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Radar Sebrae: A ferramenta ideal para quem quer empreender

Se você está pensando em abrir uma empresa e não sabe por onde começar, o Radar Sebrae é a plataforma ideal para você analisar diversas possibilidades de negócios promissores e, inclusive, indica o lugar ideal para você montar sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil validar a ideia de negócio e partir para o planejamento.
Radar Sebrae

O Radar Sebrae é uma ferramenta inovadora e necessária para as empresas e e proporciona excelentes oportunidades a futuros empreendedores e empresários, pois, funciona por meio da geolocalização para encontrar clientes para a sua empresa. 

Entretanto, é importante destacar que o Radar está disponível em 13 Estados do país e, ainda, apenas nas cidades mais populosas destes estados ou que possuam acima de 100 mil habitantes.

Ficou curioso? A seguir, mostraremos como funciona. Entenda!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é o Radar Sebrae?

O Radar Sebrae é uma ferramenta que permite realizar a abertura de negócios e é indicada para quem necessita levantar dados como concorrência e situação de mercado do lugar. Trata-se portanto, de uma análise multitarefas onde  você consegue verificar informações como dados socioeconômicos e financeiros da sua região.

Existem diversos motivos para que uma empresa possa usar a ferramenta Radar Sebrae. Um desses motivos é a taxa de mortalidade de empresas já que cerca de 20% fecham em um prazo de até 2 anos da sua abertura, por falta de planejamento e monitoramento.

Muitos empreendedores não fazem pesquisas sobre seus concorrentes, não fazem análise de mercado, não pesquisam sobre o ambiente onde pretendem abrir a empresa, e assim por diante. O Radar foi criado justamente para diminuir o impacto e ajudar o empreendedor a tomar as decisões mais certeiras e com o pé no chão. 

Como funciona o Radar Sebrae?

A plataforma Radar Sebrae é dividida em 05 (cinco) funcionalidades:

  • Melhores Negócios.
  • Domine o Digital.
  • Local Ideal.
  • Posicione seu Delivery.
  • Explorer.
Funcionalidades do Radar Sebrae

Desta forma, para quem quer empreender ou já tem um negócio e precisa de informações estratégicas para melhorar o seu posicionamento, o Radar Sebrae dará um panorama mais claro e apresentará as melhores opções de acordo com o tipo de busca solicitada.  

Assim, é importante considerar essa ferramenta como parte fundamental do planejamento estratégico da sua empresa, pois, pode aumentar suas chances de sucesso e rentabilidade no futuro.

Entenda agora um pouco mais sobre as funcionalidades da ferramenta.

Melhores negócios

A galeria de negócios possibilita que o empreendedor encontre as melhores oportunidades na sua região ou no seu bairro. Nesta seção, você encontrará diversas categorias de negócio disponíveis para a sua cidade.

Se você já tem uma ideia do tipo de negócio que vai investir, nessa galeria você acessará informações e terá um panorama mais claro a partir de diversas opções de modelos de negócios e, assim, poderá descobrir quais deles se encaixam melhor de acordo com as suas necessidades.

Domine o digital

Nesta seção, você entenderá como melhorar seu posicionamento na internet.

Neste sentido, o Radar te dará informações sobre os principais lugares digitais em que o seu modelo de negócio deveria estar presente como: Google Meu Negócio, WhatsApp Business,  Redes Sociais e Marketplace.

Local ideal

A escolha do local para ter um negócio é extremamente necessária, pois uma escolha bem executada atrai mais visibilidade para a empresa. O local deve ser acessível, com boa impressão e, através do Radar Sebrae você consegue verificar quais são os melhores pontos comerciais para a sua empresa. 

Além de utilizar o Radar para encontrar um ponto comercial, o empreendedor pode escolher utilizando formas estratégicas, conforme as que apresentaremos a seguir:

1) Estude seu público-alvo

Antes da escolha do ponto, você deve fazer uma breve pesquisa para entender quem é o seu público, se o grande objetivo é manter um bom volume de vendas, então a empresa precisa permanecer próxima ao seu público. 

2) Escolha um local visível 

É importante que a vitrine esteja em local atraente, principalmente quando for época de promoções como a Black Friday, por isso, cuide da visibilidade da empresa, sendo este um ponto que merece muita atenção por parte do empreendedor.

3) Acessibilidade 

Uma loja deve ter pelo menos um estacionamento para receber clientes. Assim, é importante você se preocupar com aqueles que possuem mobilidade reduzida também. 

Posicione seu delivery

Se você trabalha com produtos ou serviços que possam ser trabalhados por meio de delivery, você vai descobrir nesta seção quais são as principais regiões com potencial para suas entregas.

Mas é preciso cautela com delivery, pois, é muito importante conhecer as condições logísticas e de mercado da região em que sua empresa atua, tendo em vista ser este um fator que pode inviabilizar o seu modelo de negócio.

Esta é uma excelente ferramenta dentro do Radar Sebrae e te dará informações valiosas para sua estratégia de delivery!

Explorer

Com o Explorer, você estará usando o Big Data a seu favor. Desta forma, de cordo com o seu modelo de negócio pesquisado, a ferramenta traz um panorama geral com as seguintes informações:

  • Diagnóstico do segmento pesquisado.
  • Visão geral da região (empresas, população, renda média, densidade demográfica, idade média das empresas, pessoal empregado).
  • Mapa de oportunidades na sua região.
  • Indicadores de desempenho do seu negócio na região.
  • Diversas dicas sobre o seu segmento empresarial.
  • Informações socioeconômicas para entender os seus futuros clientes.
  • Principais concorrentes na região.
  • Principais licenças do segmento pesquisado, bem como quais são os órgãos que emitem essas licenças.

Benefícios

O Radar é mais uma ferramenta digital criada pelo Sebrae para favorecer o empreendedor brasileiro. Portanto, os principais benefícios são:

  • Ferramenta online e gratuita.
  • Uso de geolocalização para informar as melhores oportunidades.
  • Diversas formas de opções de busca.
  • Acesso a um relatório de inteligência em PDF.
  • Traz informações que os empreendedores não têm em mãos.

Como acessar

A ferramenta Radar Sebrae é gratuita, entretanto, para ter acesso a informações mais aprofundadas e específicas sobre o seu segmento empresarial, será preciso fazer um cadastro.

A partir do login, você terá acesso e poderá fazer o que quiser dentro das possibilidades do ambiente virtual do Radar, inclusive baixar um excelente relatório de inteligência sobre o seu setor empresarial.

Estados que possuem o Radar Sebrae

Os estados que por enquanto, estão liberando o Radar para os empreendedores são:

  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará 
  • Distrito Federal
  • Espiríto Santo
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraíba
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Sergipe 

Quando você acessar o site do Radar Sebrae para experimentar as funcionalidades, é fundamental se inscrever e selecionar o estado e a cidade onde você quer empreender ou onde sua empresa já funciona.

O Radar é mais uma ferramenta digital criada pelo Sebrae para favorecer o empreendedor brasileiro. Se você ainda não tem uma presença online, aproveite os conteúdos gratuitos e aprenda a utilizar a tecnologia a seu favor.

O que nós propomos para você

Veja a seguir as super dicas que coletamos para você:

Site Radar Sebrae

Quais são as melhores opções para o seu negócio? Acesse o Radar Sebrae e planeje corretamente a abertura da sua empresa.

Ebook

Ebook do Sebrae “Conheça o Radar Sebrae e identifique as melhores oportunidades“. Quer saber mais sobre o Radar e como esta plataforma pode te ajudar a ser mais assertivo? Acesse o e-book do Sebrae e sucesso na sua jornada!

Vídeo

Vídeo do Canal do Sebrae Talks “Como fazer pesquisa de mercado usando o Radar Sebrae”.

Neste vídeo, você vai aprender a utilizar corretamente a ferramenta Radar Sebrae por meio dos seguintes conteúdos:

  • O que é uma pesquisa de mercado e porque fazer uma.
  • Como acessar a ferramenta e selecionar uma cidade.
  • Melhores Negócios e detalhes dos indicadores.
  • Mapa de oportunidades e desempenho.
  • Como colocar sua empresa no digital.
  • Local Ideal, diagnóstico e muito mais!
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