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Objetivos de Marketing: Como estabelecer e principais tipos

Se você vai realizar o planejamento estratégico da sua empresa e está com dúvidas sobre como definir objetivos de marketing, aprenda neste artigo quais são os principais objetivos do marketing e saiba como alcançá-los com sucesso na sua empresa!
Objetivos de marketing

Os objetivos de marketing podem ser definidos como os resultados que a equipe de marketing pretende atingir em um determinado período.  

Um objetivo bem estabelecido direciona a equipe para que todos trabalhem em conjunto em prol daquele alvo. Sabendo onde se quer chegar, é possível alocar os recursos necessários e desenvolver as estratégias de marketing apropriadas.  

Mas como estabelecer um objetivo? Leia esse artigo até o final e descubra quais são as diretrizes para definir um objetivo que funcione e quais são os principais tipos de objetivos de marketing. As vantagens e benefícios da definição de objetivos de marketing para sua empresa e como definir objetivos de marketing que funcionem. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

Vantagens e benefícios na definição de objetivos de marketing para sua empresa

Por incrível que pareça, algumas empresas deixam passar em branco essa etapa da definição do objetivo de marketing. Mas dessa forma, a equipe não sabe para onde ir e as ações tendem a ser desordenadas, em direções diferentes e até opostas.  

Se cada colaborador trabalhar com uma intenção diferente, como essa empresa vai chegar a algum lugar?  

É por isso que todas as etapas do composto de marketing dependem do objetivo de marketing. Desde a manipulação do produto, passando pelo estabelecimento do preço, dos canais de distribuição, até a forma de comunicação com os consumidores. E a estratégia de marketing que vai envolver todas essas etapas depende diretamente do objetivo de marketing.  

Para ficar claro de uma vez por todas o quão importante é definir um objetivo de marketing para o seu negócio, elencamos as vantagens e benefícios dessa etapa. 

  • O objetivo de marketing deve estar em sintonia com os objetivos do negócio. Por isso, estabelecer e alcançar o objetivo de marketing, automaticamente, te aproxima dos objetivos gerais da empresa.  
  • União e engajamento da sua equipe para que os objetivos sejam cumpridos. 
  • Norteamento e direcionamento de todas as suas ações de marketing. 
  • Escolher melhor quais métricas utilizar para medir os esforços. 
  • Redução da margem de dúvidas dos gestores e equipe, porque sabem para onde ir e qualquer ação que leve numa direção diferente deve ser desprezada. 
  • Conquista dos resultados que almeja com muito mais eficiência. 

Como definir objetivos de marketing que funcionem

Você já viu como é importante estabelecer um objetivo para sua equipe de marketing. Mas você sabe como defini-lo de uma forma que, realmente, funcione? 

Foi pensando nisso que Peter Druker (o pai da Administração Moderna) criou o método SMART. Esse acrônimo é formado pelas palavras:  

  • Specific (Específico). 
  • Menssurable (Mensurável). 
  • Achievable (Alcançável). 
  • Relevant (Relevante). 
  • Time-based (Temporal).  

O método SMART serve, justamente, para validar os objetivos. Siga esse método para definir objetivos de marketing que sejam eficazes. 

Específico

O objetivo de marketing deve ser específico. Ele deve direcionar exatamente aquilo que a empresa deseja. Não pode ser vago ou abrangente. Não pode dar margens para interpretações equivocadas.  

O objetivo deve ser claro e detalhado o suficiente para ser facilmente entendido por qualquer pessoa. 

Mensurável

O objetivo deve ser mensurável, ou seja, ter medida, ser capaz de ser medido. É por meio da mensuração que você conseguirá acompanhar o objetivo e avaliar se ele foi alcançado ou não. 

Alcançável

Ser alcançável é ser possível de se atingir. Parece óbvio. Mas é importante frisar que os seus objetivos devem sem ousados sem ser exagerados. Um objetivo inalcançável, trará frustração e desmotivação, tanto para os líderes quanto para a equipe. 

Portanto, estabeleça um objetivo de marketing que a sua empresa tenha a capacidade, os recursos e o tempo para realizá-lo. 

Relevante

Quanto mais relevante, mais motivados e dedicados serão os envolvidos. Portanto, o objetivo deve ser relevante o bastante para que a empresa se esforce em conjunto para atingi-lo.  

Mas para isso, o esforço deve ser recompensador, ou seja, deve valer a pena. 

Temporal

O objetivo de marketing precisa ser temporal. Quer dizer que você deve estabelecer um prazo para atingi-lo. 

Quando a temporalidade não é definida, a equipe não sabe se aquele objetivo é para um mês, um ano ou 10 anos. Essa falta de prazo pode fazer com que o objetivo não seja priorizado e fique de lado em meio a rotina de trabalho.  

Sempre defina a data limite para cumprir o objetivo. Isso levará a equipe a criar estratégias e executá-las de forma mais eficiente e eficaz. 

5 Tipos de objetivos do marketing

Os objetivos de marketing devem ser traçados pensando no momento atual da empresa e no segmento de mercado que ela atua. 

Mas lembre-se, que o setor de marketing também deve colaborar para com o objetivos e planos estratégicos gerais da empresa. Portanto, os objetivos de marketing também devem ser compatíveis com a missão e com os valores da empresa.  

Aumentar as vendas

Esse é o objetivo de marketing mais básico e mais utilizado. 

Embora o marketing não trate apenas das ações de vendas, muitas de suas estratégias são voltadas para a atração e conversão de novos clientes. 

Os produtos e serviços não costumam se vender sozinhos. Não até que sejam conhecidos o suficiente e atinjam a fase da maturidade do ciclo de vida. E para chegar nesse nível, é preciso muito investimento no marketing. 

Se esse é o seu objetivo principal, você pode desenvolver um produto com menor custo que os concorrentes ou, ao contrário, investir num diferencial para tornar o seu produto superior.  

Estabeleça preços competitivos. Distribua e oferte os seus produtos e serviços em locais com maior potencial de compra. Realize promoções nos momentos certos e direcionadas para o público certo para alavancar as vendas. 

Fidelizar clientes

Tão importante quanto aumentar o número de clientes, é fidelizá-los. Tornar os clientes leais de modo que voltem a comprar mais vezes os produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa. 

Segundo o guru de marketing, Philip Kotler, conquistar um cliente novo pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar um. Ou seja, é muito mais barato manter uma cartela de consumidores fieis do que estar sempre buscando por novos clientes. 

A Econsultancy, empresa especializada em marketing e e-commerce, realizou uma pesquisa muito interessante nessa área. Ela descobriu que quando as pessoas compram algo ou contratam algum serviço, há 50% de chance delas experimentarem outros produtos da mesma empresa. Além disso, esses clientes tendem a gastar 31% a mais do que os clientes novos. 

Se você quer aproveitar esses benefícios e a fidelização de clientes for o seu objetivo, busque manter os clientes engajados no pós-venda. Invista no relacionamento com os clientes.  

Invista num programa de fidelidade. Ofereça produtos complementares e descontos especiais. Faça pesquisas para saber como foi a experiência da compra e, assim, obter o feedback e realizar melhorias.  

Além disso, você pode investir no marketing de conteúdo para manter os seus clientes interessados nos assuntos que cercam os seus produtos e serviços.  

Aumentar a visibilidade de marcas e produtos

Antes de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, é preciso que a sua marca e produtos se tornem conhecidos. Portanto, esse objetivo de marketing é o ideal para marcas e produtos novos no mercado. 

Para aumentar a visibilidade da sua marca e produtos, invista em publicidade propaganda.  

Direcione as suas ações de comunicação para o seu público-alvo. As possibilidades são muitas: 

  • Redes sociais. 
  • Outdoors. 
  • TV aberta ou fechada.  
  • Rádio. 
  • Carro de som. 
  • Eventos. 
  • Patrocínios.  

A escolha será de acordo com o seu público. Esteja onde ele estiver. Se o seu público é jovem, por exemplo, dificilmente você terá resultados publicando no rádio e em certos horários da TV.  

Agregar valor à marca

As marcas são usadas como forma de “identificação e proteção do consumidor sobre a origem, a qualidade e outros benefícios a respeito dos produtos comprados” (SERRALVO, 2009).  

Mas para que a marca se torne forte, é preciso agregar valor a ela. Isso ocorre por meio do gerenciamento da marca, também chamado de branding.  

Implemente ações que fortaleçam a imagem da sua marca. Lembre-se de sempre ter em mente quem é o seu público alvo e aquilo que é relevante para ele.  

O foco são ações que diferenciem a sua marca dos concorrentes. Você pode investir na diferenciação em relação à/ao:  

  • Distribuição. 
  • Abrangência. 
  • Qualidade. 
  • Funcionalidade da solução.  
  • Custo. 
  • Responsabilidade social.  
  • Responsabilidade ambiental. 
  • Causas em geral que sejam relevantes ao seu negócio e público.

Busque fazer com que a marca seja percebida de modo positivo pelos consumidores. Estimule-os a comprar não só pelo produto em si, mas pelo que a marca representa. 

Educar o público-alvo

Em tempos de fácil acesso a informação, os clientes estão mais exigentes. Muitos deles já têm o hábito de pesquisar antes de tomar a decisão de realizar uma compra. Mas existem informações de todos os tipos, que podem favorecer ou não as suas vendas. 

Por isso, existe a oportunidade da sua empresa oferecer informação de qualidade e promover uma educação aos clientes potenciais.  

Esse objetivo de marketing também é útil para quando se quer lançar um produto novo. Eduque o seu público tanto para despertar uma necessidade ou desejo adormecidos, quanto para mostrar que o seu produto é o ideal para satisfazer essa necessidade ou desejo. Você pode, então, investir no Marketing de Conteúdo e/ou no Inbound Marketing 

Forneça ao seu público-alvo conteúdo de qualidade. Mantenha-o engajado. Desperte nele a vontade de adquirir o seu produto. Mostre que a sua marca consegue resolver aquele problema da melhor forma.  

Pronto, agora é só escolher um desses objetivos e aplicar o método SMART para garantir que a sua equipe de marketing consiga realizá-lo! 

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