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Startup: Como criar e desenvolver uma empresa de sucesso!

Criatividade, inovação e ousadia são alguns ingredientes que fazem parte do nascedouro de uma startup. Mas, entender a essência desse tipo de negócio é fundamental para quem deseja criar e desenvolver uma empresa de sucesso nesse modelo. Quer conhecer mais sobre esse tipo de negócio? Então este conteúdo é para você.
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Empreender é o sonho de muitas pessoas hoje em dia. E com o grande acesso a tecnologia por meio de aparelhos celulares, computadores, tablets e outros, isso tem tornado mais fácil a vida dos empreendedores digitais e dos empreendedores de alto impacto, que surgem com ideias de negócios que podem substituir processos burocráticos e rígidos, desafiando grandes corporações, por meio de suas startups. 

Mas não é assim tão simples ser um empreendedor de startup. Saiba aqui porque as startups precisam fazer um planejamento adequado para que a sua ideia saia do papel e ganhe o mundo.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Um DNA de inovação e renovação

O termo startup surgiu no Vale do Silício na Califórnia, nos EUA, em meados dos anos 1970 para designar um modelo de negócio que tinha a tecnologia como berço para projetos que pretendiam inovar e revolucionar em seus ambientes de negócios.

De lá para cá a tecnologia ganhou a internet como aliada e, no mercado atual, as startups formam um modelo de negócio que ganhou aceleração, desenvolvimento e visibilidade, atraindo olhares de diferentes segmentos de mercado.

O que é uma startup

Startup é um modelo de negócio que busca tornar escalável uma ideia inovadora, com o uso da tecnologia e internet como base para expandir e divulgar o negócio. 

Normalmente, surge como resposta a uma lacuna ou necessidade existente no mercado.

Quem pode empreender nessa área?

Apesar de o termo startup estar originalmente ligado ao ambiente tecnológico, não pertencer à área não é um limitador para quem deseja empreender nesse ambiente. 

Entretanto, é bom saber que a tecnologia é, sim, a alma desse modelo de negócio e terá que, necessariamente, estar em seu campo de ação, submeter seu projeto a esse ambiente.

Não basta ser inventivo, ter uma grande ideia. Será preciso colocá-la em prática, por isso, geralmente, uma startup surge em um ambiente agregador, acolhendo ideias, testando e validando um produto ou serviço.

É um modelo de negócio cujo empreendedor deve estar disposto a associar-se, seja a pessoas ou a tecnologias, a fim tornar sua ideia inovadora em um negócio escalável.

Um negócio de risco calculado

Por sua característica inovadora, a startup é um negócio de risco calculado. Elas possuem um grande potencial de crescimento financeiro, mas também lidam com a ousadia de testar algo novo, em algum aspecto.

Uma característica desse modelo de negócio é atuar em ambientes de alto risco e com a necessidade de investimento constante.

Por isso, aqui entra um passo muito importante para quem deseja tirar uma ideia do papel e transformá-la em um produto escalável e rentável: testar e validar, que falaremos mais adiante.

Áreas de atuação de uma startup

Há muitos tipos de startups, mas geralmente elas estão ligadas a quatro modelos principais de negócios:

SaaS – (Software as a Service)

Usam software como serviço, disponibilizando na nuvem. Ou seja, nesse modelo o software é a ferramenta comercializada. O fornecedor desenvolve e disponibiliza o sistema, e o cliente utiliza o software via internet, pagando pelo serviço. 

É um modelo de startup que tem como público-alvo o setor empresarial, de diferentes segmentos de mercado.

Marketplace

É uma vitrine virtual, um ambiente de negócios na internet, reunindo vários fornecedores numa mesma plataforma, a exemplo de um shopping center, que conecta vendedores ou prestadores de serviços com os clientes finais. Indicado para negócios altamente escaláveis e focados em venda direta.

Redes Sociais

O usuário utiliza gratuitamente uma determinada rede social, em troca da visualização de anúncios. Esse modelo pode ser visto em aplicativos, por exemplo. O usuário baixa gratuitamente o serviço, porém, tem de assistir a anúncios durante a  utilização. 

Esse tipo de negócio exige um investimento maior, o que acaba sendo uma barreira de entrada para novos empreendedores.

Assinaturas

Esse é um modelo de startup que ganhou popularidade com o avanço da internet e das ferramentas digitais. Pagando por um serviço, o consumidor pode ter ao alcance das mãos, serviços de diferentes segmentos. 

De plataformas de entretenimento, passando por alimentação até serviços de segurança e saúde.

Ponto de partida

Conhecendo esses quatro grandes focos de concentração das startups, você pode estar se perguntando: mas como criar uma startup? Qual o ponto de partida para desenvolver a sua empresa de sucesso?

Aqui vão os ingredientes necessários para você tirar sua ideia do papel e transformá-la num projeto concreto e viável:

Explore ao máximo o ambiente da sua ideia

A regra é conectar-se com o segmento que você pretende empreender. 

Converse com pessoas, participe de eventos, analise dados, compare o que já existe nessa área e busque o nicho em que a sua ideia pode ‘resolver uma dor’, preencher uma lacuna, uma necessidade. Isso nos leva ao passo seguinte.

Defina o seu público-alvo

Aqui, mais do que uma característica, é preciso ir a fundo nos gostos, hábitos de vida e de consumo. Descobrir como o seu cliente em potencial costuma relacionar-se no ambiente em que você pretende atuar.

Em marketing esse processo é conhecido como definição de persona. Significa identificar e relacionar todos os aspectos do seu público-alvo de modo a construir um perfil para o qual o seu negócio se destina.

Conhecer e delimitar as características do seu público-alvo, tornará mais assertivo o desenvolvimento do seu projeto.

Valide sua ideia no mercado

Fuja da tentação de imaginar que a sua ideia é revolucionária e só falta mesmo os recursos para colocá-la em prática. Ela até pode ser, mas quem dirá isso é o mercado.

Então, antes de passar para o desenvolvimento e produção, envolva-se com o mercado e troque informações.

Teste seu produto

A regra aqui é testar seu modelo de negócio até que ele funcione. Invista tempo na fase de pesquisas preliminares. A cada passo, gere ambientes de teste. Ofereça o seu produto em uma escala menor, mais privativa de testes e a partir dos retornos recebidos, planeje os próximos passos.

Nesse ambiente entra em cena um conceito muito usado no empreendedorismo: o MVP (do inglês, Minimum Viable Product), o Mínimo Produto Viável.

O ponto-chave é desenvolver um produto ou um modelo de negócio de forma rápida e minimamente viável, e colocá-lo no mercado em ambiente de teste, a fim de validar se realmente há espaço e demanda para ele.

Nada como resultados para dar a medida exata ao desenvolvimento.

Forme um time eclético

Uma startup tem como essência o trabalho colaborativo, pois exige expertise de diferentes campos de conhecimento. Busque formar um time em que as habilidades se complementam. Basicamente, uma startup deve envolver profissionais das áreas de tecnologia, gestão, operações e vendas.

Uma dica: a medida em que o negócio avançar, dê especial atenção à área administrativa. Especialistas apontam esse como o calcanhar de Aquiles de muitas empresas da área. 

Com foco no produto, startups acabam perdendo a organização interna. E, sem ela, o avanço pode ficar comprometido.

Invista no poder que vem de dentro

Crie um ambiente de trabalho no qual os integrantes se sintam parte do todo. 

A cultura de inovação, em ambientes flexíveis e com participação colaborativa é um forte elemento da cultura das startups, o que acaba atraindo profissionais não apenas pelo salário, mas por propósito e objetivos comuns.

Lembre-se: pessoas fazem acontecer.

Dê atenção às questões jurídicas

Se você vai realizar seu projeto em parceria, com um ou mais sócios, é importante estabelecer as bases dessa sociedade em um contrato, de acordo com a modalidade de sociedade escolhida.

É importante formalizar um acordo entre sócios, estabelecido no modelo Vesting (importado dos EUA) onde questões como o tempo de permanência na sociedade e a participação de cada sócio, são detalhados e pactuados.

Defina métricas de avaliação

O que não é medido não é gerenciado.” A frase do estatístico estadunidense, William Edwards Deming, é um alerta à importância de gerenciar um negócio por meio de números e dados.

Conhecer e estabelecer as métricas que podem validar seu projeto é fundamental para a tomada de decisão. Não suponha, meça e tenha certeza.

A boa notícia aqui é que no ambiente tecnológico-digital tudo é mensurável: cliques, sessões, visitas, transações, taxa de rejeição, likes, engajamento, leads, alcance, impressões, visualizações.

Defina as métricas para o seu modelo de negócio e os resultados desejados e com base nelas gerencie todas as etapas do processo.

Tenha um plano de captação de investimentos

Com o produto aprovado e validado é hora de acelerar e colocá-lo definitivamente no mercado. Esse pode ser, também, o momento certo para buscar parcerias e aportes financeiros.

Porém, construa um plano de captação de investimentos que possa ser colocado em prática em diferentes momentos.

Entendendo o DNA inovador e de aceleração ao qual as startups estão imersas, é necessário estar preparado para a captação de investimentos em diferentes etapas. E preparar-se previamente para essa necessidade pode ser a diferença entre crescimento e estagnação do negócio.

Não se acomode e busque novas ideias para novos mercados

Se você já construiu um modelo de negócio vitorioso, não perca a chance de ampliá-lo. Estabeleça novos mecanismos, novos mercados, novas ferramentas.

Afinal, a inovação é o ponto-chave que faz das startups um modelo de negócio cada vez mais consolidado e em constante crescimento e evolução.

O que nós propomos para você

Agora que você mergulhou no mundo das empresas inovadoras e tecnológicas, conheceu mais sobre os desafios e cultura empresarial dos quais elas fazem parte, é hora de direcionar esse conhecimento para a ação e, quem sabe, transformar sua ideia em uma startup de sucesso.

O importante é elaborar um bom plano de ação em que todas as etapas – ideia, validação, time, modelo, execução e expansão – estejam previstas e possam nortear as diferentes etapas do caminho.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto. É muita informação! Aproveite bastante e esteja preparado para alcançar o seu sucesso!

Cursos

Existem diversos cursos disponíveis e gratuitos para quem estar pensando em criar uma startup. Acesse, conheça todos e se prepare de maneira adequada para os novos desafios!

Inovação de impacto para Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Inovação de impacto para Startups”. Nesse curso de 3 horas, você terá acesso a informações sobre o que são negócios de impacto, tese de impacto, modelo de negócio de impacto, impacto socioambiental, público, mensuração e muito mais.

Sua Startup está pronta para captar recursos?

Curso online e gratuito do Sebrae “Sua Startup está pronta para captar recursos?”. Nesse curso de 3 horas, você entenderá o momento da sua startup e do seu projeto para buscar a melhor modalidade de investimento. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Recursos para empresas inovadoras.
  • Estágio do empreendedor e do projeto.
  • Os olhos do investidor.
  • Valuation e pitch.
  • Modalidades de investimento (parte 1).
  • Modalidades de investimento (parte 2).
  • Todo empreendedor quer saber.

Modelagem financeira para Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Modelagem financeira para Startups”. Nesse curso de 2 horas, você terá a acesso a informações sobre custos, modelos tradicionais e inovadores de precificação, fluxo de caixa, valuation, modelo de negócios, e muito mais. 

O curso é voltado para startups ou potenciais startups que estejam buscando conhecimentos relacionados à temática de modelagem financeira.

Acesso a Capital para Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Acesso a Capital para Startups”. Nesse curso de 3 horas, você terá a acesso a informações sobre tipos de financiamento, instrumentos de fomento, captação de recursos, pitch e estratégias de negócio.

Internacionalização de Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Internacionalização de Startups”. O curso foi desenvolvido para aqueles que querem expandir o seu mercado de atuação, comercializando seus produtos ou serviços em outros países. O curso é formado por 3 unidades e contempla alguns dos módulos abaixo:

  • Atuação local, pensamento global.
  • O porquê de internacionalizar.
  • Foco no mercado global.
  • Mitos da internacionalização.
  • Qual o momento certo para internacionalizar?
  • Estratégias lean para a expansão global.
  • Análise interna para internacionalização.
  • A importância da colaboração em equipe.
  • Programas de pré-aceleração, aceleração e incubação.
  • Missões de negócios e eventos internacionais.
  • Parcerias estratégicas.
  • Soft-landings.
  • Programas governamentais.
  • Mercados internacionais: para onde ir?
  • Dicas de como internacionalizar sua startup ainda no Brasil.
  • Canvas da internacionalização.

Propriedade intelectual para Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Propriedade intelectual para Startups”. Nesse curso de 2 horas, você terá a acesso a informações sobre marcas, patentes e alternativas de apoio na busca de financiamento para projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Acesso a mercado para Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Acesso a mercado para Startups”. Nesse curso de 2 horas, você terá a acesso a informações sobre marketing digital, funil de vendas, conversão, análise de retorno, vendas, metodologia de vendas B2B.

Modelagem e validação da proposta de valor para Startups

Curso online e gratuito do Sebrae “Modelagem e validação da proposta de valor para Startups”. O curso de 3 horas é direcionado para startups ou potenciais startups que estejam buscando conhecimentos relacionados à temática de modelagem e validação da proposta de valor.

Site

Página da internet do Sebrae Minas Gerais “Como Montar uma Startup”. 

Você encontrará informações completas sobre: startups, o que são, características, passos para ter sua própria startup, conceito de lean startup, fases de uma startup, principais tipos de modelos de negócios, incubadoras e aceleradoras e muito mais!

Oficinas

01 – Oficina online e gratuita do Sebrae “Introdução à metodologia Lean Startup e MVP (parte 1)”. Nessa oficina de 3 horas, você terá acesso às seguintes informações:

  • Introdução ao mundo das startups.
  • Introdução ao Lean Startup.
  • Introdução a prototipação e MVP.
  • Introdução a Validação e Job to be Done.

02 – Oficina online e gratuita do Sebrae “Introdução à metodologia Lean Startup e MVP (parte 2)”. Nessa oficina de 3 horas, você terá acesso às seguintes informações:

  • Perguntas e respostas sobre os conceitos de protótipo e Lean Startup.
  • Levantamento de hipóteses.
  • Separação em times.
  • Apresentação das hipóteses.
  • Brainstorm e definição da validação.
  • Feedback sobre os projetos definidos.

Palestra

Palestra online e gratuita do Sebrae “Como iniciar uma startup”. Nessa palestra de 2 horas, é apresentado ao público o conceito de startup, características e etapas para a construção de uma Startup, demonstrando as vantagens de se desenvolver um modelo de negócios repetível e escalável, estimulando o desenvolvimento do ecossistema de Startups.

Trilha

Trilha de Inovação online e gratuita do Sebrae “Pré-aceleração Sebrae Like a Boss”. Essa trilha com mais de 60 horas apresenta aos empreendedores conceitos e ferramentas importantes do universo das startups que formarão uma base de conhecimento responsável por ajudá-lo a fazer melhores escolhas na jornada da sua startup. Os módulos que compõe a trilha são:

  • Empreendedorismo e propósito.
  • Por onde começar.
  • Campo de Batalha.
  • Marketing / Vendas.
  • Inovação.
  • Investimento.
  • Eventos.

Ebook

Ebook do Sebrae “Guia Completo: Como Transformar sua Ideia em uma Startup”. No ebook, você terá acesso a 6 passos para transformar sua ideia em uma empresa de sucesso!

Cartilhas

01 – Cartilha do Sebrae “10 dicas para montar uma startup de sucesso”. Quer tirar sua ideia do papel? Baixe a cartilha do Sebrae e descubra como se planejar para abrir seu negócio.

02 – Guia Essencial para Empreendedores – Volume 01: Descoberta. Saiba do que você é capaz como empreendedor e encontre oportunidades no mercado com esse guia do Sebrae.

03 – Guia Essencial para Empreendedores – Volume 02: Ideação. Descubra boas ideias de negócios com esse guia do Sebrae.

04 – Guia Essencial para Empreendedores – Volume 03: Modelagem e Proposta de Valor. Encontre ferramentas para a construção de um novo modelo de negócios com esse guia do Sebrae.

05 – Guia Essencial para Empreendedores – Volume 04: Implantação. Aprenda como colocar o modelo de negócios em prática com esse guia do Sebrae.

Vídeo

Vídeo do Canal Luz, Câmera, Empreenda!O que são startups”. Você vai entender melhor o que são e entender por que uma Startup tem que atender a 2 grandes pré-requisitos para se enquadrar nesse conceito. Assista ao vídeo e saiba quais são!

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