Logística Empresarial

Logística envolve todas as tarefas essenciais para planejar, implementar e controlar o fluxo físico de materiais, produtos acabados e as informações relacionadas, desde os pontos de origem até os pontos de consumo. 

O objetivo é satisfazer as necessidades dos clientes de maneira lucrativa para a empresa.

Isso inclui a gestão eficiente de matérias-primas e produtos acabados, otimizando a produção e distribuição por meio de programações e rotas eficazes, garantindo rapidez e eficiência no processo.

Armazenagem é um local que tem como objetivo proteger, guardar e controlar da melhor forma possível os diferentes tipos de mercadorias, sendo uma atividade de extrema importância para as empresas, já que é um serviço que promove a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados no interior das fábricas ou em locais destinados a este fim.

Canal de distribuição é o conjunto de organizações independentes que participam do processo de disponibilização de um produto ou serviço ao consumidor final, fazendo a ponte entre fabricante e consumidor final e garantindo que este tenha acesso aos produtos que deseja, no momento e no local oportunos.

A embalagem consiste em um recipiente responsável por envolver e armazenar um produto, assegurando a proteção e proporcionando sua distribuição adequada. A escolha da embalagem adequada é muito importante, já que acompanha toda a jornada do produto, desde o momento em que ele é finalizado até a sua chegada na casa do consumidor.

A gestão de compras é a atividade que organiza o processo de compras de itens que a empresa precisa adquirir e, para isso, precisa identificar a demanda, a quantidade, buscar fornecedores, negociar preços e programar próximas aquisições. Esse processo evita acúmulo ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa.

A gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo fábrica, fornecedores e clientes finais e tem como objetivo auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos.

A gestão de estoque é o processo de planejamento, execução e controle dos recursos armazenados dentro de uma empresa, podendo significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de um negócio. Representa a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto, fornecendo o devido equilíbrio entre compras, armazenagem e entregas.

Gestão de frotas é a área responsável pelo gerenciamento dos veículos de uma empresa usados para o transporte e a coleta ou prestação de serviços. A gestão é possível através da centralização de dados como manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas. Para isso, é fundamental entender as diferenças entre frota terceirizada e própria.

Inventário de estoque é uma listagem completa de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa e que identifica, classifica, contabiliza e determina o valor de cada produto. Dessa forma, é possível identificar certos gargalos no armazenamento, tomar decisões que evitem prejuízos para a empresa e investir em processos baseados em boas práticas.

Logística de distribuição é o fluxo de tarefas que viabiliza a entrega de mercadorias aos respectivos clientes dentro do prazo estabelecido. Ou seja, representa o conjunto de atividades que ocorrem desde a fabricação do produto até a sua entrega ao cliente, sendo, portanto, a etapa final de uma venda que pode determinar a competividade das empresas.

Logística reversa representa todas as operações de reaproveitamento de produtos como reciclagem, recuperação de matéria-prima, reforma e revenda de itens que foram devolvidos ou retornaram à fabricante de alguma forma. Portanto, trata-se de uma solução para a sociedade evitar diversas formas de poluição, e é prevista na Lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Logística de transporte é o ramo da logística responsável pela definição do melhor modal para conduzir determinada quantidade de mercadoria com segurança pelo menor custo e tempo. Assim, avalia cada entrega e determina qual é a forma mais econômica, ágil e segura de atender às demandas do consumidor, representando um ele muito importante entre empresa e cliente.

Associado à armazenagem e a gestão de estoques, o manuseio e movimentação de materiais é o transporte interno para manipulação e deslocamento de mercadorias, pacotes ou paletes em um armazém, um centro de distribuição, uma fábrica ou outro tipo de instalação desde a etapa de recebimento do item até o momento da saída desse.

Tem dúvidas? Nós temos respostas.

Explore nosso vasto acervo de artigos e guias detalhados para encontrar soluções práticas e insights valiosos que ajudarão a levar seu negócio ao próximo nível.