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Tendências de Negócios para 2023: Conheça 10 oportunidades para empreender

O mercado de trabalho encontra-se em constante evolução, por isso, se você quer se atualizar, não deixe de acompanhar as principais tendências de negócios para o ano de 2023.
Tendências de negócios 2023

Você sabia que o ano de 2023 traz muitas novidades para o empreendedorismo? Existem diversas novidades relacionadas com o gerenciamento de empresas e tecnologias. A seguir, listamos as principais tendências de negócios para 2023 que os empreendedores devem ficar de olho! 

Veja sobre o que trataremos neste post:

Transformação digital em evolução 

Com a transformação digital, hoje em dia é cada vez mais comum encontrar termos como inteligência artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Cloud Computing, Blockchain e 5G. Afinal, o mundo está cada vez mais digital e conectado.

Conforme uma pesquisa divulgada pela WCSN, há uma previsão de 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, o que corresponde a 75% da humanidade. Toda essa tecnologia pode impactar no modelo dos negócios e também nas decisões estratégicas das empresas. 

Também, de acordo com uma pesquisa da Gallup, aproximadamente 53% dos colaboradores desejam ter um trabalho híbrido e 24% dos colaboradores esperam encontrar um trabalho remoto. Portanto, é importante que as empresas invistam cada vez mais em ferramentas que possam garantir o trabalho assíncrono.

Segurança para o Supply Chain 

Se você quer ter mais autonomia, então é importante vencer os gargalos que envolvem a cadeia de suprimentos. Depois da guerra na Ucrânia, investir em logística tornou-se crucial para a manutenção da economia dos países em todo o mundo. 

As expectativas de crescimento para o mundo todo é considerado moderado, no entanto, os principais desafios nesta área são:

  • Diminuição dos preços dos voláteis de mercado e commodities.
  • Desenvolvimento de medidas que protejam cadeias de suprimentos (preparando-se para a escassez).
  • Redução dos custos com a logística.

Para que o mapeamento da cadeia de suprimentos possa ser realizado, é importante entender de soluções tecnológicas, pois, estas podem melhorar a tomada de decisão. 

A Amazon é um grande exemplo bem-sucedido em que já é realidade a automação de processos

ESG (Environmental, Social and Governance)  

O ESG surgiu em 2005 e envolve as áreas de governança ambiental, social e corporativa. Após essa data, o conceito de sustentabilidade nas empresas tornou-se mais forte. Segundo uma pesquisa divulgada pela Mckinsey, em 2020 o investimento em sustentabilidade chegou a US$ 50 bilhões. 

Até 2025, há uma previsão de US$ 2,5 trilhões para investimentos. As empresas ainda não sabem como utilizar o ESG corretamente e, neste sentido, veja o que diz a consultoria McKinsey & Company sobre o ESG:

“Chamamos essas organizações de “empresas voltadas para o futuro”. Eles tornam o ESG intrínseco à sua estratégia, definindo, implementando e refinando um portfólio cuidadosamente construído de iniciativas ESG que se conectam ao núcleo do que fazem.”

Em 2023, implantar um plano de ação será vital para o avanço do ESG em todo o mundo e as empresas deverão considerar os aspectos físicos e a utilização dos recursos naturais. Este procedimento também é válido para provedores de serviço, como a internet. 

Experiência do Cliente (UX)

Investir em recomendações e atendimento online são muito comuns entre as empresas, sendo este um processo que está se aperfeiçoando. A imersão e a interatividade são uma tendência de negócios para 2023 que já podemos observar em diversos segmentos da economia e não somente no e-commerce.

Após a criação da empresa Meta pelo Facebook, o Metaverso é um conceito que já abrange o varejo do mundo todo, além disso, não podemos nos esquecer do Tokens digitalizados, NFTs e o dCommerce (comércio descentralizado).

Com o auxílio desses tokens, as marcas poderão melhorar a fidelidade e o envolvimento entre marca e cliente e outras tecnologias como a realidade aumentada também podem ser incluídas. A Nike também está investindo em tecnologias como o NFT. Já foram vendidos cerca de 600 pares de tênis e a empresa arrecadou um valor de US$ 3,1 milhões. 

Novas habilidades de trabalho

O termo soft skills está se popularizando pelo mundo todo. Existem 15 principais habilidades que os empreendedores e colaboradores devem ter nos próximos anos. 

Ainda, os profissionais do futuro devem ter entendimento sobre inteligência de dados e inteligência artificial. 

Você também não deve se esquecer das people skills

Com a automação ganhando mais espaço, é imprescindível que os empreendedores e funcionários tenham novas habilidades. Com o pedido de demissões em massa, a busca por colaboradores em 2023 promete ser extensa, provocando o  fenômeno “quiet quitting” e novas dinâmicas de trabalho também devem surgir. 

A busca por trabalhos mais flexíveis está atraindo pessoas de várias idades, não somente os mais jovens. Por isso, as empresas devem buscar por pessoas que saibam atender outras pessoas de forma mais humanizada.

Habilidades em alta até 2025

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as 15 habilidades que estarão em alta no mercado de trabalho até 2025 são:

  • Pensamento analítico e inovação.
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado.
  • Resolução de problemas.
  • Pensamento crítico.
  • Criatividade.
  • Liderança.
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologias.
  • Programação.
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
  • Raciocínio lógico.
  • Inteligência emocional.
  • Experiência do usuário.
  • Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente).
  • Análise e avaliação de sistemas.
  • Persuasão e negociação.

Saúde

Este conceito ficou conhecido graças ao termo “wearable”. 

Hoje em dia, podemos encontrar nas lojas smartwatches e pulseiras fitness, relógios de pulso e pulseiras todos devidamente conectados. Com estes aplicativos, os usuários podem medir a sua frequência cardíaca enquanto estão caminhando, por exemplo. 

O IoT (Internet of Things) é uma grande tendência que permite a interconexão de objetos. Os alto-falantes como a Alexa da Amazon é um bom exemplo. O mercado de beleza também está aderindo a esta mudança.

Clubes por assinatura 

Este é um conceito que atinge várias áreas. Após a pandemia, este mercado já proporcionou oportunidades para empresas de várias áreas e portes sendo os seguintes os segmentos mais lucrativos:  livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal. 

A conveniência e as previsões de gastos são os itens que mais atraem os empreendedores no mundo todo. Existem mercados que ainda não foram explorados sendo, portanto, um grande desafio para os empreendedores. 

Delivery 

Depois da pandemia, o Delivery já abrange empresas de todos os setores. Graças ao Delivery, a logística de entrega pôde ser melhorada e, além do Delivery, é necessário que as empresas invistam em marketing e em presença online.

Infoprodutos 

O mercado de infoprodutos traz oportunidades para todas as áreas, você pode oferecer desde um e-book, até um curso online. As áreas mais rentáveis são: idiomas, alimentação, utilização de um determinado software, aprender a tocar instrumentos, dentre outros.

Consciência ambiental 

Os cuidados com o meio ambiente tem crescido nos últimos anos. Assim, podemos ver a propagação dos conceitos de reutilização e upcycling. São muitas as possibilidades a serem exploradas e os brechós são apenas uma sugestão.

Como podemos verificar, as tendências de negócios para 2023 já estão presentes em nosso dia a dia. Qual dessas tendências mais chamou a sua atenção? Qual modelo de negócio você utilizaria na sua empresa? 

Leia também o nosso artigo sobre “Tendências de Negócios: Como identificar e aproveitar as melhores oportunidades” e fique ainda  mais antenado com o que tem de mais novo para empreender.

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