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Mix de Marketing (4 P´s do Marketing): Como aplicar na estratégia da sua empresa

Entender e aplicar os 4 P's do marketing - Produto, Preço, Praça e Promoção - é uma das estratégias mais eficazes para qualquer empresa que deseja alavancar sua presença no mercado. Este conceito, difundido pelo "pai do marketing moderno", Philip Kotler, fornece uma base sólida para uma estratégia de marketing bem-sucedida. No artigo a seguir, exploraremos em detalhes como aplicar esses quatro pilares fundamentais do marketing em seu negócio, a fim de entregar valor ao cliente, melhorar seu posicionamento de mercado e diferenciar sua marca da concorrência.
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Todo mundo já ouviu falar alguma vez nos famosos 4 Ps do marketing. Mas afinal: o que são? Continuam sendo importantes para a estratégia de uma empresa? De que forma podem ser aplicados? E os novos 4 Ps do marketing? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas nesse guia que todo empreendedor deve conhecer!

Veja sobre o que trataremos neste post:

Mix de marketing: o que é?

Os 4 Ps do marketing compõem o mix de marketing: um conjunto de elementos que formam a base de qualquer estratégia de marketing. O responsável por difundir esse conceito foi Philip Kotler, considerado “pai do marketing moderno” e referência mundial nessa área. Os 4 Ps são os seguintes: produto, praça, preço e promoção.

Aplicar o mix de marketing (também chamado de composto de marketing) na estratégia de uma empresa significa trabalhar concomitantemente com os aspectos importantes de cada um dos 4 Ps, para entregar valor ao consumidor, aprimorar o posicionamento de mercado e diferenciar a marca da concorrência. A consequência de tudo isso que os empreendedores mais buscam é o aumento das vendas, seja de forma direta ou indireta.

Afinal, para que serve esse composto de marketing?

A implementação do mix de marketing na empresa vai permitir um aprimoramento significativo em diversos pontos:

  • Alcançar a precificação mais adequada para os produtos ou serviços.
  • Melhorar a comunicação da marca com o seu público-alvo, para garantir que os diferenciais dela sejam realmente reconhecidos por ele.
  • Tornar a distribuição dos produtos mais eficiente, para que ele chegue às pessoas certas e no momento certo.
  • Compreender quais são os reais diferenciais do produto ou serviço da empresa, para evidenciá-los adequadamente nas campanhas promocionais.
  • Alavancar a estratégia de posicionamento da marca.

Perceba que o mix de marketing é um conceito bastante abrangente e é por isso que ele é tão importante na estratégia da empresa: alcança todas as esferas que são importantes para atender às demandas do cliente, melhorar a sua experiência e, por consequência, conquistá-lo e fidelizá-lo.

As principais características dos 4 Ps de marketing, portanto, são a sua abrangência e o seu potencial de ser convertido em ações práticas que, efetivamente, vão trazer os resultados que a empresa busca.

Como aplicar os 4 Ps do marketing na estratégia da sua empresa

Vamos ao que interessa: de que maneira cada um dos 4 Ps do marketing pode ser aplicado a fim de melhorar a estratégia da sua empresa?

Produto

O primeiro P é justamente a base de qualquer negócio: o seu produto. Dentro do conceito de Kotler, a empresa precisa identificar de que forma esse produto agrega valor para o seu cliente em potencial. Quais soluções ele entrega? Quais demandas ele é capaz de atender? De que forma ele facilita ou melhora a vida de quem o adquire? Por que ele é diferente do produto que a concorrência oferece?

Isso tudo parece muito óbvio, mas não são raros os empreendedores que começam a trabalhar com o produto X sem nunca ter pensado sobre todas essas questões. Estão apenas produzindo e vendendo, seguindo o fluxo, mas nunca se fizeram as perguntas necessárias para compreendê-lo de forma mais profunda.

Para aplicar o produto do mix de marketing na estratégia da sua empresa, observe aspectos tais como:

  • Quais são os benefícios tangíveis desse produto? Ou seja, suas funcionalidades práticas e objetivas.
  • Quais são os benefícios intangíveis desse produto? Aqui, vale a pena pensar nas vantagens a um nível mais simbólico e emocional. Quer um exemplo? O apelo da Coca-Cola ao utilizar o slogan “abra a felicidade”. Não tem relação alguma diretamente com o refrigerante, mas indica o benefício intangível da felicidade, da confraternização familiar.
  • A embalagem está adequada? Ela pode ser melhorada?
  • Quais são as características básicas desse produto? Quais são os aspectos que a empresa não gostaria de mudar nele a fim de manter a sua essência?

Preço

Seguindo para o segundo P apontado por Kotler, vamos falar da precificação. A empresa pode ter o melhor produto do mundo, mas se a sua estratégia de formação de preço não for assertiva, de nada vai adiantar. E isso não significa oferecer um preço mais baixo do que a concorrência, mas definir um preço que realmente esteja de acordo com múltiplos fatores: a qualidade, os custos que a empresa tem, o público que pretende atingir, como deseja se posicionar em relação a esse aspecto.

Portanto, utilizar a perspectiva de preço dentro do composto de marketing na estratégia significa estabelecer uma lógica de formação de preço que pense nos seguintes critérios:

  • Quais são todos os custos que a empresa tem para produzir esse produto?
  • Qual é a margem de lucro estimada ou desejada?
  • Quais são os preços que a concorrência pratica?
  • Quem é o meu público e quanto ele está disposto a pagar pelo meu produto?
  • Qual é o papel do preço na estratégia de posicionamento? A empresa deseja se diferenciar por oferecer um preço mais baixo do que os concorrentes ou não?
  • Existem fatores sazonais que podem causar a variação de preço ao longo do ano? Se sim, quais são eles?

Praça

Esse é o P que a maioria das pessoas tem um pouco mais de dificuldade para compreender. Nesse contexto, “praça” é a distribuição dos seus produtos, ou seja, como eles chegam até o consumidor final. Por isso, diz respeito diretamente aos processos logísticos que a empresa adota com o intuito de maximizar a eficiência deles.

O objetivo da praça é fazer com que o produto chegue ao cliente no timing perfeito, contribuindo com a sua satisfação e evitando que a empresa tenha prejuízos como a sobra de estoque, por exemplo.

Nesse sentido, o empreendedor deve analisar com cuidado as seguintes questões:

  • Quais são os canais por meio dos quais os clientes preferem comprar?
  • Como garantir o abastecimento dos pontos de venda na medida exata?
  • Quais são os recursos necessários para viabilizar a distribuição dos produtos?
  • O que fazer para que, quando o cliente chegar ao ponto de venda, o produto da empresa esteja sempre lá, evitando que ele precise escolher a concorrência?

Promoção

Por fim, o último P do marketing também exige atenção na sua compreensão: ele não se refere apenas à promoção no sentido literal, de baixar o preço. Na verdade, a promoção engloba as estratégias das quais a empresa vai se utilizar para promover o seu produto. Basicamente, são os canais e ações de marketing empregados.

Afinal, depois de definir os aspectos do produto, preço e praça, nada mais justo do que fazer com que os clientes em potencial saibam de tudo isso!

Para uma promoção eficiente, a empresa deve se questionar sobre o seguinte:

  • O que deseja comunicar para o seu público, quais são os diferenciais do produto que ela quer colocar em evidência.
  • Quais são os canais de comunicação mais assertivos para isso.
  • Qual será o tom de voz adotado nessa comunicação.
  • Quais tipos e formatos de conteúdo o seu público-alvo prefere consumir.
  • Quais redes sociais a sua persona mais utiliza.

Dicas para ter sucesso no composto de marketing

Depois de saber de modo geral o que a empresa deve levar em conta em cada item do composto de marketing, existem algumas dicas que vão ajudar a ter mais sucesso ao aplicar essa ferramenta na estratégia:

  • Pesquise muito! Não baseie as informações necessárias em achismos e impressões, busque dados que corroborem o que você está afirmando, especialmente sobre aspectos externos, como público e mercado.
  • Considere o ambiente digital.
  • Não tenha medo de fazer as perguntas difíceis, elas costumam ser o ponto de partida para os melhores insights.

Pense em cada um dos 4 Ps individualmente para não deixar passar nada, mas na hora de elaborar estratégias, considere-os de maneira integrada.

Os novos 4 Ps de marketing

O mix de marketing tradicional é atemporal! Afinal, seus quatro elementos sempre vão fazer parte da estratégia das empresas. Porém, recentemente foram estabelecidos os novos 4 Ps do marketing moderno, que trazem conceitos mais atualizados de acordo com as novas demandas de mercado e comportamentos do consumidor.

  • Pessoas: representa a importância de as organizações focarem tanto nos seus recursos humanos, valorizando e capacitando os colaboradores, quanto no seu público, entendendo o que ele realmente deseja.
  • Processos: buscar alternativas para otimizar e automatizar o fluxo de trabalho, aumentando a eficiência dos processos.
  • Posicionamento: foco maior em como a empresa está se posicionando no mercado.
  • Performance: olhar com atenção para o desempenho e a produtividade da organização.

Os 4 Cs do marketing

E as siglas não param por aí! Temos também os chamados 4 Cs do marketing, cujo objetivo é construir uma estratégia que seja mais voltada para o cliente.

  • Cliente: ao invés de focar no produto, sugere que as empresas foquem nas necessidades, dores e demandas do cliente, para desenvolver ou adaptar o produto a partir disso.
  • Custo: compreender o custo que o produto tem para o cliente, considerando não apenas o preço, mas também aspectos intangíveis, como o tempo e esforço que ele empreende para acessar esse produto.
  • Conveniência: de que forma disponibilizar esse produto garantindo que seja mais conveniente para o cliente.
  • Comunicação: como se comunicar com o cliente de forma mais eficaz.

Basicamente, os 4 Cs propõem uma atualização dos 4 Ps. Não colocar por terra o sistema clássico, mas atualizá-lo.

Quer saber mais sobre como o mix de marketing pode ser implementado na sua organização? Navegue pela IPropose e encontrará um mundo de informações!

O que nós propomos para você

Como você viu, o mix de marketing é atemporal e sempre é utilizado pelas empresas na construção das suas estratégias de marketing. 

Outros conceitos apareceram, atualizando as ferramentas de marketing de acordo com as novas necessidades do consumidor moderno. Mas para você ficar ainda mais por dentro, veja a seguir o que selecionamos para você:

Página da I Propose

Página da IPropose sobre “Marketing e Vendas”. Você encontrará todos os conteúdos relacionados à marketing, marketing digital e vendas. Acesse agora mesmo!

Vídeos

01 – Vídeo do Canal Viver de BlogMix de Marketing: Elementos essenciais para conquistar o mercado na era do marketing 4.0”. Nesse vídeo, você vai conhecer os 4Ps do seu negócio para conquistar o mercado na era do digital.

02 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha Empresa4 Ps do Marketing (mix de marketing) | O que é e por que é tão importante?”. Nesse vídeo, você sabe entender porque o Mix de Marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa ter muito sucesso. 

Você vai entender de um jeito bem prático o que são os 4Ps de Marketing e por que eles são tão importantes para qualquer tipo de negócio!

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