa é uma dúvida que paira na cabeça de muitos empresários. E com razão! Em tempos tão difíceis para empreender, tomar as decisões certas é crucial para que sua empreitada renda bons frutos.

Construir algo novo ou fazer parte de algo já consolidado é algo que deve ser levado em consideração, dependendo do que você pretende fazer e de sua situação financeira. Não se preocupe, pois, reunimos informações essenciais para ajudar você a tomar a melhor decisão para a sua vida de empreendedor.

Confira nossas dicas, entenda as vantagens e desvantagens de cada caso e escolha o melhor caminho a ser seguido.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Analise suas habilidades, competências e interesses

Escolher o melhor modelo de negócios a ser seguido exige que você tenha perfil para a atividade. Não faria sentido escolher trabalhar em algo com o que você não se identifica.

Não basta apenas vender o que o público quer. É preciso, também, trabalhar com o que você gosta. Uma autorreflexão elaborada demanda certo tempo, mas é imprescindível para fazer boas escolhas. Pergunte-se sobre seus pontos fortes e fracos e de que forma eles podem afetar o andamento de seu negócio.

Tente pensar fora da caixa. Teve uma ideia “maluca”? Não se preocupe com a opinião alheia. Dependendo do produto ou serviço com o qual você pretende trabalhar, certas qualidades (ou defeitos) seus podem influenciar, tanto para o bem como para o mal, na sua performance.

Coloque na balança, de maneira clara e isenta, cada ponto e, com isso, direcione seus esforços ao que lhe interessa.

Criar uma empresa do zero: o que é?

Grosso modo, trata-se de tornar uma ideia de negócio em realidade, da sua concepção até sua forma final. Isso significa que você será o principal responsável por idealizar o negócio e dar vida e forma a ele.

Existem duas etapas presentes no processo de abertura de qualquer empresa: a etapa empreendedora, responsável por todo o planejamento e execução do projeto, e a etapa burocrática, a qual é definida por todos os meandros legais necessários para exercer tal atividade.

Na primeira etapa, é necessário desenhar todo o escopo do projeto, estabelecer todos os custos necessários para sua execução, verificar sua viabilidade, estabelecer as metas e objetivos de longo prazo, dentre outras atividades a serem realizadas.

Na segunda etapa, o empresário deve realizar todas as etapas burocráticas, exigidas pelo governo, para tirar a ideia do papel e torná-la realidade. Para tanto, certifique-se de separar toda a papelada necessária para a abertura e o registro da empresa, evitando assim dores de cabeça desnecessárias posteriormente. Lembre-se: jamais negligencie a importância de oficializar a abertura de sua empresa perante o governo! As consequências costumam ser graves.

Caso queira entender um pouco mais sobre formalização de empresas, acesse o nosso artigo Como Abrir sua Empresa: Passo a passo completo.

Assista o vídeo abaixo e aprenda de forma mais rápida como abrir uma empresa do zero!

Como adquirir uma empresa já existente?

Suponha que você não deseja começar do zero, e sim, adquirir uma empresa já estabelecida, realizar algumas mudanças em suas metodologias e deixá-la com a sua cara. Será que vale a pena?

Confira a seguir as vantagens e desvantagens deste tipo de transação:

Vantagens

Uma das principais características de adquirir uma empresa já existente é a redução considerável de custos de abertura, além de outros valores que teriam sido gastos na elaboração de infraestrutura, por exemplo.

Dependendo do teor da negociação, é possível negociar o estoque já existente no local, o que facilita (e muito) o início das atividades sob a nova gestão. Além disso, se você adquirir uma empresa já conhecida e respeitada pelo público você, automaticamente, carregará seu nome e influência no mercado, o que tende a ajudar bastante a obter melhores resultados nos primeiros meses e, claro, no longo prazo.

Desvantagens

Contudo, adquirir uma empresa já consolidada e firme no mercado tende a possuir um valor elevado, muitas vezes superior à abertura de um negócio do zero. O motivo é simples: se a fórmula tem funcionado bem, sua descoberta, por si, tem um valor alto.

Outra questão que muitas vezes passa despercebida na aquisição de empresas são os problemas escondidos: processos trabalhistas, dívidas bancárias, enfim, quaisquer questões legais ou financeiras que possam atrapalhar seus rendimentos devem ser apuradas antecipadamente.

Existem escritórios de advocacia especializados em auditoria, muito úteis na hora de realizar aquisições ou fusões de maneira segura. Verifique se a empresa a ser adquirida possui todos os alvarás e licenças necessárias para exercer suas atividades.

Caso você finalize a transação e pendências estejam presentes, órgãos fiscalizadores podem autuar seu estabelecimento!

O vídeo a seguir possui um conteúdo muito importante sobre os cuidados que devem ser tomados ao negociar a compra de uma empresa. Não deixe de assistir!

Quais as etapas para adquirir uma empresa já existente?

Pesquise

Realize um estudo cuidadoso a respeito das opções de negócios disponíveis e que sejam de seu interesse, filtre-os e entre em contato com as empresas selecionadas para uma conversa. Se o diálogo render bons frutos, realize uma pesquisa completa a respeito do histórico da empresa:

  • Confira os contratos e concessões em execução.
  • Peça os demonstrativos financeiros para verificar a performance econômica do empreendimento.
  • Obtenha as declarações de Imposto de Renda e verifique com seu contador se tudo está em ordem.
  • Assine um acordo de confidencialidade, o qual indica que você não fará uso indevido das informações fornecidas pelo vendedor durante a negociação.
  • Contrate profissionais para auxiliar você durante todo o processo, se necessário. Não é custo, e sim investimento para evitar problemas e custos desnecessários no futuro.

Prepare o contrato de compra e venda

Se tudo estiver em ordem, chegou a hora de oficializar a transação por meio de contrato. Lembre-se de acordar todos os detalhes com o vendedor, como local, lista de clientes, ativos e passivos, dívidas bancárias, propriedade intelectual, dentre outros.

O ideal é contar com um advogado experiente para a elaboração do contrato. Caso não possua, é importante verificar se todas as informações estão presentes no contrato antes de realizar a assinatura.

Faça a lista de verificação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Esta é a última etapa burocrática para a aquisição do negócio. Os seguintes itens devem ser revisados no ato do fechamento:

  • Patentes, marcas e direitos autorais.
  • Acordo ou emprego, caso o vendedor concorde em permanecer ligado no negócio por um determinado período.
  • Veículos.
  • Preço de Aquisição Ajustado (referente a todas as custas envolvidas na negociação).

Fusões e cisões de empresas: o que são?

Uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas já constituídas decidem se unir, formando um único organismo fortalecido. Em vez de possuir vários nomes, a empresa passa a assumir uma única identidade.

No caso das cisões, ocorre o contrário: uma Pessoa Jurídica decide dividir em duas ou mais partes a empresa, criando organismos independentes. Caso o processo de cisão leve ao encerramento da Pessoa Jurídica originária, ocorrerá um processo de cisão total. Se não houver dissolução da Pessoa Jurídica originária, será cisão parcial.

A realização de fusões ou cisões depende de cada cenário: se o objetivo é aumentar de tamanho o negócio, o processo de fusão com duas ou mais empresas pode ser ótimo. Se, por outro lado, os sócios pretendem tomar caminhos distintos na gestão, o processo de cisão pode ser a melhor saída.

Aquisição de franquias

No caso de aquisição de franquias, o empresário literalmente está adquirindo os direitos de fazer uso da metodologia de uma empresa grande, já consolidada no mercado. A abertura de uma filial dá direito ao franqueado de prestar os mesmos serviços da matriz.

Essa pode ser uma excelente maneira de começar a empreender, uma vez que o caminho das pedras, pelo menos no que se refere à abertura da empresa, já está traçado. Cabe ao franqueado conduzir o negócio da melhor forma possível, seguindo as diretrizes determinadas pela franqueadora.

Além disso, ser franqueado normalmente sugere um bom suporte técnico, o qual dedicará seus esforços para que seu negócio venda cada vez mais.

Como é assumir uma empresa familiar?

Existem inúmeros negócios desta categoria no Brasil. Trata-se de um modelo empresarial estruturado essencialmente por membros da família, presentes no corpo diretor, acionário e administrativo.

Normalmente, trabalham com capital fechado. Grande parte dos postos de trabalho, se não todos, são preenchidos por vagas de confiança. Assim como em qualquer outra categoria de negócios, têm suas vantagens e desvantagens.

Por se tratar de uma empresa familiar, normalmente a missão e os valores são automaticamente compartilhados entre seus componentes, o que é uma grande vantagem em relação a ter uma equipe diversa. Além disso, negócios familiares tendem a possuir um trato mais democrático, igualitário.

Costuma haver pouca diferenciação no trato entre os funcionários. Isso pode ser ótimo para fomentar a criatividade e a espontaneidade na tomada de decisões. Por outro lado, o Brasil é um país essencialmente paternalista e tal cultura tende a trazer uma centralização de poder muitas vezes inflexível.

Caso a empresa possua empregados, estes não costumam ter voz ativa nas decisões. A intimidade familiar, ainda que possa ser benéfica, também pode se tornar um problema: certas discussões pessoais acaloradas podem ser levantadas durante o trabalho, o que é bastante negativo em todos os sentidos.

Assim, independentemente da modalidade que você queira escolher para empreender, uma coisa é certa: um planejamento detalhado e criterioso é fundamental para que tudo transcorra de forma adequada, evitando custos desnecessários e dores de cabeça.

Analise cada cenário cuidadosamente e veja qual se enquadra melhor em seu perfil pessoal e financeiro. Se ainda precisar de ajuda, confira outros artigos em nosso site e fique bem-informado sobre as últimas tendências do mercado.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais