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Responsabilidade Social e Empresa Sustentável

Ocupando cada vez mais espaço nas necessidades de uma empresa para se manter relevante no mercado, a aplicação da responsabilidade social e de ações sustentáveis são necessárias para que uma empresa possa se manter atualmente. Mas você sabe o motivo?
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Uma das principais razões para o aumento da responsabilidade social e empresa sustentável é o aumento da exigência do consumidor, que não não está mais apenas interessado em produtos e serviços de qualidade mas, também, nos ideais e ações sustentáveis que a empresa dos quais ele consome o produto realiza. 

O consumidor está cada vez mais bem informado e conta com inúmeras opções de serviços que podem atender as suas necessidades (concorrentes), por isso, as empresas precisam realizar ações que aumentem a preocupação nos meios sociais. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é responsabilidade social

A responsabilidade social diz respeito às ações voluntárias que empresas realizam para o benefício do seu público externo e interno. 

Empresas socialmente responsáveis são as que repensam e reforçam boas práticas para a postura, comportamento e conduta, promovendo o bem-estar dos envolvidos, incluindo ações para o benefício da sociedade e meio ambiente. 

Variações da responsabilidade social

A responsabilidade social ainda possui três variações principais:

  • RSC (Responsabilidade Social Corporativa).
  • RSE (Responsabilidade Social Empresarial).
  • RSA (Responsabilidade Social Ambiental).  

As duas primeiras visam atender a esta demanda da sociedade pela contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais e trabalhista existentes atualmente. 

Empresas que se assumem esta responsabilidade assumem um conjunto de deveres que busca reformular o significado do seu negócio e na forma de atuação, gerando maior valor e reputação para a marca, além de beneficiar os envolvidos como citado anteriormente. 

Isto faz com que a empresa estabeleça o seu propósito além do lucro, humanizando as suas ações e fortalecendo não só a confiança do público, mas também de colaboradores, fornecedores e investidores. 

Responsabilidade Social Ambiental

A Responsabilidade Social Ambiental, como o próprio nome sugere, procura atender as necessidades da população sobre a responsabilidade de forma social e ambiental, adotando medidas sustentáveis para evitar altos impactos de agressão ao meio ambiente. 

Diferença entre filantropia e responsabilidade social

A filantropia significa amor à sociedade e humanidade, onde qualquer pessoa pode exercer a filantropia a partir de ações que visam ajudar o próximo e que façam o bem para as pessoas. 

Responsabilidade social possui ligamento com as práticas éticas que contribuem para uma sociedade justa. 

Apesar dos dois conceitos possuírem a relação de apoiar a população com a realização de ações, a filantropia pode ser algo como uma contribuição em forma de doações em dinheiro para instituições carentes, entrega de cestas básicas e ações que se enquadram nesta categoria.  

A responsabilidade social é um conjunto de ações para melhorar o bem-estar de um grupo de pessoas, efetuando estas ações em áreas do meio ambiente, educação, sustentabilidade e rentabilidade da empresa, trazendo uma ideia de dever para com a sociedade. 

A importância da responsabilidade social e as práticas sustentáveis

Se os clientes estão cada vez mais exigentes nas questões de responsabilidade social, isso resulta na maior relevância das empresas que praticam estas ações. E não é apenas com ações de discurso, mas de fato com a prática desta responsabilidade. 

Com isso, se tornou parâmetro para que empresas tracem suas estratégias de responsabilidade social, de forma a se manterem competitivas no mercado.  

Realizar a responsabilidade social ainda implica nas questões que compõem uma empresa sustentável. A sustentabilidade empresarial é definida por conjunto de ações que visam o crescimento econômico da empresa respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade como um todo. 

Os termos são complementares, com a sustentabilidade agindo na sua maioria de forma interna, com relação aos colaboradores e as ações que a empresa realiza internamente. 

Já a responsabilidade social visa majoritariamente o público externo, porém ambas são conjuntas e se referem às preocupações com o meio ambiente, desenvolvimento empresarial e ações sociais, resultando no crescimento da organização e em um melhor relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e investidores. 

Ser sustentável é conservar e auxiliar na contribuição do futuro do nosso planeta, realizando ações, projetos e estratégias ecologicamente corretos, implementando ações de diversidade cultural internamente e de forma socialmente justa. 

A prática de ambos faz com que um gestor não olhe apenas para o lucro, procurando beneficiar toda a empresa e a comunidade. 

Características da responsabilidade social

As empresas que desejam exercer as ações de responsabilidade social, precisam possuir características que envolvem o externo e o interno das organizações. São elas :

Características internas

  • Realizar uma boa gestão de recursos humanos, atraindo trabalhadores qualificados, sem discriminação e pregando a igualdade. 
  • Adaptação às mudanças e cenários, levando em conta os interesses de todos os envolvidos. 
  • Segurança no trabalho, visando o bem-estar de todos os colaboradores e seguindo as obrigações legais. 
  • Gestão dos recursos naturais, visando diminuir os impactos ambientais. 

Características externas

  • Encontrar soluções para a boa relação com parceiros, fornecedores e consumidores. 
  • Promover a integração da empresa com as comunidades locais. 
  • Cumprir e possuir compromisso com os direitos humanos. 
  • Avaliar constantemente como reduzir os danos à natureza e elaborar estratégias para tratar estas questões. 

Uma organização que desenvolve ações de responsabilidade social pode agir até mesmo de maneira global, o que faz com que empresas de pequeno porte também possam contribuir até mesmo em causas específicas. 

Principais vantagens

Ao empregar a responsabilidade social com ações e estratégias buscando beneficiar a sociedade ao entorno da empresa e traçar meios de contribuir com o meio ambiente, diversos benefícios podem ser garantidos, tais como: 

Melhor imagem da empresa juntamente ao público

Mostrar que a empresa está engajada com a responsabilidade social faz com que ela seja bem-vista pelo público e pela comunidade do qual ela está beneficiando.  

Compartilhar as ações realizadas nas redes sociais ainda auxilia na proximidade com os clientes e seguidores, ajudando a promover os objetivos e causas da organização e aumentando o reconhecimento dos esforços realizados pela empresa. 

Melhor relacionamento com os colaboradores

Colaboradores que sabem que estão contribuindo para a manutenção do meio ambiente, de modo mais sustentável faz com que eles se sintam motivados. 

Ao possuir estratégias de responsabilidade social e promover a participação voluntária, isso estimula o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. 

Dessa forma, se reforça o trabalho em equipe e se desenvolve um ambiente de trabalho melhor. Isso também contribui com a atração de talentos, que se sentirão motivados a trabalhar em uma empresa que desenvolve estas práticas. 

Vantagem sobre a concorrência

A partir do momento que a empresa se comprometer nas causas sociais e ambientais, isso dá maior destaque em relação aos concorrentes que não realizam esta prática. Com isso, os possíveis clientes confiarão mais na sua empresa, visto que ela está engajada nesta causa, diferente das outras organizações. 

Outro ponto que entrega uma melhor vantagem, é que o ato de responsabilidade social é bem-visto por possíveis parceiros, que podem investir no seu negócio ou realizar parcerias que podem apresentar oportunidades de crescimento. 

Auxilia na preservação e na mudança do mundo para melhor

Com os diversos impactos que as empresas já causam no meio ambiente, se a sua empresa fizer a sua parte ela já estará contribuindo e muito para um futuro muito melhor. 

Ao fazer parte de uma solução que beneficia a todos, isso também influencia para que outras empresas comecem a fazer o mesmo, criando um impacto positivo no mundo. 

Principais desafios

Mesmo com todas as vantagens que a responsabilidade social causa para a sociedade, clientes e colaboradores, é importante realizar um bom plano de ação, visto que existem diversos desafios pelo caminho. 

O primeiro deles está no treinamento dos colaboradores. É preciso elaborar palestras e treinamentos para que todos fiquem cientes das mudanças que precisam ser implementadas. 

Por exemplo, nas áreas de produção de empresas industriais, é preciso que alguns processos sejam modificados, recursos sejam reaproveitados e até mesmo trocados por versões mais sustentáveis. 

Também será necessário mudar a identidade da marca e a cultura organizacional de modo a agir a favor com o novo posicionamento da empresa em relação aos ideais defendidos. 

É importante que os esforços para a mudança sejam feitos em conjunto, de modo com que todas as ideias e o planejamento saiam do papel e tomem forma para virarem o cotidiano da empresa. 

Como podemos ver, de fato realizar a transição principalmente para médias e grandes empresas para os ideais da responsabilidade social envolvem desafios em um processo que deve ser feito a longo prazo. 

É preciso estratégia, disposição e capacitação dos funcionários para que tudo comece a ter forma, visto que eles precisam entender a importância desta responsabilidade, para agirem em conjunto nas ações que visam beneficiar a comunidade e a natureza. 

O que nós propomos para você

Existem empresas de consultoria em responsabilidade social que oferecem capacitações e treinamentos, o que é de suma importância principalmente para empresas de longa data, mas também para empresas que recém iniciaram e não faziam ideia da importância destas práticas. 

Com conhecimentos e capacitações necessárias, se torna possível estabelecer metas e objetivos para que o gestor, os líderes, os colaboradores e até mesmo os fornecedores possam trabalhar em conjunto para oferecer para a população e para os clientes os serviços de uma empresa que contribui para um mundo melhor. 

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