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Otimização da Conversão (CRO): Como otimizar as conversões do seu site para vender mais

Otimização de Conversão ou Otimização da Taxa de Conversão são técnicas de marketing digital utilizadas pelas empresas com o objetivo de melhorar a performance do seu site e, consequentemente, de aumentar a taxa de conversão dos leads em clientes.
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Aumentar a taxa de conversão é o grande desejo de muitos empreendedores. Nesse sentido, criar técnicas para otimizar essas estratégias é primordial. Pensando nisso, criamos um conteúdo completo sobre otimização da conversão (CRO). Quer conferir? Basta continuar a leitura!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é CRO?

Conversion Rate Optimization, traduzindo para o português, refere-se à Otimização da Taxa de Conversão.

Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias que visam atrair e converter os usuários de um website em clientes.

Portanto, são técnicas que buscam fazer com que determinada página fique mais atrativa para que, assim, o lead sinta interesse em realizar determinada ação. Por exemplo, o objetivo pode ser fazer com que a persona baixe um e-book ou realize uma compra.

Portanto, independentemente da finalidade, saber a sua taxa de conversão é importante para a melhoria dos processos da sua empresa.

Por que o CRO é importante?

Pois bem, utilizar essa estratégia na sua empresa é importante para que consiga mensurar suas ações, e assim, criar estratégias para melhorar seus resultados.

Por exemplo, caso você acompanhe os resultados, mas perceba que o público não está convertendo, é a hora de entrar em ação e tentar fazer mudanças para atrair novos clientes. Se não acompanhar essa taxa, você perderá a oportunidade de fazer essas otimizações.

Pensando nisso, caso queira atingir seus objetivos mais rapidamente e aumentar seus lucros, comece a acompanhar a Otimização da Taxa de Conversão (CRO) da sua empresa.

O que é uma conversão?

Nos tópicos anteriores, te apresentamos o que é o CRO e a sua importância. E, neles, abordamos o termo conversão. Mas você sabe o que isso significa?

Para que o conceito de CRO fique ainda mais claro, é importante entender a palavra conversão. Pois bem, usamos esse termo quando uma pessoa realiza determinada ação importante para o objetivo da empresa. Criar estratégias para que seu cliente converta é essencial para o crescimento do seu negócio, portanto, aposte no CRO.

Por que fazer a otimização da conversão?

Otimizar as suas páginas para que elas aumentem a taxa conversão é primordial para o sucesso da sua empresa. Isso porque, fazer com que essas taxas sejam maiores irá fazer com que seus resultados sejam alcançados mais rapidamente.

Imagina, quanto maior a quantidade de visitantes que conseguir convencer para tomar uma decisão que favoreça a sua empresa, melhor serão seus resultados. Portanto, tente otimizar a sua taxa de conversão!

Você deve estar se perguntando como descobrir essa taxa. Então, o cálculo é bem simples, a fórmula é a seguinte:

número de conversões / total de contatos = taxa de conversão

Por exemplo, imagine que 150 pessoas visitaram seu site, porém, apenas 24 realizaram a ação desejada pela empresa que, no caso, era realizar uma compra. A conta ficaria da seguinte forma:

Taxa de conversão = 24 / 150

Taxa de conversão = 0,16, ou seja, 16%.

O cálculo é muito simples, sendo assim, comece a aplicá-lo no seu negócio, lembrando que não existe um valor exato para uma taxa de conversão ser considerada boa, é preciso analisar o seu mercado e as particularidades da sua empresa.

Sendo assim, somente considerando as suas características é possível identificar se uma página é eficiente ou não, portanto, sempre compare seus resultados.

Como funciona uma estratégia de CRO

Agora que já entendeu os conceitos, está na hora de aprender o passo a passo do funcionamento dessa estratégia. Confira!

  • Recolha o máximo de dados do seu público.
  • Saiba interpretar as informações adquiridas.
  • Após isso, comece a realizar os testes.
  • Otimize os testes conforme as necessidades apresentadas.
  • Repita o ciclo.

A partir desse passo a passo, você conseguirá manter a estratégia funcionando perfeitamente dentro da sua empresa.

Taxa de conversão: como otimizar

No tópico anterior mostramos como funciona a estratégia. Veja a seguir como fazer para otimizá-la.

Ofereça conteúdos de qualidade

Convencer o público para realizar uma ação interessante para a empresa não é uma tarefa simples. Portanto, é preciso investir em conteúdos de qualidade, pois, somente assim, a pessoa realizará a ação desejada.

Por exemplo, seu site pode receber diversos visitantes, porém, por ter um conteúdo irrelevante, a taxa de conversão será muito baixa.

Saiba com quem está falando

É preciso definir um público ideal para o seu negócio. Pensando nisso, mapeie seus interesses e a melhor linguagem para se comunicar com eles.

Após isso, comece a utilizar essas informações a seu favor. Neste momento, opte por uma linguagem, seja ela mais formal, técnica, descontraída, dentre outros.

Apresente as dores do cliente

Quando buscamos por algum produto ou serviço, esperamos que ele resolva nossas dificuldades. Portanto, apresente as dores do seu cliente e mostre como a sua empresa o ajudará a resolver. Com essas informações, a persona se sentirá mais atraída pelos itens oferecidos pela sua marca.

Incentive a ação do cliente

Deixe bem claro, mas sem forçar a barra, a ação que deseja que seu cliente execute. Por exemplo, caso queira que ele faça o download de um e-book, uma boa opção é utilizar a seguinte frase: “Baixe o material agora mesmo”.

Faça o teste A/B

Por fim, teste as suas páginas. Lembrando que para fazer o teste A/B você não deve fazer 2 páginas completamente diferentes, por exemplo, mudar todo o texto do conteúdo. É preciso alterar apenas alguns detalhes, como cor de algum botão, título do texto, dentre outras opções.

Essa ação é importante para que consiga entender o que funciona melhor com o seu público, para que assim, consiga otimizar cada vez mais os seus resultados.

Gostou das dicas? Elas são bem simples, mas, com certeza, farão muita diferença no desempenho da sua taxa de conversão.

Principais vantagens na otimização da conversão

Para que você se certifique de que realizar a estratégia de CRO é a opção ideal para a sua empresa, separamos os principais benefícios. Confira a seguir!

Maior lucro em um tempo menor

É isso mesmo! Criar estratégias que aumentam a taxa de conversão fará com que os resultados da sua empresa sejam alcançados em um prazo menor. Por exemplo, se a meta é vender 100 produtos, e antes a empresa convertia 10 pessoas por dia, e depois da otimização, passa a converter 20, o tempo será reduzido pela metade.

Consequentemente, como o número de vendas será maior, o lucro também aumentará.

Um lucro maior, com a mesma carga de trabalho

Para converter o público, você não precisará aumentar o número das suas páginas, basta apenas otimizar para que elas fiquem melhores. Com isso, o número de trabalho será o mesmo, mas o valor do faturamento aumentará.

Menor custo por cliente

Imagine que gastou R$ 50,00 por uma campanha e 5 leads se converteram. Você estará pagando R$ 10,00 por venda, certo?

Se melhorar a sua página e o número de vendas forem 10, você conseguirá reduzir seus custos por cliente para R$ 5,00. Excelente, não é mesmo?!

Constrói uma boa experiência para a sua persona

Conteúdos relevantes e que sejam bem estruturados permitirá que o cliente se sinta bem em comprar em sua empresa. Sendo assim, as chances de ele se tornar um cliente fiel e até mesmo um divulgador da marca, são bem maiores.

Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios de otimizar a taxa de conversão da sua empresa. Pensando nisso, não deixe de analisar essa métrica.

Erros muito comuns em CRO

Saber os benefícios do CRO e como aplicá-lo é essencial. Porém, além disso, é preciso entender os principais erros que você não deve cometer:

  • Muitos pensam apenas em construir estratégias de CRO, porém, não adianta realizar as técnicas necessárias se os seus produtos forem ruins. Portanto, pense no seu negócio como um todo.
  • Ser impaciente com os processos. Por exemplo, não adianta testar uma versão da sua página por pouco tempo, pois, essa ação não irá refletir o real resultado.
  • Insistir no erro. Às vezes, algum processo pode não estar dando resultado, sendo assim, não adianta levantar milhares de testes. É preciso saber quando desistir de alguma campanha, por exemplo.

Esses 3 erros são muito recorrentes. Portanto, analise se eles não estão sendo cometidos na sua empresa.

O que nós propomos para você

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que tenha aprendido bastante sobre o assunto. Afinal, aplicar a estratégia de CRO é essencial para o crescimento saudável de uma empresa. Contar com ferramentas para a estratégia de CRO é essencial. Pensando nisso, separamos as principais para te auxiliar.

Por exemplo, para analisar as métricas, você pode contar com o Google Analytics ou o Mixpanel. Já para fazer pesquisas, como encontrar as características do seu público-alvo, as ferramentas Qualaroo e SurveyMonkey podem ser muito úteis. Por fim, use a Optimizely e a Unbounce para criar os melhores testes das suas campanhas.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto.

Ebook

Ebook do Sebrae “CRO: Como aplicar em 10 passos”. Nesse ebook, você vai aprender que conversões otimizadas representam aumento nas vendas e reforça a sua marca. Além disso, vai entender melhor o conceito de CRO e conferir dez dicas que podem ajudar a sua empresa.

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