Após a pandemia, surgiu-se a necessidade de modelos híbridos ou totalmente em home office de trabalho. O uso de plataformas para que os colaboradores realizem suas funções e mantenham um contato eficiente com a empresa fez com que a transformação digital se fizesse mais presente nas empresas.
Veja sobre o que trataremos neste post:
O novo contexto global e social tornou tudo mais volátil, incerto e complexo. A causa da transformação digital não está simplesmente motivada apenas pelo avanço das tecnologias, mas sim por este contexto que foi bruscamente aplicado na sociedade.
A tecnologia agora avança de modo a sanar as necessidades do contexto em que nos encaixamos atualmente, para facilitar e agilizar processos, estes que estão cada vez mais propensos a frequentes mudanças.
O problema é que muitas empresas foram constituídas ainda antes do surgimento da internet, então o que antes já era um problema de adaptação para estas empresas, agora torna o processo de transição ainda mais lento pela rapidez na necessidade de mudança.
Porém, nunca é tarde para se adaptar e se renovar, até porque este é o fundamento para que uma empresa tenha sucesso, não é mesmo?
O que é a transformação digital?
O conceito de uma transformação digital não se baseia na criação de blogs, mas sim na implementação de ferramentas e plataformas que irão melhorar a gestão da empresa e o controle de dados.
É uma mudança em toda a estrutura empresarial dos dados e modo de trabalho, onde a tecnologia possui um papel crucial para um melhor funcionamento da empresa.
Pilares da transformação digital
Alguns pilares da transformação digital são:
Clientes
Entender os desejos e necessidades do cliente para oferecer a melhor experiência possível é crucial. É preciso possuir estratégias para uma coleta de informação que forneça dados importantes para entender melhor o cliente e o seu público-alvo.
O cliente não é mais um alvo completamente passivo, que precisa de uma abordagem direta para realizar uma compra, ele se faz agora totalmente ativo, precisando de estratégias virtuais que façam com que ele sinta a necessidade de adquirir o seu produto e entrar em contato com a empresa.
Para que isso aconteça, é necessária a entrega de uma experiência humanizada e personalizada com o intuito de ajudar clientes e oferecer sempre melhores soluções para eles.
Tecnologia
A otimização dos processos internos se faz um pilar completamente importante, pois a necessidade de se readequar necessita com que os processos sejam ágeis e eficientes no momento da mudança.
Analisar os impactos e entender como evitar efeitos colaterais desta mudança são importantes para acelerar a transformação digital para se adequar às necessidades do mercado. É preciso adotar plataformas que entreguem automatização da organização das informações e segurança para os dados empresariais.
Colaboradores
Para que este avanço tecnológico possa ocorrer dentro de uma empresa, um dos maiores pilares é o dos colaboradores.
O fator humano não pode ser descartado nesta mudança, considerando que será preciso treinar e realizar protocolos de atuação para que os colaboradores entendam e se adaptem com a mudança.
Esta transformação tem um impacto grande na sociedade, tornando imprescindível a implementação de novas tecnologias.
Com a maior entrada de informações e rapidez nos movimentos tecnológicos, a sociedade está mais exigente, alterando o comportamento geral de todos. Alguns serviços que antes eram mais complexos, agora são mais automatizados graças a estes impactos.
Mas, ao enxergarmos, por outro lado, os transtornos e desafios para empresas que não conseguiam se adaptar antes, aumentou a falta de preparo para feedbacks mais intensos de clientes e a brusca mudança digital sem observar o lado do cliente para oferecer uma experiência intuitiva, tornaram-se um problema.
A transformação, ao mesmo tempo em que impactou com novas soluções para agilizar processos, também impactou com problemas que precisam de atenção, obrigando as empresas a suprirem com estas necessidades.
Gerações impactadas pela transformação digital
Com estas transformações tecnológicas acontecendo, sem sombra de dúvidas que algumas gerações foram impactadas com as mudanças.
Geração X
Essa foi a geração mais impactada pela transformação digital. Anterior a geração Y, são os empreendedores que se formaram antes desta geração e que não possuíam contato com celulares e internet.
Essa geração sofre problemas para se adaptar, visto que antes destas transformações havia maior segurança e menor concorrência para eles, resultando em dificuldades para compreender a mentalidade digital.
Geração Y
A geração Y, dos nascidos entre 1980 até o final de 1990 foi a primeira geração a possuir contato com tecnologias analógicas, fazendo com que eles tenham vivido o início e o desenvolvimento de tecnologias que temos agora.
Geração Z
Posterior a estas gerações, a geração Z (nascidos após 1990) é a geração dos nativos digitais, que já nasceram e frequentaram sua infância e adolescência em um período já transformado por tecnologias, se adaptando naturalmente.
Por conta desta divergência de adaptabilidade das gerações às transformações, existem empresários que entendem a necessidade de mudança e conseguem se adaptar gradualmente, mas alguns de gerações mais impactadas pensam apenas na adoção de uma tecnologia que seja tendência, entendendo que ela automaticamente trará vantagem.
Isto pode resultar, muitas vezes, em prejuízos por apostarem muito em algo que não definirá o resultado positivo da empresa. O ideal para acompanhar as transformações tecnológicas é realizar uma capacitação de todos na empresa, do empresário aos colaboradores.
Caso você, empresário, que está se adaptando com estas mudanças, tenha se interessado em uma tecnologia em que não tinha domínio, procure antes entender como ela funciona e entenda o que é necessário para que ela seja implementada em sua empresa.
É ideal se preparar e desenvolver um mindset para que, ao aplicar esta mudança, ela ocorra com êxito, com esforços seus e de seus colaboradores em conjunto.
Mitos da transformação digital
Uma das problemáticas que envolve a dificuldade de adaptação das empresas para as transformações digitais está por conta dos mitos que envolvem este assunto, vejamos três deles:
- A transformação digital é apenas para empresas de tecnologia: negativo! Indiferente do segmento da empresa, a transformação tecnológica gera benefícios para qualquer segmento, existindo ferramentas que melhoram a gestão de qualquer empresa.
- Apenas a experiência do cliente importa na transformação: apesar de importante, o processo não se baseia apenas nisto. É preciso modificar a empresa como um todo, modernizando o armazenamento de dados empresariais e outros processos internos.
- O setor de TI deve realizar a transformação: um setor de TI precisa estar bem estruturado para definir o nível de atuação digital de uma empresa, até aí tudo bem. Porém, nesta transformação, o TI é apenas um dos envolvidos. É preciso a aproximação dos gestores e quem realizará o funcionamento das tecnologias, porém tudo de acordo e acertado entre os membros necessários para a transformação.
Principais tecnologias
Após entendermos a importância das transformações digitais, impactos e como realizar o acompanhamento dela, precisamos conhecer quais as principais tecnologias envolvem a transformação digital. Vamos lá:
Organização de dados em nuvem
A quantidade de dados que precisam ser armazenados cresce cada vez mais e, procurando suprir esta necessidade, tornou-se possível a computação de dados, softwares, armazenamento e outros serviços por meio de servidores interligados com a internet, denominando-se de nuvem.
Para empresas ela é extremamente útil para armazenar os dados empresariais, proporcionando praticidade e maior segurança por criptografar os dados.
Big Data
E por falar em dados, o big data é o grande conjunto de dados que são gerados e armazenados em todo o mundo. Com isso, é gerada a oportunidade de aproveitar estes dados em um planejamento e melhorar tomadas de decisão.
Redes sociais
As redes sociais, em especial o Instagram, promovem um contato mais próximo com os clientes, humanizando e dando um melhor posicionamento para a empresa.
Agora com o aumento de ferramentas para publicidade nas redes sociais, também se torna uma oportunidade divulgar e criar campanhas para ofertar os produtos e serviços de uma empresa desta forma.
Métodos para acelerar processos e tendências
No meio de tantas tecnologias, existem também métodos para que o processo de transformação digital seja acelerado.
O Growth Hacking é uma metodologia com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias alinhados com as necessidades da empresa, favorecendo também estratégias específicas focadas em rápido crescimento.
Temos também o Lean Startup, onde se realiza uma interação constante com os usuários para validar a aceitação de um produto no mercado. A empresa pede, então, a opinião de possíveis consumidores sobre características do produto, preços, canais de distribuição e estratégias econômicas.
Após isso, se cria o chamado MVP ou produto mínimo viável para requisitar a opinião do cliente sobre o mesmo.
- A automação de marketing pode facilitar o trabalho de um setor de marketing, otimizando processos de coleta de dados, personalização de atendimento e disparo de e-mails.
- O Business Intelligence também é tendência e está presente para facilitar processos de tomada de decisão. Quando alinhados com o Big Data ele consegue promover uma análise detalhada de dados, auxiliando a empresa a entender processos que deram certo ou errado.
Tendências de transformação digital
Além destes métodos, temos também tendências de transformação digital que podem apresentar oportunidades, caso sejam bem exploradas:
Inteligência artificial
A inteligência artificial está cada vez mais desenvolvida e está alterando a forma das empresas realizarem ações de marketing.
Muitas ferramentas utilizam inteligência artificial como machine learning, em que a própria inteligência se adapta e compreende padrões, podendo realizar conclusões por si própria.
Um exemplo são os chatbots, que estão sendo muito utilizados para o e-commerce.
Os chatbots são inteligências artificiais de atendimento que, por meio de padrões, conseguem realizar um atendimento inicial ao cliente.
Automação de marketing
A automação de marketing pode facilitar o trabalho de um setor de marketing, otimizando processos de coleta de dados, personalização de atendimento e disparo de e-mails.
Business Intelligence
O Business Intelligence também é tendência e está presente para facilitar processos de tomada de decisão.
Quando alinhados com o Big Data ele consegue promover uma análise detalhada de dados, auxiliando a empresa a entender processos que deram certo ou errado.
O que nós propomos para você
Com tantos métodos, tendências e tecnologias, é preciso ter calma e modificar todo o mindset empresarial para planejar e realizar uma estratégia conjunta para que os gestores e colaboradores de uma empresa possam se adaptar com as transformações tecnológicas.
As transformações se fazem essenciais atualmente, por isso é preciso observar todas as opções possíveis para uma transição adequada.
Veja a seguir o que preparamos para você conhecer um pouco mais sobre o assunto e pensar por qual transformação digital sua empresa irá começar!
Página de inovação da IPropose
Conheça a página QUERO INOVAR da I Propose e acesse conteúdos que podem lhe ajudar na transformação digital da sua empresa!
Vídeos
01 – Vídeo do Canal do Sebrae Talks “Transformação digital: 5 passos para começar na sua empresa”.
Você tem interesse em implementar a transformação digital em seu negócio? Sua empresa ainda está na era analógica? Não sabe por onde começar? Então esse vídeo é pra você!
02 – Vídeo do Canal do Christian Barbosa “O que é transformação digital”.
No vídeo, você vai aprender o que é transformação digital, vai entender que a nossa sociedade atual é baseada em informações e tecnologia e que é preciso criar produtos, negócios e carreiras orientados para esse novo mercado.