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Merchandising: O que é e como aplicar na sua empresa

O merchandising é uma excelente ferramenta estratégica que envolve todas as técnicas de exposição de produtos em ambientes de vendas com o objetivo de atrair, seduzir, convencer e ativar a memória dos clientes pelos itens expostos e, assim, aumentar as vendas de uma empresa. Assim, é necessário entender todos os itens que podem constituir uma loja desde o layout até as estratégias de exposição do mobiliário, expositores e produtos.
Merchandising

Aumentar o número de clientes é o sonho de todo o empreendedor, não é mesmo? Nesse sentido, é importante encontrar estratégias que auxiliem nesta missão. Afinal, essa ação irá gerar um maior faturamento para a sua empresa e, consequentemente, um lucro superior.

Pensando nisso, o merchandising pode ser a opção ideal para atingir esse objetivo, e assim, alcançar um público cada vez maior. Está curioso para entender mais sobre essa técnica? Então, basta continuar a leitura!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é merchandising?

O termo, que surgiu em 1930, nos Estados Unidos, é uma estratégia de marketing. Basicamente, o conceito se refere a um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo apresentar e informar a respeito de produtos disponíveis nos pontos de venda.

Por exemplo, uma das funções do merchandising é se preocupar com o planejamento e, também, com as promoções que envolvem um item. Tudo isso para fazer com que essas ações promovam resultados positivos para a organização.

Um dos principais benefícios ao se utilizar a estratégia é diminuir a rotatividade. Isso porque, a solução tem como finalidade fazer com que os itens não fiquem muito tempo alocado no estoque. Então, essa ação também contribui para a redução de custos, uma vez que armazenar produtos gera um gasto para a organização.

Além disso, a técnica é responsável por fazer com que os clientes da marca se sintam atraídos pelos produtos disponíveis nos pontos de vendas.

Por que fazer merchandising?

Infelizmente, algumas empresas ainda não sabem utilizar a estratégia de forma correta. Por exemplo, criam ações promocionais no intuito de querer forçar uma venda, fazendo com que a pessoa compre por impulso. Porém, a sua empresa não deve agir desta forma, é preciso se preocupar com a experiência do cliente.

Portanto, se usado da forma correta, essa estratégia pode contribuir, e muito, para o sucesso do seu negócio. Afinal, o intuito não deve ser realizar apenas uma venda, e sim, fidelizar clientes.

Na técnica, você deve fazer com que seus produtos sejam irresistíveis. Com isso, suas vendas irão aumentar bastante, já que os itens não passarão despercebidos pelos seus clientes.

Sendo assim, caso esteja à procura de um público maior e de aumentar o faturamento da sua empresa, o merchandising pode ser a opção ideal para o seu negócio.

Tipos de merchandising

Você sabia que existem diversos tipos de merchandising? Antes de aplicar a estratégia na sua empresa, é importante entender qual se adéqua melhor a sua realidade. A seguir, detalharemos sobre os principais tipos. Confira!

Merchandising Editorial

Ocorre quando alguma marca usa a visibilidade de, por exemplo, um filme, série, programa ou reality shows para divulgar algum item ou serviço.

Então, quando você vê produtos em algum desses locais citados, provavelmente, se trata de um anúncio. Lembrando que esses itens podem se relacionar com o personagem ou apenas aparecer no fundo da cena.

Visual merchandising

Como o próprio nome sugere, está relacionado ao visual da sua marca. Lembrando que, aqui, a preocupação precisa ser tanto para lojas físicas, quanto virtuais.

No caso de ambientes físicos, se preocupe em manter uma vitrine chamativa, um cheiro agradável no local, dentre outras coisas. No digital você deve, por exemplo, se preocupar com o design do site e como os itens serão expostos.

Merchandising Digital

Sabemos que cada vez mais somos influenciados pelo meio digital. Sendo assim, é preciso saber inserir sua marca neste meio.

Porém, não se trata de uma publicidade direta, e sim, uma inserção de seus itens de forma sutil. Por exemplo, imagina um influencer, o fato de ele apenas usar seu produto, sem ao menos citá-lo, é um exemplo de Merchandising Digital.

Esses são apenas alguns dos tipos disponíveis. Portanto, analise para entender o que se adéqua melhor a real situação da sua empresa.

Merchandising

Como elaborar uma boa estratégia de merchandising?

É importante ter em mente que, primeiramente, você deve entender seus objetivos. E, então, a partir desse momento, é necessário que comece a criar suas estratégias. Porém, de modo geral, há um passo a passo que deve ser seguido, independentemente da finalidade. Confira!

Entenda o seu público-alvo

Para estimular que o público consuma os produtos da sua marca, é preciso que você entenda bem as suas características. Por exemplo, seus hábitos de compra e suas preferências.

A partir dessas informações, crie os estímulos necessários para atingir o seu público.

Planeje-se

Para além de conhecer o público-alvo e criar seus objetivos, você deve mensurar o prazo para conquistá-los. Afinal, quando a estratégia já estiver em ação, será possível verificar se os resultados estão dentro do esperado ou não.

Desenvolva um ponto de venda agradável

Seja físico ou virtual, organize seu ambiente de modo que seus clientes se sintam à vontade na sua companhia. Se for físico, preocupe-se com o atendimento, cheiro, cores, dentre outros. Se for um e-commerce, se atente ao layout, de modo que seus clientes consigam resolver todas as questões de forma simples.

Crie uma identidade

Toda empresa divulga promoções e organiza produtos. Portanto, é necessário criar maneiras de se destacar no mercado. Por isso, venda toda a experiência para o público, e não só um item específico.

Percebeu? Esse conjunto de ações irá permitir com que suas estratégias sejam muito mais assertivas, ou seja, suas chances de sucesso serão maiores. Pensando nisso, não deixe de colocá-las em prática!

Técnicas populares de merchandising

Agora que aprendeu como fazer uma boa estratégia de Merchandising, está na hora de entender algumas técnicas utilizadas para desenvolver o melhor possível.

Por exemplo, sinalizar promoções é uma técnica muito utilizada. Afinal, facilmente seu cliente conseguirá perceber a oferta, visto que, chamará a atenção do público.

Outro ponto muito usado pelas organizações é aproveitar as datas de comemoração, como: carnaval, natal e páscoa. Esses dias se tornam ótimas oportunidades para aumentar o número de vendas do seu negócio. Portanto, invista em merchandising nessas épocas do ano.

Por fim, também é importante estimular todos os sentidos do seu cliente. Tal ação será responsável por contribuir para que ele tome a decisão de comprar determinado produto.

Nesse sentido, além da estética da loja, se preocupe com o que será falado para o público e, também, trabalhe a sua linguagem não verbal. Afinal, apenas um sorriso pode encantar, e assim, fidelizar seus clientes.

Fatores que influenciam no merchandising

Existem diversos fatores que influenciam na estratégia de merchandising, são eles:

  • Tecnologias: contar com serviços que aceleram nossas ações, permitindo o aumento da produtividade, é um sonho. Nesse sentido, as tecnologias são um grande auxílio para tornar perfeita a experiência do cliente.
  • Inovação: o mercado é muito competitivo, sendo assim, para se destacar, a sua empresa deve buscar novos produtos, serviços, processos, dentre outros.
  • Preço dos itens: devido a todos os diferenciais da sua marca, é possível que seus produtos sejam mais caros. Portanto, preocupe-se em vender toda a experiência para o consumidor.
  • Gestão: para que a sua estratégia saia conforme o esperado, conte com uma boa gestão. Afinal, essa área será responsável por manter um ambiente organizado, uma equipe bem treinada, dentre outros.

Atente-se a cada um desses fatores que impactam no merchandising, pois, entender e otimizar cada um desses aspectos contribuir para que tudo funcione conforme o esperado, e assim, promova o sucesso da sua marca.

Como transformar landing pages em ferramenta de merchandising?

Você sabe o que é uma landing page? Trata-se de páginas específicas que têm o intuito de converter clientes. Por exemplo, você desenvolve um layout específico para tentar vender determinado produto da sua empresa.

Como já mostramos ao longo do conteúdo, o merchandising pode ser aplicado no mundo digital também. Sendo assim, você pode estender essa técnica para as suas landing pages.

Nesse sentido, faça com que essas páginas sejam criativas, chamando a atenção do público e o encantando. Com essa ação, as chances de transformá-los em clientes são muito maiores.

Pontos positivos e negativos do merchandising

Para analisar as principais questões e decidir se irá optar por essa estratégia, separamos os pontos positivos e negativos. Veja a seguir!

Pontos positivos

  • Atrai um público maior.
  • Incentiva seus clientes a comprarem mais.
  • Traz um diferencial para a sua empresa.
  • Promove um destaque maior nos produtos.
  • Experiência positiva e única para o público.

Pontos negativos

  • A estratégia não é uma garantia 100% da venda dos produtos, portanto, se preocupe em apostar em outras técnicas.
  • Há um custo para colocar essa ação em prática, pois necessita de um planejamento. Sendo assim, algumas empresas podem ter dificuldades para arcar com essa despesa.

Os pontos positivos são, com certeza, a maioria. Portanto, basta apenas trabalhar as desvantagens para que a sua ação seja um sucesso.

O que nós propomos para você

O merchandising é uma estratégia que pode ser muito útil para o crescimento da sua empresa. Pensando nisso, aproveite para colocar em prática todas as dicas que apresentamos ao longo deste post.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto:

Curso

Curso do EnModaVisual Merchandising”. Nesse curso de 32 horas, você vai aprender a dar vida ao produto no ponto de venda com diversas técnicas de marketing e comunicação visual para vender mais. Matricule-se agora!

Ebook

Ebook do Sebrae “Guia de Visual de Merchandising: Varejo de Moda”. Nesse ebook, você vai entender mais sobre o visual merchandising, abordando todos os elementos fundamentais para deixar uma loja de moda mais atrativa.

Vídeo

Vídeo do Canal do Sebrae TalksComo vender mais com visual merchandising”. Veja nesse vídeo porque o Visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda e cria uma identidade da loja ou da marca a ser trabalhada, personaliza o ambiente através do design, do layout e da disposição dos produtos, impulsionando e influenciando nas decisões de compra dos clientes.

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