Primeiramente, é importante ressaltar que a sociedade e o mercado estão em evolução constante. E para acompanhar essas mudanças, é preciso estar atento aos novos tipos de marketing que surgem no decorrer do tempo.
E, com toda certeza, são muitos os tipos! Cada um atende a necessidades, situações, canais e consumidores diferentes.
Leia esse artigo até o final e descubra qual tipo de marketing é o mais apropriado para o seu negócio.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Marketing Digital
Nos últimos anos, um dos tipos de marketing que mais se popularizou foi o Marketing Digital. Ele reúne estratégias de marketing aplicadas ao ambiente virtual.
Inegavelmente, todos os dias milhões de pessoas passam horas acessando a internet para entretenimento, trabalho, estudo e pesquisas em geral. Assim, a internet oferece grandes oportunidades para promover a sua marca, produtos e/ou serviços.
Existem muitas técnicas para alcançar o seu público-alvo, também chamado de persona, na internet. Dentre elas, as que costumam gerar mais retorno são:
- Produção de Conteúdo.
- Uso de E-mails.
- Presença e interação por meio das Redes Sociais.
- Utilização de Landing Pages.
- Otimização de Conversão (CRO).
- Otimização de Busca Online (SEO).
Ademais, uma das vantagens em se utilizar o Marketing Digital é a possibilidade de acompanhamento e análise dos resultados obtidos com o emprego das técnicas.
Marketing Tradicional
O Marketing Tradicional, também chamado de Marketing Offline, envolve todas as outras ações que ocorrem fora da internet.
Assim, esse tipo de marketing busca fixar determinada marca na mente do consumidor. O objetivo é tornar essa marca a melhor escolha quando a necessidade ou desejo de compra surgirem.
Alguns exemplos das técnicas empregadas no Marketing Tradicional são os anúncios em:
- TV.
- Rádio.
- Revista.
- Jornal.
- Outdoors.
Da mesma forma, também podem ser adotadas ações pontuais como a promoção de eventos, distribuição de brindes e atividades de telemarketing.
Embora o uso do Marketing Digital venha crescendo, as técnicas do Marketing Tradicional não podem ser consideradas ultrapassadas. Elas ainda são muito eficazes, principalmente, porque podem alcançar o consumidor de outras formas e até promover toda uma experiência presencial e sensorial que extrapola os limites do mundo virtual.
Por isso, essa barreira entre o online e offline está, aos poucos, caindo. E cada vez mais há uma integração das ações, unindo o melhor dos dois ambientes. Até porque, o uso de um tipo de marketing não impede o uso do outro tipo.
Marketing Omnichannel
O Marketing Omnichannel é extremamente atual. Ele consiste, justamente, na conexão e integração dos canais de comunicação online e offline numa mesma experiência de compra.
Algumas empresas já praticam esse tipo de marketing. Por exemplo, é possível o cliente conhecer os produtos na loja física e comparar os preços com a loja online para identificar a melhor oferta de preço.
Da mesma forma, também há lojas em que o cliente escolhe os produtos na loja física e não precisa pagar no caixa. Ele mesmo registra os produtos e faz o pagamento pelo aplicativo. Inclusive, ele pode aplicar cupons de desconto e ter melhores condições de pagamento.
Independente do meio utilizado, seja no ambiente virtual ou presencial, o Omnichannel integra lojas físicas, e-commerces e consumidores. A experiência do usuário não acontece em apenas um canal, mas em vários ao mesmo tempo. E, nesse caso, é imprescindível oferecer uma transição fácil entre esses canais.
Marketing Direto
Marketing Direto é um tipo de marketing que diz respeito a comunicação de um para um. É quando a empresa se dirige diretamente para o cliente, identifica-o pelo nome e individualiza o atendimento.
Esse tipo de marketing remete a mala direta, ao telemarketing e a venda porta a porta. Outras técnicas mais atuais são o e-mail marketing e o SMS marketing que oferecem ofertas exclusivas aos clientes.
Para utilizar esse tipo de marketing, é preciso que, antes, sua empresa construa uma base de dados de clientes em potencial.
Nesse sentido, uma forma de conseguir esses contatos é oferecer uma vantagem ao consumidor em troca dos seus dados cadastrais. Por exemplo:
- Cupom ou vale desconto.
- E-book.
- Workshop gratuito.
- Amostra grátis.
- Sessão grátis.
Nestes casos, o cliente só obtém o benefício se disponibilizar os seus dados como e-mail, telefone e outros. Caso esse cliente já seja cadastrado, ele pode indicar um amigo informando o contato dele.
Ao praticar o Marketing Direto, aproveite para fazer o Call To Action – CTA. Ou seja, chame o seu cliente para uma ação. Faça promoções exclusivas com tempo limitado. A urgência e escassez são ótimos gatilhos para fechar uma compra.
Outbound Marketing
De todos os tipos de marketing, o Outbound Marketing é o mais convencional. Essa estratégia requer que a empresa ofereça seus produtos ou serviços aos seus clientes de maneira ativa.
Por isso, ele também é chamado de Marketing de Interrupção. Porque não é o cliente quem procura a empresa, mas o inverso. Ou seja, a empresa aborda os possíveis clientes interrompendo o que eles estavam fazendo, assistindo, ouvindo ou lendo algo, caminhando e etc.
Alguns exemplos de Outbound Marketing:
- Publicidade em rádio, TV, jornais, revistas e redes sociais.
- Mala direta.
- Venda porta a porta.
- Cartazes e banners.
- Patrocínio de eventos.
Ou seja, são os meios mais tradicionais de publicidade. Elas costumam alcançar um público massivo. Mas isso não quer dizer que todas as pessoas que forem abordadas terão um interesse genuíno no produto.
Tenha em mente que uma parcela dessas pessoas, talvez não esteja procurando por aquela determinada solução naquele momento.
Inbound Marketing
Inbound Marketing é, basicamente, o caminho inverso do Outbound. Nessa estratégia, é o consumidor que se direciona à empresa.
Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound busca atrair os clientes em potencial, disponibilizando conteúdos de qualidade. Esses conteúdos visam despertar a necessidade e desejo do consumidor para determinado produto, mostrando um problema que precisa ser solucionado. Ao mesmo tempo, a empresa oferece a solução.
Ou seja, a finalidade dessa estratégia é converter o público em clientes efetivos.
Exemplos de estratégias do Inbound Marketing são:
- Produção de artigos para o blog da empresa.
- Otimização de Busca Online (SEO).
- Publicação de conteúdos nas Redes Sociais.
O segredo para esse tipo de marketing funcionar é conhecer bem a sua persona, ou seja, o seu público–alvo. É preciso saber quais são os interesses, as dúvidas e os desafios. Assim, a sua linguagem e conteúdo serão mais efetivos em resolver os problemas que o seu público tem e atender as suas necessidades.
Marketing de Relacionamento
Como o próprio nome diz, esse tipo de marketing busca estabelecer um relacionamento com o cliente. Um vínculo que torne a marca a primeira opção de compra do consumidor. Que faça ele comprar mais vezes e torne-se um porta-voz da empresa, indicando a marca para outros.
Ao adotar o Marketing de Relacionamento, você deve ser cauteloso nas ações do antes, durante e pós-venda. A satisfação do cliente é fator mais importante no processo de torná-lo fiel.
Para que um vínculo se desenvolva, é preciso que o produto cumpra com tudo aquilo que promete e até supere as expectativas.
A experiência da compra também deve ser o mais agradável possível. Se for online, a plataforma de vendas deve ter um layout atrativo, com boas imagens e informações sobre o produto, acesso fácil, sem bugs no sistema.
Se for presencial, os vendedores devem ser bem treinados, o ambiente deve ser aconchegante, bem iluminado, fresco, confortável. O momento do fechamento da venda deve ser rápido, sem filas longas.
E no pós-venda, é importante oferecer assistência técnica e garantia de troca ou devolução. O cliente deve ser cadastrado no banco de dados da empresa e pode fazer parte de um programa de fidelidade para obter descontos exclusivos.
Além disso, a empresa deve realizar pesquisas para obter o feedback dos consumidores e efetuar melhorias nos produtos e serviços prestados.
Marketing de Conteúdo
Com o crescimento do Marketing Digital e Inbound Marketing, surgiu o Marketing de Conteúdo. Esse tipo de estratégia foca na criação e distribuição de conteúdo relevante para a persona.
No entanto, a maior parte desse conteúdo não promove explicitamente a marca. A referência a marca se faz de forma indireta, sugestiva.
Por meio do conteúdo, a empresa ajuda seu público a resolver os seus problemas e torna-se uma autoridade no assunto, gerando uma percepção positiva da marca.
O objetivo é fazer com que, aos poucos, a empresa engaje o seu público-alvo ao longo da jornada de compra.
Há várias formas de disponibilizar o conteúdo da empresa:
- Artigos em blogs.
- E-Books.
- Vídeos, stories, lives.
- E-mails.
- Webinarios.
- Infográficos.
- Podcasts
O ideal é usar mais de uma forma, para atingir a persona de formas diferentes.
Marketing Verde
O Marketing Verde ou Ecomarketing busca transmitir ao público qual é a postura da empresa em relação ao meio ambiente.
Atualmente, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental são temas que tem ganhado muita importância e passaram a ser observados pelos consumidores.
Cada vez mais, os clientes estão atentos aos impactos que os processos produtivos industriais causam no meio ambiente.
Assim, muitos consumidores passam a exigir práticas ecologicamente sustentáveis por parte das empresas e dão preferência por estas.
Marketing Social
Marketing Social busca promover ideias, atitudes e comportamentos que ajudem a transformar positivamente um determinado problema social.
Esses problemas, geralmente, estão ligados a:
- Saúde.
- Educação.
- Trabalho.
- Moradia.
- Transporte.
- Nutrição.
A ideia é fazer o público se envolver. Fazer parte da luta em prol da causa. E, assim, contribuir apoiando a marca.
A responsabilidade social pode ser um ótimo diferencial competitivo nesse contexto em que a população tem estado cada vez mais preocupada com diversos problemas da sociedade.
Mas para que essa estratégia seja eficaz, é preciso identificar quais os valores dos seus clientes. Aquilo que é importante para eles. Com quais problemas eles se preocupam. Depois de descobrir quais causas são relevantes para o seu público-alvo, escolha aquelas para as quais a empresa se dedicará.
Marketing Institucional
Diferente da maioria dos outros tipos de marketing, o foco do Institucional não está nas vendas de um produto ou serviço. Na verdade, as suas ações buscam promover uma marca como todo e, também, de fortalecer a imagem da empresa para o público.
Bem mais do que uma campanha específica, o Marketing Institucional emprega ações de diversos outros tipos de marketing (como o Social e o Verde) para se posicionar no mercado e se tornar uma lembrança forte na mente de seus clientes.
Marketing de Guerrilha
O Marketing de Guerrilha é uma estratégia utilizada quando o a empresa quer promover um produto ou serviço de forma impactante e criar uma experiência memorável nos consumidores.
Esse tipo de marketing busca impressionar o público. Para tal, é necessário explorar a criatividade para encontrar uma abordagem pouco convencional para promover a marca e produto.
Essas ações costumam ser feitas em lugares públicos, com grande circulação de pessoas, como shoppings, avenidas, praças, parques e praias. O ideal é que haja interação com o público e aproveite os recursos das redes sociais para viralizar as ações.
Marketing Viral
O Marketing Viral tem um propósito análogo ao Marketing de Guerrilha. Ambos buscam promover a marca ou produto, impactar de forma criativa os clientes e reforçar a lembrança da empresa na mente do público.
A diferença, no entanto, é que o Marketing de Guerrilha foca nas ações físicas e o Marketing Viral foca no mundo digital, principalmente nas Redes Sociais.
O objetivo do Marketing Viral é criar uma mensagem que seja compartilhada de forma rápida e em grande escala. Os instrumentos mais utilizados são os vídeos. O conteúdo deve ser surpreendente, buscando promover um alto engajamento, com inúmeros comentários e compartilhamentos.
Mobile Marketing
No Brasil, há 152 milhões de usuários da internet, o que representa 81% da população de 10 anos ou mais. Destes, 59% acessa a internet exclusivamente pelo celular. Ou seja, há um público significativo de possíveis clientes com necessidades, hábitos e interesses específicos.
Foi nesse contexto que surgiu o Mobile Marketing. Um marketing voltado, especificamente, para os dispositivos móveis.
A principal diferença dos celulares para os outros dispositivos (computador, tablet, televisão e etc.) é o tamanho da tela. Logo, ao formular estratégias de marketing voltadas para esse público, é necessário adaptar o conteúdo para todos os tipos de telas. Todo o design deve ser feito de modo a melhorar a experiência do usuário.
Mas além disso, é possível desenvolver campanhas de anúncios no Google e nas Redes Sociais exclusivas para exibição nos celulares. Também, é possível investir em: Geomarketing (marketing baseado na localização), marketing por SMS, marketing em aplicativos e jogos e banners para páginas da web.
Marketing de Afiliados
O Marketing de Afiliados é voltado, especificamente, para os infoprodutos (cursos online, softwares, e-books e outros materiais em formato digital).
Os empreendedores digitais podem utilizar uma rede de afiliados para promover o seu produto. Nesse caso, cada afiliado recebe um link exclusivo para divulgação. E para cada conversão gerada, ou seja, para cada clique, cadastro ou venda, o afiliado recebe uma remuneração.
A vantagem em utilizar esse tipo de marketing é que os afiliados criam os seus próprios meios de divulgação para os infoprodutos. Eles alcançam mais clientes do que o empreendedor sozinho alcançaria.
Marketing Pessoal
O Marketing Pessoal consiste no uso de estratégias para aumentar o valor da imagem de uma pessoa. Ou seja, é o marketing voltado para uma marca pessoal, buscando fazer com que determinado indivíduo seja visto de forma positiva pelos outros.
Essa estratégia costuma ser empregada para valorizar o que alguém tem de melhor no âmbito de sua atuação profissional.
O Marketing Pessoal é muito utilizado por atletas, artistas, influenciadores digitais e profissionais liberais. Mas as suas técnicas podem adotadas por qualquer tipo de profissional que queira melhorar a sua imagem, postura e conduta para conseguir mais e melhores oportunidades de carreira.
Endomarketing
O marketing costuma ser associado as ações com objetivos de alcançar o público externo a empresa. No entanto, também é possível (e importante) aplicar algumas estratégias no ambiente interno da organização.
Por isso, o Endomarketing é também conhecido como Marketing Interno. E nesse caso, o público-alvo são os próprios colaboradores da empresa.
As ações desse tipo de marketing buscam construir uma imagem positiva da empresa junto aos seus funcionários. Ao mesmo tempo, estimula-se o engajamento e propicia-se as condições favoráveis para os colaboradores se sentirem mais motivados com o seu trabalho. Tais ações tendem a gerar:
- Menor rotatividade.
- Maior produtividade da equipe.
- Clima organizacional mais agradável e saudável.
- Qualidade de trabalho.
- Bem-estar.
Lembre-se: funcionários satisfeitos e comprometidos tendem a se tornar embaixadores das marcas, promovendo-a nas mais diversas situações.
Para finalizar, uma ótima notícia é que você não precisa usar apenas um tipo de marketing no seu negócio. Pelo contrário, pode combinar diferentes tipos para alcançar o seu público-alvo de diferentes formas, gerando mais resultados positivos.
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