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Liderança e Desenvolvimento de Equipes: Como ser um bom líder nos novos tempos

Líderes são feitos em vez de nascidos. E enquanto um verdadeiro desejo de liderar é um pré-requisito para a liderança, a habilidade para liderar pode ser aprendida. Liderar e desenvolver equipes é um comportamento que tem como meta manter os colaboradores de uma empresa unidos em prol de objetivos em comum. Ou seja, é a capacidade de construir equipes fortes e eficazes.
lideranca

Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar exemplos de líderes e você certamente irá se deparar com uma série de nomes ligados ao voleibol. Isso mesmo, o vôlei parece ser uma fábrica de lideranças, especialmente no Brasil.

Carlão, Bernardinho, Nalbert Bitencourt e José Roberto Guimarães são alguns desses nomes listados, os quais fazem parte da história do desenvolvimento desse esporte no país e trazem boas lembranças para nós.

Ou seja, os líderes dão um forte exemplo por meio das suas histórias de vida. O líder alcança resultados, mas também, leva responsabilidade pelo fracasso. E o que isso tudo significa?

Longe de ser uma condição exclusiva dos esportistas, a liderança é um comportamento necessário para guiar grupos, orientar equipes e amparar seus integrantes, tendo como meta manter todos unidos em prol de objetivos em comum.

No vôlei, a presença e a sucessão da liderança ao longo dos anos colocaram a nossa bandeira no topo dos pódios ao redor do mundo. Nas empresas, o efeito é o mesmo: mobilizar a equipe para atingir os melhores resultados.

Leia esse artigo e saiba como ser um bom líder nos novos tempos e ajudar no desenvolvimento de sua equipe.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Qual a importância da liderança nas empresas?

Seja qual for o tamanho da empresa, ter um líder é indispensável. Das grandes corporações que atuam em vários países até as microempresas, quem está nessa posição deve ser capaz de mobilizar o restante da equipe e servir como referência.

Mas não pense que a liderança é conquistada automaticamente quando se chega a um cargo de chefia. Na verdade, normalmente é o processo inverso que ocorre: só alcançam esses postos aquelas pessoas que têm o perfil de líderes, que estudaram e desenvolveram habilidades para tanto.

Por isso, costumamos ter uma ideia diferente de chefe e líder. Enquanto o chefe nos remete àquela ideia de alguém autoritário, o líder é mais humano, compreensivo e, sobretudo, confia nas pessoas de seu grupo.

Para comprovar isso, basta ler frases de alguns dos mais famosos líderes mundiais, personalidades de dentro e fora do mundo empresarial que se destacaram pela excelente capacidade de conduzir seus negócios ou nações. Veja:

  • Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano nos séculos 19 e 20: “O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte”.
  • Walt Disney, cofundador da The Walt Disney Company: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo… Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”.
  • Margareth Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990: “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo”.
  • Norman Schwarzkopf, general do Exército dos Estados Unidos nos anos 1990: “A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia”.

Esses pensamentos traduzem um pouco sobre o que é ser líder e qual o papel que a liderança tem em todos os aspectos da vida em sociedade.

Já que mencionamos algumas personalidades relevantes, vamos ver como são classificados os tipos de líderes:

  • Autocrático: centraliza as ações e tomadas de decisão. Acumula poder e gera agilidade, mas é visto como autoritário e pode ser sobrecarregado.
  • Democrático: incentiva a participação e a colaboração da equipe, mas demanda um grupo maduro. As decisões podem ser lentas.
  • Técnico: líder pelo conhecimento que possui, é respeitado, pois faz o trabalho com excelência e serve como exemplo. Entretanto, nem sempre é empático ou compreensivo.
  • Motivador: otimista e sempre em busca de animar o grupo, aumentar a produtividade, mas pode ter dificuldade para transmitir preocupação.
  • Liberal: preza pela autonomia da equipe. Delega tarefas e dá liberdade. Pode gerar pouco rendimento e deixar o grupo desorientado.
  • Carismático: facilidade para engajar os colaboradores e resolve conflitos com facilidade, mas não é reconhecido pelo conhecimento técnico.
  • “Paizão”: líder paternalista, age de forma protetora e tem a confiança do grupo, mas pode ter dificuldade para cobrar melhoras.

Comportamentos de um bom líder

É verdade que algumas pessoas têm uma propensão a serem líderes quase que naturalmente. Isso não significa que a condição de líder seja restrita para tais indivíduos, afinal, todos e todas podem se tornar grandes lideranças em seus espaços.

Para se tornar um líder, é preciso incorporar o espírito dessa condição e exercitar alguns comportamentos que compõe a figura de uma liderança. Confira alguns exemplos:

Conhecer a si mesmo

Líderes precisam desenvolver autoconhecimento e descobrir qual é o seu modo de ver o mundo. Essa é uma característica interna, mas que será transmitida no cotidiano para as demais pessoas. Se o líder se conhece, ele estará seguro das decisões e será coerente com elas. Para o restante da equipe, isso transmite segurança e cria credibilidade. O time passa a confiar no líder.

Ser emocionalmente equilibrado

Vai chegar o dia em que surgirão imprevistos da empresa, perturbando a rotina e causando desordem na equipe. Nessas horas, o líder precisa demonstrar equilíbrio emocional para servir como segurança aos demais.

Além disso, esse domínio sobre as emoções é importante para o próprio líder. Pressões no dia a dia são normais para quem ocupa esses cargos e ele deve saber administrar elas sem prejudicar a si mesmo nem transmitir desespero ao grupo.

Ter empatia

Lembra que falamos sobre a diferença entre chefe e líder? Talvez essa seja uma das principais características que marcam essa distinção. O líder deve desenvolver empatia no relacionamento com a equipe.

Um líder que se mostra compreensivo e entende o lado dos demais colaboradores será respeitado, afinal, que funcionário gosta de um chefe grosseiro? Quando o líder cultiva a empatia, se coloca ao lado dos colaboradores, e não acima deles.

Da mesma forma, está também ensinando aos demais qual é o comportamento adequado dentro da empresa. Lembre-se que o líder é também a personificação da própria empresa, então ele deve transmitir os valores do local onde atua.

Feedbacks e diálogo

É importante para o líder saber ouvir o que a equipe tem a dizer. Quando percebe um erro, por exemplo, ele deve procurar entender as razões por trás do equívoco antes de reprimir indiscriminadamente.

Os diálogos devem ser estimulados não apenas em situações de falhas, mas com bastante frequência. O líder pode incentivar a equipe a fazer sugestões, dar ideias e participar ativamente da gestão.

O movimento contrário também deve ocorrer: o líder precisa emitir feedbacks para a equipe, fazer avaliações constantes do trabalho e reconhecer as conquistas individuais ou coletivas.

Tudo isso aproxima a equipe do líder e aumenta o engajamento em prol dos objetivos da empresa.

Boa comunicação

Acho que já deu para perceber que a comunicação está presente em tudo o que o líder faz, não é mesmo? Então é preciso desenvolver esse aspecto.

Uma sugestão é buscar ser o mais claro possível. Seja em uma conversa individual ou em uma reunião, o líder deve ter em mente qual é o objetivo do encontro e como o assunto será tratado. Isso pode ser feito treinando o que falar e como se expressar.

Em todo caso, o líder deve evitar falar de muitas coisas ao mesmo tempo. A orientação é separar no máximo cinco assuntos por vez para discutir com o grupo.

Uma boa comunicação também requer falar com calma, com tom de voz agradável e transmitindo serenidade. O corpo também ajuda na expressão da mensagem, então vale articular com as mãos e sempre olhar no olho das pessoas.

Propósito

Finalmente, cabe enfatizar aquele que é o comportamento balizador de todas as ações do bom líder: o propósito.

Liderar com propósito é agir de acordo com os objetivos da empresa, a missão, visão e valores do negócio. O líder deve ser o exemplo para os demais e demonstra isso em suas ações, no relacionamento e nas decisões tomadas.

Quando se torna líder, o indivíduo pode acabar pensando que deve transmitir aquilo que ele sabe ou quer, mas não é bem assim. Enquanto estiver num cargo de gestão, ele deverá usar suas habilidades com a finalidade de promover o propósito da empresa.

Liderança nos novos tempos

Ainda antes da pandemia, a liderança e o desenvolvimento de equipes já passavam por transformações em razão das mudanças tecnológicas. Agora, com o trabalho remoto ganhando mais espaço, por exemplo, esse processo se intensificou.

A liderança nos novos tempos demanda que o gestor dê liberdade para a equipe. Com o funcionário trabalhando em casa, por exemplo, é fácil mandar uma mensagem pelo celular para ele e pedir tarefas.

Isso faz parte do trabalho, mas quando ocorre com muita frequência ou fora do horário de serviço pode pressionar o colaborador e prejudicar o engajamento dele. Por ações assim, o número de denúncias de assédio cresceu 187% durante a pandemia, muito em função desse tipo de comportamento por parte dos chefes.

Então, a orientação hoje é para que os líderes estabeleçam uma relação de confiança com os colaboradores, como escreveu ainda em 2019 a autora do livro “Leading the Workforce at the Future”, Briggete Hyacinth, os líderes devem selecionar as pessoas certas, esclarecer as metas, fornecer os recursos a eles e deixar que trabalhem do jeito que acharem mais adequado.

Como fazer a sucessão da liderança?

Líderes de empresas familiares hora ou outra terão de tomar a decisão de passar a gestão para seus sucessores, e esse momento é bastante delicado. Por isso, é normal ver muitos líderes incorporando familiares na gestão desde cedo, para que filhos, irmãos ou outros parentes aprendam sobre o negócio e estejam prontos no momento de assumirem as ações.

Aliás, essa é uma boa prática: iniciar o processo de sucessão cedo seja a empresa familiar ou não. Em algum momento, o comando precisará ser passado adiante, e é bom que o sucessor esteja preparado para tanto.

Isso pode ser feito trazendo os futuros líderes para atuar em outros setores e compreenderem a rotina da empresa.

Ao mesmo tempo, duas outras ações devem ser feitas pela empresa: capacitar os sucessores com formações e preparar a equipe para a mudança de comando no futuro.

A capacitação tem como meta atualizar os sucessores àquilo que vêm sendo estudado por pesquisadores da área. Além de conhecer o que ocorre dentro da empresa, eles precisam estar intelectualmente prontos para serem líderes.

Já a preparação da equipe objetiva mobilizar o grupo para a mudança. Uma nova fase vai iniciar e os colaboradores precisam confiar, acreditar nesse novo momento. É uma chance de aumentar o engajamento deles e inspirá-los para o estágio que se inicia.

Pronto para ser líder?

Liderar definitivamente não é algo simples, mas está bem claro que todos podem assumir tais postos e gerenciarem equipes inteiras, alcançando bons resultados, como fizeram e fazem os líderes da Seleção Brasileira de Vôlei.

A gente espera que esse conteúdo o tenha ajudado a ser um bom líder nos novos tempos e desenvolver equipes. Se você gostou, repasse e compartilhe nas suas redes sociais.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Liderança é a capacidade de um gestor ou gestora de criar um ambiente onde todos sabem o que é esperado de cada um e se sentem empenhados em fazer um ótimo trabalho. Portanto, essa é uma habilidade essencial em qualquer tipo de empresa.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a ser ou a continuar sendo um líder em que todos querem seguir.

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “A liderança na gestão de equipes”. Nesse curso de 3 horas, você vai aprender que, para gerir bem uma empresa é preciso liderar. Portanto, aprenda, nesse curso, como se organizar, ter disciplina, resolver conflitos e comunicar melhor para otimizar seus resultados com sua equipe. O curso possui os seguintes módulos:

  • Líder e liderança.
  • Você, um líder!
  • Comunicação e liderança.
  • Estratégias de liderança na gestão de equipe.
  • Estratégias de liderança para otimizar resultados.

02 – Vídeo do Canal do Sebrae Talks, “Como motivar e liderar uma equipe de sucesso!”. No vídeo, você verá que não é difícil liderar uma equipe para poder impulsionar o seu negócio.

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