Início » Marketing e Vendas » Técnicas de Vendas: Aprenda a conquistar novos clientes e vender muito mais

Técnicas de Vendas: Aprenda a conquistar novos clientes e vender muito mais

Técnicas de vendas são as métodos desenvolvidos e colocados em prática por vendedores para atenderem as necessidades dos clientes e criar conexões com os mesmos. Dessa forma, tornar o processo de vendas mais assertivo é o sonho de todo empreendedor, afinal, essa ação traz diversos benefícios para a organização, por exemplo, vantagem competitiva e maior faturamento. Saiba mais continuando a leitura.
Técnicas de vendas

Contar com técnicas de vendas que auxiliem durante todo o processo de abordagem de vendas realizado pela empresa é essencial. Esse método é importante para direcionar toda a equipe da empresa, fazendo assim, com que o ciclo se torne mais eficiente, contribuindo para que as conversões aumentem.

Pensando nisso e na importância deste tema, preparamos este conteúdo completo para você entender o que são técnicas de vendas, sua importância e muito mais. Boa leitura!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são técnicas de vendas?

Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias utilizadas na hora de realizar uma venda. Portanto, são métodos que vão desde a abordagem até o fechamento da ação.

Neste sentido, cada empresa precisa desenvolver seu próprio processo, pois as técnicas dependem das características da empresa e até mesmo do colaborador. Com isso, saiba que para desenvolvê-las, é preciso otimizar cada gargalo encontrado.

As técnicas de vendas são essenciais, pois facilitam na hora em que o vendedor está realizando todo o processo. Com isso, torna a ação mais efetiva, aumentando assim, as chances de fechar o negócio.

Qual a importância das técnicas de vendas?

Como citamos, as técnicas de vendas são usadas desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Sendo assim, existem estratégias para serem usadas em cada etapa da jornada do cliente, o que deixa todo o processo mais eficiente.

Portanto, é importante utilizar esse método, pois ele torna o ciclo da venda mais assertivo e contribui diretamente para o seu faturamento e, consequentemente, para o lucro.

Além disso, o conjunto de técnicas irá direcionar o vendedor na hora do contato, o que fará com que ela saiba como agir e se aproximar do consumidor da forma correta, criando assim, uma relação de proximidade entre a pessoa e a marca.

Assim, pensando em todos esses aspectos, não deixe de criar técnicas de vendas na sua empresa, pois elas serão determinantes para o seu sucesso!

Quando aplicar técnicas de vendas?

Em primeiro lugar, as estratégias de vendas devem ser usadas em todas as etapas percorridas pelo consumidor.

Por isso, é importante que o vendedor tenha a sensibilidade de entender as necessidades do cliente e propor soluções que se adequem à realidade dele, pois, esse é um dos aspectos importantes na hora de decidir qual técnica utilizar.

O fato é que não existe uma fórmula mágica para te direcionar quando utilizar essa estratégia. Portanto, é preciso contar com uma equipe de vendas que tenha muito conhecimento sobre o assunto para que na hora de realizar o processo, ela consiga identificar o melhor a se fazer.

Além disso, na hora de criar as técnicas, você pode mapear em qual momento cada estratégia irá se encaixar melhor, sendo assim, será possível prever algumas ações, o que irá facilitar na hora da venda.

Como construir um bom processo de vendas?

Primeiramente, tenha em mente que um bom processo de vendas deve ser flexível, ou seja, ele precisa se adequar conforme a realidade proposta em cada situação. Porém, existem dicas importantes que podem ser usadas independentemente do ocorrido:

Pense no cliente

Seu objetivo principal é focar no cliente. Sendo assim, é importante estar atento às dores dele, para ser possível apresentar uma solução coerente. Dar essa atenção total a ele fará com que as chances de vendas aumentem, visto que você apresentará a solução certa para sanar os problemas que o cliente  possui.

Entendeu a importância de fazer um contato personalizado? Cada pessoa apresenta suas próprias particularidades, com isso, o que dará certo para um cliente, poderá ser um fracasso para outro. Portanto, foque sempre no consumidor.

Encontre a pessoa certa

É preciso entender que não são todas as pessoas que irão fechar negócio com a sua empresa. Afinal, existem diversos fatores que influenciam nesse aspecto, por exemplo, no momento a pessoa pode não ter capital suficiente para adquirir o seu produto ou serviço.

Sendo assim, saiba conduzir seu processo de vendas de forma estratégica para conseguir identificar quais serão os possíveis compradores da sua marca. Essa ação fará com que você foque suas forças somente em clientes que irão render lucro para a organização.

Além disso, tentar convencer pessoas que não estão interessadas pode tornar o processo maçante, o que pode trazer sérios prejuízos para a sua companhia, como reclamações.

Entenda o que impede a compra

Outro fator importante é saber lidar com os gargalos apresentados pelos clientes, afinal é necessário saber tratar essas objeções para que a venda seja finalizada.

Portanto, durante todo o processo, entenda quais são os empecilhos para ele fechar o negócio, e comece a trabalhar fornecendo soluções para cada um desses problemas.

Por exemplo, caso o cliente informe que não tem o valor no momento, tente oferecer o parcelamento, uma compra com entrada mínima, dentre outras possibilidades.

Dê valor ao seu produto e/ou serviço

É importante ressaltar que não estamos falando de precificar suas soluções, ok?

Aqui, o importante é fazer com que o cliente comece a valorizar os serviços oferecidos pela sua empresa. Afinal, ele precisa entender que a sua empresa oferece soluções, e não apenas produtos. Portanto, durante todo o processo mostre a importância do que o seu negócio poderá conceder a ele, pois, é preciso entender que vai muito além de um item.

Viu como é simples realizar um bom processo de vendas? Pensando nisso, não deixe de aplicar todas essas dicas que selecionamos para você, pois elas serão essenciais para garantir um ciclo positivo e tornar toda a experiência agradável para o consumidor.

Como citamos anteriormente, cada empresa deve realizar seu próprio processo de vendas. Sendo assim, desenvolva também outras etapas que sejam interessantes para o seu negócio.

Técnicas de vendas tradicionais vs. Técnicas de vendas online

O mundo está se tornando cada vez mais digital. Nesse sentido, é necessário entender que a sua empresa precisa se posicionar no meio online e assim, desenvolver técnicas de vendas para internet também.

Antes, no método tradicional de vendas, a organização precisava apenas contar com vendedores que sabiam argumentar bem para convencer o cliente a fechar a venda.

Agora, com as vendas online, o processo se tornou mais complexo, visto que o mercado tem crescido bastante. Sendo assim, é preciso se esforçar mais para se destacar em meio a um mercado que é muito competitivo.

Estude bem o público-alvo, pois é necessário oferecer ao cliente exatamente o que ele necessita, portanto, analisar as dores apresentadas por eles é parte essencial do processo.

Faça ações estratégicas, analise os resultados para otimizar seus processos, estude o seu mercado de atuação, entenda a sua persona e muitos mais. Essas atitudes farão com que você crie estratégias mais assertivas, aumentando assim, as chances de venda.

Principais técnicas de vendas para implementar na sua empresa

Agora que você entendeu o que são técnicas de vendas e sua importância, está na hora de aprender algumas para que aplique na sua empresa. Então, confira a seguir as que selecionamos para você!

  • É preciso que seu cliente entenda como o seu produto ou serviço irá sanar as dificuldades dele. Portanto, apresente seu produto como uma solução, e não apenas um item.
  • Se for uma venda presencial, é necessário se atentar para a linguagem não verbal. Sendo assim, sorria com os olhos e mantenha uma postura solícita.
  • Mostre que aquela oferta tem um prazo. Com isso, explique que ele precisa realizar a compra naquele momento para não perder a oportunidade.
  • Seja objetivo, pois dependendo da abordagem, o seu cliente poderá se perder e não entender de fato a proposta da organização.
  • Para o ambiente online, ofereça diversos canais de atendimento para o consumidor. Sendo assim, ele poderá optar pelo que se sente mais confortável. Algumas opções são: chat, videochamada e telefone.
  • Não interrompa seu cliente. Além de falar bem, um ótimo vendedor precisa saber escutar. Portanto, dê atenção ao que a pessoa está falando, e não corte a linha de raciocínio dela.
  • Seja paciente com o seu cliente. Muitas pessoas podem apresentar dificuldades na hora de entender a proposta da organização. Pensando nisso, tente usar uma linguagem simples.
  • Seja sincero. É preciso entender que o foco deve ser toda a experiência do cliente, e não só a realização de uma venda. Sendo assim, não invente situações apenas para convencer o consumidor.
  • Mostre que está atento. Para isso, personalize a sua conversa. Por exemplo, use o nome do cliente, faça referência a algo que ele citou anteriormente, dentre outras estratégias.
  • Seja empático, pois isso fará com que o seu cliente perceba que está se preocupando com as situações apresentadas por ele.

Já aplica essas técnicas na sua empresa? Caso ainda não utilize alguma, aproveite para colocá-las em ação e assim contribuir para o sucesso do seu negócio.

O que nós propomos para você

Esperamos que ao longo do conteúdo você tenha entendido a importância das técnicas de vendas para a sua empresa. Afinal, compreender a necessidade dessa estratégia é essencial para que o volume das suas vendas aumente.

Portanto, caso queira criar suas próprias técnicas ou otimizar as que já possuem, conte com empresas especialistas nesse assunto. Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e implantar as estratégias na sua empresa.

Sites

Página da IPropose sobre “Marketing e Vendas”. Você quer saber tudo sobre marketing e vendas? Então acesse a nossa página e conheça todo o conteúdo: marketing, marketing digital e vendas. 

Cursos de vendas (online)

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Como aumentar suas vendas”. Nesse curso de 3 horas, você vai se capacitar para aumentar as vendas da sua empresa utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção. O curso é composto pelos seguintes módulos: 

  • Eu sei vender? 
  • Conversando sobre marketing. 
  • Como o marketing pode me ajudar a vender mais e melhor? 
  • Construindo o futuro das minhas vendas. 

02 – Curso do Sebrae online e gratuito “Como vender mais e melhor”. Nesse curso de 8 horas, você vai aprender a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. O curso é composto pelos seguintes módulos: 

  • Vender mais ou melhor? 
  • O profissional de vendas. 
  • Conquistando os clientes. 
  • Definindo ações. 
  • Como gerar resultados? 
  • Escutando o mercado. 

03 – Curso do Sebrae online e gratuito “Como turbinar suas vendas”. Nesse curso de 3 horas, você vai entender que vender é mais do que sorte ou persuasão e que para vender é preciso conhecer os produtos, os clientes e as necessidades do mercado. O curso é composto pelos seguintes módulos: 

  • Os elementos do processo de vendas. 
  • O que um vendedor precisa saber. 
  • Entendendo o cliente. 
  • Vendas passo a passo. 

04 – Curso online e gratuito do SebraeComo implementar a pré-venda em minha empresa”. Nesse curso de 1 hora, você vai entender a importância da pré-venda e suas vantagens para o seu negócio, assimilando informações necessárias para a implantação na sua empresa .

05 – Curso online e gratuito do Sebrae “Processo de Venda: Técnicas para encantar seu cliente”. Nesse curso de 1 hora, você vai entender que cada vez mais o consumidor está mais exigente e que possui maior acesso à informação e seu poder de compra tem aumentado. O do curso é apresentar aos empresários e colaboradores da área de vendas dez técnicas para que possam encantar os clientes durante o processo de venda! São elas:

  1. Postura: a linguagem não verbal.
  2. Linguagem verbal.
  3. Uniforme.
  4. Conhecimento do produto.
  5. Arte de escutar.
  6. Negociação.
  7. Encerramento.
  8. Pós-venda: fidelização.
  9. A volta: troca e reclamações.
  10. Cliente interno motivado, cliente externo satisfeito.

Trilhas

Trilha online e gratuita do Sebrae “Gestão em Vendas”. Você já ouviu falar em alguma empresa que não precise vender? Eu também não! Vendas é um dos temas mais procurados por empresários e empreendedores em todo o mundo!

E foi por isso, que o Sebrae elaborou o Trilha Gestão em Vendas, formado por 8 aulas com dicas para você vender mais. Inscreva-se agora mesmo! A trilha é composta pelos seguintes módulos: 

  • Como elaborar um processo de vendas 
  • Como criar um funil de vendas 
  • Como prospectar clientes 
  • Como o marketing pode ajudar nas vendas 
  • Como criar e monitorar um plano de vendas 
  • Como traçar e monitorar indicadores de vendas 
  • Como capacitar vendedores 
  • Gestão da equipe de vendas. 

Ferramentas Digitais

Ferramenta gratuita do Sebrae “Funil de Vendas”. Acesse gratuitamente a Ferramenta Funil de Vendas e melhore suas ações de marketing, entendendo e medindo as etapas para conversão de clientes potenciais em compradores. 

Vídeos

01 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é pipeline? (o que é funil de vendas)? | Como trabalhar no seu negócio para aumentar as vendas”. Nesse vídeo, você vai aprender o que é Pipeline, Funil de vendas, quais as etapas de um funil de venda. Se quiser entender tudo isso para ter mais sucesso com seu negócio próprio, acesse o vídeo e descubra! 

02 – Vídeo do Canal Sebrae TalksVeja quais são as melhores dicas de Marketing Digital para a sua empresa! [Funil de Vendas]”. Nesse vídeo, você vai aprender que o funil de vendas é uma lógica de atuação no marketing digital que integra os diversos canais e as ações de marketing através de uma estratégia para você planejar estrategicamente as vendas de sua empresa e aumentar o faturamento.  

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais