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Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Marketing: Aprenda como fazer

A pesquisa de mercado identifica o perfil e as necessidades do consumidor, enquanto que a pesquisa de marketing coleta dados e informações sobre determinado mercado, servindo para conhecer informações relevantes ao plano de Marketing.
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Quer saber mais sobre pesquisas de mercado e pesquisa de marketing? Entenda agora o que é e qual a sua importância para as empresas, por que fazer pesquisa de mercado, como organizar o planejamento da pesquisa, as etapas para a coleta de informações e muito mais.

Ao pensar em empreender, você já deve ter se feito algumas perguntas importantes: quem é meu público-alvo? Quanto vai me custar em tempo e dinheiro? Quais são os meus objetivos? Quais técnicas eu vou usar e como vou montar meu plano de negócios? Como está meu mercado atualmente?

Se você ainda não encontrou todas as respostas, é hora de entender a importância de fazer pesquisas na área em que sua empresa atua. Por isso, vamos conceituar rapidamente essa ideia, para que então você possa partir para a ação!

Veja sobre o que trataremos neste post:

Por que fazer pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado é muito importante. E ela pode ir muito além de uma primeira ideia, afinal, não se trata apenas de checar se o produto ou serviço será lucrativo, embora essa seja certamente uma consideração importante para qualquer empresário.

Em alguns casos, também é uma questão de permanecer no negócio. Se não houver mercado para seu produto ou serviço, você precisa descobrir o mais rápido possível e ajustar seus planos de acordo, mesmo que já tenha investido pesadamente no projeto.

Ao conseguir informações e dados exatos sobre o mercado em que atua, você pode tomar decisões para seu negócio de maneira mais segura, economizando tempo e dinheiro. Saiba mais como montar seu plano e começar seu negócio bem-preparado.

O que é Pesquisa de Mercado?

É uma pesquisa que visa identificar o perfil do consumidor e as suas necessidades. Ela serve para esclarecer dúvidas e saber qual a aceitação da marca pelo público-alvo (entendendo seu comportamento de compra), entre outras coisas importantes.

Você já parou para pensar sobre isso?

Para fazer um bom trabalho em Marketing você precisa saber quem são os seus clientes, onde estão localizados geograficamente, como se comportam, quais são os desejos de quem vai consumir seu produto e até conseguir identificar oportunidades antes dos outros.

Então você deve agora estar se perguntando: como posso fazer minha própria pesquisa de mercado? A gente te mostra.

Veja abaixo o passo a passo na prática e de forma clara e objetiva:

Defina seu objetivo

O que você quer descobrir com a pesquisa que vai realizar? Se sua marca é lembrada e bem-vista? Seus consumidores acreditam no que você vende? Quer saber se um novo produto vai funcionar?

Tendo seu objetivo claro, entre em ação com o segundo passo.

Escolha o método

Agora que você sabe as respostas que procura, defina a melhor forma de fazer as perguntas. Você pode, por exemplo, enviar e-mails para sua base de clientes pedindo ajuda e respostas, pode elaborar uma enquete no Instagram ou um questionário através de ferramentas gratuitas, como o Google Forms.

O importante é colher e armazenar esses dados.

Entenda as respostas

Você já sabia o que precisava perguntar e coletou respostas. Agora é hora de analisar essa informação. Se você tem respostas elaboradas por escrito, leia com atenção. Compreenda a mensagem e organize por semelhança. Se coletou dados como números, monte gráficos para poder olhar para eles e visualizar as respostas.

Parta para a ação

Já tem as respostas e análises? Hora de agir! Depois de analisar dados é chegada a hora de tomar as melhores decisões para montar a estratégia e colocar ou renovar seu serviço, ou produto no mercado. Se você fez o passo a passo atentamente, vai dar tudo certo!

Continue lendo para conferir exemplos e saber onde encontrar ferramentas para suas pesquisas.

O que é Pesquisa de Marketing?

Vamos esquecer por um momento do consumidor e pensar no produto ou serviço: qual é o preço ideal? Quem é o concorrente? Qual é o tamanho do mercado em que você vai atuar? Quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças?

Como fazer uma pesquisa de marketing

Os métodos de pesquisa de marketing não são muito diferentes da pesquisa de mercado. Você precisa saber qual resposta procura, quais ferramentas estão disponíveis para te ajudar nesse processo e analisar os dados coletados.

 

O que muda, basicamente, são as perguntas. Porém, algo importante deve ser considerado no marketing da sua empresa: manter a rotina de pesquisa e coleta de dados.

Por isso, montamos essa lista de 4 palavras fundamentais do glossário de marketing:

Benchmarking

Ajuda as organizações a melhorar seu conteúdo, marketing e esforços de Relações Públicas ao descobrir o que funciona melhor em seu setor. Isso é feito através da comparação com empresas e produtos semelhantes que tenham resultados bem-sucedidos.

CRM

Gerenciamento de relações com o consumidor. CRM é o método de relacionamento com os clientes que tem por base captar, gerir e proteger dados para se conhecer os hábitos e necessidades dos consumidores.

Cronogramas

Ainda não sabe o que é cronograma? Ele é um instrumento para planejamento e execução dos objetivos da sua empresa. Com base nele, você pode fazer a gestão das atividades do seu negócio ou serviço. Acompanhar os passos, datas e saber se o projeto está fluindo como planejado. Se não estiver, é só rever e mudar o que não funciona.

KPIs

O KPI é um indicador escolhido por você para medir resultados. Através dele você vai avaliar e monitorar a performance do seu negócio, serviço ou produto. Ele pode ser, desde a meta de receita e lucro da sua empresa até o número mensal de reclamações dos seus clientes, por exemplo. Portanto, defina seus KPIs e monitore.

Análise SWOT

SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Você pode, basicamente, reunir sua equipe e fazer um quadro listando possibilidades e existência de cada um desses itens.

Por exemplo, se você vai vender brigadeiro, uma força é o sabor único da sua receita, uma fraqueza é a falta de capital inicial para seu negócio, uma oportunidade é vender apenas em aplicativos de delivery de comida e uma ameaça é a concorrência na sua área de entrega.

Exemplos, ferramentas e aulas

Agora que você já entendeu todos os conceitos, conhece a técnica e sabe, na teoria, como fazer sua pesquisa de mercado, vamos entender este conteúdo, na prática, analisando exemplos, conhecendo ferramentas e assistindo aulas importantes e rápidas sobre o tema.

Como ter mais informações sobre meu público-alvo? Se é essa é uma das perguntas que está se fazendo, boa notícia: a Pluga, empresa que presta serviços de integração de ferramentas, disponibilizou, gratuitamente, alguns exemplos de enquetes que você pode utilizar em sua pesquisa. Uma delas está aqui e serve de modelo para isso:

Clique para acessar no Google Drive da Pluga.

Com o modelo pronto em mãos, vamos para uma ferramenta gratuita para distribuição dessa pesquisa e coleta de dados, o Google Forms.

Acesse a página e comece a criar gratuitamente. Você pode definir o modelo, cor e opções de resposta, e se quer resposta escrita ou múltipla escolha. Depois de pronta a pesquisa, você pode enviar por e-mail pelo próprio site do Google Forms, ou salvar o link e enviar para os pesquisados como achar melhor.

Toda pesquisa deve ter seu resultado analisado e colocado em um relatório, para análise de dados, divulgação aos interessados e até mesmo para documentação do histórico da sua empresa. Como aqui estamos falando de um projeto para pesquisar o mercado do seu negócio, você pode também pode optar por manter essa informação confidencial.

Cursos e vídeos: Sebrae

Você já tem informações suficientes para pensar suas pesquisas de marketing e mercado e já conhece as ferramentas e passo a passo para realizar uma. Ainda assim, é importante saber que não precisa empreender sozinho. O Sebrae, por exemplo, ajuda empreendedores com atendimentos e cursos gratuitos.

Selecionamos um vídeo deles chamado ”Como fazer pesquisa de mercado”, que está disponível no YouTube e no site oficial. Tem 2 minutos? Então assista:

Entre os cursos online e gratuitos que podemos indicar para você aperfeiçoar seus métodos e pesquisa estão:

Texto: Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica

Ao acessar esse link, você terá acesso a um texto da editoria de planejamento estratégico do Sebrae, mostrando os passos de uma pesquisa eficaz, ensinando a definir público-alvo e detalhando formas de fazer pesquisa para lançamento de produtos.

Cartilha: Como elaborar uma pesquisa de mercado

Neste manual dividido em nove passos, você pode se aprofundar nos temas tratados nesse post.

Curso Online Sebrae: Análise de negócio e pesquisa de mercado

Este curso, que tem uma hora de duração, é indicado para microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos e ainda oferece certificado digital de conclusão.

O objetivo, de acordo com a própria descrição do site do Sebrae é: “Aprenda a elaborar e a aplicar uma pesquisa de mercado para adquirir o conhecimento necessário antes de tomar decisões sobre a sua empresa.”

Acesse para iniciar o curso gratuito.

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