No mundo atual, o setor industrial é o que mais se utiliza das inovações tecnológicas para produzir mais e tornar-se cada vez mais competitivo. O que muitos empreendedores não sabem é que muitas dessas inovações podem ser utilizadas por qualquer segmento empresarial, tornando-o mais eficiente, eficaz e oferecendo melhores serviços para o seu cliente. E sua empresa, como está neste sentido? Conheça a seguir as principais inovações tecnológicas e veja como aplicar na sua empresa.
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que é Inovação Tecnológica?
A inovação tecnológica é processo de descoberta de novas tecnologias que causam grande impacto na forma de produção e consumo de bens ou serviços.
Ela acontece de fato quando essa nova tecnologia já funciona e está disponível para empresas e usuários finais, otimizando o desempenho e os resultados em algo, ou possibilitando coisas inéditas para os seres humanos.
Existem dois principais tipos de inovação tecnológica: as incrementais e as inovações radicais. As inovações incrementais oferecem melhorias em tecnologias que já existem. As inovações radicais são aquelas que causam rupturas na realidade, oferecendo novas possibilidades para coisas que não existiam antes. Têm custo e risco alto, mas podem trazer grandes retornos para as empresas.
Por que as Inovações Mudam o Mercado?
As inovações tecnológicas mudam o mercado em diversas maneiras já que, na maioria das vezes, elas causam mudanças drásticas.
Pode ser nos processos de produção em indústrias que passam a ser operados sem interferência humana ou no acesso a novos insights para serviços que não existiam e mudam hábitos de consumo das pessoas em geral.
Para empresas, podemos notar alguns motivos principais do impacto das inovações. Uma delas é otimizar processos complexos por meio de tecnologias inteligentes. Pode reduzir custos com funcionários e aperfeiçoar um produto, por exemplo.
Também ajuda a fortalecer a cultura organizacional, já que permite um maior dinamismo entre setores, melhor comunicação e maior trabalho em equipe. De forma geral, inovações sempre ajudam em uma melhor definição da cultura nos negócios.
Ajuda a agregar valor à experiência do cliente, já que usar tecnologias e inovações permite um produto ou serviço que se destaca da concorrência e estabelece sua posição no mercado. Isso contribui diretamente para os resultados.
Ainda, aumenta a produtividade em diferentes níveis da empresa, quer seja em processos humanos que se tornam mais rápidos, quer seja em maquinários que podem produzir de forma mais efetiva e mais rápida sem prejudicar a qualidade dos produtos.
Com os avanços tecnológicos e as inovações que vão surgindo, os avanços que afetam as empresas podem ser digitais e físicos, proporcionando ainda muitos outros benefícios, conforme seu segmento.
Por que Acompanhar as Tendências e as Principais Inovações?
O principal motivo para ficar atento às tendências é a sobrevivência. Todos os negócios estão sujeitos à influência da grande competitividade e desejo de crescer entre a concorrência.
Assim, investir em inovações deve ser parte das estratégias dos negócios, com objetivos claros que façam sentindo, não somente para se dizer uma empresa inovadora ou moderna.
O planejamento é importante, já que a maioria das inovações exige investimentos financeiros que devem proporcionar retorno em vendas considerando determinado tempo.
Ainda, proporciona uma relação mais dinâmica, tanto no campo interpessoal como na execução do trabalho. Aumenta o engajamento e facilita os processos, tornando a empresa mais fluída em suas tarefas. Perante o mercado, investir em inovações de forma correta agrega valor para sua marca.
É possível usar isso como vantagem competitiva no que é vendido, como explorar essa informação para trabalhar sua imagem, mostrando que a empresa está sempre atualizada e oferecendo o melhor produto para o seu público.
Consequentemente, o resultado é um aumento da receita, já que os processos internos e externos oferecem um fluxo ideal para que o consumidor perceba seu diferencial e compre seus produtos.
Principais inovações da atualidade
A seguir, listamos as principais inovações e o que são, para você enxergar as possibilidades de atualização para seus serviços ou produtos. Confira!
5G e Conectividade Aprimorada
O 5G é a mais nova velocidade de conexão disponível por operadores de dados móveis, podendo ser usado em qualquer equipamento com conexão via simcard ou chip virtual.
Por oferecer uma velocidade maior, de até 10 Gbps, o 5G poderá transferir uma quantidade enorme de dados por segundo e oferecendo menor tempo de retorno durante os processos.
Isso possibilitará que quaisquer objetos inteligentes se conectem à internet e transfiram informações em tempo real, contribuindo de forma positiva para a indústria e usuários finais. A previsão é de 25 bilhões de objetos conectados até o ano de 2025.
Acessibilidade Digital
Acessibilidade Digital é o processo de eliminar todas as barreiras possíveis ao acesso da internet por pessoas com deficiências ou limitações.
Com a acessibilidade digital, os 45 milhões de pessoas (somente no Brasil) possam a acessar sites, aplicativos, redes sociais ou ler um e-mail marketing como qualquer outra pessoa.
Análise Aumentada (Augmented Analytics)
Essa inovação permite que um grande número de dados sejam analisados, consumidos pelos interessados e compartilhados. Usando Machine Learning, faz todo o processo de forma autônoma e mais corretamente que o ser humano.
Essa análise aumentada é muito importante no momento atual em que o acesso à informação é tão importante para o processo de tomada de decisão em negócios já que facilita a vida de cientista de dados e de responsáveis por todas as áreas da empresa.
Assistentes Virtuais
As assistentes virtuais já existem há alguns anos, mas estão em constante atualização. São sistemas inteligentes que usam Inteligência Artificial para realizar tarefas, reconhecer sua voz e conversar com você como outro humano.
Ela está presente em celulares, softwares, carros e está mudando a forma do consumidor interagir com as empresas. Ajuda na redução de custos e aumenta a satisfação nos atendimentos.
Bancos Digitais
Bancos digitais são a nova modalidade de instituições que não possuem espaços físicos de atendimento, funcionam somente pela internet por meio de sites e aplicativos.
Atualmente, oferecem serviços com preços mais atrativos ou até gratuitos, já que conseguem economizar com estrutura física, dentre outros aspectos.
Estima-se que até o ano de 2026, 53% da população do planeta usará os bancos digitais.
Big Data e Analytics
Os dados são verdadeiros ativos da empresa, oferecendo muitas informações interpretadas por softwares complexos. O profissional analisa as informações e pode tomar decisões mais assertivas.
Biotecnologia
Biotecnologia é a área da ciência que estuda genética e desenvolve seres e até alimentos com mudança em seus DNAs.
Essa inovação oferece vantagens em diversos setores como na saúde humana, na agricultura e em vários outros campos. Faz parte também dessa área, o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.
Blockchain
A blockchain é um tipo de engenharia computacional desenvolvida em 2009 para a criptomoeda Bitcoin e adaptada para o uso de empresas e organizações.
O sistema usa segurança de criptografia e um centro de comunicação que valida as informações, oferecendo segurança total na proteção de dados e informações sigilosas.
Business Intelligence
Esse sistema consegue coletar dados, reuni-los e analisá-los para apresentar relatórios inteligentes. Essas informações que não eram classificadas e organizadas agora ficam reunidas em um único local.
Essa ferramenta é usada por empresas e ajudam até a prever tendências do mercado e fazer previsões sobre a saúde de sua empresa. Existem profissionais que trabalham exclusivamente na análise desses dados.
Chatbots
Chatbots são sistemas inteligentes que simulam uma conversa escrita com um humano, atendendo pedidos e respondendo dúvidas dentro de um contexto.
Usando inteligência artificial, vão aprimorando seu funcionamento com o tempo. Já são usados hoje em dia até para fazer todo o processo de vendas em empresas e seu uso ainda tende muito a crescer.
Cloud Computing
É uma inovação parte da transformação digital. O Cloud Computing é uma maneira de empresas armazenarem todos seus dados na nuvem em um servidor digital seguro e acessado pela internet.
Isso permite reduzir gastos com espaços físicos e toda uma estrutura complexa, além de acessar seus dados de qualquer lugar do mundo.
Compras online
Compras pela internet já são populares há algum tempo. Com o avanço do acesso online, comprar sem sair de casa e sem ver o produto já se tornou algo normal para grande parte das pessoas.
Cada vez mais o processo vem sendo aprimorado e facilitado, assim como o tempo de entrega que pode ser em até de algumas horas.
Drones Entregadores
Os drones são pequenos veículos aéreos pilotados a distância, voam até 60 metros de altura e possuem câmeras que mostram o entorno, além de GPS integrado.
Eles já estão sendo usados para realizar entregas pelo ar de forma mais rápida, seja de produtos que você comprou pela internet, seja de uma refeição que pediu pelo celular.
Oferece baixo custo de operação, é flexível para entregar em diversas áreas remotas e garante mais agilidade.
Equipamentos Autônomos
Equipamentos Autônomos podem englobar robôs, drones e até carros que possuem a capacidade de operar sem a ajuda de um ser humano. Usam tecnologias avançadas e diversos sensores.
Essa tecnologia está em constante aperfeiçoamento, mas já é amplamente usada pela indústria.
Hiper Automação
A Hiper Automação associa a robotização, inteligência artificial e iBPMS (Intelligente Business Management), conseguindo reproduzir todas as habilidades humanas. É basicamente a premissa da máquina tomando decisões complexas.
Impressão em 3D
A impressão 3D vem evoluindo e já é usada em diversas áreas diferentes. Desde a construção de casas, peças, objetos e futuramente, até imprimir comida.
Essas impressoras 3D convertem arquivos digitais em objetos 3D usando camadas de materiais impressos.
São usados hoje mais de 250 diferentes materiais para impressão, como plástico, metais, cerâmica, vidro e até células-tronco
Inteligência Artificial e Machine Learning
A inteligência artificial (AI) é o processo de desenvolver um software que seja capaz de tomar decisões e oferecer respostas conforme sua programação. Recentemente, já é usada em toda a internet e mesmo em robôs.
O Machine Learning é um campo dentro da AI, que permite que o software aprenda por si só, sem a inserção de informações por parte de seres humanos, o que garante uma evolução do conhecimento das máquinas.
Internet das Coisas (IOT)
É o processo de digitalização do mundo, onde qualquer coisa ou objeto possa ser inteligente e estar conectado à internet. Isso possibilita o controle de tudo a distância, assim como o monitoramento apurado.
Com inovação tecnológica é possível configurar sistemas de comunicação sem usar a observação humana.
Operações em qualquer lugar
Também chamado de “anywhere office”, é a forma moderna de trabalho com pessoas executando suas tarefas de qualquer lugar que ofereça acesso à internet.
É um modelo que ganhou muito espaço com a pandemia de Covid-19, acelerando essa inovação. Isso permite acesso a profissionais que vivem em lugares diferentes das empresas.
Pagamento por Reconhecimento Facial
Essa inovação permite que pessoas realizem pagamentos através de uma câmera com tecnologia biométrica 3D que reconhece com fidelidade a fisionomia dos humanos.
As pessoas poderão fazer compras sem o uso de carteiras, documentos ou celulares. A tecnologia já funciona em alguns países e começou a ser testada no Brasil recentemente.
Produtos Customizados
Por meio da internet e de softwares que personalizam coisas, é possível comprar objetos, roupas e até carros com customizações específicas definidas por você na hora da compra.
Realidade Estendida
Essa inovação associa a realidade virtual com a realidade aumentada. Ela é capaz de oferecer interações que usam a visão, audição e tato, proporcionando sensações por meio de simuladores.
Essa nova linguagem está revolucionando setores como a medicina e a educação.
Redes Sociais via Internet
A interação e compartilhamento de informações pessoais foi o início das redes sociais. Hoje, através de sites e aplicativos, empresas e pessoas físicas podem interagir de forma pessoal, realizando compras e oferecendo atendimento personalizado.
Relacionamento Omnichannel
Essa tendência parte do princípio que o consumidor pode agora comprar e interagir com empresas através de diferentes canais de atendimento.
Além disso, propõe que a experiência do usuário seja contínua, começando em um e-mail, por exemplo, passando pelas redes sociais e terminando em uma conversa de WhatsApp.
Robotização
Essa inovação já é usada pela indústria, onde robôs executam funções como fabricação, limpeza e manutenções em outras máquinas.
Isso garante padronização e eficiência nos processos com o mínimo de interferência humana. Tudo é feito de forma automatizada e com altos níveis de precisão.
Sistema GPS
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) possibilita a localização imediata de qualquer objeto ou pessoa que possua acesso à internet e um chip localizador.
É altamente usado na proteção civil, assistência à navegação e para monitoramento remoto.
Transparência e Rastreabilidade
Com tantas evoluções tecnológicas, surge a necessidade da proteção de dados de consumidores e negócios.
A Transparência e Rastreabilidade veio para garantir que dados não sejam distribuídos e acessados de forma indevida, exigindo que empresas sigam normas e regras para proteger a si mesmas e seus clientes.
Você sabia que o setor industrial é o que mais tem apostado na tecnologia para atingir resultados cada vez mais significativos? Pois é! E você sabia que as novas tecnologias também podem ser introduzidas em outros segmentos empresariais? E então, está esperando o que? É preciso aproveitar as vantagens que as inovações tecnológicas proporcionam para tornar sua empresa muito mais competitiva no mercado.
Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e saiba quais tecnologias você pode utilizar na sua empresa.
01 – Vídeo do Canal do Sebrae Talks “O Impacto da tecnologia 5G nas empresas”. Nesse vídeo, você saberá por que essa tecnologia promete reinventar o mercado, principalmente para o ramo empresarial.
02 – Curso do Sebrae online e gratuito “Inovação”. Nesse curso de 3 horas, você vai aprender os principais conceitos relacionados à inovação e transformar a sua empresa em um negócio inovador, favorecendo a competitividade e a lucratividade.
03 – Artigo do Sebrae “Como usar o Big Data para aprimorar seu negócio”. O Big Data é um conjunto de dados em grande escala obtidos via internet. Saber usá-lo pode ser um diferencial para as micro e pequenos empresas. Saiba mais com esse artigo!
04 – Artigo do Sebrae “Aplicações da biotecnologia na área animal”. Saiba neste artigo que, por meio de estudos genéticos e criteriosas seleções é possível aumentar a qualidade do seu rebanho.
05 – Relatório de Inteligência do Sebrae sobre “Blockchain”. Você verá no relatório: fundamentos e funcionalidades, o que é blockchain, benefícios, impactos, perspectivas e tendências, oportunidades e muito mais!
06 – Infográfico do Sebrae “Blockchain e as moedas invisíveis”. O surgimento do cartão de crédito trouxe, entre outros benefícios, maior segurança financeira às pessoas. E agora chegou a vez do Blockchain, tecnologia que, segundo o Fórum Econômico Mundial, vai moldar o futuro.