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Margem de Contribuição: O que é, para que serve e como calcular

A margem de contribuição, também chamada lucro bruto ou ganho bruto, indica quanto do percentual do lucro obtido com a venda de cada produto ou serviço, contribuirá para cobrir os custos e as despesas, e ainda, gerar lucro no final. Saber utilizar este indicador é tão importante quanto entender o que ele é, afinal este indicador é uma importante ferramenta de planejamento e uma forte aliada à saúde financeira de uma empresa.
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A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes e necessários para a análise financeira de uma empresa, pois, ela irá apontar se a receita obtida é suficiente para gerar lucros depois que todos os custos e despesas forem pagos.

Seu cálculo fornece uma visão ampla sobre as condições financeiras do negócio, possibilitando o reconhecimento da margem de produtos ou serviços, os ajustes necessários e o planejamento eficaz da estratégia de negócio.

Parte da rotina de qualquer empresa, independente do segmento, a margem de contribuição é um dos principais itens do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).

Portanto, conhecer a margem de contribuição da empresa é fundamental para o seu crescimento. Neste artigo, explicaremos como calcular e analisar os dados obtidos, a partir de sua fórmula e, assim, entenderemos sua importância para o negócio.

Venha conosco conhecer este indicador que revolucionará sua gestão.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é margem de contribuição

A margem de contribuição, também chamada lucro bruto ou ganho bruto, indica quanto do percentual do lucro obtido com a venda de cada produto ou serviço, contribuirá para cobrir os custos e as despesas, e ainda, gerar lucro no final.

Compreender os conceitos separadamente, ajuda a clarear a definição do que é a margem de contribuição.

O que é margem

Refere-se ao valor gasto com mercadoria. A margem representa a diferença entre o valor da venda e os valores de seus custos e despesas específicas.

O que é contribuição

É o pagamento das despesas fixas, ou seja, os custos de estrutura, através de contribuição do valor das vendas, gerando lucro no final.

Margem de contribuição, portanto, se refere a todo o volume de vendas.

Esta quantia garante a cobertura dos custos de estrutura e do lucro após a empresa atingir o ponto de equilíbrio, estado onde ganhos e perdas estão zero a zero, possibilitando a identificação do volume mínimo de faturamento sem gerar prejuízos.

O termo unitário é acrescentado, quando se calcula a margem de contribuição de cada produto vendido, referindo-se à unidade, enquanto o termo total será utilizado ao considerar o faturamento da empresa durante um período.

A métrica fornece informações fundamentais sobre a saúde econômica e financeira da empresa, por isso deve ser avaliada regularmente, para a tomada de decisões estratégicas de negócio realistas.

Para que serve a margem de contribuição na sua empresa

Indicando a lucratividade de cada produto ou serviço, a margem de contribuição calcula a quantidade mínima a ser vendida para não ter prejuízos. Através dela, sabemos quais produtos ou serviços são mais rentáveis contribuindo, assim, para o lucro efetivo, à medida que seleciona os produtos e a quantidade a ser comercializada, para se atingir o lucro ideal.

Como a margem de contribuição é calculada

O cálculo da margem de contribuição considera os custos, as despesas variáveis e o preço de venda. Os custos dizem respeito a todos os valores necessários para a produção, enquanto as despesas, incluem os gastos que não estão vinculados diretamente ao produto.

  • Custos fixos: são os custos recorrentes que não sofrem alteração, como aluguel e salário dos colaboradores.
  • Custos variáveis: sofrem alteração conforme a produção, por isso incluem a matéria-prima e impostos de comercialização.
  • Despesas fixas: são administrativas e não variam conforme a produção e a venda, incluindo o IPTU e serviços de limpeza, manutenção e segurança do espaço.
  • Despesas variáveis: também administrativas, sofrem alteração conforme o aumento ou diminuição das vendas, por isso inclui as comissões dos vendedores.
  • Valor de venda: refere-se ao preço final através do qual o produto ou serviço é comercializado.

O principal elemento a ser considerado na fórmula para o cálculo da margem de contribuição será, o valor das vendas menos os custos variáveis somados às despesas variáveis. A fórmula para o cálculo, portanto, fica assim:

Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis) = Margem de Contribuição

Qual a importância de calcular a margem de contribuição para a sua empresa

Através do cálculo da margem de contribuição podemos planejar estratégias de negócio realistas, baseadas em dados. Afinal, esta ferramenta indicará a produção mínima necessária para cobrir os custos e as despesas, gerando lucro, ou seja, sem prejuízos à empresa.

Os dados da margem de contribuição fornecem informações que garantem a cobertura dos custos fixos e geração de lucro, após ter-se atingido o ponto de equilíbrio. Com base neles planeja-se:

  • Promoções.
  • Metas do time de vendas.
  • Ajuste de preços e outras decisões relacionadas ao preço dos produtos ou serviços.
  • Aumento das vendas.
  • Reavaliação de custos e despesas.
  • Melhoria dos resultados.

O acompanhamento deve ser periódico, já que alterações nos resultados do cálculo implicam na reorganização da estratégia adotada, bem como sua efetividade e falhas. Deste modo, se seleciona os produtos comercializados, identificando os que geram mais e menos lucro repensando, assim, a estratégia de venda.

Quando usar a margem de contribuição

Além da projeção de vendas, a margem de contribuição ajuda a entender o volume de vendas a ser atingido para alcançar a meta. Por isso é uma excelente ferramenta de gestão financeira e de vendas, indispensável para o planejamento estratégico do negócio.

Como analisar a margem de contribuição

Na análise da margem de contribuição deve-se ter em mente que, valores menores de margem são considerados, geralmente, bons indicadores para a empresa. Porém, é importante lembrar que a margem varia conforme o setor, o de produtos, por exemplo, costuma ter margens maiores do que o de serviços.

Portanto, a análise não deve ser isolada, mas integrada às operações da empresa garantido, assim, dados que traduzam a realidade da organização.

Diferença entre margem de contribuição unitária e total

Ao analisar a margem de contribuição, podemos fazê-lo de duas maneiras: a unitária ou a total.

Margem de contribuição unitária

Neste tipo, o cálculo é feito sobre as vendas de apenas um produto ou serviço. É usada para verificar os custos direto e a lucratividade de um item.

Margem de contribuição total

Aqui, serão utilizadas todas as vendas de produtos e serviços no cálculo avaliando, assim, a capacidade produtiva, comercial e a lucratividade geral da empresa.

Ponto de Equilíbrio X Margem de Contribuição

Detentores de uma relação direta, já que um indica a receita que sobra após o pagamento dos custos fixos e, o outro, indica o valor a ser atingido para a empresa gerar lucro. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio possuem a fórmula para o sucesso de qualquer empresa.

Para ficar mais claro, o ponto de equilíbrio indica o momento em que ganhos e despesas se igualam, ficando zero a zero. Será a partir deste ponto que a empresa começará a lucrar. E a margem de contribuição, como já vimos, indica quanto do lucro cobriu as despesas e custos, sobrando alguma parte sua como lucro de fato.

Independente do ramo de atuação, a análise destas duas métricas revela o faturamento mínimo necessário para manter o negócio ativo. A partir delas é possível projetar o crescimento do negócio, à medida que destacam a relevância de cada produto e serviço.

Como aumentar a margem de seus produtos

A partir de um planejamento que diminua os custos variáveis, é possível aumentar a margem de contribuição. Assim, a receita de cada produto ou serviço aumenta, reduzindo o ponto de equilíbrio, como consequência.

A ação se reflete no negócio, diminuindo o período que leva para iniciar um novo período de lucro, rentabilizando a empresa em um espaço menor de tempo.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Agora que conhecemos a importância da margem de contribuição para a empresa, sabemos ao que recorrer quando nos questionarmos sobre a suficiência do lucro obtido e se as projeções correspondem as metas estabelecidas. Para isso, basta utilizar o cálculo da margem de contribuição.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e entender melhor sobre esses indicadores no seu negócio.

01 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é margem de contribuição e como calculá-la do jeito certo”. Nesse vídeo, você vai entender que a Margem de Contribuição é muito importante para todo tipo de empreendedores e que, através dela, será possível identificar diversos fatores que ajudarão nas tomadas de decisões.

02 – Vídeo do Canal Resultar GestãoMargem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio”. Nesse vídeo, você vai entender que a gestão de custos é fundamental para se ter um melhor entendimento sobre o desempenho do negócio, pois permite apontar o impacto detalhado dos gastos do negócio no seu resultado e, assim, dar direcionamentos para melhorias.

03 – Cartilha do Sebrae “O que é margem de contribuição”. Nessa cartilha, você vai entender como calcular os ganhos brutos e as despesas para poder organizar melhor as suas contas.

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