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Mercado e Consumo Consciente: O que é, qual a sua importância e como implementar na sua empresa

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Cada vez mais, os estudos mostram que é urgente repensar o impacto que a sociedade como um todo causa ao meio ambiente. Caso contrário, os recursos naturais dos quais depende a nossa sobrevivência, podem entrar em escassez mais rápido do que muita gente espera. Assim, o consumo consciente se tornou uma tendência em destaque e pode, inclusive, ser fomentado pelas próprias empresas. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é ser um consumidor consciente?

Muito se fala que as pessoas precisam se tornar consumidoras conscientes, mas o que de fato isso significa?

O consumo consciente também pode ser chamado de consumo sustentável, e consiste em um comportamento no qual, ao comprar um produto ou contratar um serviço, além de considerar a sua própria satisfação, o consumidor também pensa no impacto e nas consequências ambientais e sociais que pode estar provocando.

Um consumidor consciente, portanto, é aquele que não está preocupado apenas em escolher o melhor produto para si, mas que faz isso levando em conta um contexto mais abrangente. Ele sabe que tudo aquilo que compra tem uma consequência no planeta, portanto, busca fazer a sua parte para que essa consequência seja o mais positiva possível. É um consumidor que pensa nas futuras gerações e, também, no planeta enquanto sua casa!

É importante ressaltar que, embora a ideia do consumo consciente esteja bem vinculada a questões ambientais, ela também atinge o âmbito social. Por exemplo: comprar de uma empresa que explora a mão-de-obra dos seus funcionários é uma postura que está fora dessa tendência, mesmo que não tenha nenhuma relação ecológica.

Princípios do consumo consciente

Os princípios do consumo consciente são os critérios que, quando seguidos, colocam o consumidor nessa direção. Para quem nunca parou para pensar no impacto do seu consumo, é interessante começar justamente por esses princípios, já que eles estabelecem um norte que pode ser seguido por quem deseja ter um comportamento de compra mais saudável do ponto de vista ambiental e social.

Os principais princípios do consumo consciente são:

  • Planejamento de compra, uma vez que a impulsividade no momento de comprar faz com que a pessoa adquira itens dos quais não necessita. Assim, contribuiu com o impacto ambiental da sua produção sem qualquer justificativa.
  • Avaliação dos impactos ambientais e sociais ao fazer qualquer compra.
  • Sustentabilidade financeira. O consumo consciente também consiste em não fazer compras com as quais não poderá arcar no futuro.
  • Escolha do comércio legalizado sempre, não comprando produtos falsificados.
  • Reciclagem para descartar corretamente a embalagem do produto depois de terminar de utilizá-lo.
  • Reutilização do produto ou da embalagem sempre que possível, evitando gerar lixo.
  • Revisão dos próprios hábitos de consumo, para entender se os itens que compra são realmente necessários ou não.

Quem deseja ser um consumidor realmente consciente, precisa ter esses princípios internalizados. Logicamente, isso não acontece de forma repentina e exige um esforço diário até que eles se tornem parte dos valores que a própria pessoa cultiva e considera essenciais.

Principais características do consumidor consciente

O que caracteriza um consumidor consciente é, primordialmente, a sua real preocupação com o seu impacto ambiental e social. Ninguém se torna um consumidor consciente sem compreender quais são as consequências e a seriedade desse impacto, porque é desse processo de entendimento que vem a “virada de chave”.

Além disso, as características que um consumidor consciente costuma ter são as seguintes:

  • Está sempre mais atento ao preço e ao custo/benefício dos produtos que consome, pensando na questão da sustentabilidade financeira.
  • Preocupa-se em conhecer as marcas das quais consome, informando-se sobre as ações que elas adotam em prol do meio ambiente e de toda a sociedade. Assim, é um consumidor que prioriza as empresas que realizam programas ambientais e sociais realmente eficientes, e não apenas como estratégia de autopromoção.
  • Movimenta o mercado de produtos de segunda mão, comprando em brechós, por exemplo.
  • Sabe ler o rótulo do produto para entender, ainda que não de forma muito aprofundada, quais são os impactos envolvidos na sua produção.
  • Está disposto a trocar de marca sempre que surgir uma opção que seja melhor do ponto de vista da sustentabilidade, ou quando a marca com a qual está acostumado se envolve em escândalos ambientais e sociais.
  • Não compra de empresas que tenham histórico de trabalho análogo ao escravo.
  • Em processos eleitorais, sempre busca informações sobre as propostas dos candidatos para promover o bem-estar social e ambiental, priorizando aqueles que apresentam ideias consistentes nesse sentido.
  • Utiliza sacolas retornáveis quando faz suas compras.
  • Valoriza o consumo de alimentos orgânicos, cujo cultivo não causa impactos ao meio ambiente e ainda apoia os pequenos produtores.

Por fim, uilize a sua voz para divulgar a importância do consumo consciente, tentando conscientizar as pessoas que o cercam a pensar a respeito do assunto.

Esse conjunto de características também funcionam como dicas para se tornar um consumidor consciente! Pode ser difícil colocar todas elas em prática ao mesmo tempo, mas qualquer pequena atitude e mudança já representa uma importante evolução.

Tendências de consumo consciente no Brasil

O consumo consciente já é algo tão bem consolidado, que existem tendências apontadas por especialistas nessa área. Aqui no Brasil, as principais tendências apontadas são as seguintes:

  • Compra em brechós: o modelo de negócio baseado em venda de produtos usados teve um crescimento de quase 50% durante a pandemia, segundo dados do Sebrae. E aqueles que vendem online se destacaram mais ainda, revelando que as pessoas estão rompendo os preconceitos que existiam com esse tipo de item.
  • Do It Yourself: é o “faça você mesmo” que faz sucesso nas redes sociais! Os consumidores estão colocando a mão na massa para fazer vários produtos que, antes, compravam prontos.
  • Produtos artesanais: outra tendência importante é a valorização dos produtos de fabricação artesanal, em oposição àqueles que resultam de grandes escalas industriais.
  • Minimalismo: consumir pouco e comprar somente o necessário se tornou uma tendência absoluta que, inclusive, indica um certo refinamento. O excesso definitivamente deixou de ser considerado elegante!

Como a empresa pode fazer parte do consumo consciente?

Não são apenas as pessoas que devem consumir de forma consciente individualmente: é necessário que as empresas também fomentem esse comportamento. E isso pode acontecer de duas maneiras, adotando posturas de consumo consciente dentro do próprio empreendimento e unindo-se aos consumidores por meio de ações externas.

Como adotar práticas de consumo consciente dentro da empresa?

Para que a sua empresa se torne uma consumidora consciente, algumas práticas precisam ser adotadas:

  • Reveja os seus fornecedores e observe se eles têm algum compromisso em amenizar o seu impacto ecológico e social. Priorize aqueles que estejam alinhados a uma perspectiva de atuação sustentável.
  • Oriente o setor de compras a reavaliar os itens que são comprados de forma recorrente e identificar possibilidades de redução.
  • Passe a adotar o papel reciclado e substitua os copos de plástico descartável por copos e canecas laváveis.
  • Analise a viabilidade de investir em um sistema de energia solar.
  • Envolva os colaboradores, oferecendo treinamentos sobre como eles podem ser mais conscientes na realização de suas atividades.

Práticas para auxiliar o consumo consciente dos clientes

Já para firmar uma parceria com os clientes que querem se tornar consumidores mais conscientes, existem outras práticas que a empresa deve adotar em paralelo com as anteriores:

  • Entenda qual é o impacto ambiental da sua atividade e estude formas de reduzi-lo.
  • Implemente ações efetivas para contribuir com o meio ambiente e a sociedade.
  • Comunique essas ações aos seus clientes, não com uma perspectiva de autopromoção, mas de unir esforços em prol do bem comum.
  • Elabore um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos eficiente, e não apenas para cumprir a legislação.
  • Estude maneiras de tornar a embalagem do seu produto mais sustentável.

Tanto interna quanto externamente, a implementação do consumo consciente nas empresas depende de uma boa gestão, alinhada a esse objetivo. Acima de tudo, deve ser uma proposta que esteja enraizada nos valores da empresa e não apenas uma tentativa de agregar valor à imagem sem assumir um compromisso real. Os consumidores estão atentos às empresas que são realmente comprometidas e às que só têm fachada.

Principais desafios do consumo consciente para o futuro

Para que toda a sociedade possa consumir de maneira consciente, ainda existem desafios a serem superados:

  • O acesso à informação sobre o tema, que nem sempre chega a todas as camadas da população.
  • O preço dos produtos que são ecologicamente e socialmente mais “corretos”, como os alimentos orgânicos, por exemplo.
  • A lógica do consumismo exacerbado, que ainda é bastante presente na sociedade.
  • A falta de políticas públicas para reciclagem. Em algumas regiões, nem sequer existe coleta municipal que separe o lixo orgânico do lixo reciclável.

Superar esses desafios depende de um esforço conjunto da sociedade civil, governo e empresas. Mas é apenas com esse movimento que será possível reduzir os impactos e conservar os recursos ambientais, além de entregar um planeta mais saudável para as futuras gerações.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Quer saber como implementar o consumo consciente de maneira mais efetiva no seu empreendimento? Veja a seguir o que selecionamos para você estudar um pouco mais e começar hoje mesmo a consumir de forma consciente e pensando nas gerações futuras.

01 – Vídeo do Canal Centro Sebrae de SustentabilidadeMercado e Consumo Consciente // Dimensões da Sustentabilidade”. Consumir de maneira consciente significa rever hábitos, necessidades e desejos de compra. Embora a escolha de produtos e serviços seja tarefa do consumidor, a sua empresa também tem responsabilidade nesse processo. O mercado está mudando e, será que você está pronto para atendê-lo? Assista ao vídeo!

02 – Infográfico do Sebrae “Sustentabilidade: práticas saudáveis que impulsionam o seu negócio”. No infográfico, você vai conferir uma série de ações para aplicar em sua empresa, com dicas práticas e ilustradas para que seu negócio se torne uma referência sustentável no mundo corporativo.

03 – Infográfico do Sebrae “O que é consumo consciente”. Veja como o consumo consciente pode ser implementado no seu negócio.

04 – Ebook do Sebrae “Veja como enxergar o consumo consciente como tendência de mercado”.

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