Início » Inovação » Aceleradoras de Startups: O que são e quais os seus objetivos?

Aceleradoras de Startups: O que são e quais os seus objetivos?

As aceleradoras são organizações que auxiliam no desenvolvimento de novas empresas, por meio da capacitação, mentoria, investimento e networking. Sua principal função é validar os problemas identificados e as soluções oferecidas pelas startups, realizando pesquisas, oferecendo assistência e assessoria e deixando os projetos prontos para serem levados ao mercado.
5 - O que são e quais os objetivos das aceleradoras de startups

As aceleradoras de Startups são importantes para as empresas iniciantes. Estas aceleradoras podem disponibilizar suporte, estrutura, mentoria, rede de contatos e aporte financeiro. Se você é dono de uma startup ou pretende abrir uma, é necessário saber quem são as aceleradoras e como se beneficiar delas.

Abaixo, apresentaremos as diferenças entre aceleradoras e incubadoras de startups, quais são seus benefícios, como fazer contato com uma aceleradora, entre outros. Confira!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são aceleradoras de Startups?

Uma aceleradora possui a importante missão de levar a empresa a um estágio mais avançado e em pouco tempo, os empreendedores são ajudados para se manterem no mercado e, com isso, podem obter um bom faturamento. O período de break even é maior entre as empresas que não contam com a ajuda de uma aceleradora.

O Break Even é o período em que uma empresa é capaz de pagar suas contas. Para chegar neste ponto, é importante que as startups estabeleçam parcerias e aumentem o seu networking, além disso, as metodologias de aceleração devem ser obedecidas. 

Os mentores devem ser qualificados e com experiência em gestão de empresas. Os parceiros precisam disponibilizar os produtos e serviços de forma gratuita ou subsidiada para ajudar os acelerados e, também, as aceleradoras podem investir um chamado “dinheiro de sobrevivência”.

É um pequeno valor para que os empreendedores possam financiar seus negócios e suas vidas pessoais e, no período que estiverem participando do programa, um percentual de participação é oferecido aos participantes.

Cada aceleradora pode ter um jeito único de ajudar no crescimento das empresas, por padrão, muitas utilizam um modelo ganha-ganha, que é o mais conhecido atualmente. Por fim, é possível complementar com mentoria e outros tipos de programas educacionais. 

Qual a diferença entre aceleradora e incubadora?

As aceleradoras atendem empresas que já estão em processo de crescimento Já as incubadoras trabalham com empresas bem no estágio inicial, que envolve as etapas de ideação e validação. É muito comum as empresas passarem pela incubadora antes de acelerar seu processo de crescimento.

Para que uma empresa se fortaleça, é importante passar pela incubadora. As incubadoras podem ser as faculdades de tecnologia, por exemplo. Neste período, é importante que o empreendedor participe de treinamentos como finanças, pessoal, tecnológica e marketing. Podem ser realizadas pequenas oficinas de atualização profissional. 

Através da ajuda de uma incubadora, as empresas têm maior capacidade de estruturar a sua ideia inicial. A aceleradora oferece treinamentos que permitem um crescimento acelerado em muito pouco tempo, possibilitando um convívio com pessoas de outras cidades, estados e até de outros países. 

Os empreendedores recebem os feedbacks daqueles que também já passaram por este processo, tornando uma grande fonte de inspiração. Dentro da aceleradora a meritocracia é muito forte e tem um amplo conceito baseado em dados e resultados. 

O que compõe um programa de aceleradora?

Se a sua empresa tem apoio de uma outra organização que ajude no seu crescimento, os investidores podem olhar com bons olhos, pois uma empresa que atravessou estas etapas possui maior segurança para gerenciar seu negócio. Veja quais são os itens que fazem parte de um programa de aceleradores:

Vivência no segmento de atuação

Já no treinamento, as empresas podem saber como será a criação de um cenário adequado, assim, é possível obter crescimento com mais segurança e autoridade. 

Ferramentas para crescimento 

As aceleradoras utilizam ferramentas como o pitch. Esta é uma ferramenta muito utilizada por empreendedores que necessitam de capital, sendo possível obter ajuda de investidores de nível local e global. 

Capacitação e treinamento 

Os treinamentos são primordiais para melhorar as habilidades de gestão empresarial. Para que a formação de um negócio seja completa, é necessário que esta habilidade seja desenvolvida, dessa forma, o sucesso será conseguido de maneira saudável. 

Quais as melhores aceleradoras do momento?

São muitas as aceleradoras de Startups, abaixo, listamos algumas mais importantes para você seguir e fazer contato:

Startup Farm 

Foi criada no ano de 2011 e é uma das mais influentes da América Latina. Ao todo, são mais de 20 edições de aceleração, que contou com a reunião de muitas startups. É possível que empresas de todos os segmentos participem desse programa.

As empresas que foram apoiadas pela Startup Farm estão em mais de 100 países, somando um valor de R$ 3,3 bilhões para um total de mais de 250 empresas, a aceleradora dispõe de uma rede completa de mentores e de investidores. 

Tropos Lab

Apresenta programas públicos e privados. O treinamento contém temas sobre empreendedorismo e inovações em serviços. Esta é uma das primeiras aceleradoras do Brasil e foi inaugurada em 2002. A Tropos Lab já ajudou no desenvolvimento de ideias inovadoras e tecnologias para centros de pesquisas e universidades. 

ACE 

A ACE Aceleradora já ajudou a acelerar mais de 1000 empresas e existe desde 2012. Conquistou prêmios importantes como a melhor aceleradora de startups do Brasil e da América Latina.

Sua meta principal é ajudar no desenvolvimento de uma empresa, com o auxílio de parceiros, mentores e de participação em eventos. 

Artemisia 

A Artemisa tem objetivos bem específicos e as soluções que esta empresa busca, possuem questões sociais que podem transformar a sociedade como um todo trazendo, com isso, qualidade de vida para todos aqueles que necessitam. 

Cesar Labs 

Atua no desenvolvimento de startups que trabalham com desenvolvimento de hardware e software, oferecendo aporte para capital, infraestrutura e mentoria. A empresa também disponibiliza uma equipe multidisciplinar e especialista que pode auxiliar novos negócios em tecnologia. 

Como funciona o processo de aceleração?

Para que uma startup seja acelerada, é fundamental que o programa tenha mentoria, educação e conexões. Em determinadas situações é possível ter investimento financeiro ou uma pequena participação societária. As aceleradoras também se especializam e se tornam bem valorizadas.

Por padrão, as aceleradoras costumam atuar da seguinte forma para ajudar outras empresas:

  • Disponibilizar especialistas em áreas importantes como: desenvolvimento de negócios até segurança cibernética.
  • Organizar reuniões e parcerias com players externos da indústria (corporações, governos, investidores e apoiadores do ecossistema).
  • Oferecer treinamento e orientação para ajudar as empresas a se manterem em um mercado competitivo.
  • Melhorar a gestão do negócio, através de mentoria, proporcionando um fortalecimento do networking e a infraestrutura do negócio.

Quais os benefícios de uma aceleradora para startups?

Para as empresas, fazer parte de uma aceleradora de startups pode trazer vários benefícios. Além de favorecer o crescimento, garantir a criação de empregos, há outros benefícios importantes, por exemplo:

Amplia seu Networking 

Ao participar de uma aceleradora, você realizará contatos importantes para o seu crescimento, aumentando inclusive a sua rede de parceiros. Este é, também, um processo necessário para a formação de novos líderes e também facilita a criação de um plano financeiro sólido para que a empresa possa crescer com segurança. 

Tenha uma rede de investidores 

Ter a ajuda de uma rede de investidores é primordial para uma empresa iniciante. Esta é a melhor forma de impulsionar seu negócio e também é importante para atrair a atenção de investidores. 

Mentoria qualificada

A mentoria é necessária, principalmente em áreas específicas, com o acompanhamento de um mentor. A empresa obtém um negócio rentável. O mentor é um empresário especialista que pode ajudar a encontrar falhas e fornecer suporte, quando houver necessidade. 

Espaço de trabalho 

Existem algumas startups que podem disponibilizar um espaço para a realização de trabalhos específicos. Estes espaços proporcionam um bom networking, acompanhamento e desenvolvimento de projetos. 

Como fazer o primeiro contato?

Fazer uma boa apresentação é apenas o primeiro passo para você ter o primeiro contato com uma aceleradora de startups. Se você pretende chamar a atenção de seus investidores, é possível criar um dashboard de vendas em excel, como uma estratégia de vendas para atrair também novos clientes. 

É importante que a apresentação tenha uma duração de 30 segundos a no máximo 10 minutos. Caso a apresentação seja feita em um evento, você deve obedecer às regras definidas pela instituição. O Startup Pitch é uma ferramenta poderosa e pode mudar totalmente os rumos de sua empresa.

Para se inscrever em um programa de aceleração, você deve verificar quais são os programas que estão em aberto. Um dos programas de destaque é o WOW, programa que tem mais de 300 investidores-anjos e, só para 2022, o prêmio inicial é de R$ 300 mil.  

O programa Alper Digital também é um outro programa de aceleração que merece destaque. Para 2022, escolheu 5 startups para participar no período de 12 meses, onde a missão mais importante é de gerar valor para negócios, os tipos de startups que podem participar são: fintechs, insur techs, logitech’s, dentre outras. 

A farmacêutica Eurofarma tem um programa de aceleração próprio, com o propósito de unir empresas da América Latina. As empresas inscritas devem mostrar soluções para problemas nas seguintes áreas: logística, finanças, comercial, marketing, vendas. 

As empresas que participam desse programa, também podem testar suas soluções e tecnologias através de um projeto-piloto que é remunerado. 

Portanto, as aceleradoras de startups estão em expansão no Brasil, já atende empresas de todos os segmentos, desde tecnologia até a área da saúde. Se você é uma empresa iniciante e deseja ter auxílio para o seu crescimento, é conveniente buscar ajuda de um programa.

Antes de escolher um programa para participar, é necessário que você estude a proposta da empresa para verificar se o programa atende às suas necessidades.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais