Início » Sustentabilidade » Redução de Desperdícios: Como tornar sua empresa mais produtiva por meio da redução de desperdícios

Redução de Desperdícios: Como tornar sua empresa mais produtiva por meio da redução de desperdícios

reducao-de-desperdicios

Todo empreendedor deseja tornar a sua empresa mais produtiva, otimizando seus recursos e trazendo melhores resultados. E uma das estratégias mais eficientes para alcançar esse objetivo é apostar na redução dos desperdícios. A seguir, saiba o que são os desperdícios no contexto empresarial e como eles podem ser diminuídos significativamente em prol da evolução do seu negócio.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são desperdícios

O termo “desperdício” se refere a tudo aquilo que não é aproveitado, pelo menos não da maneira como se deveria. No contexto empresarial, os desperdícios correspondem às fontes que consomem os recursos do negócio, mas que não agregam valor ao produto, serviço ou mesmo, aos processos internos.

Assim, quando uma empresa tem problemas com excesso de desperdício, pode-se dizer que seus recursos não estão sendo aproveitados adequadamente. Ou seja: está tendo um gasto muito elevado em comparação ao retorno. É por isso que o desperdício é um dos grandes vilões da saúde financeira de qualquer negócio, além de drenar o tempo e a dedicação dos colaboradores, dependendo do caso.

Principais tipos de desperdícios nas empresas

O primeiro passo na redução dos desperdícios é identificá-los. Para isso, é importante que o empreendedor saiba quais são os principais tipos que costumam acontecer nas empresas:

  • Excesso de materiais que são adquiridos e, depois, não utilizados. Além do prejuízo financeiro, ainda é preciso considerar o espaço que esses itens vão ocupar e que poderia ser destinado a alguma atividade produtiva.
  • Processos mal construídos que geram desperdício de tempo e, também, de recursos financeiros. Por exemplo: um colaborador que recebe um salário para realizar a tarefa X, que poderia ser automatizada para ganhar maior eficiência e ainda teria um custo menor. Assim, esse colaborador poderia ser realocado para outra atividade mais estratégica.
  • Retrabalho e reprocessamento, que vão gerar mais custo de mão-de-obra, insumos e materiais.
  • Excesso de tempo ocioso de colaboradores e do maquinário.
  • Desperdício intelectual e criativo, ou seja, quando os colaboradores estão envolvidos em tarefas estritamente operacionais – que poderiam ser automatizadas – e não conseguem colocar a sua capacidade cognitiva e serviço da empresa, propondo novas ideias e melhorias.

Desperdícios na indústria

Na área industrial, os prejuízos muitas vezes são mais visíveis, já que existe um fluxo de fabricação, processamento, armazenamento, logística. Nesse cenário, o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão bastante interessante, já que se propõe a produzir mais com uma quantidade menor de recursos. Também é conhecido como “produção enxuta” e tem como foco se atentar e reduzir sete tipos de desperdício:

  • Excesso de produção: quando a indústria não analisa a demanda e acaba gerando um excesso de produto que, cedo ou tarde, vai perder o seu valor.
  • Defeitos na produção, resultando em produtos que não poderão ser comercializados.
  • Estoque excessivo tanto dos produtos já fabricados e processados quanto dos materiais e insumos.
  • Processos desnecessários que consomem recursos sem agregar qualquer valor ao cliente.
  • Movimentação de carga desnecessária, que consome combustível e tempo do colaborador.
  • Transporte desnecessário de insumos, materiais e produtos.
  • Pausas no fluxo de trabalho por conta de problemas técnicos, burocracias ou falta de profissionais disponíveis.

O Lean Manufacturing vai atuar nessas sete frentes, para minimizar esses desperdícios e potencializar a eficiência industrial. Para isso, ele se utiliza de ferramentas e métodos para eliminar os desperdícios, que são:

Métricas Lean

Indicadores de desempenho que podem ser acompanhados a fim de identificar os focos de desperdício, como:

  • Lead time: tempo decorrido do início da cadeia produtiva à entrega do produto ao cliente.
  • Cycle time: tempo que a empresa demora para executar completamente um processo.
  • Eficiência do processo: tempo dedicado a atividades que realmente agregam valor ao produto em relação ao tempo total de fabricação.
  • Takt: mensura a capacidade da equipe de produção.
  • Throughout: quantos itens são fabricados dentro de um período de tempo.

Mapeamento de fluxo de valor

Consiste na representação gráfica de algum processo que precisa ser melhorado dentro da indústria, detalhando todas as suas etapas e atividades, a fim de possibilitar uma visualização mais precisa e, a partir disso, obter insights de melhorias.

Kaizen

É a teoria que baseia a melhoria contínua, estabelecendo que os processos e atividades sempre devem ser revistos para serem aprimorados, mesmo que não haja um problema evidente.

5S

Outra ferramenta alinhada ao Lean Manufacturing e que também atua na redução dos desperdícios na indústria a partir de cinco princípios:

  • Seiri – senso de utilização: otimizar a utilização dos materiais no processo, identificando e eliminando recursos desnecessários.
  • Seiton – senso de organização: organizar as ferramentas e materiais de acordo com o seu momento e frequência de uso, para garantir acesso fácil a elas e reduzir o desperdício de tempo.
  • Seiso – senso de limpeza: manter o ambiente sempre limpo e organizado – inclui a manutenção de maquinário e equipamentos.
  • Seiketsu – senso de padronização: padroniza os hábitos e costumes de economia, para que sejam seguidos por todos.
  • Shitsuke – senso de disciplina: exercitar o autogerenciamento para que todos os colaboradores sigam a metodologia 5S.

Total Productive Maintenance – TPM

O TPM é um método que visa a garantir que as máquinas produzam mais, com maior eficiência e menor custo. Para isso, é necessário identificar, prever e eliminar os elementos que podem levar os equipamentos a falharem. A aplicação de TPM envolve desde a manutenção preventiva até os protocolos de uso correto dos instrumentos.

Dicas para redução do desperdício na sua empresa

Independentemente de a empresa ser do setor industrial ou não, é possível implementar medidas altamente eficazes na redução do desperdício, como, por exemplo:

Consumo consciente

Grande parte do desperdício se deve à compra excessiva de materiais (seja para uso próprio ou para serem convertidos no produto final) que depois acabam não sendo utilizados ou que geram um excedente de produção. Por isso, a empresa precisa adotar o consumo consciente como parte da sua cultura organizacional, sempre identificando quais itens realmente precisam ser adquiridos, em quais quantidades, quais mercadorias costumam sobrar e, a partir disso, ajustar o processo de compra para evitar excessos.

Organização do ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho bem organizado é um fator de combate aos desperdícios de muitas maneiras:

  • Ao organizar o layout de acordo com as atividades que são realizadas ali, evitando o excesso de materiais e deixando apenas o necessário para os processos, a produtividade da equipe vai aumentar! Um ambiente desorganizado pode parecer inofensivo, mas apenas o tempo que o colaborador passa procurando um determinado material pode ter um impacto significativo na operação como um todo.
  • Essa organização também auxilia a identificar os materiais que estão sendo comprados em excesso, para orientar o setor de compras.
  • Organizar o layout de acordo com a sequência de etapas que compõem um determinado processo também torna o fluxo de trabalho mais dinâmico, ágil e, consequentemente, produtivo.

Mapeamento do fluxo de trabalho

É bem comum que as empresas não saibam ao certo quais são as suas fontes de desperdício. Nesse caso, o primeiro passo é fazer um mapeamento do fluxo de trabalho porque essa representação gráfica e detalhada dos processos vai apontar quais são os gargalos e, consequentemente, auxiliar o gestor a saber como deve proceder para reduzi-los ou eliminá-los.

Só é possível saber quais são os desperdícios gerados em um processo quando esse processo é conhecido. Quando se sabe quais são as atividades envolvidas nele, as pessoas responsáveis, quanto tempo ele está levando para ser concluído, quais recursos estão sendo despendidos e outros dados importantes.

Além disso, o mapeamento também vai ajudar a reduzir o tempo de espera, ou seja, a ociosidade de máquinas e colaboradores.

Automatização de processos

Identifique os processos que estão sendo feitos de forma manual e que poderiam ser automatizados. Além de trazer maior eficiência, a automatização costuma reduzir significativamente o índice de retrabalho, além de ser mais barata do que o custo de um colaborador realizando aquela função.

Uma vez que todas essas dicas foram adotadas para diminuir o desperdício, a partir do momento em que elas são incorporadas à cultura organizacional da empresa, elas passam a ter um caráter preventivo, evitando os desperdícios futuros. Ou seja: depois de corrigir esse problema, é possível evitar que ele se repita e a empresa passa a operar com a sua máxima eficiência e mínimo desperdício constantemente, não apenas quando precisa “correr atrás do prejuízo”

Redução de desperdícios x redução de custos

Embora esses conceitos pareçam sinônimos, a redução de desperdícios é diferente da redução de custos. No primeiro caso, a empresa está diminuindo o gasto com aquilo que não é aproveitado. Já os custos envolvem os gastos que a empresa tem de modo geral, com recursos que são aproveitados ou não. Por exemplo: trocar o fornecedor por um que tenha um preço mais em conta é uma redução de custo e não de desperdício, já que a matéria-prima vai ser

aproveitada. Porém, diminuir a quantidade de material comprado desse fornecedor vai ser uma redução de desperdício.

É por isso que a redução dos desperdícios é a melhor forma de diminuir custos sem afetar a produtividade: o gasto que a empresa tem vai ser diminuído, mas como os cortes estão sendo feitos em recursos que já não eram aproveitados, a produtividade vai se manter e até melhorar.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Quer saber como proceder para reduzir os desperdícios do seu negócio? Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a ter uma cultura sem desperdícios na sua empresa.

01 – Curso online e gratuito do Sebrae “Ferramentas Lean”. Esse curso de 3 horas te dará os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de processos mais enxutos na sua empresa. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Heijunka.
  • Material de apoio – Heijunka.
  • Kanban.
  • Material de apoio – Kanban.
  • Gestão à vista.
  • Material de apoio – Gestão à vista.
  • Material de apoio – Quadro de Controle.

02 – Curso online e gratuito do Sebrae “Despertando para o Lean”. Nesse curso de 3 horas você vai conhecer os princípios e vantagens do Lean, uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Evoluções das normas de concorrência.
  • Antes da crise.
  • Durante a crise.
  • Após a crise.
  • Sistema Toyota de Produção.
  • Jidoka.
  • Just in Time.
  • Princípios do Lean.
  • As 7 Perdas.

03 – Consultoria Sebraetec sobre Lean Manufacturing. A aplicação da filosofia Lean na manufatura pode trazer ganhos expressivos e rápidos em custos, produtividade e qualidade para os pequenos negócios industriais, melhoria da eficiência dos processos da empresa, redução dos custos com estoques, melhoraria da produtividade do processo produtivo e redução de desperdícios. Tudo isso com até 70% de subsídio! Consulte o Sebrae da sua região e verifique a disponibilidade da consultoria. Ligue no 0800 570 0800 e saiba mais.

04 – Consultoria Sebraetec sobre redução de desperdício nos pequenos negócios. Os principais benefícios em se fazer a consultoria são:

  • Ampliar o conhecimento do empresário sobre o ciclo produtivo da sua empresa.
  • Verificar e validar o sucesso de iniciativas próprias para a redução de desperdícios.
  • Diminuir os gastos com insumos diretos (matérias-primas, recursos humanos) e indiretos (energia, água, transportes, etc), caso sejam detectados desperdícios e adotadas as formas de contê-los/eliminá-los.
  • Melhorar a capacidade produtiva das MPEs promovida pela redução de desperdícios.
  • Ampliar a lucratividade/rentabilidade do negócio com a diminuição de custos de produção e a redução/eliminação de despesas por meio de controle e/ou recuperação ambiental.

05 – Cartilha do Sebrae “Enxugue sua empresa e lucre mais: 7 dicas para eliminar desperdícios e entregar mais valor ao seu cliente”. Na cartilha você vai aprender a identificar os desperdícios nos pequenos negócios, entender suas possíveis causas, e como eliminá-los ou reduzi-los. Esse é um primeiro passo para implantar a mentalidade de empresa enxuta no seu negócio! Baixe a cartilha e entenda mais.

06 – Vídeo do Canal Engenharia DetalhadaO que é Lean Manufacturing? Como funciona o Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de produção?”. Nesse vídeo, você vai entender o que é Lean Manufacturing, quais são os princípios dessa ferramenta e como ela ajuda os sistemas de manufatura, serviços dentre outros.

07 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaLean Manufacturing (Manufatura Enxuta) | Conheça os 8 Principais Tipos de Desperdícios?”. Nesse vídeo, você vai entender por que essa metodologia faz muito sucesso com pequenas e medias empresas, inclusive, virando referência por conseguir fazer com que os negócios produzam o máximo possível e reduzindo o desperdício e mantendo a qualidade esperada. Por isso, entenda agora o que é Lean Manufacturing, o que ele resolve e seus principais benefícios.

08 – Vídeo do Canal Lean Institute BrasilCompreenda facilmente o sistema lean”. Nesse vídeo, compreenda facilmente o lean thinking e compare com o sistema de produção tradicional.

09 – Vídeo do Canal TV KaizenOs 7 Desperdícios do lean Manufacturing”. Nesser vídeo, você vai entender um pouco mais sobre os principais desperdícios do lean.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais