Planejamento Estratégico

Você já pensou onde sua empresa estará daqui a três anos? Tem um plano claro para evoluir da situação atual para onde deseja estar? Embora ninguém possa prever o futuro com certeza, sem mudanças hoje, o amanhã será apenas uma repetição do passado.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta poderosa que pode definir intencionalmente o futuro do seu negócio. Adaptável a qualquer tipo de empresa, essa abordagem ajuda a visualizar e a alcançar a visão de futuro desejada.

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Balanced Scorecard é um sistema de gestão que permite que uma empresa defina, rastreie e alcance suas principais estratégias de negócios e objetivos com base e 4 perspectivas: clientes, processos internos, financeira e aprendizado e crescimento. Dessa forma, possibilita trabalhar pensando no futuro e garantindo um crescimento sólido às empresas.

Consultoria empresarial é uma prática empresarial que tem como objetivo buscar o auxílio de profissionais externos à empresa para que ajudem a identificar fraquezas e definir planos de ação para superar os principais desafios e, como isso, fornecer informações para aprimorar a tomada de decisão, a produtividade e a expansão das empresas.

Diagnóstico empresarial é uma ferramenta de gestão que avalia em detalhes o funcionamento de uma empresa como um todo e das suas principais áreas de gestão (financeira, operacional, marketing, recursos humanos), tendo como principal objetivo identificar as dificuldades e oportunidades para que a empresa possa tomar medidas de melhorias ou de investimentos.

Expansão empresarial é um conjunto de decisões estratégicas que têm o objetivo de diversificar e expandir as atividades de uma empresa. Ou seja, é quando um negócio atinge seu ponto máximo de crescimento e, então, busca por novas opções para gerar lucros e manter-se bem no mercado. A ampliação pode ser para atingir novos clientes, novos mercados ou novas tecnologias.

Ferramentas de gestão são técnicas e modelos que auxiliam os gestores a acompanhar, mensurar, aprimorar e controlar processos, projetos, pessoas e a qualidade dos produtos ou serviços, apoiando-os na tomada de decisões e facilitando o trabalho estratégico para proporcionar melhores resultados ao negócio.

Métodos ágeis são um conjunto de práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida, eficiente, flexível e de alta qualidade de um produto ou serviço, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa, incentivando o trabalho em equipe, auto-organização e muito mais.

A modelagem de processos de negócio ou Business Process Modeling (BPM) é uma prática de representação de processos que visa compreender, comunicar e otimizar processos dentro das organizações, sendo utilizada para entender os fluxos de trabalho da empresa com alto nível de detalhamento, incluindo atividades, pessoas e comunicação.

Importantes para o planejamento e execução de um projeto, as partes interessadas, ou stakeholders, são indivíduos, grupos ou organizações que podem afetar, ser afetados ou perceber que serão afetados positivamente ou negativamente por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto.

O planejamento estratégico é uma ferramenta que permite ao gestor decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos. Assim, o planejamento estratégico é o ponto de partida para as etapas futuras de uma empresa que quer chegar aos objetivos com sucesso, permitindo visualizar quais as tarefas necessárias para um determinado resultado.

O Plano de Negócio é um documento de planejamento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. A partir das informações, ele ajuda a definir o que é ou o que pretende ser a empresa, identificando e restringindo seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Sucessão é a passagem do poder entre a atual geração de dirigentes e a que está chegando, proporcionando, desta forma, a perpetuação da empresa e o seu legado. Pode ser dividida em dois grupos: sucessão corporativa quando a empresa busca entre os seus colaboradores um sucessor e sucessão familiar, quando um ente familiar é selecionado para sucessão.

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