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Plano de Expansão: Guia básico para planejar adequadamente o crescimento da sua empresa

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Um dos principais focos de todo empreendedor é o momento de expansão do seu negócio. Apesar de ser desafiador, a ideia de crescer de forma rápida e saudável é extremamente atrativa, mas esse é um processo que deve ser feito com cautela e muito bem planejado.

Para que a empresa cresça e continue se desenvolvendo positivamente, alguns passos precisam ser tomados e alguns cuidados devem ser considerados. Portanto, é fundamental criar um planejamento para que tudo isso ocorra da melhor forma e este guia visa facilitar esse processo.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Plano de expansão: o que é, primeiros passos e principais características

O plano de expansão empresarial é o primeiro passo para que um negócio cresça mais. Para garantir que isso ocorra de forma saudável para o empreendimento e este tenha uma performance positiva no mercado, alguns cuidados precisam ser tomados.

Esses cuidados no meio empresarial são as conhecidas estratégias. Portanto, o plano de expansão é um conjunto de estratégias que visa planejar o crescimento de uma empresa levando em consideração todos os prós e contras das ações a serem tomadas.

Um plano de expansão deve ser cuidadosamente desenvolvido para que não ocorram problemas. Nesse caso, é utilizada uma gestão de performance para poder avaliar claramente os aspectos essenciais para buscar o crescimento do negócio.

Portanto, alguns aspectos que serão abordados pela equipe responsável por desenvolver essas estratégias ao longo do processo serão:

  • Metas.
  • Riscos.
  • Objetivos.
  • Recursos financeiros.
  • Projeção de lucro.

Esses são os passos a serem seguidos pela gestão de uma empresa para buscar pelo crescimento do negócio. Esses elementos são usados como uma espécie de guia. Portanto, cada um no seu tempo, no processo será um passo à frente para a expansão.

Um ponto a se destacar é que existe um momento específico no qual os gestores identificam que é necessário investir nesse plano de expansão. A adoção dessas estratégias é feita no momento que se reconhece que a empresa chegou ao seu ponto máximo de crescimento da forma como está.

Assim, diante dessa visão, é necessário dar um passo adiante para que a empresa possa crescer. Caso contrário, ela pode se manter segura no mesmo ponto, mas não há investimento em inovação e mudanças positivas que possam atrair mais clientes e consumidores para os seus produtos. Com o tempo, isso pode ser muito mais prejudicial do que prudente.

Esse é um caminho que se toma quando a empresa está pronta para encarar os novos desafios para obter mais lucro, além do objetivo de se reafirmar no mercado como uma organização que está em busca de inovação, atualização de produtos e que visa permanecer como relevante perante os seus clientes e potenciais clientes.

Sendo assim, as principais características de um plano de expansão são:

  • O desenvolvimento as estratégias eficientes.
  • A busca pelo crescimento e pela inovação da marca.
  • Mais lucros.
  • Firmar-se como relevante no mercado.

O primeiro passo para que esse processo seja iniciado é o desenvolvimento do planejamento que será seguido pela empresa, levando em consideração os passos destacados, como as metas e objetivos que levarão a empresa para rendimentos maiores, considerando os riscos e os recursos a serem usados para isso.

A importância de um plano de expansão e as principais estratégias

Diante das características que compõe um bom plano de extensão empresarial, fica claro que a importância de dar esse passo vem exclusivamente do fato de que as empresas que atingem o seu ápice e não buscam por evolução ficam paradas no tempo e, assim, os seus produtos se tornam irrelevantes e obsoletos.

Os motivos para se desenvolver um plano de expansão de negócios são claros, pois a partir desse planejamento a empresa terá a chance de se desenvolver no mercado de forma mais organizada e criativa e pode, assim, conseguir manter os riscos ao mínimo, visando cada vez mais fontes de ganhos.

Esse procedimento também fará com que a empresa tenha condições de visar mais clientes, pois poderá atingi-los com os seus novos recursos, produtos e inovações. Além

disso, também terá uma facilidade maior para criar campanhas direcionadas, desenvolver novos serviços e poderá atender amplamente as necessidades dos seus clientes.

O plano de expansão também visa questões mais técnicas, que tornam essas operações mais seguras para a gestão empresarial. Ao criar um plano claro, este deve visar o mínimo de riscos para que possam ser projetadas aquisições, investimentos, fusões e prejuízos para o negócio.

Portanto, o plano de expansão será extremamente benéfico para a empresa, se feito corretamente e levando em consideração todos os pontos de maior relevância para o processo. Desse modo, serão evitados riscos e será mais garantido que a empresa conseguirá chegar aonde deseja, se tornando mais competitiva no mercado.

As primeiras estratégias a serem levadas em consideração ao decidir por um plano de expansão são básicas. Portanto, devem ser esmiuçadas ao longo do processo para que não haja problemas. Dois dos modelos mais usados são:

  • Estratégia de expansão orgânica.
  • Estratégia de expansão por fusão ou aquisição.

A primeira aborda vários aspectos e pode seguir um caminho a escolha da gestão, que lide com a criação de novos produtos e serviços, o avanço e a expansão no mercado, além do desenvolvimento de canais de distribuição. Dessa forma, a estratégia orgânica fará com que o negócio se expanda naturalmente diante de processos comuns.

A expansão por fusão ou aquisição é um pouco mais complexa, pois ela é feita baseada em aspectos como adquirir uma nova empresa e fundi-la à existente para que, assim, a original possa ter o seu tamanho duplicado muito mais rapidamente do que no caso da orgânica.

Por mais que na teoria pareça simples, na prática, os procedimentos para isso são muito mais extensos, complexos e burocráticos. Logo, muitos cuidados devem ser tomados para avaliar como a empresa que foi adquirida ou fundida estava quanto às questões de fluxo de caixa e resultados.

Vantagens, desvantagens e cuidados com o plano de expansão

Existem muitos pontos a serem considerados ao se adotar um plano de expansão. Por isso, ele aborda tantas questões ao mesmo tempo: o objetivo é cobrir o máximo de áreas com o intuito de evitar erros e problemas ao longo do processo.

Portanto, existem alguns cuidados que devem ser considerados e eles podem ser avaliados ao entender as vantagens e as desvantagens de adotar esse método para o crescimento do seu negócio.

A principal vantagem é o fato de que a empresa vai crescer com esse procedimento. E isso, é claro, é algo positivo porque o objetivo dos empresários é conquistar cada vez mais espaço com os seus empreendimentos no mercado.

Mas, para além disso, as vantagens também são notáveis em relação ao volume de negócios que serão desempenhados pela empresa. Isso porque dessa forma o potencial de lucro será muito maior. Outro fator é que, ao expandir o negócio através de novos mercados, há uma redução clara de riscos relativos às influências externas.

As desvantagens, por outo lado, são vistas através dos desafios que a gestão empresarial terá que enfrentar diante desse novo cenário da empresa. Isso porque com o aumento dos processos, negócios e outras funções no mercado, também será muito mais complexo gerir o empreendimento.

Outra desvantagem que pode ser notada ao longo do processo de planejamento da expansão, é que o fluxo de caixa se torna uma questão. Isso acontece uma vez que é necessário que se tenha mais dinheiro para investir em novos procedimentos e muitas empresas acabam tendo que recorrer a empréstimos para isso.

É importante considerar que, nesse processo, um plano de expansão mal-feito pode fazer com que a gestão perca o foco e fará com que a empresa, consequentemente, acabe tendo problemas com a qualidade do que oferece.

Para evitar problemas ao longo da criação desse plano de expansão, os gestores devem considerar alguns aspetos também antes de decidir seguir adiante, pois são cuidados essenciais para que a empresa não venha sofrer com prejuízo.

Antes de tomar uma decisão final e seguir para o plano de expansão, a gestão empresarial deve levantar os seguintes pontos:

  • Este é o melhor momento para adotar um plano de expansão?
  • Quais serão os gastos da empresa para atingir este objetivo?
  • Quais são as melhores fontes para financiamento, caso seja necessário?

Tendo em mente esses cuidados e os outros pontos destacados, a gestão poderá levar adiante ou não o plano de expansão. Mas é necessário que se tenha essa postura, pois no futuro não valerá a pena investir em algo que não vai render os frutos que a empresa espera, somente por pressa de colocar o plano em prática.

Passo a passo de um plano de expansão

Sabendo todas as informações a respeito dos potenciais problemas, benefícios e o que deve ser levado em consideração ao decidir colocar em prática um plano de expansão empresarial, a gestão já pode iniciar o processo de desenhar um plano de fato, sempre considerando as implicações que isso pode acarretar.

Antes de seguir os passos para a criação do plano de expansão, é preciso que a gestão avalie algumas questões básicas:

  • Faça uma análise de mercado.
  • Confira se o momento econômico está favorável.
  • Calcule o investimento que será necessário para desenvolver o plano.
  • Avalie as finanças da empresa.

Em seguida, o plano poderá ser realizado levando em consideração alguns tópicos específicos que guiarão o gestor ao longo do processo:

  • Escolha o modelo de plano de expansão a ser usado: orgânico ou de fusão e aquisição.
  • Elabore as estratégias de investimento e estabeleça metas a serem cumpridas, com prazos definidos e cronograma.
  • Faça uma previsão de possíveis e potenciais problemas que podem ocorrer ao longo do processo.
  • Alinhe demandas, objetivos e a realidade da empresa.
  • Utilize os softwares de análise de métricas a seu favor.
  • Invista em marketing, logística e procedimentos de venda.

Como colocar o plano de expansão em prática

O plano de expansão é uma estratégia muito importante e pode trazer diversos benefícios. Para colocá-lo em prática, é preciso contar com todos os colaboradores da empresa, visto que cada um deles e os seus setores terá uma importância específica para esse processo.

Portanto, para que tudo dê certo é importante, inicialmente, mobilizar todas as equipes para que estas tenham ciência das suas obrigações. Apresente todos os detalhes do plano para os responsáveis, líderes e gestores pois, somente assim, será possível que o plano de expansão realmente tenha resultados positivos.

É importante também incentivar que os colaboradores se interessem em contribuir com esse processo, fornecendo benefícios a eles para que estejam mais motivados e felizes por fazerem parte da transformação da empresa.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Você aprendeu em nosso artigo que expandir uma empresa é quando esta busca novos produtos ou serviços e que, para isso, é importante definir os principais indicadores e elaborar um plano de expansão para estar mais bem preparada para o crescimento.

A expansão empresarial deve contribuir com o lucro da empresa, aumentar suas receitas e diminuir os custos e as despesas. Veja a seguir, o que preparamos para você se aprofundar um pouco mais no assunto e se preparar mais para expandir de forma sustentável a sua empresa.

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Expansão: a estratégia de crescimento certa para seu negócio”. Nesse curso de 2 horas, você poderá analisar todas as possibilidades para expandir a sua empresa de forma planejada e entender como definir o melhor modelo de expansão. O curso compreende os seguintes módulos:

  • Introdução.
  • Análise do Cenário para Expansão.
  • Possibilidades para Expansão.
  • Diagnóstico Estrutural.
  •  

02 – Ebook do Sebrae “Guia sobre expansão empresarial”. No ebook, você vai entender as vantagens e desvantagens da expansão, quais são os modelos de expansão, como funcionam as fusões e aquisições, vai saber se sua empresa está preparada para crescer, os custos da expansão e muito mais!

03 – Se você pretende expandir por meio de franquias, leia o artigo do Sebrae “A franquia como ferramenta de expansão empresarial”.

04 – Ebook do Sebrae e da Endeavor “O que sua empresa quer ser quando crescer”. O ebook reúne informações e casos de sucesso que podem orientar decisões estratégicas na hora de fazer sua empresa crescer.

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