Início » Finanças » Ponto de Equilíbrio: Como calcular e manter sua empresa financeiramente segura

Ponto de Equilíbrio: Como calcular e manter sua empresa financeiramente segura

O ponto de equilíbrio indica que os custos e despesas de uma empresa estão em equilíbrio com as receitas totais (lucro), sendo este um indicador de segurança do negócio. É um cálculo bastante conhecido, sendo que o ponto de equilíbrio contábil é o mais simples dentre as fórmulas de ponto de equilíbrio existentes. Saiba mais aqui!
ponto-de-equilibrio

A saúde financeira depende de uma série de fatores e o ponto de equilíbrio da empresa é uma dessas ferramentas de aferição que indicam a segurança do negócio. Sua fórmula deve ser conhecida por todo empreendedor, por indicar o faturamento mínimo.

Este ponto mostra a estaca zero, a partir da qual a empresa começa a gerar lucro. É o resultado de planejamento e gerenciamento financeiro, pautados em dados obtidos de cálculos específicos, que identificam o valor mínimo de lucro para que não haja prejuízos.

Neste artigo, apresentaremos os pormenores do ponto de equilíbrio, sua importância e benefícios para a gestão financeira da empresa.

Venha conosco, entender o que é o ponto de equilíbrio, como ele o ajudará e como calculá-lo corretamente para que seus preciosos dados alavanquem o crescimento de sua empresa.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é ponto de equilíbrio?

Conhecido como ponto de ruptura ou ponto crítico, o ponto de equilíbrio, em inglês Break Even Point (BEP), é um indicador de segurança do negócio. Como o próprio nome sugere, o ponto de equilíbrio indica que tanto as despesas da empresa (fixas e variáveis), quanto as receitas totais (o quanto lucrou) estão em equilíbrio.

Neste ponto, ambos, lucro e prejuízo, encontram-se no “zero”, o que torna o ponto de equilíbrio uma importante ferramenta de gestão financeira, responsável por identificar o volume mínimo de faturamento necessário sem gerar prejuízos.

Sem perda ou ganho líquido, será a partir deste ponto que os produtos vendidos gerarão lucro para a empresa, desde que haja margem de contribuição positiva. Para não haver prejuízos, a fórmula do ponto de equilíbrio indicará o lucro mínimo necessário para cobrir as despesas administrativas.

A principal importância da fórmula do ponto de equilíbrio é a determinação da produção mínima a ser excedida para se ter lucro, ajudando a empresa a visualizar quais pontos precisam de reestruturação ou corte de custos, visando a melhora dos resultados.

Mais competitividade e maior rentabilidade serão indicados através do ponto de equilíbrio: quanto menor ele for menos arriscado é o negócio. Um bom gerenciamento financeiro analisa os níveis de risco da empresa obtidos através dessa ferramenta.

Logo, a melhoria da gestão financeira é um dos benefícios do cálculo do ponto de equilíbrio, responsável por evitar despesas e crises econômicas. Os dados obtidos também contribuem para a identificação de:

  • Quanto deve ser a receita bruta da empresa.
  • A quantidade de vendas.
  • O valor da margem de contribuição.
  • Como reduzir despesas fixas e manter a saúde financeira do negócio.

Para o empreendedor, o cálculo auxilia, inclusive, na definição de valores de produtos e serviços.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

O cálculo do ponto de equilíbrio considera alguns fatores, como as despesas fixas e a margem de contribuição, para obter o resultado.

Despesas ou custos fixos

Serão considerados aqui os custos para manter a empresa, independente do ramo de atuação. Estão inclusos:

  • Aluguel do espaço.
  • Salário dos colaboradores.
  • Água, luz e internet.
  • Materiais de limpeza, de higiene e de escritório.
  • Serviços de limpeza, segurança e manutenção.

As despesas fixas não consideram os gastos com matéria-prima ou produtos revendidos, impostos sobre vendas e comissões de vendedores, já que eles estão inclusos no preço de venda.

Margem de contribuição

Indica o ganho bruto sobre as vendas, tornando a margem de contribuição útil, inclusive, no cálculo de venda dos produtos.

Para determinar seu valor, soma-se os custos de produção (produtos ou insumos) às despesas variáveis (impostos sobre venda e comissões de vendedores), acrescentando ao resultado o valor da margem de contribuição.

A fórmula mais comum e utilizada do ponto de equilíbrio extrai o resultado a partir da divisão das despesas fixas pela margem de contribuição. Os dados obtidos correspondem ao ponto de equilíbrio contábil. A seguir, falaremos sobre as principais variáveis da fórmula e seu uso.

Diferença entre ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro

O ponto de equilíbrio possui três variações principais: contábil, econômico e financeiro. Eles são parecidos no conceito, porém com diferenças na perspectiva, o que influencia o cálculo.

Ponto de equilíbrio contábil

Essa é a fórmula mais comum e mais usada na contabilidade corporativa entre as fórmulas de ponto de equilíbrio. Seu cálculo revela a receita a ser gerada pela empresa para pagar todas as despesas e, assim, gerar lucro.

Neste cálculo, serão considerados os custos mais as despesas fixas e a margem de contribuição, obtendo-se o valor necessário para igualar os gastos e começar a lucrar. A fórmula do cálculo do ponto de equilíbrio contábil é:

Custos e despesas fixas / Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio contábil

Ponto de equilíbrio financeiro

Semelhante ao cálculo do ponto de equilíbrio contábil, a fórmula de ponto de equilíbrio financeiro não considerará a depreciação de ativos e outras despesas não desembolsáveis, como custos fixos, importando apenas os gastos nos quais o dinheiro do caixa da empresa é desembolsado.

O cálculo considerará os custos fixos, exceto as depreciações e dívidas pagas, e a margem de contribuição. A fórmula do ponto de equilíbrio financeiro será:

Custos e despesas não desembolsáveis / Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio financeiro

Ponto de equilíbrio econômico

O cálculo do ponto de equilíbrio econômico indica o momento em que as receitas se igualam e o produto, agora, passará a gerar lucro. A fórmula considera o custo da oportunidade, os custos fixos e a margem de contribuição, ficando assim:

Custos e despesas fixas + Lucro mínimo / Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio econômico

O que é margem de segurança

A margem de segurança indica o quanto do faturamento ou produção da empresa pode cair sem gerar prejuízos, sinalizando o quão acima do ponto de equilíbrio contábil o negócio opera. Seus dados possibilitam a tomada de decisões antecipadas, sem o sacrifício do lucro.

Isto porque o principal objetivo da margem de segurança é revelar qual produto ou serviço gera lucro para a empresa e qual percentual poderá ser reduzido ou direcionado a outra atividade produtiva, caso necessário.

No cálculo da margem de segurança, compara-se o valor do ponto de equilíbrio com o faturamento médio do último semestre. A diferença é a margem de segurança.

Como analisar o resultado do cálculo do ponto de equilíbrio?

A análise do cálculo do ponto de equilíbrio apontará o faturamento mínimo para que não haja prejuízos, indicando quanto a empresa precisa vender para que o valor da receita atinja o valor dos custos.

A partir dos dados obtidos, é possível chegar a um diagnóstico das necessidades da empresa e direcionar a gestão para:

  • Estabelecer metas de venda.
  • Aumentar ou diminuir da produção.
  • Identificar os produtos ou serviços mais e menos rentáveis.
  • Reduzir custos fixos.
  • Aumentar margem de contribuição.
  • Refazer o cálculo do preço de venda do produto ou serviço.
  • Adicionar valor à empresa.

O objetivo dessa análise é apontar uma direção e, a partir dos dados obtidos, rever e refazer as estratégias de negócio. O foco do ponto de equilíbrio será, então, o planejamento.

Exemplos de como o ponto de equilíbrio contábil é usado

O ponto de equilíbrio contábil, como já vimos, é um forte aliado da gestão financeira, podendo ser empregado para fins diversos na organização.

Um dos usos desse indicador é estabelecê-lo como OMTM (One Metric that Matters), que diz respeito à meta cujo resultado a empresa foca. Estabelecê-la a partir do ponto de equilíbrio significa atingir o patamar de zero a zero, sem prejuízos, para, então, estipular uma meta de lucro.

A projeção de vendas também pode ser estipulada a partir do ponto de equilíbrio contábil. Os dados obtidos possibilitam o desenvolvimento de projeções mais assertivas e a definição de métricas compatíveis com a realidade da empresa, sem afetar sua saúde financeira. Quanto ao ticket médio, o ponto de equilíbrio contábil fornece dados ao seu cálculo correto e adequado à empresa respeitando a saúde financeira do negócio, que poderá desenvolver metas sólidas e desafiadoras para o seu crescimento.

Importância do ponto de equilíbrio na gestão financeira da sua empresa

A saúde financeira da empresa requer atenção e cuidado, por isso uma boa gestão financeira é sempre indicada. O ponto de equilíbrio atua como uma ferramenta necessária e útil a todo negócio, à medida que revela o volume mínimo de faturamento sem gerar prejuízos.

Conhecer o ponto máximo de otimização da estrutura atual da empresa permite a ampliação ou redução da capacidade de produção, conforme a necessidade, bem como a expansão da própria estrutura, recalculando sempre o ponto de equilíbrio econômico.

A partir dessas informações, fica clara a importância e a necessidade do cálculo do ponto de equilíbrio para a saúde financeira da empresa. Apesar de exato, este resultado está sujeito a variações sempre que os dados para o cálculo sofrerem alterações.

O planejamento da estratégia de negócio exige que o cálculo do ponto de equilíbrio seja sempre refeito, para que, à sua luz, as metas sejam reavaliadas, sempre visando o desenvolvimento e crescimento da empresa e o aumento do lucro.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Os dados apresentados pelo ponto de equilíbrio permitem a reestruturação saudável e realista da atividade lucrativa, indicando os níveis de risco, evitando despesas e crises econômicas, fatores que tornam o indicador um forte aliado na gestão financeira da empresa.

Veja a seguir o que selecionamos para você se aprofundar ainda mais no assunto:

01 – Curso online e gratuito do Sebrae “Como definir preço de venda”. Nesse curso de 2 horas, você vai aprender a calcular gastos, a margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do seu negócio para a formação de preço do seu produto ou serviço. O curso contempla os seguintes módulos:

  • O que são gastos, custos e despesas?
  • A importância da margem de contribuição.
  • Formação do preço de venda.
  • Ponto de equilíbrio.

02 – Planilha gratuita do Sebrae “Cálculo ponto de equilíbrio”. O ponto de equilíbrio mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos e, monitorar essa informação impactará de forma positiva o planejamento de suas vendas e a manutenção da sua empresa. Para baixar a planilha, você deverá se cadastrar no Sebrae.

03 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaPonto de Equilíbrio Contábil, Financeiro e Econômico”. Nesse vídeo, você entender por que o ponto de equilíbrio é tão importante em qualquer tipo de próprio negócio e te mostrará o momento exato em que suas vendas começaram a gerar lucro de verdade.

04 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é margem de contribuição e como calculá-la do jeito certo”. Nesse vídeo, você entender a importância da Margem de Contribuição para qualquer tipo de empresa, pois, com ela, seus lucros serão cada vez mais claros, planejados e verdadeiros.

05 – Vídeo do Canal do Sebrae TalksComo aumentar o lucro da minha empresa – Ponto de Equilíbrio”. Nesse vídeo, você aprender muito mais sobre ponto de equilíbrio financeiro, ponto de equilíbrio econômico, como calcular esses indicadores e como tomar decisões a partir desses indicadores.

06 – Vídeo do Canal do Sebrae TalksCálculo do Ponto de Equilíbrio”. Quer ajuda para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa? O Sebrae trouxe essa planilha gratuita e completa pra te ajudar. O vídeo apresenta como a planilha deve ser preenchida e você baixa a planilha em excel. Para baixar a planilha, você precisa fazer um cadastro no Sebrae, caso você ainda não tenha.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais