Se você busca maneiras de divulgar sua marca e entender melhor o que é e como utilizar a propaganda, esse artigo é para você.
A propaganda é um meio de transmissão de ideias, sejam elas comerciais ou não. Ela é utilizada, principalmente, para influenciar e persuadir o público-alvo sobre determinados assuntos.
Aposto que você já escutou a frase: a propaganda é a alma do negócio. Esse ditado fala, justamente, sobre a necessidade de divulgar e atrair clientes para a sua empresa, através de seus produtos e ideias. Afinal, se a empresa não for vista, como ela será lembrada?
Pense em como a igreja controlava o mundo durante a idade média, ou como o Google se tornou referência em todo o mundo como um buscador. Esses são dois exemplos de propagandas que transmitiram suas ideologias e romperam as fronteiras entre os países.
Ficou interessado na propaganda? Vamos embarcar nessa jornada e conhecer mais sobre essa estratégia de marketing? Vamos lá?
Veja sobre o que trataremos neste post:
Afinal, o que é a propaganda e para que serve?
A palavra “propaganda” deriva do latim “propagare”. Significa difundir, tornar conhecido.
De acordo com o dicionário Michaelis, é o ato ou efeito de disseminar ou divulgar ideias, informações, argumentos ou doutrinas.
Historicamente, a propaganda já assumiu e continua assumindo diversas formas:
- Obras de arte.
- Músicas.
- Vídeos.
- Filmes.
- Discursos.
- Campanhas políticas.
- Anúncios de publicidade e muito mais.
Assim, independente do meio utilizado, ela sempre busca transmitir algo com o objetivo de convencer ou influenciar o receptor daquela mensagem.
Aplicada ao marketing, a propaganda busca disseminar ideias e informações sobre um produto, serviço, marca ou instituição.
Dessa forma, você pode utilizá-la para as seguintes funções:
Aumentar a exposição da marca
A propaganda desempenha um papel significativo no lançamento de novos produtos e serviços.
No ciclo de vida de produtos, a primeira fase é a de Introdução. Nesta fase, a propaganda pode ser utilizada para instigar a curiosidade e criar uma expectativa no público-alvo, antes mesmo do lançamento do produto.
Após o lançamento do produto, enquanto ele é introduzido ou passa para a fase de crescimento no mercado, a propaganda continua sendo uma aliada para disseminar todas os benefícios que aquele produto possui.
Essas atividades são feitas por meio da publicidade. Ela busca atingir pessoas que ainda não conhecem seus produtos e estimulam a comprar da sua marca.
Só para exemplificar, outra forma de aumentar a visibilidade da empresa e exposição da marca é aliando a propaganda ao marketing de conteúdo, marketing de guerrilha e marketing viral.
Aumentar a fidelização de clientes
Depois de atrair o cliente e conseguir efetivar sua primeira compra, o ideal é que esse consumidor continue comprando da sua marca, não é?
Por isso, uma boa propaganda não serve apenas para atração de novos clientes, mas também, para auxiliar o empreendedor a retê-los e fidelizá-los.
Esses clientes fidelizados podem agir como seus promotores de vendas, indicando sua marca para outras pessoas. Trata-se do tão famoso e eficaz “boca a boca”.
Fortalecer e melhorar a reputação da marca
Em um mercado cada vez mais competitivo, uma boa reputação é essencial. Ser reconhecido pela sua qualidade entre seus clientes gera um incrível potencial de mercado.
Definitivamente, uma boa reputação é capaz de alinhar os consumidores com seus valores e de se proteger da agressividade de seus concorrentes.
Agora que você sabe o que é propaganda e suas funções, veja como diferenciar a propaganda da publicidade e do marketing.
Propaganda X Publicidade X Marketing
Antes de tudo, temos aqui três áreas que, embora estejam ligadas, possuem objetivos diferentes.
Como vimos anteriormente, a propaganda é voltada para transmitir ideias, propagar e criar condições para que o mercado conheça o produto ou a empresa.
Ela engloba desde a comunicação em massa, feita nas propagandas de televisão e anúncios de jornais, até ações focadas em um nicho, como um stand de degustação no supermercado ou anúncios nas redes sociais, onde é possível estabelecer um filtro para o público.
Portanto, a publicidade é a comunicação utilizada para anúncio de um produto e/ou serviços. Ela possui uma função bem parecida com a propaganda. O CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) diz que tanto a publicidade quanto a propaganda consistem na mesma coisa: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.
Por outro lado, a publicidade busca promover, produtos, empresas e serviços, enquanto a propaganda é voltada para a transmissão de causas e ideologias.
E o marketing? Bem, o marketing envolve a empresa como um todo. Ele é um guarda-chuva que abarca não só as estratégias de comunicação, mas também a definição das estratégias de produtos, dos canais de venda, logística de distribuição e gestão de preço.
Ou seja, o marketing é responsável pelo posicionamento estratégico da empresa no mercado em que atua. Ele garante que o cliente saiba o que, porquê, onde, como e por quanto levar aquele produto que é o mais adequado à sua necessidade.
Como resultado, juntos, a propaganda, a publicidade e o marketing são responsáveis por todo o composto mercadológico.
Tipos de propagandas
Como você sabe, a propaganda é responsável por transmitir um conceito. Para além do âmbito comercial, ela possui vários outros tipos:
Propaganda de produtos
A ideia é promover o produto para o cliente, ressaltando suas características e superioridade em relação aos dos concorrentes. É um dos tipos mais comum de propaganda. Costumamos ser bombardeados por elas no dia a dia e em todo lugar.
Propaganda de serviços
É bastante semelhante ao tipo anterior, porém seu foco está na prestação de serviços e, especialmente, naquilo que seu público-alvo deseja receber como proposta de experiência.
Propaganda institucional
A propaganda institucional atua na criação e fortalecimento da imagem da marca na mente dos consumidores. Ela busca criar laços com os clientes. Geralmente não foca na venda, mas sim, nas emoções do público, buscando criar uma conexão.
Propaganda ideológica
É focada em um determinado grupo que busca disseminar suas crenças e convicções. Suas técnicas de persuasão agem de forma mais ampla e de alcance global.
Propaganda política
Trata-se de recrutar e reter eleitores através da utilização de todo tipo de publicidade, como a utilização das redes sociais e aplicativos para divulgar informações e o horário eleitoral. Destaca as qualidades do candidato e/ou busca desacreditar o adversário.
Propaganda governamental
Este tipo pode ser dividido em municipal, estadual ou federal. Busca criar e fortalecer a imagem do governo dentro e fora do país. Prestar contas para a população. Divulgar eventos e campanhas de conscientização, entre outros objetivos.
Propaganda social
São aquelas que buscam conscientizar o cidadão, não tendo qualquer cunho comercial. Por exemplo, as campanhas do agasalho, campanhas sobre o meio ambiente, entre outras.
Propaganda comparativa
O foco aqui é demonstrar sua superioridade quanto ao concorrente, fazendo testes com seu produto e o exaltando como melhor do mercado.
Mas tenha cuidado, pois esse tipo de propaganda pode gerar conflitos judiciais no caso de haver controvérsias em relação à credibilidade do que foi exposto.
Propaganda religiosa
Pode se dizer que foi o primeiro tipo de propaganda. Os missionários buscavam disseminar suas crenças e recrutar pessoas para sua religião.
A propaganda religiosa pode ser usada também em pautas éticas e morais. Um exemplo é o seu envolvimento em discussões sobre a religião nas escolas e o aborto.
Propaganda enganosa
É aquela que dá margem a questionamentos de ordem ética e moral. Ela consiste na divulgação de algo falso para chamar atenção. Podem ser características superestimadas do produto, um nível de qualidade irreal, ou a promessa de uma promoção ou desconto que não se concretiza, por exemplo.
Tende a levar o cliente a consumir o produto ou contratar o serviço. E só depois da compra efetivada é que o consumidor descobre que foi enganado.
É um tipo muito perigoso, pois pode induzir ao erro ou a comportamentos prejudiciais, além de ter a reputação da marca destruída.
Como você viu, existem diversos tipos de propagandas, cada qual com sua função e característica única.
Quais meios utilizar para fazer propaganda?
Antes de mais nada, quando você já souber qual o tipo de propaganda irá fazer para o seu negócio, chegou o momento de decidir qual o meio será utilizado, pois, dependendo das necessidades do seu cliente, o tipo da divulgação poderá ser diferente para cada segmento.
Trata-se, portanto, de utilizar a estratégia certa para cada segmento de público, bem como a hora certa, ou seja, na hora que surgem as dores ou necessidades do cliente. Portanto, a depender do seu público, poderá usar alguns dos seguintes meios:
Internet
O marketing digital tomou conta do mundo empresarial nos últimos anos. Atualmente, é quase impossível imaginar que uma empresa não utilize a internet, em primeiro lugar, quando estiver planejando as suas ações de marketing e propaganda.
A forma de comprar do consumidor mudou muito com o surgimento da internet e, principalmente, após a pandemia do Coronavírus. A geração atual é muito conectada e, se a sua estratégia de persuadir as pessoas a comprarem do seu negócio não perpassar pela internet, muito provavelmente, perderá clientes.
Neste sentido, as redes sociais e os blogs corporativos são excelentes investimentos para o empreendedor que deseja se aproximar de seu público e aumentar as vendas por meio da internet.
Por isso, investir em marketing digital é uma ótima opção para você divulgar seus produtos ou serviços de maneira eficiente e com bons resultados. E o que é melhor: os custos costumam ser bem menores que outros meios de divulgação.
A seguir, algumas ferramentas para divulgação que você pode usar usando a internet:
- WhatsApp ou Messenger.
- E-mail marketing.
- Redes ou Mídias Sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, Linkedin, Youtube e Twitter.
- Site, Blog, E-commerce e entre outros dessa natureza.
- Banners em portais e blogs.
- Patrocínio de espaços em portais, blogs e E-commerce.
- Marketplaces diversos em que se paga comissão pela venda.
Televisão
Ainda é um meio bastante efetivo, já que quase 98% dos lares brasileiros possuem televisão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, ainda é um investimento muito caro e quase que inacessível para a maior parte das empresas no Brasil.
Em geral, os valores são altos para qualquer canal televisivo e nem sempre as empresas possuem um orçamento compatível. Nesse artigo da Rock Content, você poderá conferir a tabela de preços para anúncios na TV no Brasil.
Nesse sentido, caso sua empresa possa investir nesse meio, para uma campanha efetiva é importante avaliar qual é a emissora mais assistida pelo público, o horário com maior audiência e o formato e linguagem do conteúdo a ser utilizado.
Rádio
Ainda é considerado um meio de divulgação fundamental, sendo um bom investimento para empresas em geral, já que o rádio possui características que o diferencia dos demais meios de comunicação. A capacidade de adaptação e a mobilidade são alguns desses diferenciais.
O rádio acompanha o consumidor dentro e fora de casa tornando-se, portanto, uma importante fonte de informação.
Portanto, se você investir na criação de jingles, em conteúdo de valor e no uso de frases claras e objetivas com a repetição do nome da marca, definitivamente, essas estratégias podem atrair a atenção do ouvinte para que tome uma decisão de compra.
Panfletagem
Se você já sabe que o seu público consome esse tipo de propaganda, então trata-se de uma boa estratégia para sua empresa: barato, simples, informativo e de fácil distribuição. A panfletagem pode ser realizada de porta em porta ou nas ruas em locais de grande circulação de pessoas.
Ademais, quanto ao tamanho do panfleto, em geral, o mais adequado é um de meia folha de ofício ou de papel A4. Quanto à impressão, em geral as gráficas cobram mais caro por menos quantidade e, mais barato, por quantidades maiores. Isso no preço unitário.
Então, é bom avaliar o tamanho do mercado que você quer atingir para não pedir para fazer nem pouco demais ou além do necessário, causando prejuízo.
Criação de site
Se você pretende mesmo divulgar sua empresa no ambiente digital, é importante começar pela criação de um site ou blog. Além de ajudar no relacionamento com os seus clientes, gera mais valor e credibilidade ao negócio.
Com o intuito de lhe ajudar, o Sebrae possui serviços de consultoria para criação de websites com subsídio de até 80% do valor. Vale a pena conhecer e vê como você pode se beneficiar desses serviços.
Newsletter ou e-mail
Considerados como panfletos digitais, em geral são produzidos no formato de imagens e enviados por e-mail para atrair a atenção do público. Esse tipo de publicidade tem como objetivo criar relacionamento com clientes, além de conseguir novos. E o melhor, possui um custo X benefício muito bom.
Como resultado, existe uma desvantagem no uso do e-mail, pois, pode vir a ser classificado como spam e, assim, as pessoas podem excluí-lo sem leitura.
Feiras e exposições
As feiras de negócios podem trazer excelentes oportunidades para divulgar seus produtos ou serviços. Você pode fazer network e conquistar novos clientes, parceiros ou fornecedores.
Dessa forma, você pode usar algumas estratégias tais como:
- Distribuir brindes com a sua marca.
- Entregar panfletos.
- Usar cartazes e banners.
- Usar as redes sociais para divulgar sua participação na feira.
Dessa forma, é importante lembrar que a competitividade pode ser alta e, portanto, será preciso se destacar com iniciativas mais atrativas que os seus concorrentes e, claro, de acordo com o seu público e com os objetivos que pretende alcançar.
Existem outros meios que você pode utilizar para divulgar seus produtos. Aqui nós apresentamos os principais. O importante é você conhecer o seu público, se planejar, estudar bem e saber qual o melhor que será utilizado para alcançar os seus objetivos.
O melhor momento para fazer propaganda
Talvez você esteja se perguntando: Qual o momento mais adequado para fazer propaganda para minha empresa?
Infelizmente, não existe uma resposta padrão para esta pergunta. Cada negócio tem o seu ponto em que é necessário a formulação de propagandas.
Seja como for, você pode criar o seu momento. Para isso, é necessário que você analise o seu negócio e o mercado no qual está inserido. Observe seu público e os seus concorrentes.
Você pode aproveitar diferentes situações:
- Novidades na empresa.
- Divulgação de um novo produto.
- Fortalecimento da reputação da empresa.
- Resposta a uma ofensiva de um concorrente.
- Consolidação da marca.
Independentemente de quais pontos você escolha, lembre-se de que é necessário ter um capital que acompanhe, visto que quase toda propaganda requer investimento financeiro. Umas mais, outras menos.
Se você acompanhou a leitura até aqui, já sabe a importância da propaganda, seus tipos e quando realizar. Mas quais são as técnicas que podem ser utilizadas?
Técnicas de propagandas para o marketing
Existem varias técnicas que podem ser usadas em uma propaganda para gerar o efeito esperado, lidar com as emoções humanas e associá-las ao seu produto é a principal função dessas técnicas.
Apelo a autoridade
Nessa técnica, a empresa busca pessoas famosas ou autoridades que utilizam a marca para dar mais credibilidade e associar o prestígio dessa pessoa com a empresa.
Desaprovação
Aqui, ela é utilizada para desaprovar uma ideia, ou seja, criticar uma ação. Um exemplo são as propagandas para bebida e direção, que buscam conscientizar a população dos perigos de se dirigir após ingestão de bebida alcóolica.
Efeito Dominó (Bandwagon)
É o efeito manada. Quando a maioria das pessoas compram um produto e você sente a necessidade de ter também para não se sentir excluído do grupo.
Super simplificação
São lemas e slogans simples. Pequenas frases utilizadas para fixar a ideia na mente do consumidor. Costumam associar uma sensação ou ação ao produto/marca. Por exemplo: “tomou Doril, a dor sumiu!” Ou ainda, “relaxa, nas americanas você acha”.
Palavras virtuosas
São usadas palavras como: felicidade, alegria, liberdade e outras para criar um discurso aceitável e envolvente. Cria uma temática leve e uma associação positiva a essas marcas.
Termos de efeitos
É uma técnica que usa frases de poder. Os slogans são fortes e inspiram o poder naqueles que ouvem.
Exemplos: “o trabalho liberta” (nazismo), “Brasil: ame-o ou deixe-o” (ditadura militar) e “nenhum passo para trás” (União Soviética). São frases dramáticas e chocantes que apelam diretamente ao usuário.
Homem comum
Essa técnica utiliza o homem comum na sua propaganda para se aproximar do consumidor e criar uma identidade. A ideia é que a população se sinta representada na publicidade da marca.
Transferência
A utilização de famosos e autoridades como garotos propagandas de suas marcas para criar prestígio em cima da credibilidade do famoso.
Você viu a quantidade de técnicas que podem ser utilizadas para conscientizar o público-alvo, atrair e reter clientes?
Pois então, a ideia de fixação de marcas através da propaganda é justamente sobre como manter o contato da sua marca com esse cliente por meio dessas técnicas. Assim como para a seleção de seu público-alvo e o tipo de propaganda que deve ser focado nele.
Para finalizar o nosso texto com chave de ouro, aqui vão algumas dicas para captar e fidelizar clientes.
Dicas para captar e fidelizar clientes
Você já conhece a propaganda, sabe quais são as suas vertentes e pretende utilizá-las. Todo o seu esforço e investimento será voltado para aquele que é vital ao seu negócio: o cliente.
Um dos objetivos de todo negócio é proporcionar a satisfação ao cliente. Afinal, todo o retorno e lucro provém deles.
Então, aqui estão algumas dicas para captar e fidelizar mais clientes para a sua empresa:
- Conheça e escute seus clientes.
- Conheça o comportamento de compra.
- Monitore o que o cliente fala sobre sua marca.
- Ofereça um suporte ágil.
- Centralize as informações para fidelizá-los.
- Antecipe as necessidades deles.
- Desenvolva programas de relacionamentos e fidelidade.
O que nós propomos para você
Neste artigo, você aprendeu o que é a propaganda e para que serve, as diferenças entre marketing, publicidade e propaganda, os tipos de propagandas e suas técnicas e quando começar a fazer propagandas para sua empresa.
Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a fazer uso de propaganda de forma correta na sua empresa.
Curso
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- A importância da divulgação da empresa.
- O que considerar para divulgar?
- Briefing: o primeiro passo para o plano de comunicação.
- Ferramentas para a divulgação da empresa.