TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
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A transformação digital vem tomando conta no cotidiano das empresas cada vez mais. Ela é um processo do qual as empresas utilizam tecnologias para realizar suas funções e modernizar e automatizar mais os seus setores, de modo a gerar melhor eficiência nos resultados e melhor gestão dos dados empresariais.
 
O conceito de uma transformação digital não se baseia na criação de blogs, mas sim na implementação de ferramentas e plataformas que irão melhorar a gestão da empresa e o controle de dados.

Ambiente instagramável é uma estratégia de marketing espontâneo em que uma empresa oferece um espaço decorado e organizado para despertar o interesse dos clientes para que divulguem o local nas redes sociais. Não precisa ser algo palpável, apenas apreciado e que desperte o desejo nas pessoas em fotografar. Tudo que é bonito é para ser mostrado!

Big Data se refere a uma grande quantidade de dados estruturados ou não estruturados, ou seja, é um agrupamento de uma infinidade de informações que são coletadas e concentradas em uma database (banco de dados). É uma ferramenta fundamental para que as empresas possam obter diversas vantagens competitivas.

O Bitcoin é a primeira moeda virtual criada no mundo e pode ser usada para a compra itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele. Com o Bitcoin, você não depende de bancos ou governos para movimentar o seu dinheiro, ou seja, é uma moeda digital descentralizada e não necessita de terceiros para funcionar.

Bradend content é a produção de conteúdo de uma marca específica com o objetivo de encantar seu público-alvo e vender mais. O conteúdo precisa ter relevância, qualidade e valor para o cliente e pode falar da marca sem abordá-la. Você disponibiliza conteúdo relacionado à sua marca para o seu consumidor, ele oferece uma parcela do tempo dele para você.

Business Intelligence ou BI refere-se aos recursos que permitem às organizações tomar melhores decisões e implementar processos de negócios mais eficientes. Tudo isso feito por tecnologias que permitem a coleta e a transformação de dados em informação, possibilitando emissão de relatórios que podem gerar insights e, com isso, possibilitar as melhores decisões para os negócios.

Carros conectados são automóveis que contam com sensores que permitem a comunicação do veículo com outras pessoas e serviços e, assim otimizam a comunicação da sua própria operação e manutenção, oferecendo comodidade e conforto ao motorista e passageiros. Essa possibilidade existe justamente por conta da Internet das Coisas.

Baseada nos princípios da superposição da matéria e no entrelaçamento quântico, a computação quântica é uma tecnologia emergente, que pode ser programada para resolver problemas lógicos, assim como fazem os computadores eletrônicos atuais, por meio de uma abordagem de computação baseada em uma unidade básica diferente dos bits: os qubits.

O crowdsourcing é um modelo de criação colaborativa em que tarefas, ideias e soluções são terceirizadas por um grande número de pessoas que contribuem para atingir os objetivos de uma organização. Ou seja, utiliza a sabedoria e os aprendizados coletivos para a resolução de problemas ou desenvolvimento de uma solução.

Design Thinking é o “pensamento de design”, ou seja, uma metodologia criativa e colaborativa para desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários, tendo como objetivo converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.

Drones são aeronaves não tripuladas de diversos tamanhos e controladas remotamente, ou seja, podem ser movimentadas em todas as direções garantido um uso seguro e eficiente, o que contribui para diversas atividades como captação de imagens para eventos, transmissões de imagens para atividades jornalísticas, entrega de objetos e diversão.

E-Sport são competições de jogos virtuais, especialmente aquelas realizadas por profissionais, que podem ser assistidas pelo público pela televisão ou por plataformas de streaming. Podem envolver equipes ou jogadores individuais e as partidas acontecem em eventos presenciais, onde os computadores são conectados em LAN ou por meio da internet.

Fintech é uma empresa que utiliza tecnologia como o seu principal diferencial para desenvolver produtos financeiros totalmente digitais. Assim, os clientes realizam processos financeiros em qualquer lugar e em qualquer hora por qualquer dispositivo conectado à internet. Com isso, provocaram uma mudança de paradigma em todo o mundo. Entenda mais!

Growth Hacking busca promover um crescimento massivo nos negócios em um curto período de tempo. É um método que mescla conhecimentos em várias áreas da empresa para aumentar a performance do negócio e aumentar a base de clientes. Em algumas ocasiões, também pode ser chamado de marketing orientado a experimentos, já que muitas estratégias acontecem nessa área.

Inovação aberta é uma abordagem de inovação mais diversificada, descentralizada e colaborativa, representando uma mudança na forma de desenvolver soluções e de fazer negócios dentro de grandes empresas. O objetivo é diminuir a distância entre o que se ensina na Universidade e o que é posto em prática.

Inteligência Artificial (IA) está relacionada à capacidade de uma máquina ou sistema apresentar comportamento semelhante ao de um ser humano realizando, assim, atividades de um modo considerado inteligente desde as mais simples até as mais complexas. Podem ser manifestadas por meio de chatbots, assistentes inteligentes ou mecanismos de recomendação.

Internet das Coisas (IoT) descreve a rede coletiva de dispositivos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar, transferir dados e se comunicarem com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.

Machine Learning (aprendizado de máquina) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Trata-se de um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

O principal conceito de makers é aquele em que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano. Esse movimento tem ganhado muita escala com as startups que precisam colocar a mão na massa para que as coisas aconteçam. Entenda mais.

Os micromomentos, assim denominados pelo Google, acontecem quando o consumidor, antes de realizar uma compra, busca uma determinada informação, produto ou serviço no Google. Tem relação direta com a jornada de compras e existem quatro micromomentos: quero saber, quero ir, quero fazer e quero comprar.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de produção e distribuição de materiais que possam ser interessantes para um determinado público com temas relacionados ao negócio da empresa e que podem influenciar na decisão de compra diretamente da empresa que promove a comunicação, ou seja, a distribuição do conteúdo.

O marketing em tempo real é um conjunto de ações tomadas pelas empresas a partir da identificação de tendências do mercado e do feedback dos consumidores, ou seja, vai se adaptando de acordo com os acontecimentos do momento ou das necessidades imediatas dos clientes, sendo muito frequente nas redes sociais, por ter uma interação frequente e em tempo real.

Mobilidade se refere a tudo que é móvel. Pode ser um carro, um notebook ou um smartphone. As pessoas consomem tecnologia o tempo todo, por isso, a mobilidade permite liberdade e, aqui, o foco está mais relacionado à mobilidade relacionada à smartphones e tablets, pois são dois aparelhos fundamentais no processo de transformação digital nas empresas.

Nanotecnologia é uma tecnologia que, a partir da organização dos átomos da forma desejada em escala atômica e molecular, se utiliza da escala nanométrica para desenvolver objetos de qualidade superior aos existentes hoje e que facilitarão a vida do ser humano no futuro. Atua no desenvolvimento de materiais para diversas áreas de pesquisa.

O neuromarketing é uma ciência que mapeia e estuda o cérebro humano e se utiliza do marketing para acionar algumas emoções no consumidor, de forma a afetar sua decisão de compra, a partir das lógicas de consumo, dos desejos, impulsos e motivações que levam os indivíduos a optarem por consumir ou adquirir algum produto ou serviço de uma determinada empresa.

Omnichannel é uma tendência do varejo que integra lojas físicas, virtuais e compradores e se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline e, com isso, explora todas as possibilidades de interação com possíveis clientes.

Pretargeting tem como objetivo focar nos comportamentos que o usuário ainda não teve, mas que pode vir a ter. É um tipo de behavior targeting avançado, que combina as informações do passado e do presente sobrepondo-as com teorias mercadológicas e psicossociais tornando possível antever comportamentos dos usuários.

Projeção mapeada é uma técnica de projeção de conteúdo audiovisual que pode ser realizada nas mais diversas superfícies como prédios, carros, aviões, paredes, ou qualquer outra superfície irregular, utilizando computação gráfica 2D ou 3D, de fácil adaptação em que os vídeos interagem com a geometria das construções e objetos, criando os efeitos.

Radio Frequency Identification (RFID) é um método de identificação automática de produtos, materiais e até pessoal corporativo que se utiliza de tecnologia semelhante ao código de barras pela qual os dados digitais codificados em etiquetas RFID e antenas, são capturados por um leitor por meio de ondas de rádio.

Realidade aumentada (RA) é uma tecnologia utilizada para criar uma camada digital sobre alguma cena captada por smartphone, tablet ou câmera fotográfica, ou seja, interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Assim, os dispositivos criam uma versão diferente da realidade, abrindo possibilidades para outras aplicações.

Para entender o que é reconhecimento facial, é preciso entender como funciona a biometria, que nada mais é que uma tecnologia usada para identificar uma pessoa por meio do mapeamento e da leitura dos traços do seu rosto e tem sido usada cada vez mais como meio de identificação em celulares ou caixas eletrônicos.

Small data é uma pequena quantidade de dados essenciais para a tomada de decisão dos gestores que têm potencial de conectar pessoas a oportunidades com percepções oportunas e significativas (derivadas da Big Data e/ou de fontes locais), organizadas e empacotadas para ser acessível, compreensível e acionável para a realização de tarefas cotidianas.

Customer Relationship Management (Social CRM) é a gestão de relacionamento com o cliente em um ambiente suportado por plataformas de mídia social online. Seus pilares mais conhecidos são: registrar os dados de toda a jornada do cliente, analisá-los e utilizá-los para oferecer o melhor atendimento e experiência comercial possível.

Uma startup é uma empresa que, utilizando a tecnologia como meio, apresenta proposta inovadora e com grande potencial de crescimento, podendo atuar em qualquer área ou tipo de mercado. Suas principais características são: inovação, escalabilidade e flexibilidade. Conheça mais aqui!. ​

Storytelling é uma técnica publicitária mais sutil, menos invasiva e mais envolvente usada para construir campanhas de marketing, como se estivesse contando uma história. Esse método é diferente das publicidades tradicionais, em que o anúncio é feito de forma mais agressiva, sugerindo diretamente que o cliente faça uma compra.

Transformação digital é a implementação de ferramentas e plataformas que irão melhorar a gestão da empresa e o controle de dados. Portanto, é um processo no qual as empresas utilizam tecnologias para realizar suas funções para modernizar e automatizar os seus setores e aumentando a eficiência nos resultados do negócio.

Varejo online é a comercialização de serviços ou produtos que acontece no ambiente virtual, sem intermediários e tem como foco o consumidor final. Ou seja, é todo modelo de negócio que oferece produtos e serviços ao consumidor final, a partir de meios digitais online, como sites próprios, marketplaces, redes sociais e muitos outros meios.

Os vídeos de 360º, também conhecidos como vídeos imersivos ou vídeos esféricos, são gravações de vídeo onde um ponto de vista é gravado em todas as direções e depois, durante a reprodução, o espectador controla a direção da visualização como se estivesse no local sendo, portanto, uma simulação audiovisual de um ambiente alterado.

Mídia programática é quando a compra de mídia por uma empresa é feita diretamente via software, em um leilão em tempo real, sem contato com proprietários de sites e outras pessoas e vencendo quem oferece a melhor quantia. É uma maneira de conectar quem possui os espaços publicitários, com quem precisa deles para anunciar.

Wearables é todo e qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório ou que possa ser vestido. Ou seja, trata-se de uma tecnologia vestível como relógios, fones de ouvido, óculos de realidade aumentada, colares com alguma conectividade, aparelhos para atividades físicas projetados para serem utilizados como acessórios ou ao longo do dia.