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Tik Tok for Business: Como aproveitar o potencial dessa rede social para aumentar suas vendas

A ferramenta permite a criação e compartilhamento de vídeos curtos, oferecendo opções de edição, trilha sonora e filtros para a composição, sendo bastante conhecido pelos desafios, dublagens e diversos conteúdos criativos produzidos por seus usuários em todo o mundo.
Tik Tok for Business

As redes sociais como Facebook, YouTube, Instagram proporcionaram a aproximação com os clientes. Aproximação essa desejada por muitas empresas. E o Tik Tok for Business vem se destacando como uma alternativa de visibilidade para muitos negócios.

Com foco em criação de conteúdo no formato de pequenos e dinâmicos vídeos, o TikTok está em constante crescimento e já configura no topo da lista dos aplicativos mais baixados. Por isso, muitas empresas encontraram na rede uma forma de divulgar seu serviço.

No entanto, é preciso conhecer a plataforma e ter um pensamento estratégico para tirar o proveito de todas as suas funcionalidades. Por isso, mostraremos como aproveitar todo o potencial do TikTok para aumentar as vendas da sua empresa por meio dessa plataforma.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é o TikTok?

A ferramenta Tik Tok permite a criação e compartilhamento de vídeos curtos, oferecendo ainda opções de edição, trilha sonora e filtros para a composição. O aplicativo é conhecido pelos desafios, dublagens e diversos conteúdos criativos produzidos por seus usuários.

A rede tem sua origem no aplicativo Music.ly, comprado através de uma transação bilionária pela empresa chinesa ByteDance, no ano de 2017. A companhia já possuía um aplicativo similar, o Douyin que permitia o compartilhamento de vídeos curtos.

Após a transação, as duas ferramentas se uniram, formando o TikTok para o mercado internacional e mantendo o nome Douyin para sua atuação no chinês.

O aplicativo pode ser baixado tanto para o sistema Android, quanto para o IOS. E tem uma interface bem intuitiva, com opções para descobrir conteúdo e hashtags em alta, seguir as publicações de amigos e compartilhar mesmo fora da plataforma.

Os usuários precisam criar uma conta na rede social, que permite comentar, curtir, enviar mensagens, além de seguir os perfis de interesse. O engajamento e consumo dos usuários auxiliam a inteligência artificial a segmentar o conteúdo entregue na plataforma.

E o que é o Tik Tok for Business?

Quanto ao Tik Tok for Business, espaço exclusivo para empresas, este foi criado em 2020 e as empresas podem criar conteúdos interativos e promoverem assim, suas marcas ganhando popularidade na internet.

Com esse recurso, as empresas podem gerenciar suas contas de anúncios, realizar campanhas e analisar dados. Ou seja, pode administrar e controlar funções de criação de anúncios.

Conforme pudemos verificar, então, o principal objetivo do Tik Tok Business é concentrar em uma única plataforma todas as soluções que essa rede social oferece para as empresas que querem realizar anúncios pagos no canal.

Tik Tok for Business

Quem são os usuários do Tik Tok?

O TikTok já está disponível em mais de 150 países, contando com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, dentre os quais 60% são da Geração Z, ou seja, grande parte dos seus usuários ainda são jovens com menos de 24 anos.

No entanto, sua popularidade vem atraindo um público mais maduro para a rede, o que amplia as oportunidades para empresas com públicos diferentes. Por isso, é importante estar atento aos hábitos do seu público e como eles utilizam as plataformas.

Grande parte dos seus usuários seguem perfis de destaque que reúnem milhões de seguidores, como artistas e personalidades, mencionando também influenciadores que ganharam destaque pelo próprio TikTok.

Qual a importância do TikTok para empresas?

O poder de influência na plataforma pode ser observado com as músicas disponibilizadas para as edições de seus vídeos. Quando estão em alta no aplicativo, elas logo figuram nas listas das mais tocadas nos serviços de áudio, como o Spotify.

Isso porque o fator de viralização da rede é potencializada pelo seu próprio algoritmo. A possibilidade de a empresa ser encontrada no meio digital, está fazendo com que muitas marcas criem seus perfis no TikTok.

Além do engajamento e poder viral, a ferramenta também possibilita pensar estratégias de marketing buscando fidelizar o cliente e construindo com ele um relacionamento que possibilita a troca mais orgânica de informações.

E tudo isso, sem precisar, necessariamente de grandes investimentos, bastando apenas usar a criatividade e estar atento às tendências da plataforma. Ressaltando que é importante sempre procurar aquelas tendências que se encaixam no perfil do seu negócio.

As vantagens do uso do Tik Tok for Business

As vantagens que as empresas podem encontrar ao utilizar o TikTok para empresas são grandes, e vão desde o engajamento com o público até a facilidade de produção de conteúdo. A plataforma tem a oferta de usuários bem segmentados, mas com perfil que vai além das fronteiras do país.

Trata-se de um bom lugar para explorar uma estratégia de marketing de conteúdo. A produção de vídeos não precisa, necessariamente, oferecer um custo elevado, o que possibilita a otimização de recursos.

A rede social também é um excelente local para a solidificação de parcerias, por ser um bom espaço para explorar uma estratégia de marketing de influenciadores, pela facilidade que eles têm de se comunicar com o público.

As marcas podem contar com um perfil comercial, que traz métricas de desempenho, ferramentas de criação e informações mais detalhadas sobre a audiência, além de criação de anúncios e outras funcionalidades.

Como as empresas podem utilizar o TikTok?

O diferencial do TikTok for Business é que sua aproximação com o público, permite que a marca assuma uma personalidade mais humanizada, característica que deve ser aproveitada ao pensar na estratégia de conteúdo.

Dessa forma, podem ser feitos desde vídeos de bastidores, até material para tirar dúvidas sobre um serviço ou produto.

Mostrar o dia a dia da empresa e a equipe que está por trás de todo o serviço. Criar e promover conteúdos educativos. Participar de desafios que estão em alta na plataforma. Essas são apenas algumas das possibilidades.

Também é possível criar conteúdos pagos. Mas esqueça as propagandas quadradas, no TikTok elas precisam ter a cara da plataforma. Caso contrário não irão atingir o público desejado.

Criatividade é a chave para usar essa rede social, por isso, uma marca não deve ter medo de inovar ou arriscar. Tentando sempre trazer novidades que permitam a viralização, por isso, estudar as tendências da rede social é fundamental, principalmente, se o intuito é utilizá-la com cartão convite para seu e-commerce.

E-commerce: como usar o TikTok para promover seus produtos

Diferentemente do Instagram, o TikTok ainda não oferece a possibilidade de finalizar vendas pelo aplicativo. Ele funciona, no entanto, como uma grande vitrine que pode trazer o sucesso desejado para a sua marca.

Ou seja, não basta criar uma lista dos seus produtos e serviços e postar na plataforma. É preciso pensar de forma estratégica. O TikTok permite a sua empresa criar um tom de voz, gerando identificação do usuário com a marca.

Assim, um bom conteúdo pode direcionar o cliente direto para sua loja. Por isso, é essencial que todas as informações da sua empresa estejam disponíveis no perfil e que faça uso otimizado das funcionalidades da plataforma.

Como começar a criar conteúdos para o TikTok for Business?

Primeiro, é necessário ter acesso ao aplicativo nas lojas digitais do sistema IOS ou Android. Após baixá-lo, é necessário criar uma conta e alterar as configurações, porque ao inserir inicialmente os dados é criado um perfil pessoal.

Dessa forma, com a conta criada é necessário ir nas configurações do aplicativo e fazer a mudança para uma conta corporativa, selecionando então, em qual categoria sua empresa melhor se encaixa.

Acrescente as informações necessárias ao perfil, como o site, links de outras redes sociais, e-mail e uma descrição que diga a missão ou serviço prestado pela marca. As contas comerciais também oferecem configurações de mensagens, análise e guia de conteúdo.

Com tudo preenchido é a hora de começar a criar o material. Um pequeno símbolo de positivo no centro inferior da tela permite importar vídeos, fazer filmagens, adicionar efeitos e trilha sonora.

Ainda há a possibilidade de uma edição automatizada pelo próprio aplicativo, mas se preferir pode fazer a sua própria.

Algumas dicas para o uso correto do TikTok for Business

Antes de começar a produzir o conteúdo para o perfil de uma empresa é necessário estar atento a algumas questões.

Primeiro, é preciso entender o público da sua marca. Quais são os seus gostos e vontades, quais tendências e influenciadores eles seguem. Com essas informações, a busca por inspiração de conteúdo é facilitada.

Embarque nas tendências, mas com cautela. Sempre avalie se o que está na moda na rede tem algum caráter ofensivo para algum grupo, ou mesmo se o conteúdo vai agregar ou trazer algum retorno positivo. Ações mal planejadas podem prejudicar a imagem da marca.

Informar-se como funcionam as parcerias com influenciadores também é necessário. Lembrando que, apesar da característica mais informal que a rede social proporciona, propostas comerciais devem ser feitas de forma clara, séria e objetiva.

Faça parte da comunidade. Não adianta apenas produzir e não interagir, por isso responda a comentários, converse com o seu público. Mantendo a frequência nas postagens, o público precisa saber que a marca está ali presente.

Invista em anúncios no TikTok. Se possível, insira no orçamento da empresa uma quantia para poderem ser planejados anúncios na plataforma. As opções de propaganda vão de anúncios no filtro, desafios e concursos de hashtags até filtros exclusivos.

As possibilidades que as redes sociais trouxeram para as marcas divulgarem e venderem seus produtos são imensas. Por isso, é preciso planejamento e organização para encontrar seu espaço em plataformas como a do aplicativo TikTok.

Apesar de recente, a rede continua crescendo, atraindo a atenção de personalidades e marcas. Com a oferta de um conteúdo dinâmico, com grande alcance e poder de viralização, o TikTok também é um excelente espaço para a produção de vídeos criativos, promovendo uma conversa com o cliente em potencial, conversa essa que pode apresentar, em primeira mão, o serviço ou produto da sua empresa.

O que nós propomos para você

A rede social Tik Tok tem uma proposta bastante simples: entrega de vídeos curtos em que as pessoas gravam a si mesmas fazendo alguma coisa divertida ao som de uma trilha sonora pré-selecionada e com uso de filtros engraçados.

Mas o segredo do sucesso está em seus algoritmos pois, para entregar conteúdos ao usuário, o TikTok disponibiliza um fluxo contínuo de conteúdo de acordo com o gosto por memes de quem o utiliza.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar e  conhecer um pouco mais sobre essa excelente ferramenta de marketing digital.

Ebooks

01 – Ebook do Sebrae “Tik Tok: O que essa rede social traz de novo?” No ebook você terá acesso a conteúdos como: o que é, como surgiu, principais recursos, como as empresas podem utilizar a ferramenta e muito mais.

02 – Ebook do Sebrae “Como fazer marketing no Tik Tok”. Nesse ebook, você vai entender como utilizar o TikTok para ampliar as iniciativas de marketing do seu negócio.

Vídeos

Vídeo do Canal de Darlan Evandro4 Passos Simples para usar o TikTok para Empresas“. No vídeo, você vai aprender mais sobre o que é e como usar o Tik Tok para negócios, como criar uma conta e otimizar o seu perfil e, por fim, como criar conteúdos relevantes para o seu canal.

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