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Segmentação de Mercado: Como usar essa estratégia a favor da sua empresa

A segmentação de mercado divide o público de um produto ou serviço em segmentos com base em características específicas, aspectos em comum, expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa. Saiba mais aqui!
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De modo a superar a concorrência e realizar estratégias mais assertivas, a segmentação de mercado é uma ótima forma de trabalhar o seu público-alvo.

Ao segmentar o mercado se torna muito mais fácil personalizar campanhas e estratégias para focar no que é necessário e reunir consumidores semelhantes em todas as ações de marketing da empresa.

Você já conhece a segmentação de mercado? Caso não conheça, neste conteúdo iremos explicar os seus detalhes.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é segmentação de mercado

A segmentação de mercado é um processo que divide o público de um produto específico em segmentos com base em características específicas e aspectos em comum.

Assim, trata-se de uma ferramenta de tomada de decisão que tem por objetivo selecionar um mercado-alvo para um determinado produto ou serviço e projetar um mix de marketing para ele, criando estratégias de marketing personalizadas para cada segmento, de modo a aumentar a assertividade das ações e gerar maiores conversões.

O critério para segmentação pode ser uma única característica do consumidor, como idade, sexo, país de origem ou estágio no ciclo de vida familiar, por exemplo. Alternativamente, pode conter também um conjunto maior de características desse consumidor.

Qual a sua importância?

Antes de prosseguirmos, é importante que se entenda a diferença de uma segmentação e uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado é realizada antes, pesquisando e analisando o cenário atual do mercado de atuação da sua empresa e analisando as tendências, público-alvo e coletando outros dados pertinentes para as estratégias.

Segmentação de mercado é a ação após essa etapa, onde, já com as informações coletadas, o departamento de marketing segmenta em grupos diferentes os públicos com base nos dados coletados.

Segmentando o público em grupos diferentes facilita o processo estratégico, economizando tempo e orçamento do setor de marketing da empresa.

Com o processo mais facilitado e com maiores chances de acertos, isso reduz os riscos de uma campanha sem sucesso.

Ao dividir um mercado com base em características em comum e personalizar estratégias utilizando estas informações, as chances de sucesso são muito maiores do que realizar ações com base em um público amplo e não segmentado.

Segmentando o público com um grupo de consumidores que está mais propenso a ser convertido e realizar a compra do produto, por exemplo, os esforços podem ser priorizados neste grupo. Desta forma, se agiliza o processo e a conversão é realizada de forma mais rápida.

Características para segmentação

Parecida com as características da pesquisa de mercado, a segmentação de mercado utiliza algumas características básicas para separar e categorizar o público. Elas podem ser diversas, que variam de acordo com a área de atuação da empresa. As mais comuns são:

  • Faixa etária: muitos produtos do mercado são específicos para determinadas faixas etárias, visto que as formas de adquirir e utilizar um produto variam com a idade.
  • Gênero: da mesma forma, cada gênero possui um gosto específico por produtos. Os interesses de homens e mulheres ao comprar algo são muito diferentes e devem ser segmentados.
  • Renda: a capacidade de poder de compra também deve ser segmentada, pois a partir desta informação se define se o produto irá sanar uma necessidade ou será algo de luxo ou desejo.
  • Localização: o local do público-alvo afeta a decisão de compra, visto que dependendo de onde ele está localizado as suas necessidades e desejos são muito diferentes.
  • Escolaridade e emprego: a profissão realizada e o grau de escolaridade do público-alvo também são fatores importantes. Dependendo da profissão isto afeta na necessidade de compra e desejo, assim como o grau de escolaridade.
  • Hábitos de consumo: a partir dos hábitos de consumo se é possível entender de que forma o público-alvo utiliza um produto, fazendo completa diferença. Pessoas de diferentes grupos podem usar mais ou menos o produto, comprar em maior ou menor quantidade e assim por diante.

Com essas informações, juntamente com uma pesquisa de mercado, torna-se possível entender como o público-alvo funciona e então realizar a segmentação para traçar as estratégias com maior efetividade.

Vantagens e benefícios

A segmentação de mercado traz diversos benefícios para a estratégia de marketing das empresas. Conheça a seguir, alguns desses benefícios.

Oportunidade para pensar e repensar novos insights

Em um nível mais geral, a segmentação de mercado força as empresas a fazerem um balanço geral de onde elas estão e para onde querem ir, forçando-as a refletir em que são melhores que seus concorrentes e fazendo um esforço maior para descobrir o que os clientes desejam.

Maior adequação do produto

Ao investir em uma pesquisa correta e uma segmentação, isto proporciona a entrega de um produto personalizado e muito mais adequado para o cliente.

Maior proximidade com os consumidores

Ao segmentar e adquirir os dados importantes sobre os consumidores, você consegue também entender quais canais de comunicação atingem diretamente os grupos definidos e, assim, a identificação e proximidade dos clientes com a marca é aumentada.

Redução de gastos

Ao compreender melhor quais estratégias traçar e produzir um produto mais adequado ao cliente, isso reduz custos e elimina o processo de guiar o cliente em todo o funil de vendas, sendo muito mais vantajoso e essencial para a sobrevivência de pequenas empresas.

Tipos de segmentação

Ao realizar a segmentação, existem quatro tipos que podem ser utilizadas, onde dentro delas se analisam algumas das características já mencionadas e se realizam as divisões de grupos.

São eles:

Segmentação comportamental

Esta segmentação busca aprofundar hábitos de compra dos clientes, compreendendo padrões de comportamento como lealdade ou nível de engajamento.

Utilizando esta segmentação se torna possível entender a experiência do cliente com a marca, usando estratégias para aprimorar a percepção que ele tem sobre a marca ou um produto específico da empresa.

Ao mesmo tempo, esta segmentação é utilizada para entender quais os perfis de possíveis clientes com maiores chances de adquirir o produto.

Segmentação psicográfica

Esta segmentação se baseia em características mais internas de cada cliente, observando atributos como hobbies que realizam, valores e opiniões, personalidade, estilo de vida e status.

Estes dados auxiliam na criação de campanhas personalizadas, como, por exemplo, a criação de um produto saudável para pessoas que possuem o hábito de comer alimentos mais saudáveis.

Segmentação demográfica

Estes dados são as informações mais “base” do cliente, como sexo e idade. Este tipo de segmentação é mais amplo do que os dois citados anteriormente, com dados mais básicos sobre os clientes.

Porém, ele ainda é um tipo de segmentação importante para reduzir o tempo de busca para entender o público-alvo.

Segmentação geográfica

Se dá pelo local, pela cidade, estado e densidade populacional, assim como outros dados que podem ser adquiridos proveniente da localidade dos clientes, como o clima e economia da região.

Este tipo é interessante ser combinado com os tipos de segmentação comportamentais, já que você consegue compreender melhor como se comporta um público de uma certa região. Entender estas questões auxilia a direcionar resultados na região dos possíveis clientes.

Escolhendo um nicho lucrativo

Para isto, é preciso que você inicie no ramo de algo que você tenha completo domínio de conhecimento, sendo importante empreender em um nicho que você já tenha trabalhado ou possua um método lucrativo de aplicação.

Avalie também a oferta e procura do nicho, visto que não valerá a pena investir em um negócio sem perspectiva ou muito saturado no mercado caso você não tenha uma ideia inovadora de que tenha sido validada.

Procure e analise tendências que possuam maior procura e menor oferta. Isso pode ser uma grande oportunidade caso você tenha uma solução para procuras específicas, podendo até se tornar uma futura referência nesta área.

Pesquise se já existem empresas que realizam produtos para estas tendências e analise minuciosamente para entender o que os concorrentes estão aplicando para encontrar brechas que poderão ser atendidas pelo seu produto ou serviço.

Como fazer uma boa segmentação

Para fazer uma segmentação correta e efetiva, é preciso seguir uma série de etapas que garantem o sucesso das suas ações.

Tenha um CRM

O Customer Relationship Management ou CRM, é uma ferramenta que facilita o processo de segmentação. Esta ferramenta é utilizada para gerir os dados de todos os clientes da organização.

Utilizando esta ferramenta além de facilitar o processo ainda auxilia na aproximação com o cliente e a definir estratégias.

Personalize as ações e estratégias

Ao segmentar os clientes, você consegue definir diversos grupos diferentes baseados em comportamentos e locais deles.

Com isso, as estratégias precisam ser personalizadas de acordo com estes segmentos. Só assim você conseguirá efetividade nas ações e fará valer a pena a segmentação.

Atualize constantemente

Com o mercado atual sendo completamente sustentável, para acompanhar os ritmos dos clientes que estão sempre exigindo coisas novas é preciso manter atualizado e rever diversas vezes os segmentos criados.

Avalie com frequência se os segmentos estão adequados e se existem mudanças que podem ser realizadas. Muitas vezes, até mesmo o tipo de segmentação terá de ser reformulado, recriando todo outro tipo de segmento.

Com um nicho de mercado lucrativo e realizando todas as questões de segmentação que informamos, com certeza a sua empresa irá traçar estratégias com exatidão, poupando custos e tempos maçantes que ocorreriam sem uma divisão de grupos dos clientes.

Agora, é interessante que você disponha de ótimas ferramentas para isto acontecer. Para isto, iremos lhe informar três sistemas de CRM que você pode implementar na sua empresa:

  • Hubspot: com planos pagos incluindo diversos recursos e ferramentas gratuitas como gerenciamento de contatos, atividade do contato no site, tarefas e atividades e outras, a Hubspot possui um sistema completo e adaptável a todo tipo de negócio.
  • RD Station CRM: a maior empresa de automação de marketing da América Latina lançou a sua ferramenta de CRM completamente em português e com planos muito acessíveis para que você implemente este sistema em sua empresa. A ferramenta possui o objetivo de ser rápida e intuitiva, sem você perder muito tempo realizando longas configurações.
  • Zoho CRM: sistema que já foi até mesmo premiado por proporcionar uma ótima experiência do usuário, o Zoho CRM oferece um amplo leque de recursos, versão gratuita para até 3 usuários e planos pagos que oferecem diversos recursos personalizáveis.

Com estas ótimas ferramentas, a utilização de qualquer uma delas irá proporcionar muito mais agilidade para a sua segmentação de mercado. Escolha a que mais se adaptará com sua empresa e tenha maior sucesso com seus produtos.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

A segmentação de mercado é um dos principais blocos da construção do marketing estratégico de uma empresa, sendo essencial para o sucesso do marketing. As empresas mais bem-sucedidas conduzem seus negócios com base em segmentação de mercado. Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto:

01 – Ebook do Sebrae “Segmentação de Mercado: Estratégia Inteligente em Tempos de Crise”. No ebook, você ficará mais preparado para começar a investigação de quem é seu público alvo, além de capacitá-lo para segmentar corretamente seu mercado de atuação e enxergar a segmentação como parte de um plano de negócios sustentável e bem estruturado.

02 – Consultoria do Sebrae em “Consultoria: Segmentação, mercado-alvo e posicionamento”. Para saber a disponibilidade da consultoria na sua região, entre em contato com o Sebrae pelo 0800 570 0800. A consultoria tem os seguintes objetivos:

  • Identificar e analisar o perfil distinto que a empresa irá escolher para desenvolver uma oferta de mercado.
  • Validar ou desenvolver a segmentação de mercado da empresa, buscando identificar e/ou solidificar a sua atuação nos segmentos em que a mesma possa atender, analisando sua atratividade e competitividade em relação a cada segmento de mercado.

03 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é segmentação de mercado”. Com o vídeo, você vai aprender que a segmentação de mercado é um assunto que não pode ficar de fora do seu próprio negócio, pois, e através da segmentação de mercado que você será capaz de ter melhores resultados com ações direcionadas para onde realmente importa.

04 – Vídeo do Canal do SebraeComo identificar segmentos de mercado”. Você quer melhorar seus resultados de comunicação? Então uma boa dica é segmentar o seu público-alvo. Quer saber mais? Assista a esse vídeo e conheça outras dicas que podem te ajudar nesse processo.

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