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Ponto Comercial: Como escolher o mais adequado para sua empresa

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Fazer a escolha certa do ponto comercial é um passo essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

Isso ocorre porque essa decisão impacta diretamente na quantidade de clientes, vendas, dentre outros, o que faz com que seu lucro aumente ou diminua. Portanto, tomar a decisão ideal é imprescindível.

Pensando na importância desse tema, preparamos este guia completo para aprender o passo a passo para escolher o melhor ponto comercial para abrir a sua empresa. E, também, dicas para que monte o seu negócio seguindo todas as Leis. Continue a leitura e confira. Esperamos que goste!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é um ponto comercial?

Para simplificar, o ponto comercial é o local em que se encontra o comércio, a sua empresa. É o reconhecimento dos consumidores em relação ao espaço e a atividade exercida por determinada empresa.

Sendo assim, o ponto comercial pertence ao dono da companhia, e não à pessoa que oferece o espaço para o aluguel.

Já viu placas como: “passo o ponto” ou “vende-se esse pronto”? Provavelmente, elas foram colocadas por aqueles que exercem as atividades comerciais do estabelecimento — que foram os responsáveis por criar um valor econômico no imóvel.

Qual a sua importância?

Escolher um ponto comercial é um fator decisivo para que a sua empresa tenha bons resultados.

Por esse motivo, é necessário se atentar a diversos aspectos no momento de escolher o imóvel em que a sua marca será construída.

Essa decisão impacta diretamente no volume de público que irá frequentar o seu estabelecimento, no número de vendas e muitos outros aspectos. Com isso, uma má escolha pode prejudicar, e muito, a sua organização.

Mas, pode ficar tranquilo, a seguir, daremos algumas dicas para que você tenha sucesso nessa missão que é tão importante!

Critérios para a escolha da localização ideal da sua empresa

Como mencionamos anteriormente, ter o ponto comercial certo é muito importante para o crescimento da sua empresa. Sendo assim, para fazer a escolha certa, você deve seguir alguns critérios. A seguir listamos os principais:

Influência geográfica do local selecionado

Ao começar a analisar um ponto comercial para o seu negócio, se atente à localização. Por exemplo, se possui avenidas ou pontos de ônibus nas proximidades.

Esses são fatores que influenciam para facilitar o acesso do seu público até o local.

Optar por uma boa localização

Além de escolher um lugar de fácil acesso, você deve optar por um local que tenha um bom fluxo de pessoas ao redor.

Mas, lembre-se, não adianta ter um grande volume apenas, é necessário que sejam as suas personas. Por isso, estude o público que deseja alcançar e procure onde eles se localizam.

Por exemplo, não adianta escolher um ponto super movimentado, porém muito frio, para posicionar sua loja de sorvete. Não vai dar certo!

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ótima estratégia para entender a realidade do seu negócio, possibilitando decisões mais corretas.

Com essa ação, você terá o perfil dos moradores, das pessoas que frequentam o local, bem como, todos os seus concorrentes. Veja mais sobre o assunto a seguir.

Perfil do cliente

Mapear detalhadamente o perfil do seu consumidor fará com que a escolha do seu ponto comercial seja mais assertiva.

Por exemplo, o seu preço deve estar de acordo com a sua praça. Colocar um estabelecimento com preços destinados à classe A em um local em que moram pessoas da classe C, por exemplo, não funcionará.

Sendo assim, seu negócio não irá gerar lucro, levando a falência em pouco tempo.

Analise seus concorrentes

Saber os pontos fortes e fracos da sua “vizinhança” irá contribuir, e muito, para as estratégias que irá adotar na sua organização.

Afinal, você poderá descartar as ideias que não fazem sentido para o seu público e aderir as que são boas e dão resultados. Mas, nada de cópias, é preciso criar um diferencial para se destacar no mercado.

E, para além disso, ao escolher um ponto comercial, analisar os concorrentes que te cercam é imprescindível.

Já se deparou com três padarias ou supermercados em uma rua apenas? Caso o local mais novo não tenha sido estrategicamente calculado — otimizando todos os processos dos outros dois —, dificilmente dará certo. O público daquela região já tem suas preferências e não estão acostumados a consumir naquele determinado estabelecimento.

Portanto, antes de escolher o seu ponto, entenda tudo sobre ele.

Segurança

Esse é mais um dos critérios que se deve analisar antes de escolher um bom ponto comercial.

Contar com um lugar seguro irá atrair ainda mais a sua persona. Afinal, um local perigoso pode causar muito medo em seus consumidores, fazendo com que eles optem por frequentar outros estabelecimentos. Por exemplo, ter um restaurante em um local deserto não é uma decisão estratégica.

Além disso, um local não seguro, com uma grande incidência de roubos, por exemplo, trará muitos prejuízos para o seu negócio já que, frequentemente, terá que se recuperar, seja pela perda de dinheiro físico ou bens.

Então, se atente ao local em que irá abrir a sua empresa. Se for preciso, pergunte aos moradores do bairro sobre esse fator. Essa pesquisa pode ser decisiva para você!

Veja a possibilidade de locais com estacionamento

Muito ligado ao tópico anterior, ter um estacionamento ajuda a garantir a segurança do seu consumidor.

Além disso, se seu negócio for localizado em uma avenida muito movimentada, por exemplo, e não tiver um local para deixar automóveis, isso pode dificultar que seu público acesse seu estabelecimento fazendo com que eles optem por ir em locais mais tranquilos e com facilidade de estacionar seus veículos sem atrapalhar o trânsito.

Viabilidade financeira

Antes de abrir a sua empresa, veja se os seus possíveis investimentos, como o valor do aluguel, trarão lucro para o negócio.

Esse é um cuidado importante que você deve ter antes de começar a sua trajetória empreendedora.

Design

Pode parecer simples, mas o design é um aspecto muito importante.

Por isso, escolha locais que tenham uma aparência que faça sentido para a sua empresa e fique atento à iluminação, tamanho do espaço, dentre outras características. Essa ação vai contribuir para atrair o público.

Quais são os principais aspectos legais?

Agora que você aprendeu os principais critérios que deve ter na hora de escolher um ponto comercial, fique por dentro dos aspectos legais mais importantes. Confira a seguir.

Contrato de locação de imóveis

Como você já sabe, o ponto comercial não pertence ao dono do imóvel, sendo assim, para resguardar o direito do dono do ponto, há a Lei do Inquilinato.

Tal legislação prevê o direito à renovação do contrato de locação do imóvel. Para isso, esse firmamento deve ter sido realizado por, no mínimo, 5 anos e o comerciante deve ter desenvolvido apenas uma atividade no imóvel pelo prazo mínimo de três anos.

Caso o proprietário do local se negue a isso, você deve recorrer para haver uma intervenção judicial.

Lembre-se que em casos de pontos compartilhados, em que as contas já estão inclusas no valor a ser pago, a Lei do Inquilinato não tem a garantia da renovação do contrato de locação.

Como funciona a compra e venda de um ponto comercial?

Muitas pessoas confundem esses temas com a compra e venda de uma empresa. Porém, ambos os processos são diferentes.

Fazer transações da empresa é negociar tudo o que se encontra nela, contratos, maquinários etc. Já no que diz respeito ao ponto comercial, trata-se de vender apenas o local, assim o comprador pode alterar o nome da empresa e até mesmo o segmento.

Ah! E o processo de passar o ponto é algo legal. Então, não precisa se preocupar, caso pretenda comprar ou vender.

Alvará de funcionamento

Esse é o principal documento a ser obtido. Para conseguir o alvará, você deverá seguir uma série de requisitos.

Ele é importante para assegurar que você realize a sua atividade comercial sem problemas. Pesquise como consegui-lo em seu município.

Legislação ambiental

Para seguir a Lei, as empresas devem seguir uma série de regras para a prevenção ambiental, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em que a organização deve reduzir o descarte de resíduos por meio do tratamento e da reutilização destes.

Portanto, estude bastante as Leis e garanta que esteja seguindo cada uma delas.

Faça o registro da sua marca

Outro ponto para garantir a legalidade de todos os aspectos antes de abrir o seu negócio é: registre sua marca.

Essa ação vai permitir que você tenha um uso exclusivo da marca em qualquer lugar do país evitando assim, cópias sem a devida autorização.

Legislação específica

Por último, além de seguir todas as Leis gerais, se atente a legislação específica da sua cidade. Assim, você irá formalizar o seu ponto comercial, evitando futuros problemas jurídicos e prejuízos.

Gostou de todas as dicas que oferecemos ao longo do conteúdo? Então, agora aproveite tudo o que acabou de aprender e procure o ponto comercial ideal para montar a sua empresa e garantir uma vantagem competitiva no mercado.

Desejamos sucesso para o seu negócio.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Abrir uma empresa não é tão fácil quanto parece, entretanto, com informações qualificadas e com a ajuda de profissionais especializados, fica bem mais fácil! E a escolha do ponto comercial é um fator decisivo de sucesso, já que é por meio dele que seus clientes chegarão até a empresa.

Portanto, também é preciso muita pesquisa e estudo para não errar nessa hora. Veja a seguir, o que selecionamos sobre o assunto para aumentar seus conhecimentos e poder tomar a melhor decisão!

01 – Página da IPropose específica para quem precisa abrir uma empresa de qualquer porte. Nessa página, você encontrará informações sobre contrato social, nome da empresa, modalidades, natureza jurídica, processo de formalização, regimes de tributação e muito mais! Acesse agora mesmo!

02 – Se você vai abrir uma franquia, leia o artigo do Sebrae “Saiba a melhor forma de escolher um ponto comercial para sua franquia”.

03 – Cartilha do Sebrae “Ponto comercial: acerte na escolha”. São 16 páginas de conteúdo de qualidade para você poder ficar ainda mais expert no assunto e tomar a melhor decisão.

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