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Mudança Organizacional: Fatores que podem transformar o seu negócio!

Quando uma empresa muda seus processos internos para atingir alguns objetivos, podemos dizer que ela está passando por uma mudança organizacional. A mudança organizacional pode ocorrer em diferentes setores da empresa como: processos internos, estrutura tarefas, comportamento, recursos humanos, posicionamento, novas tecnologias e muito mais! Entenda!
Mudança Organizacional - fatores que podem transformar o seu negócio

A mudança organizacional pode trazer muitos benefícios para uma empresa e um dos seus principais objetivos é encaminhá-la para um crescimento sustentável. Muitos negócios, inclusive, podem alcançar um âmbito internacional, somente sendo necessário fazer alguns ajustes e melhorias constantes. 

Abaixo, explicaremos em detalhes o que é Mudança Organizacional, quais são os tipos, além de exibir alguns exemplos didáticos. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é a mudança organizacional?

Quer dizer que se trata de uma mudança que pode ser planejada ou não e que afeta a empresa e o ambiente ao redor. O foco dessas mudanças é trazer uma melhor eficiência para aumentar a competitividade e o crescimento do seu negócio

Por isso, é importante que a empresa se preocupe em cumprir as exigências que o mercado está solicitando. Para atender às demandas dos clientes, estas mudanças são úteis, pois, o mercado está em transformação a todo o momento e os padrões de consumo também estão se modificando.

As pressões para mudança podem ser internas e externas. Entretanto, é necessário destacar que esta situação não ocorre somente em casos extremos. A mudança ajuda a alterar os processos internos para que a empresa possa alcançar um determinado propósito. 

Veja abaixo, quais são as principais razões para encaminhar uma empresa para um cenário de mudança:

  • Trazer boas condições de trabalho aos colaboradores.
  • Aumentar competitividade.
  • Melhorar a produtividade.
  • Estar em conformidade com as atualizações do mercado.
  • Se adaptar às necessidades dos consumidores modernos.
  • Otimizar os processos internos e externos.
  • Garantir os melhores resultados.
  • Conhecer as tendências de consumo.

Quais os tipos mais comuns?

As mudanças organizacionais podem ser: incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária. Veja a seguir as características de cada uma delas:

Incremental 

Deve acrescentar algum item ou recurso que pode implementar uma melhoria em algum setor ou em toda a empresa. 

Transformacional

Este modelo de mudança não acrescenta nenhum item, no entanto, ajuda a alterar algum processo. 

Evolucionária 

Esta possui um propósito estabelecido. Este propósito deve atender a uma demanda específica, que pode ser da empresa ou do mercado em geral.

Revolucionária 

Esta metodologia de mudança, traz um propósito mais geral, os aspectos de base da empresa são modificados de maneira radical. 

A mudança incremental é a mais utilizada pelas empresas, não há um planejamento formal a ser desenvolvido. Na mudança transformacional é provável que apareça algum atrito, portanto, é fundamental que os funcionários e líderes mudem completamente a sua forma de trabalho para que o resultado esperado seja satisfatório.

Exemplos práticos de Mudança Organizacional

Exemplos práticos de Mudança Organizacional

Conheça os exemplos mais comuns para a mudança organizacional dentro de uma empresa. Separamos 8 tipos que podem ocorrer no ambiente interno e externo:

Gerenciar processos internos 

Quando há uma mudança, os processos internos são atingidos primeiro. Podem ser criados novos processos ou podem ser alterados alguns que já existam, logo, as colaborações oferecidas garantem um resultado final impressionante para ambos os lados. 

Por exemplo, se você deseja implantar um controle de vendas, os insights obtidos podem atacar os gargalos, melhorando de maneira significativa o desempenho comercial de sua empresa. 

Organizar o time de colaboradores 

Este é um processo que deve ser realizado com cautela já que pode afetar de maneira negativa a produtividade da empresa. Em muitos casos a reorganização implica em desligamentos, o que pode gerar maior tensão entre os colaboradores. 

A comunicação interna da empresa pode ajudar a sua equipe a ter mais união neste momento conturbado. Se esta organização for bem executada, pode ter um alto impacto na produtividade. 

Assim, para aproveitar os recursos humanos que a sua empresa possui, é necessário levar em consideração o perfil e o potencial dos colaboradores. 

Ferramentas de automação 

Os recursos tecnológicos proporcionam agilidade nas tarefas. O processo de automação é visto como uma mudança organizacional mais simples, sendo associada a uma eficiência de grau mais elevado e pode ser implementada em todos os processos da linha de produção, envolvendo o departamento administrativo, que inclui máquinas e sistemas. 

Tenha metas estabelecidas 

As mudanças evolucionárias acontecem de modo natural e um dos aspectos que compõem este cenário são as metas. Você deve alterá-las conforme as necessidades de sua empresa. 

Para isso, é preciso ter muito cuidado neste momento, afinal, ainda estamos atravessando uma grave recessão econômica mundial. 

As metas devem ser flexíveis. Para que todos na empresa possam aceitar a mudança organizacional estratégica e ter bons resultados, a empresa deve investir em treinamento e conscientização. 

Como esta mudança deve ser implementada?

Para ser instalada dentro da empresa, é importante observar alguns fatores, por exemplo: 

  • Tanto a mudança quanto o objetivo a ser alcançado, devem ser claros e você deve ter em mente o que, de fato, deseja alcançar.
  • Faça o processo de implementação com segurança e seguindo procedimentos simples e objetivos.
  • É de extrema importância, nesta fase, que todos os envolvidos estejam participando ativamente dos processos de mudança.
  • Todos os níveis da empresa devem ser informados sobre qualquer mudança. Encaminhar um e-mail com as informações sobre a mudança já é um passo importante a ser dado.
  • Promova períodos de treinamento e de adaptação, para que todos possam se acostumar com a nova realidade da empresa, com isso, a mudança será incorporada gradativamente às atividades do negócio.

Como alcançar a expansão internacional?

Com a casa arrumada é hora de pensar em expandir a sua empresa para outros países, além de ter as documentações em dia, alguns cuidados podem ajudar neste processo de expansão, confira alguns:

Faça uma pesquisa sobre o mercado mundial 

Estude como anda o mercado exterior, antes de tomar uma decisão. Você deve analisar alguns fatores, principalmente econômicos, dessa forma, é possível evitar riscos desnecessários para o seu negócio. Conheça quais são os mais confiáveis e melhores fornecedores de importação e exportação.

Aprenda a exportar e importar 

Para não ter prejuízos no faturamento e problemas com relação ao Fisco, você precisa conhecer os processos de importação e exportação. Para isso, é necessário saber quais são os produtos que são mais rentáveis e que podem gerar uma boa lucratividade relacionada ao seu tipo de negócio. 

Adapte a sua gestão para se adequar ao cenário de importação/ exportação

O processo de adaptação envolve a montagem de embalagens, tradução das descrições de produtos, dentre outros. Observe sempre, o perfil do cliente que deve utilizar seus produtos. 

Estude a legislação local 

Para que os produtos possam circular sem maiores problemas, é necessário que a empresa respeite a legislação local Neste caso, se precisar peça ajuda de um especialista do país para que ele possa ajudá-lo no processo de adaptação. 

Inscreva-se em feiras internacionais 

Feiras e eventos são a melhor opção para ampliar o networking. Seja no Brasil ou no exterior, você tem a possibilidade de entrar em contato com outros empreendedores para esclarecer dúvidas sobre as questões específicas a respeito de importação e exportação.

Nestas feiras, podemos conhecer na prática todos os processos para expandir um negócio para outros países, sempre respeitando a legislação e se adequando aos órgãos de fiscalização daquele país. 

Quais os gatilhos de mudança mais comuns?

Os aspectos internos ou externos também podem ser tratados como gatilhos. Veja a seguir os mais comuns:

Quais os gatilhos de mudança mais comuns

Principais tendências e demandas dos consumidores

O consumidor moderno está mudando seu perfil constantemente, por isso, as empresas precisam ter cuidado com as demandas e tendências que podem ser apresentadas. A empresa que não se adaptar, pode perder competitividade e espaço para empresas mais jovens.

Competitividade 

Ter bons concorrentes pode impulsionar as mudanças que trazem melhorias para a empresa, neste caso, se um competidor tem um comportamento empresarial que atrai a atenção, é importante que as demais empresas deste segmento também se adaptem para atender aos consumidores.

Uso de tecnologias inovadoras 

Este é um gatilho que garante o sucesso de qualquer empresa, independente do tamanho e segmento, afinal, a cada semestre surgem novas máquinas, sistemas e equipamentos modernos que podem facilitar o trabalho dos colaboradores. 

A internet deve trabalhar em conjunto com as novas tecnologias, portanto, fique atento e, se necessário, treine seus colaboradores para que eles possam utilizar com sabedoria estas tecnologias. 

Economia global 

Analisando a economia global, podemos entender melhor o conceito de oferta e demanda. Nos períodos de recessão por exemplo, muitas empresas podem desligar os colaboradores, provocando uma drástica mudança organizacional. Neste momento também, pode ocorrer a fusão de empresas. 

Legislação 

No caso do Brasil, por exemplo, é necessário ter muito cuidado com a legislação, pois aqui, as esferas municipais, estaduais e federais possuem suas leis. Portanto, é preciso ter atenção com as regras que são definidas pelas autoridades reguladoras, como é o caso do INMETRO e da ISO. 

Portanto, a mudança organizacional se faz necessária em determinados momentos da vida da empresa, para que não ocorra a sua estagnação e que o negócio possa ter capacidade de trazer produtos novos e inovadores para o mercado. Este procedimento também é necessário para melhorar a competitividade empresarial.

Se você necessita de ajuda para a realização dessas mudanças ou não sabe por onde começar, é conveniente solicitar a ajuda de um contador ou de um administrador com ampla experiência em gestão de empresas.  Participar de cursos de atualização profissional na área de gestão também é importante para qualquer gestor. 

Por fim, seja cauteloso na hora de escolher os pontos de melhoria e estude bem as condições atuais da sua empresa antes de implementar qualquer  processo de mudança.

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