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Web Analytics: Como otimizar a estratégia de marketing da sua empresa

Web Analytics é a análise de dados digitais quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site, capturados através de uma ferramenta como o Google Analytics para a tomada de decisões mais assertivas, tendo por objetivo otimizar os resultados da empresa.
Web Analytics

Com o grande volume de dados presentes no mundo online, as empresas precisam aprender a se adaptar a essa nova realidade. Sendo assim, é necessário usar essas informações de forma positiva e que contribuam para o sucesso da organização.

Para isso, é preciso aderir ao Web Analytics – método de análise de informações presentes na internet.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é Web Analytics?

Definitivamente, o volume de dados está aumentando cada dia mais. E eles são extremamente importantes para auxiliar os empreendedores na hora de tomar uma decisão para a empresa. A Web Analytics pode ajudar a entender melhor os números apresentados.

Nesse sentido, entra a Web Analytics. Basicamente, trata-se de analisar as informações geradas pelos usuários na internet. Com essas informações, é possível compreender o comportamento da persona e, assim, criar estratégias para realizar ações mais assertivas para o crescimento do negócio.

Pensando nisso, não deixe de fazer essa análise na sua organização, pois, essa solução é essencial para o crescimento saudável de uma empresa.

Qual a relevância dessa estratégia?

Criar ações que ajudam a contribuir para o bom funcionamento do marketing da sua empresa é primordial para o sucesso. Nesse sentido, o método Web Analytics é extremamente relevante, pois traz insights importantes para as decisões de uma empresa.

Imagine que irá lançar uma campanha, qual linguagem usará? Qual abordagem fará? Essas respostas são mais assertivas quando a empresa faz uma análise do comportamento e das características da persona. Portanto, a Web Analytics é relevante nesse sentido.

Além disso, por exemplo, a análise de dados permite que você invista seu capital nas escolhas certas, proporcionando assim, resultados positivos para o seu negócio.

Pensando em toda a relevância, não deixe de aplicar a estratégia de Web Analytics na sua empresa.

Diferença entre Web Analytics e Google Analytics?

Antes de aprender mais sobre a Web Analytics, é importante entender a sua diferença para Google Analytics.

Pois bem, essa dúvida pode ser bastante comum, visto que o termo Google Analytics é muito utilizado. Porém, como você viu, a Web Analytics se refere a um método para análise de informações geradas na internet. Já o Google Analytics é uma ferramenta de coleta de dados do Google.

Portanto, o segundo conceito refere-se apenas a uma das ferramentas que podem ser utilizadas para a realização do método de Web Analytics.

Qual o objetivo do trabalho de Web Analytics?

Tenha em mente que aplicar o método Web Analytics na sua empresa trará mais relevância para qualquer estratégia de marketing que você desenvolver. Afinal, conhecer os resultados, fará suas decisões não se basearem em achismos.

Portanto, o principal objetivo dessa solução é trazer informações detalhadas para que você utilize a favor da sua organização. Alguns dados que consegue analisar são: qual o comportamento do público no seu site, as páginas mais visualizadas, o trajeto que percorrem para navegar, dentre outras métricas.

Por meio de informações como essas, é possível analisar diversas situações importantes para a construção de um bom marketing como, por exemplo, entender o que o seu público prefere consumir.

Como o Web Analytics pode ajudar seu negócio online

Assim como em lojas físicas, no mundo digital também é preciso analisar os resultados das suas ações. Afinal, somente assim é possível perceber se as estratégias estão representando ou não um sucesso para a empresa. Portanto, a Web Analytics vai contribuir para o seu negócio online nesse sentido, ou seja, ela irá possibilitar que você mensure suas ações.

Por exemplo, para uma empresa online, é essencial entender quantas pessoas entram no site, quantas colocam produtos no carrinho e até mesmo as que realizam uma compra de fato. E, além disso, é importante entender os perfis que costumam fazer negócio com a sua marca, pois isso fará você criar estratégias mais assertivas para o seu público-alvo.

Imagine o seguinte: uma campanha escrita para jovens terá a mesma linguagem que uma desenvolvida para atingir idosos? Obviamente não! E, desta forma deve ser no seu site, é preciso saber como se comunicar para atingir o público da forma correta.

Pensando em tudo isso, caso tenha um e-commerce ou esteja pretendendo abrir, não deixe de fazer uma análise dos dados. Afinal, não adianta ter diversas informações disponíveis, é preciso usá-las para aplicar suas estratégias de forma benéfica para o negócio.

Tipos de análises em Web Analytics

Existem dois tipos de análises utilizadas para a Web Analytics: a análise descritiva e a análise preditiva e prescritiva. A seguir detalhamos mais sobre cada uma delas.

Análise descritiva

Aqui, as perguntas utilizadas são “o que?” e “qual?”. Sendo assim, são obtidas respostas mais simples dos resultados das informações analisadas.

Basicamente, esse tipo de avaliação serve para entender o que ocorreu e qual foi o resultado. E, a partir dessas respostas, é possível pensar em ações para otimizar as estratégias para o futuro.

Para compreender melhor, imagine que a sua empresa esteja realizando um número de vendas menor, as perguntas, nessa etapa, poderão ser as seguintes:

O que aconteceu?

Você deve detalhar toda a situação. Por exemplo, além de entender que o número de vendas caiu, mensure a porcentagem da queda, a diferença das vendas, dentre outros. Esse passo é importante para entender o impacto.

Quais produtos venderam mais e quais venderam menos?

Essa pergunta é interessante para entender o que seu público está procurando no momento. A partir dessa informação, você poderá identificar, por exemplo, quais itens precisam ser mais divulgados, de modo que as vendas aumentem.

Quais ações devo tomar para mudar a situação?

Por fim, comece a pensar no que deve ser feito para reverter a situação. Essa pergunta servirá para iniciar a análise preditiva e prescritiva.

Lembrando que essas são apenas algumas perguntas que podem ser realizadas. Tudo dependerá da situação que deseja analisar.

Análise preditiva e prescritiva

Por meio desse tipo de análise, é possível entender o porquê de determinada situação. Com isso, é possível analisar cada detalhe.

Ela é importante, pois permite entender os motivos e, também, as consequências de determinado ocorrido. Sendo assim, é possível criar ações para que os resultados futuros sejam melhores.

Voltando ao exemplo citado na análise descritiva, você poderia levantar as seguintes questões:

Por que aconteceu?

Essa pergunta é essencial para entender o que ocasionou a queda das suas vendas. Tenha em mente que esse fator pode ser em razão de diversos pontos, como uma simples mudança de layout.

E se eu voltar ao antigo padrão?

Após identificar o motivo, uma das perguntas pode ser o que irá acontecer se você voltar ao antigo padrão. Por exemplo, caso tenha trocado o botão de compra do lugar, talvez seja viável retorná-lo ao que era utilizado anteriormente.

O que acontece se continuar desta forma?

De início, você pode querer voltar ao padrão antigo. Porém, é preciso analisar os futuros impactos que isso trará para a sua empresa.

Por exemplo, a mudança de layout pode ser importante para criar uma imagem forte para a sua marca. Sendo assim, por mais que não pareça uma ação positiva no momento, no futuro isso poderá render lucros maiores.

Percebeu? As duas formas de análise são extremamente úteis para conseguir reduzir os erros das suas futuras ações de marketing, portanto, não deixe de usá-las.

Principais Métricas a serem analisadas

Além de ter os dados em mãos, é preciso saber transformá-los em informações e conhecimento, para que assim, se tornem úteis para o seu negócio.

É importante entender que você deve analisar os números de acordo com as necessidades da sua empresa. Porém, independentemente do segmento, algumas métricas são essenciais. Confira:

  • CAC: refere-se ao custo de aquisição por cliente. É interessante analisar para entender qual valor está sendo utilizado para atrair novos consumidores para a sua marca.
  • Taxa de rejeição: mensura, em porcentagem, a quantidade de pessoas que entram no seu site, porém não realizam ações.
  • Número de visitantes: é primordial para certificar de que seu público está entrando no seu site.
  • Análise dos canais de entrada: aqui, você conseguirá avaliar por onde seus clientes estão chegando. Por exemplo, por meio das redes sociais, campanhas pagas, entre outras formas.

Lembrando que essas são apenas algumas das métricas que você pode considerar. Por isso, avalie a sua real situação e crie os tópicos para serem analisados na sua empresa.

Principais ferramentas para uso

Para facilitar a análise de dados, existem ferramentas excelentes no mercado. Elas auxiliam no momento de coletar e organizar as informações necessárias. Veja as principais:

  • Google Analytics: com ela é possível coletar diversos dados importantes para o seu negócio.
  • Excel: aqui, poderá anotar suas informações e fazer cálculos rápidos.
  • Google Attribution: essa ferramenta une os dados de outras soluções do Google, o que facilita a análise.

Existem diversas outras ferramentas. Portanto, avalie a melhor opção para o seu negócio!

O que nós propomos para você

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Entender a importância da análise de dados é essencial para o sucesso da sua empresa.

Pensando em todas as vantagens que terá ao utilizar esse método, não fique de fora, e já comece a aplicar no seu negócio.

Veja os conteúdos a seguir e aprofunde-se um pouco mais no mundo da web analytics:

Vídeos

Vídeo do Canal Data MarketingWeb Analytics – Tudo que você precisa saber sobre esse tipo de análise de dados”. Você vai aprender nesse vídeo o que é Web Analytics e quais ferramentas são utilizadas para análise de dados.

Vídeo do Canal Métrica BossO que é Web Analytics”. Você vai aprender nesse vídeo qual é a diferença entre Google Analytics e a Web Analytics.

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