Em tempos de pandemia, empreender corretamente exige alguns cuidados especiais para que tudo dê certo. É importante saber onde buscar ajuda para abrir sua empresa.
Existem diversos órgãos e instituições que podem fazer toda a diferença na hora de abrir sua empresa, evitando riscos desnecessários para o seu negócio. Independente do que você pretende fazer, é importante conhecer todas as opções disponíveis no mercado.
Confira abaixo onde buscar ajuda para abrir sua empresa e escolha as opções mais adequadas para seu business:
Veja sobre o que trataremos neste post:
Sebrae
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1972, com o objetivo de prestar consultoria a indivíduos que buscam empreender de maneira correta, com informações atualizadas a respeito das últimas tendências de mercado.
Para tanto, o Sebrae realiza atendimentos em todo o território nacional, trazendo conhecimento e informações essenciais aos que buscam construir negócios locais. As unidades estaduais prestam consultoria personalizada de acordo com a realidade socioeconômica regional, respeitando as diretrizes nacionais.
É importante citar que o Sebrae atua como um serviço de apoio e desenvolvimento empresarial, porém, não trabalha com empréstimos ou financiamentos. Sendo assim, é necessário consultar as opções disponíveis no mercado. Contudo, o próprio órgão articula, com várias instituições financeiras, como cooperativas de crédito e bancos, produtos financeiros que cabem no bolso do empresário.
Caso precise de crédito para começar seu negócio, o Sebrae pode dar direcionamentos interessantes a respeito. O Sebrae trabalha tanto com comércio e serviços como com agronegócio e indústrias, oferecendo soluções personalizadas para cada caso.
Instituições bancárias
Obter crédito bancário é, muitas vezes, fundamental para dar o primeiro passo na abertura de sua empresa. Os bancos possuem diversas linhas de crédito, cujas taxas variam de acordo com o porte do negócio, seu relacionamento com a instituição nos últimos tempos, etc.
Existem diversas modalidades de crédito oferecidas pelas instituições bancárias, como:
● Antecipação de recebíveis.
● Crédito para capital de giro (fundamental para que tudo transcorra naturalmente, sobretudo nos primeiros meses).
● Empréstimos com garantia, no qual o empresário apresenta um bem à instituição bancária para assegurar que as parcelas sejam devidamente quitadas. Normalmente, veículos e imóveis são os mais utilizados.
● Cooperativas de crédito, as quais oferecem produtos como cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Portanto, é necessário adquirir um determinado número de cotas.
● Microcrédito, geralmente utilizado para abertura e/ou expansão de micro e pequenas empresas, com a vantagem de possuir taxas reduzidas e isenção de certos tributos.
Escritórios de contabilidade
Muitos não sabem, mas a saúde financeira de seu negócio depende de um bom serviço de contabilidade. Afinal, é ele que apresenta todos os seus custos, despesas e receitas, além de fazer as declarações de Imposto de Renda de acordo com os parâmetros ideais.
Caso este serviço não seja corretamente executado, você pode acabar tendo sérios problemas financeiros na sua empresa, além de pagar mais imposto indevidamente. Selecione um escritório de contabilidade confiável, adequado para as suas necessidades, evitando, assim, despesas desnecessárias ou problemas tributários diversos.
Endeavor Brasil
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos focada em pequenos e médios empresários. Seu objetivo é, através de um criterioso processo seletivo, ajudar empresas com faturamento entre 2 e 30 milhões de reais que tenham produtos inovadores, além de grande potencial de expansão. Os empresários são avaliados por meio de entrevistas com grandes nomes do mundo corporativo.
É preciso apresentar balanços financeiros auditados, além de apresentar um plano de negócios (roadmap) detalhado de cinco anos. Além disso, um corpo de jurados internacional, composto por integrantes da Endeavor Global, é acionado para avaliar o conteúdo exigido. Se seu negócio for aprovado, terá todo o suporte necessário da Endeavor para melhorar e aumentar o alcance de seus produtos e serviços.
Caso o trabalho do órgão aumente a liquidez da empresa, será cobrada uma doação de 2% sobre o capital social. Os rendimentos oriundos das doações são somados aos valores recebidos de outras fontes, e são necessários para a manutenção da Endeavor.
No entanto, fazer parte de tal iniciativa é bastante recompensador: você pode fazer parte de um grupo com mais de 300 empresários dos mais variados setores.
Anjos do Brasil
A Anjos do Brasil é outra organização sem fins lucrativos que visa facilitar o investimento anjo para empresários que pretendem trazer inovação e competitividade. Investimento anjo é realizado por pessoas físicas em startups.
Tal iniciativa tem sido largamente utilizada nos últimos anos e tem revisitado grandes ideias por meio de crowdfunding (financiamento coletivo). Caso você precise de um aporte, a Anjos do Brasil pode te ajudar. Se seu negócio busca a inovação, pode ser uma excelente ideia entrar em contato com o órgão e realizar sua inscrição.
É importante frisar que a Anjos do Brasil não faz investimentos financeiros diretamente: ela auxilia na captação de investidores-anjo para tornar o seu negócio em realidade.
A entidade fará investigações para verificar a validade contida nas informações apresentadas sobre o modelo de negócios da empresa: se aprovada, terá o suporte da Anjos do Brasil na captação de investidores-anjo.
Incubadoras de empresas
São instituições que ajudam micro e pequenas empresas que oferecem algum grau de inovação em seus produtos e serviços. O empresário presente em uma incubadora tem acesso a diversos benefícios, tais como suporte técnico, auxílio na gestão empresarial e formações específicas para melhorar a capacitação de todos os componentes do negócio.
Além disso, incubadoras também podem ajudar a realizar o marketing do negócio, além de prover assistência jurídica, contábil e comercial. Se você possui algum produto ou serviço diferenciado e deseja abrir sua empresa, pode realizar sua inscrição nos programas de incubadoras.
Realize um projeto extenso, transparente e detalhado para aumentar as suas chances de aprovação. É importante citar que você não precisa ser necessariamente Pessoa Jurídica para apresentar seu negócio: pessoas físicas também podem submeter seus projetos para aprovação.
O Sebrae de sua região pode ajudar você a achar incubadoras para submeter seu plano de negócios.
Parques tecnológicos
Se sua empresa trabalha no ramo de ciência e tecnologia, os parques tecnológicos podem ser grandes espaços para transformar sua ideia em um produto. Os parques tecnológicos costumam unir instituições de ensino e pesquisa, as indústrias e o poder público para otimizar os processos necessários e transformar projetos inovadores em realidade.
Trabalhar por meio deste tipo de iniciativa possui várias vantagens, como o auxílio em pesquisa, integração entre empresas regionais e, o mais importante, um ambiente aberto a novas ideias.
O poder público pode incluir incentivos atrativos para a criação de parques tecnológicos, pois, como é de se imaginar, novas empresas geram novos empregos, aumentam a arrecadação e diminuem as desigualdades sociais.
BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um órgão público federal criado em 1952. Trata-se de um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e sua principal função é apoiar empreendedores de todos os portes na criação e no desenvolvimento de suas empreitadas.
O BNDES oferece linhas de crédito com condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, disponibiliza linhas especiais para profissionais que dedicam seus esforços nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar, entre outros. Além disso, o banco também atua na criação de soluções inteligentes durante períodos de crise socioeconômica, realizando planos para equilibrar as contas dos brasileiros.
Por se tratar de uma instituição pública, suas taxas costumam ser bastante atrativas, sobretudo aos que estão começando a empreender. Pode ser uma ótima ideia fazer um orçamento perante a instituição.
ANPROTEC
A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) trabalha por meio de atividades de capacitação profissional para empresas, além de auxiliar na elaboração de políticas públicas e disseminação de conhecimentos fundamentais para os negócios.
Uma das características mais interessantes da ANPROTEC é que ela possui centenas de associados nos mais variados nichos, como parques tecnológicos, incubadoras, sistemas de coworking e instituições de ensino e pesquisa – tudo para atrelar o empreendedorismo à inovação.
O órgão promove diversas oportunidades interessantes a todos os nichos de mercado.
Se você possui ideias legais que podem se transformar em grandes produtos ou serviços, não deixe de conhecer as oportunidades divulgadas pela ANPROTEC.
Por fim, o número de Pequenas e Médias Empresas vem crescendo cada vez mais no Brasil. Segundo informações do Empresômetro, mais de 7,6 milhões de empresas foram abertas (em números absolutos). Isso significa que todo o cuidado é pouco na hora de empreender: selecionar um bom contador para sua empresa, desenhar corretamente o modelo de negócios, buscar financiamento coletivo ou bancário são etapas delicadas que exigem bastante estudo e planejamento.
Ninguém cresce sozinho. Portanto, não deixe de buscar auxílio para colocar suas ideias em prática. O que não falta são órgãos capacitados a lhe atender e prestar toda a consultoria necessária para que seu negócio prospere e dê excelentes resultados.
Analise quais instituições atendem melhor às suas necessidades e entre em contato com elas. Caso precise de ajuda para abrir ou melhorar os produtos e serviços de sua empresa, a I Propose pode lhe ajudar a dar os primeiros passos com chave de ouro.