Marketing

Entendendo e atendendo seu cliente

Como sua empresa se conecta com seus clientes? Já realizou pesquisas para entender suas expectativas, necessidades e motivações?

A criação de produtos inovadores, estratégias de precificação, canais de distribuição eficazes e comunicação clara são fundamentais em um planejamento de marketing eficiente. 

Mas há muito mais a explorar! Descubra todas as nuances do marketing eficaz aqui com a IPropose.

Trata-se de um comércio cuja distribuição é realizada de pessoa jurídica para pessoa jurídica, tendo como público-alvo empresas que compram em grandes quantidades por um valor mais baixo para revender a pessoas físicas.

Varejo é a comercialização de produtos ou serviços em pequenas quantidades realizada diretamente para o consumidor final sem intermediários. As atividades do comércio varejista geram uma grande quantidade empregos e, por isso, é um segmento muito importante no Brasil.

É o mercado em que a empresa atua, ou seja, são todos os fatores externos (macroambiente) ou internos (relacionados à empresa ou o seu microambiente) que influenciam nos negócios e no relacionamento com os clientes e público-alvo.

É o conjunto de ações que tem como objetivo principal despertar sensações e criar conexões fortes com o cliente buscando a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma e, com isso, influenciar na sua decisão de compra.

São os meios pelos quais os produtos ou serviços da empresa vão chegar até o cliente, envolvendo desde a manufatura, até a divulgação, distribuição e disponibilização desses itens e, por isso, possuem relação direta com todas as etapas de venda.

Identifica e considera todas as fases pelas quais um produto ou serviço passa, indo desde a sua criação, lançamento, crescimento, maturidade e seu declínio. É um grande desafio para as empresas pois, já que todos querem que o produto permaneça por maior tempo no mercado.

É uma pessoa que utiliza ou adquire, com frequência ou ocasionalmente, os produtos ou serviços disponibilizados por uma empresa, podendo ser considerado como um comprador, um usuário ou um consumidor. O certo é que o cliente é o principal foco de atenção de qualquer empresa. Saiba porquê!

É a padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação da empresa e, com isso, manter a conexão marca-cliente, quer seja por meio de e-mail, redes sociais ou propagandas diversas e, como isso, aparecer bem perante os seus consumidores.

São as empresas que desenvolvem uma atividade no mesmo ramo que o seu e que procuram atender as mesmas necessidades dos seus clientes. Saber quem são e onde estão seus concorrentes faz toda a diferença para o negócio. Saiba mais aqui por quê.

São as datas relevantes para as empresas, pois, relacionar a marca com o tema de determinada data comemorativa pode envolver ainda mais o cliente que gosta de comemorá-la, aproximando-o da empresa e dando mais confiança para avançar no funil de vendas.

Aborda os objetivos que a empresa tem para o produto e as ações necessárias para atingi-los, começando com a geração de ideias até os testes de mercado. Uma estratégia completa aborda o público e as metas do produto ao longo do ciclo de vida, além da diferenciação dele no cenário concorrencial.

Conjunto de ações colocadas em prática para atingir as metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a empresa, representando todo o seu esforço para dar visibilidade ao negócio, atrair clientes e ser reconhecido como autoridade no nicho em que atua.

Consiste em definir os preços dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa e que serão pagos pelos seus clientes, levando em consideração aspectos internos e externos ao negócio. Ressalta-se que existe uma grande diferença entre o preço do produto e o valor que ele possui. Saiba aqui por quê.

Ferramenta de marketing para promover a interação entre compradores e fornecedores, reunindo expositores e participantes com a finalidade de comercialização de um produto ou serviço. Existem muitos benefícios para as empresas participarem de Feiras e Eventos. Conheça aqui quais são.

São softwares que facilitam e otimizam os processos, objetivando automatizar tarefas, acelerar rotinas, extrair conhecimento de grandes volumes de dados, organizar as ações da campanha e manter o planejamento em ordem. Conheça as ferramentas que mais se adequem ao seu modelo de negócio.

É a pessoa ou empresa que abastece algo a outra empresa ou comunidade, podendo ser classificados em três tipos básicos: produtor presumido, produtor real e produtor aparente. São empresas que fornecem a terceiros bens ou serviços necessários para o bom funcionamento do negócio.

Quando a Administração Pública vai comprar alguma coisa, faz por meio de licitação. Nesse processo, há disputa entre empresas e, aquela que oferecer o menor preço, formaliza contrato com o órgão público licitante. Assim, a licitação é o procedimento utilizado para selecionar as propostas mais vantajosas destinadas à aquisição de bens e serviços.

O marketing é um conjunto de estratégias que visa ajudar as empresas no alcance dos seus objetivos, sendo responsável pelo planejamento das ações necessárias para atingir os propósitos do negócio e atingir as necessidades do seu público. Já a publicidade é um dos instrumentos que o marketing utiliza na criação das suas estratégias.

O consumo consciente é aquele que leva em consideração o desejo da compra e, também, como um bem é produzido, qual o seu caminho até chegar às prateleiras e como será o descarte dos resíduos depois do uso. Ou seja, consumir de maneira consciente significa fazer a sua parte pensando nas gerações futuras.

Definir um nicho de mercado pode ajudar sua empresa a conquistar mais sucesso e autoridade para o seu negócio. Representa uma fatia ou um recorte de mercado dentro de uma segmentação específica em que os desejos e as necessidades do público ainda não são tão bem explorados, ou seja, ainda não possuem soluções viáveis no mercado.

Internacionalizar significa expandir a atuação da sua empresa para o mercado internacional, o que inclui desde a importação e exportação de produtos, até a produção de produtos e serviços em outros países. Portanto, trata-se de um caminho para ganhar competitividade, melhorar os resultados da empresa e alcançar o sucesso.

O mercado interno é onde atua mais de 90% das empresas no Brasil sendo, portanto, um espaço de prosperidade e liberdade que proporciona o acesso a bens, a serviços e a empregos, assim como a oportunidades empresariais e à riqueza cultural. Existem muitos desafios para os empreendedores. Saiba mais aqui sobre esse assunto.

Também denominado como os 4 P´s do Marketing ou composto de marketing, trata-se de um conjunto de elementos variáveis necessários para a elaboração de um plano de marketing efetivo. São eles: produto, preço, praça e promoção. Tem como principal objetivo gerar o desejo de compra no consumidor.

São os alvos que as empresas precisam e querem alcançar durante um determinado período através de estratégias específicas. Esses elementos servem de finalidade para diferentes ações que serão realizadas ao longo do ano, sejam elas referentes à fidelização do público ou ao aumento das vendas. Saiba mais clicando no ícone.

É uma forma de coletar informações importantes que irão auxiliar a empresa a identificar oportunidades e problemas inerentes à sua área de atuação e, assim, tomar decisões mais seguras e acertadas. Trata-se de um instrumento utilizado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações da empresa.

É uma ferramenta de gestão que ajuda as empresas a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado. No plano, estão os direcionamentos, estratégias e ações que a equipe de marketing e comunicação vai colocar em prática ao longo do ano ou do período determinado no plano e que podem variar de acordo com o conteúdo e metodologia empregados.

A escolha do ponto comercial é uma decisão muito importante para o empreendedor, pois, trata-se da localização em que se encontra uma empresa e como ela vai influenciar no sucesso e no crescimento da empresa. É o reconhecimento de um negócio pela clientela, devido à localidade em que ele se encontra. Para isso, é preciso levar muitas coisas em Saiba mais aqui.

Voltada para transmitir ideias, propagar e criar condições para que o mercado conheça o seu produto ou a sua empresa, trata-se de uma estratégia de persuasão, já que apela para recursos psicológicos com o objetivo de influenciar e persuadir o público sobre determinado assunto ou para apoiar uma causa em particular.

Gerenciar a comunicação entre a empresa e seus diferentes públicos (interno ou externo) é o papel principal da área de relações públicas. O profissional dessa área cuida da imagem da empresa e, portanto, é um processo estratégico de comunicação que precisa ser monitorado constantemente.

Segmentar significa dividir o mercado em grupos menores e mais bem definidos de compradores potenciais com o objetivo de tornar mais clara e certeira a estratégia de marketing de uma empresa sendo, portanto, uma ferramenta importante para aumentar as vendas e entender melhor as necessidades do seu consumidor.

Existem dezenas de tipos de marketing e é preciso que você saiba estabelecer aqueles que são mais condizentes com o seu modelo de negócios. Como o comportamento do consumidor está sempre em evolução e mudando constantemente, por isso existem diferentes tipos de marketing que servirão para diferentes situações.

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