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Twitter for Business: Como usar essa poderosa ferramenta de forma estratégica na sua empresa

O Twitter é uma rede social gratuita que conecta pessoas, eventos e informações por meio da divulgação de mensagens curtas de até 280 caracteres. Milhões de pessoas em todo o mundo consideram o Twitter tão importante quanto suas rotinas diárias de comunicação, como verificar e-mails, enviar mensagens de texto ou conversar com os amigos no Facebook. Como as pessoas usam o Twitter? Você saberá mais neste artigo!
Twitter for business

O mundo está se tornando cada vez mais digital. Sendo assim, passamos diversas horas do nosso dia focados na internet. Redes sociais como o Twitter for Business ganham relevância.

Usamos a tecnologia para executar diversas atividades e tarefas em nosso dia-a-dia. Por exemplo, para pesquisar algo, estudar, se divertir e mesmo para trabalhar.

Nesse sentido, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade. Agora, não basta apenas posicionar a sua marca em um ponto físico, é importante criar uma identidade no mundo digital. E, para isso, o Twitter for business pode ser muito útil e está disponível online em twitter.com ou por meio de aplicativo gratuito que pode ser instalado em um celular telefone ou tablet com sistema operacional Android ou IOS.

Pensando na importância desse tema, para que a sua empresa entenda ainda mais sobre como ela poderá utilizar o Twitter for Business de forma estratégica, preparamos este conteúdo.

Aqui, você verá todos os benefícios que essa ferramenta irá proporcionar para a sua empresa. Ficou curioso(a)? Então, basta continuar a leitura!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é o Twitter?

Queridinho de muitos, o Twitter, criado em 2006, é uma rede social utilizada para a divulgação de mensagens curtas — até 280 caracteres.

Por ser uma plataforma que limita o tamanho do texto, é necessário usar as estratégias certas para conseguir atrair o público. Afinal, mesmo com poucas palavras, você terá que criar algo interessante.

Atualmente, ele é uma ferramenta muito utilizada para que as pessoas fiquem por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo, pois, conta com diversas notícias em tempo real. Além de fazer interações através dos tweets, você também pode publicar fotos e vídeos.

Como criar um Twitter para a sua empresa?

A plataforma é muito utilizada para fins pessoais, porém, as marcas também devem aderir ao uso dessa ferramenta. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para que você aprenda a criar um perfil no Twitter. Confira!

Escolha o seu @

O primeiro passo é definir esse aspecto, já que é por meio dele que seus clientes conseguirão mencionar a sua empresa na plataforma. Na hora de tomar essa decisão, opte por um @ simples para que o público localize sua empresa facilmente.

Defina o nome do seu perfil

Aqui, você pode ou não escolher o mesmo usuário do seu @. É importante optar pelo nome da sua empresa para que, assim, você crie uma identidade associada ao seu tipo de negócio.

Escolha as fotos de capa e de perfil

O importante é optar por imagens que passem a mensagem da sua empresa, ou seja, as pessoas precisam bater o olho e logo reconhece-la.

Faça uma bio

A bio serve para você apresentar a sua companhia para o público. Pensando nisso, descreva sobre o serviço oferecido pela sua marca. Nesta função, é possível adicionar links. Então direcionar para que o público entre no seu site pode ser uma boa opção. Após essas etapas, seu perfil estará pronto, basta começar a utilizar a favor da sua empresa!

Twitter for business

Como usar o Twitter e divulgar a sua empresa?

Ao escolher usar a plataforma como uma estratégia para alavancar seus resultados, você deve saber como se posicionar para divulgar a sua marca. Pensando nisso, separamos algumas dicas.

Crie uma identidade

As pessoas precisam bater o olho no seu perfil e, de imediato, entender a personalidade da sua marca. Portanto, a linguagem deve ser de acordo com a proposta da empresa. Por exemplo, existem organizações que combinam com características mais formais, já outras, combinam com características mais informais.

Fique atento ao que acontece na plataforma

Saber tudo que está sendo comentado no Twitter é essencial. Isso porque, você pode encontrar oportunidades para comentar sobre um desses assuntos e, assim, aumentar a chance de o público curtir o Tweet e até mesmo compartilhar o conteúdo.

Converse com o seu público

Poder responder seu público, sejam elogios, sugestões ou reclamações, é extremamente importante. Essa ação fará com que seus clientes fiquem ainda mais engajados com a marca.

Não se esqueça de colocar essas dicas em prática. A soma dessas ações pode contribuir, e muito, para que a sua empresa passe a ser reconhecida na plataforma e, consequentemente, no mercado em geral.

Desenvolver campanhas no Twitter

Agora que você já sabe como criar a sua conta e como deve divulgá-la na plataforma, está curioso(a) para entender como desenvolver um anúncio?

Pois bem, o passo a passo é bem simples. Confira!

  • Entre no Twitter Ads.
  • Selecione a opção “criar campanhas”.
  • Defina qual será o objetivo do seu anúncio. Por exemplo, a opção “engajamento”.
  • Após isso, configure os detalhes, como: nome da campanha, forma de pagamento, dentre outras informações.
  • Depois faça a configuração do grupo de anúncios.
  • Escolha qual será o seu público-alvo.
  • Defina os tweets da campanha.
  • Por fim, inicie!

Viu como é simples? É só seguir esses passos para colocar seus anúncios em prática!

Atrair seguidores para o seu perfil

Além de alcançar muitas pessoas por meio de anúncios, é preciso fazer com que o público se interesse e deseje seguir o seu perfil. Pensando nisso, um passo importante é a interação. Seus seguidores precisam perceber que o perfil da marca é engajado com o público.

Também, é preciso desenvolver conteúdos de qualidade. Uma pessoa só irá seguir o seu perfil caso encontre informações relevantes. Portanto, invista e pense bem nos seus tweets.

Sabe aqueles perfis que ficam sem postar por tempos? Não faça isso! Mantenha-se sempre ativo nas redes sociais. O Twitter é uma rede dinâmica, sendo assim, é preciso se adequar para atrair novos seguidores.

Por fim, você deve divulgar o seu Twitter em outras plataformas. Portanto, inicie sua propaganda fazendo com que o público de outras redes sociais comece a migrar para o seu perfil no Twitter também.

Outra opção é fazer uma propaganda pessoalmente. Por exemplo, caso tenha uma loja física, você pode pedir para seus clientes seguirem seu perfil no Twitter. Ah! Além disso, a sua empresa pode oferecer “cartões” com os perfis das redes sociais, telefones, dentre outras informações.

Como aproveitar os feedbacks dos clientes?

Você precisa estar sempre atento aos feedbacks que seus clientes disponibilizam nas publicações. Existem diversas maneiras de analisar esse aspecto, seja pelo número de “curtidas”, comentários, compartilhamentos, dentre outros.

Outra maneira de mensurar a opinião do público é por meio de perguntas, direcionando para que eles respondam nos comentários. Através de ações como essa, deve-se filtrar as respostas. Aqui, obviamente, você deve prestar atenção aos elogios. Mas além disso, foque em sugestões e críticas, afinal, entender seus pontos fracos é essencial para conquistar novos clientes.

Basicamente, os feedbacks funcionam como um termômetro para a sua empresa. Sendo assim, saiba aproveitar esses insights para desenvolver suas estratégias.

Erros que devem ser evitados no Twitter

Ao longo do conteúdo, apresentamos várias dicas que você deve aplicar para ter sucesso no Twitter. Mas além disso, existem erros que você deve evitar. Por exemplo, não fale apenas sobre a sua empresa, pois isso pode se tornar maçante para o público. Portanto, crie conteúdos diversos, que tenham associação com o seu segmento, para conquistar autoridade no mercado.

Outro erro comum é, na tentativa de não sobrecarregar o público, acabar publicando com pouca frequência. Portanto, não deixe isso acontecer.

Já falamos sobre esses pontos anteriormente, mas não se esqueça: não deixe de interagir com o seu público e nunca ignore o que as pessoas estão comentando sobre a sua marca.

Vantagens e desvantagens no uso do Twitter para a sua empresa

Para que você decida de vez em utilizar essa plataforma, separamos as suas principais vantagens e desvantagens para que faça uma análise.

Vantagens

  • Gratuito: isso mesmo! Tanto a sua empresa, quanto o público poderá criar contas sem pagar nada.
  • Alcance: milhares de pessoas utilizam a plataforma. Portanto, se utilizar as estratégias corretas, a sua marca alcançará um público muito grande.
  • Plataforma rápida: por serem textos curtos, você poderá entregar conteúdos em tempo real para seus clientes.
  • Fácil de usar: a interface da plataforma é bem simples. Sendo assim, você poderá navegar sem muitos problemas.
  • Atendimento ao cliente: o Twitter pode oferecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Reclamações ou comentários podem ser respondidos de forma mais rápida, aumentando a fidelidade do cliente e reconhecimento da empresa.

Desvantagens

  • Limite de caracteres: diversas empresas sentem dificuldades em se expressar através de um texto curto.
  • A plataforma é muito rápida: muitas pessoas publicam um Twitter a cada minuto. Sendo assim, algumas publicações acabam ficando perdidas, ou seja, não são vistas pelo público.
  • Público segmentado: os jovens são a grande maioria na rede social. Com isso, caso o seu público-alvo represente pessoas mais velhas, você poderá encontrar dificuldades.
  • É uma rede social viral: pode ser tanto um problema, quanto vantagem. Porém, caso tenha algum erro, pode ser que isso prejudique a imagem da sua empresa, afinal, a publicação pode se espalhar rapidamente.

Percebeu? Basta apenas ter estratégia e cuidado para resolver todas as desvantagens!

Importância do Twitter para as estratégias de marketing digital

O Twitter é uma rede social que permite uma aproximação entre cliente e empresa muito forte, pois facilita a interação. Sendo assim, no marketing, essa plataforma é utilizada como uma estratégia para mostrar o lado humano da marca.

Além disso, outro ponto, que pode contribuir para o marketing de uma empresa, é que o Twitter permite um conteúdo mais leve e até mesmo, com um tom de humor. Portanto, devido a essa abordagem, é possível atrair muitas pessoas.

Por fim, se usado da forma correta, a plataforma é uma ótima opção para compor a sua estratégia de marketing digital.

Como vimos, o Twitter for Business é uma rede social em que as empresas podem postar mensagens curtas, também conhecidas como tweets, com até 280 caracteres. Hashtags, mensagens de textos, vídeos, fotos, gifs ou mesmo links para o site da empresa ou outras mídias servem como formas de apresentação.

Existem todos os tipos de pessoas, organizações e interesses representados no Twitter que usam o Twitter para diversos propósitos, conectando-se com pessoas que pensam da mesma forma, promovendo seus negócios ou causas e, também, se divertindo.

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