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Plano de Mensuração de Métricas: Como criar um plano para o marketing digital da sua empresa

Plano de Mensuração, crie agora um plano de métricas para a sua empresa, documento responsável por conectar os objetivos comerciais da sua empresa com os esforços de marketing, cruzando dados da inteligência de marketing com as metas gerais da empresa.
Plano de mensuração de métricas

Para investir no marketing digital do jeito correto, é importante elaborar um plano de mensuração de métricas e, portanto, é preciso saber medir os resultados das ações realizadas. Não há como saber se as estratégias de marketing estão funcionando se os dados não forem monitorados e mensurados durante o processo.

Portanto, o plano de mensuração de métricas é o maior aliado neste momento. Com ele, é possível entender todos os processos para realizar uma estratégia correta e usufruir das oportunidades que o marketing digital pode apresentar.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Entendendo o que é métrica

A métrica serve como medida de desempenho para analisar resultados de campanhas, ações e estratégias de marketing. Apenas por meio das métricas é que se consegue observar tendências e comparar resultados.

O plano de mensuração de métricas é o responsável por conectar os esforços do marketing com as metas da empresa para, desta forma, se entender o que, de fato, funciona.

No cenário atual, com o mercado cada vez mais competitivo e sustentável com inovações a todo o momento, medir o desempenho de planejamentos e campanhas é crucial para garantir oportunidades e sair na frente dos concorrentes.

Vantagens da mensuração de métricas

Realizar um bom plano de mensuração de métricas só garante vantagens para a empresa, auxiliando no entendimento de diversos processos e impactando positivamente nos resultados. Veja algumas das vantagens que ele proporciona nas empresas:

  • O plano de métricas permite analisar o comportamento do consumidor, entendendo dados como tipo de linguagem, local geográfico, conteúdo e canal que mais traz resultados positivos.
  • É possível saber quais estratégias estão dando certo e quais não estão funcionando para a empresa e, assim, os processos estratégicos de venda podem ser aperfeiçoados.
  • Você conseguirá evitar desperdícios de investimento, pois estará ciente dos resultados das métricas. Dessa forma, consegue-se investir de forma mais centrada nas estratégias que estão tendo melhores desempenhos.

Diferença entre métrica e KPI

De forma resumida, os Indicadores Chave de Perfomance, ou KPI, são criados a partir das métricas. Um complementa o outro, sendo as métricas as informações e os dados sobre uma ação ou estratégia, e o KPI trata dos resultados.

Ambos são extremamente importantes por indicarem os resultados dos investimentos e estratégias realizadas pela empresa. Os KPIs podem ser indicadores de produção, capacidade, qualidade e estratégia, possuindo um papel importante na gestão das empresas.

Como elaborar um plano de mensuração de métricas?

Após entender o que é o plano de mensuração de métricas e suas principais vantagens, vamos agora para um passo a passo sobre como realizar o plano na sua empresa para que suas estratégias tenham maior assertividade.

Identifique os objetivos e os conecte com o marketing

Antes de tudo, você deve definir os objetivos da sua empresa, analisando minuciosamente os desejos e necessidades.

Nesta primeira etapa, procure conversar com os setores envolvidos com as estratégias, como administrativo, comercial e marketing para alinhar melhor os objetivos que devem ser conquistados e metas que precisam ser superadas.

Após isto, é preciso repassar estes objetivos para as ações de marketing digital. No caso de um objetivo de aumento de vendas, podem ser realizadas campanhas nas redes sociais com a finalidade de atrair visitantes ao site.

Escolha bem as KPIs

Todo o tipo de objetivo no marketing possui um KPI específico, para aumento de vendas o ticket médio de compras, número de oportunidades servem como indicadores de acordo com o objetivo.

Escolhendo as KPIs condizentes a cada objetivo, auxiliará no monitoramento dos dados, facilitando o entendimento dos resultados.

Estabeleça metas para a avaliação de desempenho

Com muitos dados para mensurar, de início dificulta saber se os resultados são positivos ou negativos. Por conta disto, estabelecer metas de resultados do marketing digital são importantes para a mensuração.

Utilize o histórico de dados da empresa, benchmarks, cases de mercado e dados de concorrentes para definir melhor as metas.

Personalize relatórios com a ajuda de ferramentas

Uma ferramenta de web analytics é necessária para um plano de métricas. O Google Analytics é um ótimo ponto de partida, sendo uma ferramenta bastante completa para gerar relatórios personalizados.

Crie os relatórios com a ferramenta e avalie os indicadores definidos no planejamento, desta forma você consegue compreender os dados e economizar tempo com dados que não sejam tão importantes para o negócio.

Outra ferramenta bastante recomendável é o SEMrush, que elabora relatórios com diversos dados como indexação do site, ranqueamento e até mesmo o acompanhamento de dados de concorrentes, auxiliando nas estratégias competitivas.

Plano de mensuração de métricas

Definindo métricas de desempenho

Definir as métricas corretas de desempenho pode ser realmente difícil de início. Por isso, iremos lhe auxiliar nesse processo. Os dados para mensuração podem ser divididos em três categorias:

  1. Receitas e vendas.
  2. Conversão e retenção de clientes.
  3. Redes sociais.

Entenda um pouco mais a seguir:

Receitas e vendas

Referem-se aos investimentos e finanças da empresa. As seguintes métricas devem ser analisadas:

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Sendo um dos mais importantes, o ROI permite compreender os resultados dos investimentos financeiros identificando a área que está colaborando com o impulso de vendas e as que necessitam de melhoras.

Custo de Aquisição por Clientes (CAC)

O CAC representa o custo do investimento para obter mais clientes. Com esta métrica é possível observar se o gasto para conquistar um cliente está sendo maior que o valor que ele está gastando com um produto.

Ticket médio

Já mencionado anteriormente, o ticket médio representa o valor que cada cliente gasta nos seus produtos ou serviços, em média. Ou seja: quanto maior o ticket médio, maior o lucro adquirido.

Essa métrica deve ser analisada com atenção, visto que com os dados adquiridos, é possível a elaboração de estratégias pertinentes para a realização de novas estratégias.

Conversão e retenção de clientes

A seguir, falaremos sobre indicadores importantes que representam a situação dos possíveis clientes e leads no funil de vendas. Vejamos:

Conversão

As conversões são métricas que mostram a porcentagem de usuários que realizaram alguma ação após visitar o site da sua empresa, abrir um e-mail ou clicar em uma landing page.

Ao analisar estas métricas, é possível perceber quais os elementos que atraem mais os usuários a interagirem, além de elementos que causam o desinteresse. Dessa forma, é mais fácil perceber os pontos em que se podem realizar melhorias e quais pontos estão obtendo sucesso.

Leads

Os leads são os possíveis clientes, são os usuários com os quais já é possível realizar uma relação no funil de vendas. Observe as taxas de conversão e analise quantos se tornarão leads para planejar estratégias e realizar possíveis vendas.

Estratégias como o e-mail marketing são muito utilizadas para enviar conteúdos pertinentes para estes leads e realizar a conversão, com formas de comunicação diferentes para cada etapa do funil em que o lead está posicionado.

Retenção

A retenção de clientes diz respeito aos clientes recorrentes, que voltam para realizar novas compras. Ter um alto valor significa que o cliente apresenta satisfação com o atendimento e produtos fornecidos, sendo uma ótima métrica para reavaliar estratégias de atendimento, publicidade e público-alvo.

Além dos fatores já citados, realizar estratégias de fidelização também aumentam a retenção de clientes. Estratégias como cupons, brindes e descontos por fidelidade são uma boa opção para fazer o cliente ter interesse em continuar comprando na sua empresa.

Plano de mensuração de métricas

Redes Sociais

Em extrema evidência nos tempos atuais, as redes sociais possuem métricas valiosas para a elaboração de estratégias de marketing digital.

As redes sociais são umas das principais formas de aumentar o contato e se aproximar com o cliente. Com elas, podemos mensurar métricas como engajamento, alcance e conversão. Veja a seguir.

Engajamento

Sendo uma das mais mensuradas, essa métrica diz respeito ao nível de interação dos seguidores com as publicações da empresa nas redes sociais.

Quanto mais clientes engajados, retornos como maior alcance pode ocorrer e, consequentemente, aumento de mais seguidores, visto que o alto engajamento significa que a relevância do conteúdo é alta.

O uso das CTAs, abreviação para call to action, é recomendado para despertar os primeiros interesses de engajamento do público, em que se finalizam as chamadas da postagem convidando o leitor a comentar ou realizar algum tipo de interação com as postagens. Caso bem-posicionadas elas podem fazer toda a diferença em um post.

Alcance

O alcance significa a quantidade de pessoas que acessou o perfil e alguma publicação. Essa métrica serve para analisar o crescimento da marca e conversão dos seguidores para possíveis clientes.

Existem também as impressões, que são parecidas com o alcance, porém vindas de pessoas que não seguem o perfil e acabaram vendo alguma publicação.

É preciso saber administrar as métricas

Após a transformação digital, as tecnologias tomaram ainda mais a conta do cenário atual, fazendo as estratégias de marketing aliadas às ferramentas serem cada vez mais necessárias para se manter em evidência e tomar boas decisões.

Adapte-se as tecnologias disponíveis, aprenda a utilizá-las a favor de sua empresa de forma que melhore as decisões tomadas e as oportunidades de expansão e inovação, estando sempre à frente dos concorrentes.

Com as ferramentas disponíveis atualmente, o processo de descoberta de dados pertinentes para aumentar os lucros e possuir uma boa posição no mercado ficou muito mais fácil. Estude os dados, crie o próprio plano de métricas e utilize as estratégias digitais para manter a sua empresa sempre em destaque.

Caso precise de soluções para plano de métricas em sua empresa, temos três ótimas opções para você conferir:

Métricas Boss

Oferecendo soluções para empresas que necessitam de um plano de métricas, a Métricas Boss realiza auditoria e consultoria, procurando entender o cenário da empresa do cliente e apresentar relatórios com as principais métricas.

Mymetric

A Mymetric além de oferecer soluções para métricas, também oferece suporte em gestão de ads, execução de experimentos de marketing e todo um serviço de análise de dados para redirecionar melhor a sua empresa.

we.digi.tech

Para empresas que precisam de melhor apoio com seus negócios digitais, a we.digi.tech é focada em prestar serviços de plano de métricas para e-commerce, de modo que deem vida para suas lojas virtuais com ótimas técnicas de métricas e SEO.

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