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Otimização de Sites (SEO): Saiba como aparecer nas primeiras páginas do Google

SEO é um conjunto de estratégias que une diversas técnicas em busca da otimização de páginas, sites e blogs com o objetivo de alcançar as melhores posições no ranking orgânico dos sites de busca como o Google.
seo

Você já ouviu falar em SEO? É um termo bem comum no marketing e trata-se da sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Motor de Otimização de Busca.

Pois bem, refere-se a um conjunto de estratégias que une diversas técnicas em busca da otimização de páginas, sites e blogs. O grande objetivo disso é alcançar as melhores posições no ranking orgânico dos sites de busca.

Você sabia que as pessoas prestam mais atenção aos resultados orgânicos do que nas listagens pagas nos motores de busca?

Para que entenda melhor, imagine: ao digitar uma palavra no Google, o desejo é que a sua empresa apareça logo no início, não é mesmo? Afinal, as chances de o público abrir essas páginas são muito maiores. E é nesse sentido que o SEO poderá contribuir para a sua empresa.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Qual a importância do SEO?

O SEO ajuda para que o site fique nas primeiras posições nos buscadores de pesquisas. E, esse fator é importante, pois traz uma maior visibilidade para a sua marca.

Essa atitude contribui para que seus acessos sejam maiores, aumentando assim, as chances da sua empresa conseguir atrair e converter o público em clientes fiéis da empresa.

Ter um site facilmente encontrado pelo Google, por exemplo, ajudará, e muito, no sucesso da sua empresa. Sendo assim, conheça quais são as técnicas e já comece a aplicá-las no seu site.

SEO e funcionamento do Google

Existem diversos buscadores na internet. Porém, sem dúvidas, o Google é o mais usado, equivalendo a quase 98% de todos mecanismos de busca em todo o mundo! Diariamente, recorremos à solução para passar o tempo, estudar e até mesmo trabalhar.

Ele, que é uma empresa multinacional, foi criado em 1998 e, atualmente, é uma das companhias mais conhecidas de todo o mundo. Afinal, rapidamente a solução se espalhou, se tornando assim, uma das ferramentas mais utilizadas e mais importantes nos dias atuais. Por vezes, associamos a internet diretamente ao Google, não é mesmo?

Sendo o Google o maior buscador do mundo, novas consultas de pesquisa são realizadas o tempo todo e mais de 15% de todas as pesquisas nunca foram pesquisadas antes no Google. Com isso, o Google recebe mais de 63.000 pesquisas por segundo em qualquer dia.

Nesse sentido, colocar seu site nas melhores posições nessa ferramenta é um ponto essencial para trazer reconhecimento para a sua empresa. Portanto, aproveite as regras de SEO para te ajudar nessa missão.

Fatores de ranqueamento do Google

Agora, você deve estar se perguntando quais são as técnicas que deve aplicar na sua empresa, para assim, ficar nas primeiras posições do ranking orgânico do Google, certo? Pois bem, existem diversos fatores que influenciam para que isso aconteça. Selecionamos alguns deles. Confira a seguir:

Conteúdo de qualidade

É isso mesmo! Fique atento aos seus conteúdos, pois esse fator é analisado na hora do ranqueamento do Google. Portanto, produza páginas com informações relevantes e originais. Essa ação deve ser feita, pois, o mecanismo de busca consegue detectar conteúdos duplicados e copiados.

Outro ponto importante é organizar seus textos, por exemplo, título principal como “H1”, subtítulos “H2”, dentre outros.

Use palavras-chave no lugar certo

É essencial definir uma palavra-chave para cada página. Portanto, analise e estude bem para decidir quais serão as que se relacionam com o seu conteúdo e são mais procuradas pelo público.

Após definir, insira a palavra-chave no título, na meta descrição, na URL, no texto alternativo e no título da imagem.

Backlinks

Conhece esse termo? Então, basicamente é quando outros sites utilizam hiperlinks que direcionam para a sua página. Essa ação faz com que o Google reconheça seu site como confiável. Afinal, outras empresas estão utilizando suas informações.

Para isso acontecer, a dica é produzir conteúdos de qualidade e confiáveis. Pois, assim, as pessoas irão utilizar suas informações e direcionar o público para o seu site.

Tempo de carregamento

Já entrou em algum site que demorava muito tempo para carregar?

Então, para ficar nas primeiras posições, não deixe que isso aconteça. Essa ação, além de fazer com que o público desista de acessar, fará com que o Google não reconheça o seu site como a melhor opção.

Para ter uma ideia, a média de carregamento dos sites nas melhores posições é de 3 segundos. Portanto, invista em soluções que vão otimizar o tempo de carregamento da sua página.

Esses são apenas alguns dos inúmeros fatores. Portanto, aproveite para aplicá-los!

Qual a importância de ter um blog e/ou site otimizado?

Que o SEO permite com que seu site fique nas primeiras posições no ranqueamento no Google, você já sabe. Mas, o que isso traz para a sua empresa? Veja:

Autoridade

Estar nos primeiros lugares fará com que o público reconheça a sua empresa como referência no segmento. Essa ação aumentará as chances de que ele negocie com a sua marca. Afinal, todos buscam por marcas de referência na hora de realizar uma compra.

Experiência agradável

Como citamos anteriormente, preocupar-se em construir seu site com informações de qualidade é essencial. Com isso, toda a experiência do consumidor será otimizada.

Outra técnica de SEO bastante utilizada é usar imagens e vídeos para contribuir com os conteúdos. E, também, ter sites que se adaptem a versão mobile. Portanto, essas são estratégias que irão contribuir para melhorar toda a jornada do cliente no seu site.

Destaque no mercado

Encontrar formas para se destacar frente aos concorrentes é o sonho de todo empreendedor. Sendo assim, ter sua marca com um bom ranqueamento fará com que você fique um passo à frente em relação aos seus concorrentes.

Entendeu a importância do SEO para a sua empresa? São diversos os benefícios que essa técnica irá proporcionar para o seu negócio. Então, não perca tempo para utilizar a estratégia!

Como começar uma estratégia de SEO?

Que tal começar a aplicar a estratégia no seu site? Basta apenas seguir esse passo a passo:

  • Organize seu site: contar com um site bem estruturado irá impactar no ranqueamento. Aqui, distribua bem as suas informações e defina um objetivo.
  • Escolha as palavras-chave: já falamos delas antes, mas é preciso destacar novamente a sua importância. Portanto, pesquise bem antes de defini-las. Por exemplo, se seu site vende motos, faz sentido a palavra-chave ser marketing?
  • Hora de agir: defina as ações de acordo com seus objetivos.
  • Estude as métricas: saber os indicadores que vão fazer com que seu site fique bem-posicionado é primordial
  • Analise seus resultados: após colocar as ideias em ação, verifique os resultados para ver se suas estratégias estão dando certo.

Aproveite para colocar essas etapas em ação agora mesmo!

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Já falamos bastante sobre a importância dessa solução. Por isso, a seguir você entenderá como fazer uma boa pesquisa.

Primeiramente, defina o tema do seu conteúdo. Essa ação é determinante para escolher palavras que façam sentido com o objetivo da sua marca.

Após isso, use ferramentas para encontrar as palavras-chave mais adequadas. Aqui, existem diversas opções, por exemplo, Keyword Planner e SEMRush. Use a que você se sinta mais confortável.

Feito isso, identifique as melhores oportunidades, ou seja, aquelas palavras mais pesquisadas e que vão ao encontro do seu conteúdo.

O que é SEO on page e off page?

SEO on page são atitudes realizadas dentro do próprio site. Por exemplo, utilizar meta descrição, títulos e subtítulos para facilitar a leitura, dentre outras alternativas.

SEO off page são estratégias feitas fora do site, ou seja, externamente. É o caso de outros sites indicarem a sua página.

Basicamente, o on page está diretamente ligada às suas ações, ou seja, depende 100% de suas atitudes. Já o off Page, se relaciona com o outro, sendo assim, é preciso cultivar boas relações com outras marcas, para que assim, indiquem a página da sua empresa.

Como funciona o SEO Técnico?

O SEO Técnico entra em ação no SEO on page. Basicamente, refere-se a um conjunto de estratégias que visam a “estrutura técnica” do site.

A construção das URLs, a garantia do funcionamento da página e a velocidade do site são algumas das preocupações que o SEO Técnico busca otimizar.

Assim como o SEO on page e o off page, o intuito é melhorar o ranqueamento do site nos buscadores.

O que é SEO Local?

Como o próprio nome sugere, essa otimização é feita por meio da localização, ou seja, o público consegue encontrar empresas que estão próximas a eles.

Essa ação contribuirá para que as pessoas do seu estado, cidade e bairro te encontrem. E, tal atitude irá fazer com que as vendas aumentem, já que terão fácil acesso a sua empresa.

Melhores dicas para otimização de sites

Para finalizar, trouxemos mais dicas para que você consiga de vez aplicar essa estratégia.

  • Tenha conteúdos relevantes.
  • Forneça uma boa experiência a seu cliente.
  • Otimize o tempo de resposta do seu site.
  • Use variações da palavra-chave.
  • Após publicada, nunca altere uma URL.
  • Crie textos alternativos para as imagens.
  • Faça um bom título.
  • Preocupe-se em desenvolver uma boa meta descrição.
  • Use a palavra-chave no início do seu título.
  • Evite URLs longas.
  • Use links internos.
  • Preocupe-se em ter um conteúdo bem escrito.
  • Faça bom uso de links externos.

Quanto tempo levará para que as técnicas de SEO aumentem o ranking da minha empresa?

Não existe garantia de que sua empresa vai aparecer nas primeiras páginas do Google se você otimizar o seu site com técnicas de SEO. Tudo leva tempo, principalmente se o seu site for novo. Isso porque os bots de pesquisa levarão algum tempo até conseguirem rastrear o seu site. Também, mesmo depois de rastreada, pode demorar um pouco mais para que a página seja indexada.

Mas não fique triste! Você pode acelerar esse processo se conseguir fazer com que outras empresas, que detém autoridade, insiram seu link nos conteúdos delas.

Por fim, para evitar decepções ou achar que ter contratado uma consultoria, seus problemas estarão resolvidos, entenda que isso tudo pode levar meses até que as páginas do seu site sejam encontradas e indexados nos bots de pesquisa.

Entenda que SEO é uma tarefa contínua, diária. Portanto, o empreendedor precisa ser dedicado e sistemático e não desistir nunca.

O que nós propomos para você

Conseguiu entender tudo sobre SEO? Esperamos que sim! Para além de fazer o uso dessas informações, é importante contar com empresas referências em SEO para te ajudar nessa missão.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a otimizar o seu site agora mesmo!

Consultoria Sebrae

Ebook

Ebook do Sebrae “Check List SEO”. Seo não é apenas palavra-chave. Existem muitas formas de você conseguir otimizar o seu site para que ele apareça nas primeiras páginas do Google. Baixe o ebook e conheças as primeiras formas de otimização.

Vídeo

01 – Vídeo do Canal do Consultor10 Dicas de SEO para utilizar no seu Site e dominar o Ranking do Google atraindo milhares de visitas”. Assista esse vídeo e veja como se destacar nos melhores lugares no ranking do Google.

02 – Vídeo do Canal da MiragoSEO – Curso MARKETING DIGITAL para Iniciantes”. Trata-se de um curso, muito bom por sinal, onde o Ludy Amano explica muito bem sobre as técnicas de SEO e o sobre funcionamento do Google.

Curso

Curso online e gratuito do Sebrae “Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença”. Nesse curso de 6 horas, você vai aprender a impulsionar os resultados do seu negócio através do marketing digital. O curso contempla os seguintes módulos:

  • SEO e SEM.
  • Links Patrocinados.
  • Técnicas de Vídeo Marketing.
  • Influência digital.
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