PLANO DE EXPANSÃO
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A maior parte das empresas começa suas atividades de maneira mais tímida, geralmente como pequenos negócios. Mas todo pequeno negócio, com o tempo, tem como grande objetivo ampliar sua participação no mercado, tornando-o mais complexo.

Existem inúmeros modelos de expansão empresarial, e nenhum deles pode ser definido como o melhor. A escolha por um ou outro modelo de expansão é decorrente da realidade do mercado onde a empresa atua e sua própria circunstância comercial.

Análise de risco é o processo de identificação e avaliação de possíveis problemas ou ameaças reais do mercado às empresas. Com isso, elas podem se antecipar com medidas de prevenção, evitando ou mitigando os riscos. Ou seja, é um trabalho detalhado de prospecção de possíveis desvios de rota e incertezas conduzido antes da tomada de uma decisão.

Os canais de venda são importantes para o sucesso de qualquer empresa. E uma das formas de você expandir seu negócio é por meio da ampliação desses canais. Para isso, é preciso entender os canais disponíveis no mercado, conhecer bem o seu cliente, ter objetivos claros e escolher os canais que mais atendem as necessidades do seu modelo de negócios.

A descrição da empresa é um breve resumo dos pontos mais importantes da empresa: sua história, a equipe de gerenciamento, onde está localizada, o que faz e o que espera alcançar, a declaração de missão e a estrutura legal. Geralmente aparece após o resumo executivo no plano de negócios e deve enfatizar as características únicas de seu produto ou serviço.

Descrição dos Produtos e Serviços (*)

A descrição do produto no Plano de Negócios deve ressaltar suas características, atributos e benefícios, bem como fornecer detalhes sobre recursos, indicações, utilizações e benefícios para ajudar a gerar uma venda. A qualidade do texto pode estimular ou interromper a conversão, especialmente se não incluir informações que o visitante precisa para decidir pela compra.

Nomenclaturas que fazem parte do planejamento estratégico dentro das empresas. Estratégia é um método estabelecido para se atingir o objetivo. Meta é o marco para avaliar se a tática, estratégia e objetivo estão sendo realizados. E, por fim, objetivo expressa um desejo da empresa, algo maior que se quer alcançar.

Conjunto de ações colocadas em prática para atingir as metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a empresa, representando todo o seu esforço para dar visibilidade ao negócio, atrair clientes e ser reconhecido como autoridade no nicho em que atua.

Histórico financeiro é uma etapa do plano de negócios que visa uma tomada de decisão assertiva e serve para apontar as diretrizes que sustentarão a rentabilidade da operação, estabelecendo as ferramentas de controle para garantir a saúde do caixa e o cumprimento das metas propostas para curto, médio e longo prazos.

Para realizar o mapeamento de oportunidades e ameaças é muito comum utilizar a ferramenta Matriz SWOT, que ajuda o empresário a ter uma visão geral da empresa de um jeito bastante visual, simples e objetivo. Por ser muito simples de executar, a Matriz SWOT acaba sendo muito útil para empresas de todos os portes e tamanho.

As métricas avaliam o comportamento, as tendências e os resultados da execução de atividades do site de uma empresa, juntamente com seu desempenho geral. Já os indicadores (ou KPIs) são calculados a partir de métricas e tem como objetivo calcular o desempenho e a relevância dos processos de uma gestão como um todo.

Se você já se decidiu pela expansão empresarial, é importante que se defina qual será o modelo de expansão que se adequa melhor ao seu modelo de negócios. Aqui vamos listar os modelos com suas respectivas necessidades e impactos, assim você poderá avaliar quais das estratégias melhor se adaptam à sua empresa para crescer e lucrar mais!

Conheça a ferramenta de gestão que controla e mede a saúde financeira da empresa, representando a projeção financeira do negócio como um todo por meio de informações que envolvem despesas e receitas ao longo de um ano ou outro período. Esse planejamento tem como objetivo manter o negócio saudável e competitivo, estabelecendo metas e objetivos orçamentários.

O sumário executivo é um resumo do plano de negócios, sendo a primeira parte de um plano de negócio que resume o mesmo em poucos e objetivos itens. Sua função é informar com rapidez os itens básicos de um novo negócio e despertar o interesse do leitor em seguir adiante na leitura. É importante ser elaborado apenas na conclusão.

Existem diversos tipos de ferramentas em que você pode construir o planejamento para a expansão da sua empresa. Boa parte dessas ferramentas é gratuita e pode ser encontrada em sites do Sebrae para download ou mesmo para ser usado pela internet. Quer saber quais são? Então continue com a leitura!

O plano de expansão empresarial deve ser criado para guiar as equipes durante a transição do negócio atual para o novo, a partir da estratégia definida para o crescimento, mas é importante estar preparado porque entre os que pensam em ampliar os seus negócios, poucos se preparam de forma adequada.