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Planejamento Estratégico: O guia completo do empreendedor de sucesso

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Não importa qual seja o porte ou o segmento da sua empresa: o planejamento estratégico é uma ferramenta imprescindível para orientar uma gestão mais focada e eficiente, criando as condições adequadas para que os objetivos de curto, médio e longo prazo sejam atingidos. A seguir, saiba tudo sobre esse planejamento, o que é, como elaborá-lo, o que não pode faltar e porque ele é tão importante para o sucesso da sua empresa.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Planejamento estratégico: o que é e como elaborar?

É chamado de planejamento estratégico o processo de elaborar, organizar e implementar uma estratégia de gestão coerente com os objetivos que a empresa tem. Pode-se dizer que ele é o caminho que conduz o empreendedor do status em que ele se encontra até o lugar onde pretende chegar. Por exemplo: se o seu objetivo é que a sua empresa esteja entre os cinco maiores faturamentos da cidade no seu segmento nos próximos três anos, deverá elaborar um planejamento estratégico para atingir essa meta.

Ele é uma ferramenta essencial porque ao colocar no papel as metas e o plano de ação para realizá-las, permite que o empreendedor tenha uma visão mais assertiva do seu negócio e daquilo que ele precisa fazer para chegar aonde deseja. É comum, também, que os empresários tenham a visão daquilo que gostariam de conquistar, mas que o caminho para isso lhes pareça um tanto obscuro. Esse cenário normalmente se dá pela falta do planejamento estratégico.

Além disso, ele também ajuda a otimizar os recursos da empresa, direcionando-os da maneira certa de acordo com os objetivos a serem atingidos.

Características de um bom planejamento estratégico

Agora que você já sabe o que é um planejamento estratégico, observe quais são as características que ele sempre deve ter:

  • Respeitar a individualidade da empresa. Dois empreendimentos, ainda que sejam do mesmo segmento, terão planejamentos diferentes porque suas realidades são distintas. O planejamento não deve seguir um padrão, deve ser um olhar atento para as potencialidades e desafios de cada negócio.
  • Ter objetividade, clareza e transparência. Ele deve facilitar o fluxo dos negócios e não se tornar mais uma burocracia.
  • Incluir todos os departamentos de forma integrada, afinal, cada um terá o seu papel para que a empresa atinja os seus objetivos.
  • Ser compartilhado com os representantes de cada setor. Não basta que apenas o empreendedor tenha conhecimento da estratégia, todos precisam saber!
  • Ser uma porta aberta para que o empreendedor e todos os seus colaboradores saiam do modo “piloto automático” e entrem em uma nova perspectiva, buscando soluções reais para os problemas da empresa e construindo as condições necessárias ao seu crescimento.

Como montar um planejamento estratégico?

Para montar o seu planejamento estratégico, o ponto de partida é a resposta de três questões:

  • Onde a sua empresa está nesse momento?
  • Aonde a sua empresa deseja chegar?
  • Como ela vai chegar até lá?

Você vai perceber que a elaboração do planejamento nada mais é do que um detalhamento desses questionamentos. Embora eles pareçam simples, ao respondê-los, o empreendedor está situando a sua empresa no presente, projetando o seu futuro e descrevendo os passos que separam esses dois momentos.

Tendo respondido às três perguntas, siga os seguintes passos para elaborar o seu planejamento:

Análise de cenário

A primeira etapa deve ser um levantamento dos ambientes interno e externo. Você pode começar pelo interno: identifique quais são as características principais da sua empresa, suas forças e fraquezas, o quanto ela fatura atualmente, quantos colaboradores tem, quais são seus produtos e serviços, qual a qualidade deles, dentre outros. A ideia é fazer um “raio X” completo, com o máximo possível de informações.

Depois, analise o cenário externo. Essa é a etapa de olhar para o seu público-alvo, levantando o máximo possível de características; identificar os concorrentes diretos e indiretos, analisando seus respectivos pontos positivos e negativos; analisar como está o mercado para o seu segmento, quais são os números mais recentes e as projeções para o futuro.

Feito isso, você terá situado a sua empresa no contexto interno e externo e terá uma boa base de dados para seguir para as próximas etapas.

Definição do modelo de planejamento

Existem diversos modelos de planejamento estratégico. Os mapas estratégicos, por exemplo, organizam as informações de forma visual, estabelecendo graficamente a relação entre elas. Os modelos mais tradicionais dispõem os dados coletados em formato textual. Independentemente do modelo escolhido, o mais importante é contemplar todas as questões importantes e escolher um tipo de organização que funcione melhor dentro da sua empresa.

Definição de missão, visão e valores

Esses termos não são apenas tópicos para inserir no site da empresa: eles devem estar no cerne do planejamento estratégico para que todas as ações sejam coerentes com a sua identidade. Veja o que levar em conta ao definir cada um deles:

  • Missão: é o motivo pelo qual a sua empresa existe hoje, a razão pela qual ela foi criada, sua razão de ser.
  • Visão: é a sua projeção para o futuro.
  • Valores: são os princípios inegociáveis que servem de norte para todas as ações que são realizadas na empresa.

Definição de objetivos

Essa é uma das partes mais importantes do planejamento estratégico e que deve ser feita com todo o cuidado. Defina objetivos de curto, médio e longo prazo, observando os seguintes critérios:

  • As metas podem ser ousadas, mas devem ser realizáveis. Por isso, não podem ser estabelecidas ao acaso, devem levar em conta toda a análise de cenário e recursos da empresa.
  • Cada objetivo deve ter um tempo determinado para ser realizado. Caso contrário, nunca será uma prioridade para a empresa.
  • Esses objetivos precisam ser mensuráveis. Por exemplo: ao invés de colocar que você deseja aumentar o faturamento da empresa em um prazo de cinco anos, defina de quanto deverá ser esse aumento.
  • Defina quais serão os indicadores de cada objetivo. Assim, você poderá acompanhá-los ao longo do processo para saber se a estratégia está correta ou não.
  • Tenha clareza e objetividade. Os objetivos devem ser compreendidos com muita facilidade por todo o seu time.

Por fim, lembre-se: as metas devem ser SMART (eSpecíficas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais). Os objetivos vão se tornar o norte do trabalho da empresa! Deixe-os sempre em um lugar bem visível para recorrer a eles sempre que necessário.

Fragmentação de objetivos e definição de indicadores

No planejamento estratégico, é natural que sejam colocados objetivos grandes e de longo prazo. Por exemplo: triplicar o total de vendas da empresa em até cinco anos. O ideal é fragmentá-lo em metas menores, de prazo mais curto, porque além de manter a equipe motivada, também será mais fácil de mensurar por meio dos indicadores.

No exemplo citado anteriormente, você pode definir qual precisa ser o aumento semestral das suas vendas para que, ao final de cinco anos, elas tenham triplicado em relação ao status atual. Ao fazer isso, a cada seis meses será possível analisar os relatórios de vendas e observar se aquela meta foi atingida ou não. Nesse caso, a quantidade de vendas é o indicador a ser acompanhado, porque é esse número que mostra de maneira exata se o objetivo está ou não sendo atingido.

A fragmentação de objetivos e o acompanhamento de indicadores vai evitar o pesadelo de todo empreendedor: chegar próximo ao prazo final que foi estabelecido e perceber que está longe de alcançar seus objetivos. Afinal, ele vai acompanhar periodicamente e terá tempo hábil de mudar a estratégia.

Estratégia e plano de ação

Tendo os objetivos bem claros, é o momento de definir a estratégia e o plano de ação para alcançá-los. O melhor é criar um plano para cada objetivo, sem deixar de lado as seguintes questões:

  • Quais setores serão responsáveis por atingir essa meta e qual será o papel de cada um.
  • O que cada setor deverá fazer para alcançar o objetivo proposto.
  • Quanto a empresa terá que investir e como esse investimento será direcionado.
  • O que cada setor ou colaborador vai ter que entregar periodicamente.
  • Quais indicadores serão acompanhados.

Nessa etapa, quanto mais específicas forem as tarefas, melhor! É praticamente um passo a passo do que a empresa tem que fazer. E se esses passos forem seguidos, mas os indicadores mostrarem que não está havendo evolução, será necessário rever o plano de ação. Não tenha medo de fazer isso, ele não precisa e nem deve ser considerado imutável.

Monitoramento constante de resultados

É essencial estabelecer uma periodicidade para monitorar os resultados que estão sendo alcançados pela aplicação do plano de ação. Esse monitoramento deverá ser realizado com base nos indicadores previamente definidos e deve servir como base para a tomada de decisões. Ou seja: o monitoramento serve justamente para refinar e ajustar a estratégia.

Dificilmente, a estratégia estabelecida no início do planejamento vai alcançar os resultados esperados sem nenhuma mudança. Afinal, alguns cenários e situações não podem ser previstos, por isso o plano deve ser adaptado conforme ele vá acontecendo.

Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional

Essa é uma questão que costuma deixar os empreendedores em dúvida: qual a relação entre planejamento estratégico, tático e operacional?

Basicamente, os planejamentos tático e operacional estão dentro do planejamento estratégico. O tático vai focar nos objetivos maiores da empresa e focar na execução dos planos de ação elaborados para atingi-los. Enquanto isso, o operacional se ocupa de uma realidade mais específica, ou seja, na execução das ações no dia a dia da empresa. Por isso, os três precisam estar em perfeita harmonia e com foco nos mesmos resultados.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Precisa de suporte na elaboração do seu planejamento estratégico? Preparamos abaixo uma lista com ótimas dicas para você se aprofundar mais no assunto e aplicar todo o conhecimento a favor da sua empresa. Vamos lá?

01 – Curso 01 do Sebrae online e gratuito “Planejamento estratégico para empreendedores”. Nesse curso de 3 horas você vai aprender a definir estratégias claras para seu negócio expandir e como garantir que elas sejam executadas. Os módulos do curso são:

  • A Importância da Estratégia.
  • Metodologia.
  • Análise do Cenário.
  • Estratégia.
  • Plano de Ação: Execução.
  • Regras do Jogo.
  • Competências do líder.

02 – Curso 02 do Sebrae online e gratuito “Invista no Planejamento”. Nesse curso de 3 horas você vai conhecer a importância do planejamento para tomar a decisão de abrir ou não uma empresa, bem como aprenderá a diferenciar “ideia” de “oportunidade”, percebendo quais necessidades do mercado ainda não foram atendidas. Os módulos do curso são:

  • Ideias e oportunidades.
  • Avaliar previamente as oportunidades.
  • Decidir e planeja.

03 – Curso 03 do Sebrae online e gratuito “Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio”. Nesse curso de 3 horas você vai aprender quais são as etapas do planejamento estratégico e a montar estratégias de competitividade para atingir um bom desempenho do seu negócio. Os módulos do curso são:

  • Os perigos de trabalhar sem planejamento.
  • As seis etapas do planejamento estratégico.
  • Estratégias competitivas.
  • Sistemas de medição de desempenho.

04 – Curso 04 do Sebrae online e gratuito “Planejamento para fazer acontecer: ferramentas – parte I”. Nesse curso de 6 horas você vai aprender a usar três técnicas práticas e visuais para planejar a gestão dos negócios: PCDA / 5W2H / Diagrama de causa e efeito.

05 – Vídeo do Blog Abri Minha Empresa O Que É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (Como Desenvolver Um Do Jeito Certo?)“. Você quer aprender a planejar de forma correta? Então, assista ao vídeo e aprende muito mais!

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