Início » Quero Inovar » O que é P&D e qual a sua importância para os negócios?

O que é P&D e qual a sua importância para os negócios?

P&D é a sigla para a área de Pesquisa e Desenvolvimento em uma empresa, sendo esta a área responsável pela realização de pesquisas para levantar informações a respeito das dores e necessidades dos clientes e, assim, ter elementos para criar um produto novo ou mesmo aprimorar um produto já existente.
O que é um P&D - Qual a sua importância para os negócios

O P&D é um processo importante para fazer a captação de dados e informações a respeito de mercado, clientes, tecnologias, inovação e novas tendências. Neste post, veremos o que é um P&D, como funciona e como aplicar esta estratégia para o crescimento do seu negócio.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é um P&D?

O P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), é uma área que está ligada ao marketing e produtos, responsável por levantar informações sobre dados e tendências e, a partir daí, orientar na tomada de decisões e na criação de novas estratégias ou novos produtos.

Refere-se ao conjunto de atividades que trazem inovação e que beneficiam toda a sociedade. Contribui para a geração de novas empresas e empregos e as atividades disponibilizadas são diferentes entre as instituições existentes.

Com essas atividades, os engenheiros podem desenvolver novos produtos e lançar no mercado. Os cientistas industriais também podem atuar com pesquisa aplicada dentro das áreas científicas e tecnológicas. É necessário ter cuidado com a pesquisa, afinal, o retorno de investimento é incerto e tem um maior risco.

Para quem deseja obter maiores quotas de mercado e melhorar a comercialização de novos produtos, o P&D ainda é o melhor caminho. Se uma empresa quer sobreviver em um cenário altamente competitivo, é importante que tenha um segmento de design e desenvolvimento de produtos que tragam revolução e inovação para o mercado

A empresa também deve se preocupar com o desenvolvimento de alianças estratégicas, aquisições e redes para expandir suas áreas de conquistas e aumentar o seu portifólio de produtos.  

Quais as atribuições de destaque?

As atribuições mais importantes que formam a Pesquisa e Desenvolvimento são as seguintes: 

Pesquisa de marketing 

Esta é uma etapa importante que alinha toda a equipe. Ao realizar este levantamento de dados, é possível obter informações relevantes sobre o comportamento do seu público. 

A partir daí, com a análise dessas informações, as empresas conseguem definir suas Personas com precisão e determinar quais métricas deverão ser seguidas durante o processo. 

Atuar com desenvolvimento de produtos 

A empresa pode trabalhar com a criação de novos produtos, que atendem às necessidades do negócio, pode descobrir tendências, necessidades e tecnologias que estão disponíveis no momento. Os processos podem ser estruturados, como, por exemplo, o Design Thinking, que podem auxiliar na idealização de novos projetos. 

O que faz o especialista em Pesquisa e Desenvolvimento?

O que é um P&D - O que faz o especialista em Pesquisa e Desenvolvimento

Este profissional pode desenvolver pesquisas nas áreas de atuação a seguir: 

  • Engenharia de Alimentos.
  • Engenharia Química.
  • Engenharia de Produção. 
  • Tecnólogo de Alimentos.

Para ser considerado completo para o mercado, é necessário que este profissional tenha as seguintes competências abaixo: 

  • Encontrar novas tecnologias, através de pesquisas de mercado, inovações e técnicas de fabricação.
  • Elaborar projetos para desenvolver produtos, criando novas formulações.
  • Formar parcerias com empresas, instituições de pesquisa para a homologação e desenvolvimento de novos projetos.
  • Executar testes sensoriais, físico-químicos, microbiológicos que podem ajudar a compor novos produtos.
  • Trabalhar em várias etapas que envolvem o desenvolvimento de produtos. Para isso, o pesquisador deve atuar em conjunto com  fornecedores, áreas do processo.  

Este é um processo importante, que pode validar todos os itens que compõem um produto (embalagens, insumos, fichas técnicas, fichas de rotulagens). Com isso, todos os produtos podem atender às regulamentações técnicas da área.

Qual a sua importância?

O segmento de Pesquisa e Desenvolvimento é importante para diversas áreas da nossa economia e não somente para o desenvolvimento de produtos de tecnologia, pois estas pesquisas podem otimizar processos industriais, diminuindo os custos operacionais, melhorando a qualidade dos serviços e dos itens que são produzidos.

A inovação é imprescindível para o mercado, traz agilidade e competitividade entre os segmentos. Este é um setor que tem a responsabilidade de trazer soluções recentes e inteligentes que poderão ajudar o consumidor final a resolver um possível gargalo do seu dia a dia. 

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o incentivo à inovação obteve um aumento de 33,4% entre os anos 2016 a 2019, os setores de maior destaque são: químicos,  farmoquímicos e farmacêuticos. 

O P&D é o setor de maior relevância no mercado brasileiro e mundial, afinal, o estudo de novas tecnologias traz vantagens para empresas e para a sociedade em geral.

Quais as vantagens do P&D?

Esta é uma ferramenta que mantém as empresas atualizadas e competitivas. Para enfrentar um mercado que está extremamente concorrido, veja outras vantagens que a pesquisa pode proporcionar no ambiente corporativo. 

Pode monitorar inovações 

Os profissionais técnicos são os responsáveis por acompanhar as inovações que apresentam um maior potencial. De acordo com o grau de experiência do técnico responsável, este pode criar projetos de treinamento e de capacitação. 

Descobrir insights e métodos 

A Pesquisa e Desenvolvimento é uma área que está diretamente ligada com a tecnologia, dessa forma, os pesquisadores podem descobrir inovações de um modo mais rápido e inteligente. Os setores que podem atuar em conjunto para a descoberta de novas tecnologias são: RH, logística e a gestão de estoques.

Para que as novas ferramentas possam ser definitivamente utilizadas, é necessário que os pesquisadores conheçam os seus processos e procedimentos.

Manutenção da empresa no mercado 

As empresas que não conseguiram se adaptar às novas realidades do mercado, perderam seu espaço e acabaram falindo. Por outro lado, as empresas que sobreviveram na crise, foram justamente aquelas que investiram em inovação e pesquisa.

Por isso, ao pesquisar sobre o que é um P&D, saiba que este processo é de extrema importância para a indústria. Quando uma empresa tem uma área que se dedica a manter os processos e ferramentas atualizados, a sua sobrevivência e relevância também é mantida. 

Vantagem competitiva

Empresas que se dedicam a encontrar inovações possuem um maior destaque para o mercado. As novas demandas devem ser pesquisadas desde muito cedo, pois sabemos que as indústrias 4.0 (fábricas inteligentes) são uma grande tendência em todo o mundo. 

Como ocorre a implementação?

Para fazer a implementação do P&D adequadamente, é importante que uma empresa invista em treinamento de colaboradores e investimento em tecnologia. As novas práticas e os processos devem ser testados e validados dentro da própria empresa.

O RH é um segmento que deve participar ativamente dos processos desenvolvidos. Para isso, é necessário que sejam criados canais de comunicação para a integração de líderes e gestores e, assim, os projetos serão implementados de forma mais engajada.

A operação e a viabilidade das indústrias são essenciais para os gestores, por isso, eles devem se preocupar com o desenvolvimento de novas ferramentas para facilitar seu trabalho. O setor de pesquisa e desenvolvimento deve tornar a realização das tarefas cada vez mais simples. 

Todos os envolvidos devem contribuir para que as etapas do processo possam acontecer, assim, o calendário será seguido à risca e não atrapalha a finalização e a entrega.

Etapas estratégicas para a área de P&D

Etapas estratégicas para a área de P&D

É possível criar uma área de P&D com atenção para as seguintes áreas:

Definição de objetivos para estratégias 

É necessário que a empresa saiba o que realmente quer com o P&D pois, não adianta implementar somente porque todo o mercado faz. Você deve encontrar uma solução para os clientes e manter a sua empresa como líder em todo o mercado. 

Por isso, as estratégias de inovação podem ajudar na entrega de resultados esperados.

Principais funções 

Com os objetivos esclarecidos, é importante conhecer as funções do P&D, atualmente, encontramos as seguintes:

Manutenção do mercado: as atividades podem proporcionar diminuição de custo e otimização de processo.

Entrega de solução aos clientes: desenvolve produtos que resolvem o problema dos clientes.

Pode moldar um novo mercado: é possível localizar soluções disruptivas para a criação de novos negócios.

Monitoramento: é necessário acompanhar e validar novas tecnologias, antes de lançá-las no mercado para o consumidor final.

Estrutura 

Nesta etapa, você deve elaborar estrutura e escolher pessoas para trabalhar no seu projeto. Para a montagem da estrutura você deve ter em mente que as operações são complexas e você deve definir o número de novos produtos que serão lançados nos próximos anos.

Outros pontos importantes que você deve pensar, por exemplo: interação entre os envolvidos, escolha da área de atuação do P&D, contato direto com os usuários, dentre outros.  

Pessoas 

O P&D pode ter uma equipe ou um EUquipe, tudo depende do objetivo a ser atingido. Para o setor de alimentos, por exemplo, é necessário contar com engenheiros, tecnólogos, cientistas e químicos, para escolher bem os colaboradores. Elabore uma lista com as competências técnicas e as características pessoais que os participantes do projeto devem ter. 

Portanto, agora que você sabe o que é um P&D e qual o seu grau de importância, se deseja implementar um setor de pesquisa em sua empresa, escolha temas que sejam favoráveis para o segmento corporativo e para a sociedade. 

A pesquisa deve entregar valor e ajudar a solucionar problemas, não se preocupe apenas com o faturamento, tenha em mente que a qualidade também é primordial para que a pesquisa possa trazer um bom retorno a longo prazo.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Tendências de sustentabilidade
Sustentabilidade
Beatriz Novaes
Tendências de Sustentabilidade: Compromissos empresariais para 2030

As Tendências de Sustentabilidade estão redefinindo as práticas empresariais rumo ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as principais ações, destacam-se a economia circular, energias renováveis, redução de emissões de carbono e o fortalecimento de políticas ESG. Adotar essas práticas é essencial para empresas que desejam alinhar lucratividade à responsabilidade ambiental e social.

Leia mais
Reciclagem
Sustentabilidade
Beatriz Novaes
Reciclagem: Transformando resíduos em novas oportunidades

A reciclagem é essencial para transformar resíduos em novos produtos, reduzir o impacto ambiental e evitar o acúmulo de rejeitos na natureza. Adotar práticas de reciclagem na sua empresa é uma forma eficaz de alinhar sustentabilidade à eficiência, promovendo uma gestão de resíduos mais responsável e comprometida com o futuro do planeta.

Leia mais
Reaproveitamento de Água
Sustentabilidade
Beatriz Novaes
Reaproveitamento de Água: Benefícios e como implementar na empresa

O reaproveitamento de água é uma prática essencial para empresas que buscam aliar preservação ambiental e redução de custos. Além de minimizar o desperdício, essa iniciativa sustentável garante eficiência no uso de recursos hídricos e contribui para a preservação do meio ambiente, promovendo benefícios para negócios e sociedade.

Leia mais