A inovação é uma obrigação para todas as organizações, afinal, as pessoas procuram por empresas que buscam ser sempre atuais, se adequando às novidades que aparecem e contribuem para a otimização de produtos e serviços. Assim, ficar por dentro dos tipos de inovação e, também, dos formatos de inovação é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa.
Então, para ajudar o seu negócio, preparamos esse material completo para você entender o que é inovação e sua importância. E, além disso, ainda acesse algumas dicas para você conseguir realizar essa missão. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais!
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que é inovação?
Você sabe o significado de inovar? Pois bem, basicamente, é fazer algo novo — pode ser uma ideia, um produto, prestação de serviço, entre outros.
Mas lembre-se que é preciso pensar em algo “fora da caixinha”, mas que faça sentido para organização em todos os aspectos, tanto no quesito de ser útil para determinada função que a empresa exerce, quanto para o orçamento, por exemplo.
Já teve a sensação de que já foi criado tudo o que precisamos? Isso é extremamente comum, pois desenvolver algo do zero é uma tarefa muito complicada. Sendo assim, entenda que para inovar, você pode também otimizar coisas que já existem, fazendo-as, dessa forma, ficarem ainda melhores.
Qual a importância de inovar?
Sabemos que pensar em ideias inovadoras não é uma tarefa fácil, porém é extremamente necessária.
Empresas que não se atualizam acabam ficando para trás, visto que o mercado muda muito rápido, necessitando assim, de novas soluções que ajudem durante o dia a dia.
E, para além de ganhar vantagem competitiva, agradando seus consumidores, pense no quanto essas ações podem facilitar e melhorar as tarefas executadas pela sua empresa.
Inovar ajuda, e muito, trazer mais eficiência, produtividade e modernidade para o seu negócio. Por isso, não fique de fora. Faça o possível para ser uma empresa inovadora.
Como ser uma empresa inovadora?
Agora que você já sabe o que é inovar e a sua importância, deve estar se perguntando qual o processo para que a sua organização consiga fazer isso. Certo? Pode ficar tranquilo, pois separamos as principais dicas para você.
Incentive a sua equipe
Contar com colaboradores que apoiem os projetos e a cultura da sua empresa, é essencial. Por isso, demonstre o interesse em projetos que sejam inovadores.
Com essa atitude, seus funcionários se sentirão motivados a irem além, pensando assim, em novas maneiras de fazer cada processo. Com isso, surgirão ideias brilhantes.
Também trate com carinho cada sugestão, para que eles não se sintam intimidados em apresentar algo novo.
Foque em seus clientes
Pensar nas dores enfrentadas pelos seus consumidores é um ótimo ponto de partida para começar a inovar.
Isso porque, você vai focar todas as suas ideias para o que realmente importa, descartando, desse modo, soluções que não surtiriam efeito para o seu negócio.
Pense em eficiência
É preciso criar algo que, de fato, irá contribuir para os serviços ou produtos prestados pela sua empresa.
Portanto, pense em soluções que sejam viáveis de executar e que trarão lucro para a sua organização.
Tipos de inovação
Sua mente já deve estar trabalhando, não é? Mas, calma, antes entenda que existem diversos tipos de inovação. Com isso, é importante que as conheça, para que assim, você escolha a que trará mais resultados para a sua empresa. Confira a seguir.
Inovação no modelo de negócio
O modelo de negócio se refere a como você irá suprir as dores e as necessidades do seu cliente. Além disso, envolve os processos usados para sanar esses problemas.
Como você pode perceber, trata-se de uma mudança brusca, em que você terá que desapegar de como as coisas são realizadas dentro da sua organização.
Para promover essa mudança na sua empresa, avalie algumas situações, por exemplo, seus serviços e produtos, e seus atuais e possíveis clientes.
Um exemplo, caso a sua empresa seja um B2B, em que vende direto para outras organizações, mas perceba que o mercado está se afunilando, talvez seja a hora de mudar para o B2C, em que você fará a venda para o consumidor final.
Mas claro, analise para que assim, você faça a escolha certa que gerará mais lucro para o seu negócio.
Inovação de produto
Criar um produto pode ser a chave para o sucesso. Afinal, no mercado existem diversas soluções, sendo assim, encontrar situações para inovar e conseguir contribuir para o dia a dia das pessoas, é algo admirável.
Criar esse valor inédito ao cliente fará com que seu produto seja valorizado. Ah! E aqui vale otimizar os já existentes, por exemplo, os celulares já existem há anos, porém são lançados diversos, mas com diferenciais que chamam a atenção do público.
Uma dica é se atentar às dificuldades que seus clientes ainda apresentam.
Inovação de serviço
Como no tópico anterior, ficar de olho nas necessidades de seus clientes é um passo essencial pois, assim, você tentará criar soluções com base nas dificuldades apresentadas por eles.
Aqui, você pode criar toda uma empresa baseada na inovação, ou apenas adicionar algum serviço novo no catálogo já existente da sua empresa.
O iFood, por exemplo, criou toda a sua marca se baseando em um novo serviço. E mesmo que existisse algo parecido, a empresa criou a estratégia certa para popularizar a solução.
Mantenha a positividade, o mercado parece oferecer todos os serviços possíveis, porém não desista. A boa ideia vai chegar.
Inovação de processo
Nesse caso, a mudança ocorre na produção de um determinado item ou serviço. Ou seja, geralmente, não há impacto no produto final, apenas no processo.
Esse tipo de inovação pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, por exemplo, o aumento da produtividade, a diminuição de custos, entre outros aspectos.
Sendo assim, se atente a cada detalhe dos setores da sua empresa e pense em como você pode contribuir para que os processos sejam otimizados. O uso de robôs, por exemplo, é uma estratégia bastante utilizada pelas empresas atualmente.
Inovação no marketing
Pense em novas formas de atrair o seu público. Portanto, use coisas criativas e que despertem o interesse do consumidor.
Nesse sentido, apostar em publicidade e propagandas é importante. Porém, pense para além disso, use as redes sociais, automação de marketing, dentre outras ações.
As redes sociais são as queridinhas de todo mundo, passamos horas e horas rolando o feed. Sendo assim, ter uma marca que se posicione bem e seja inovadora nesses canais é um pontapé para o sucesso.
Inovação organizacional
A inovação organizacional ocorre quando há uma mudança nos métodos de negócio da empresa.
Tal transformação pode se configurar por meio de diversos tipos de alterações na empresa, por exemplo, a mudança da estrutura do escritório, a forma com que vai se relacionar com seus clientes, entre outros.
Inovação tecnológica
Como o próprio nome sugere, aqui, a inovação é marcada por novas tecnologias que são criadas para contribuir para um determinado serviço ou produto oferecido pelas empresas.
Essas soluções são capazes de facilitar e, muito o dia a dia dos funcionários da empresa ou até mesmo auxiliar os consumidores na hora de realizar uma compra.
Um exemplo são as ferramentas de conversas, que estão ganhando cada vez mais força dentro das empresas. Isso porque, a solução colabora e facilita a comunicação de toda a organização, fazendo assim, as dúvidas e os problemas serem resolvidos de forma muito mais rápida.
Agora, um exemplo para que possa entender como essa inovação pode ser usada para auxiliar o cliente: o uso de QR code. Apesar de recente, essa é uma tecnologia que já está fazendo muito sucesso no mercado, pois possibilita com que o consumidor acesse o que for necessário de maneira muito mais simples e rápida, afinal, é só abrir a câmera e pronto!
Inovação na logística
Quer agilizar as entregas da sua empresa?
Nesse sentido, você deve priorizar uma inovação na logística da sua organização, ou seja, analisar e criar estratégias para que possa otimizar seus processos de distribuição e entregas de produtos.
E já sabe, não é? Achar uma boa solução para isso vai deixar seus consumidores mega satisfeitos, afinal, já deixou de comprar algo porque teria que esperar dias e dias para chegar?
Achar uma solução com que o preço se mantenha e que a entrega seja mais rápida não é uma tarefa fácil, mas se conseguir realizar, é só sucesso!
Ferramentas de inovação
As empresas nos dias atuais precisam estar o tempo inteiro pensando, inovando e desenvolvendo novas estratégias e produtos para atender as necessidades dos seus clientes e garantirem maior destaque no mercado.
Neste sentido, torna-se fundamental utilizar ferramentas de inovação disponíveis de forma que as ideias sejam melhor organizadas e que, realmente, atendem as necessidades da empresa.
O que nós propomos para você
Prontinho! Já anotou todas as dicas? Então, aproveite para colocá-las em prática. E vá com calma, não precisa abraçar o mundo e fazer todas essas mudanças de uma vez, afinal, é inviável.
Por isso, analise bem a sua atual situação e veja o que faz mais sentido para o crescimento saudável da sua empresa.
Após decidir o tipo de inovação que deseja para o seu negócio, está na hora de começar a pensar e identificar cada gargalo e assim, tentar solucioná-los. Pense em ideias inovadoras e garanta assim, o sucesso do seu negócio!
Cursos online
01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Inovação”.
Nesse curso de 3 horas, você vai aprender os principais conceitos relacionados à inovação e transformar a sua empresa em um negócio inovador, favorecendo a competitividade e a lucratividade.
O curso possui os seguintes módulos:
- Conceito de inovação.
- Tipos de inovação.
- Intensidade da inovação.
- Abrangência da inovação.
- PDCA da inovação.
- P – Planejamento.
- D – Desenvolvimento.
- C – Controle e acompanhamento das inovações.
- A – Aprendizado.
- Indicadores da inovação.
- Avaliação dos indicadores da sua empresa.
- Continuidade da inovação.
02 – Curso do Sebrae online e gratuito “Como ter ideias criativas e inovar na prática”.
Esse curso de 1 hora vai estimular a sua criatividade nos negócios através de ferramentas criativas e aplicação prática com histórias de empresas reais. Os módulos contemplam empatia e problema para lhe permitir pensar de forma criativa.