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WhatsApp Business: Passo a passo para configurar sua conta comercial

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação que facilita a conexão entre cliente e empresa, proporcionando uma comunicação clara, dinâmica e instantânea. Foi criado para atender às necessidades das pequenas empresas.
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O WhatsApp Business é uma ferramenta digital gratuita criada pelo próprio WhatsApp que possibilita às empresas dar atenção especial aos seus clientes e, também, para que sejam enviadas notificações importantes de forma rápida e eficaz.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao uso dessa importante ferramenta para a sua empresa, continue a leitura e entenda tudo!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O aplicativo WhatsApp é um dos maiores meios de comunicação na vida dos brasileiros, estando em cerca de 99% dos celulares da população. O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita, lançada inicialmente para Android e foi criada levando em consideração as necessidades das pequenas empresas.

O aplicativo conta com todos os recursos do WhatsApp pessoal, porém com o foco em perfis comerciais. Ele facilita a comunicação entre os clientes e as empresas, possibilita os negócios exibirem seus produtos e serviços em seu perfil e responder a perguntas enquanto os clientes fazem suas compras.

Os principais recursos do aplicativo são:

  • Criar catálogos de produtos e serviços.
  • Ferramentas especiais para automatizar, organizar e responder mensagens rapidamente.
  • Oferece atendimento automático, envio de informações importantes aos clientes e estatísticas de quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

Ou seja, o WhatsApp Business dá uma visão mais profissional para qualquer empreendedor que esteja começando sua carreira, uma vez que é possível criar um perfil comercial pelo aplicativo, onde se pode ver o endereço, e-mail e site de sua empresa.

Principais funções do WhatsApp Business

Possibilidade de criar um perfil comercial

Com um perfil comercial, diferente do perfil pessoal, você pode inserir informações importantes sobre a sua empresa, como o link para seu site ou negócio, localização, endereço de e-mail e horário de funcionamento.

Mensagens automáticas e mensagens rápidas

O aplicativo possibilita a criação de mensagens automáticas e mensagens rápidas. Uma mensagem automática pode ser usada para saudar o consumidor, informar que está fora do horário de funcionamento ou mesmo em caso de ausência.

As mensagens rápidas são respostas usadas com frequência que podem ser salvas e reutilizadas, para agilizar as respostas de perguntas comuns.

Rótulos

Ele possibilita a criação de rótulos podendo, assim, organizar contatos e conversas para gerenciá-los e encontrá-los com maior facilidade.

Utilização de um número fixo

É possível usar um número de telefone fixo para a conta, onde seus clientes mandarão mensagens para esse número.

Outro recurso é a possibilidade de usar o WhatsApp Business e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho, mas com números diferentes.

API do WhatsApp Business

API significa Application Program Interface, em português traduzido como Interface de Programas Aplicativos. São protocolos da internet que possibilitam a comunicação entre diferentes ferramentas alocadas numa nuvem.

O API do WhatsApp Business oferece soluções interessantes para empresas que procuram automatizar o envio de algumas mensagens a seus clientes. A ferramenta também facilita a instalação de botões de chat em sites, fanpages e anúncios do Facebook.

As funções principais do API são captação de novos leads e redirecionamento para conversa, notificação de entrega de produtos, envio de ingressos para eventos, confirmação de agendamento de horários, dentre outros.

Benefícios e desvantagens do WhatsApp Business

Os principais benefícios de usar a ferramenta são:

  • É o aplicativo de comunicação mais popular usado nos smartphones.
  • Permite que você inicie uma comunicação individual com base em todas as estratégias de marketing mais recentes.
  • Os clientes têm acesso rápido e personalizado às informações da empresa, produtos e serviços.

As principais desvantagens são:

  • É necessário ter uma equipe dedicada ao atendimento desse canal. Por conta da comunicação ser direta, é importante ter respostas rápidas.
  • É importante ter estratégias de como usar a ferramenta e que tipo de linguagem usar com o cliente.
Whatsapp Business

Passo a passo para criar uma conta comercial no WhatsApp

Tipos de conta comercial existente no WhatsApp Business

Existem dois tipos de conta comercial no WhatsApp Business, a convencional, e a API, que já citamos anteriormente.

Para se ter uma conta convencional, primeiro é preciso ter uma conta pessoal no aplicativo do WhatsApp. Depois é preciso fazer o download do aplicativo do WhatsApp Business no celular, em seguida abrir o app, aceitar os termos de uso, dar as permissões de acesso ao app, aceitar a transferência do número de uma conta pessoal para a comercial, continuar e por último inserir o código de verificação para concluir o processo.

Para se ter uma conta API, primeiro é preciso escolher um provedor oficial do WhatsApp. Após escolher o provedor, ele poderá ajudar na criação e configuração da conta, necessário para isso uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Depois, o Facebook irá fazer uma verificação de idoneidade da empresa, onde será obtido o selo oficial. Feito isso, será possível cadastrar notificações que serão enviadas a clientes.

Como editar o perfil comercial

Para acessar seu perfil comercial no WhatsApp, abra o app, clique em mais opções>ferramentas comerciais> Perfil comercial.

Para editar sua foto, clique em editar na sua foto de perfil, escolha uma imagem da galeria, e selecione OK. Para editar o nome, a descrição da empresa, e-mail, site e recado, é só clicar em editar em cima da informação que deseja atualizar.

Para editar a categoria da empresa, clique em editar no campo categoria e escolha até três categorias que são relevantes para sua empresa. Para editar o endereço comercial, clique em editar no campo endereço e insira o endereço, ou escolha a localização pelo mapa.

Para editar o horário de atendimento, clique em editar no campo horário de atendimento, toque em horário e selecione entre as opções: aberta no horário selecionado, sempre aberta ou aberta com hora marcada para poder selecionar os horários que sua empresa atende. Toque em salvar.

Para criar ou atualizar o catálogo toque em gerenciar, adicione ou edite itens do seu catálogo.

Como usar as etiquetas

Clique em configurações>etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo, sendo elas novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. Para criar etiquetas novas, clique em (+).

Também é possível adicionar etiquetas enquanto se está numa conversa, clique no menu de três pontos na conversa>adicionar etiqueta a conversa.

Como criar respostas automáticas e respostas rápidas

Clique no menu de três pontos (mais opções) > configurações > configurações da empresa, nesse menu você pode escolher adicionar três tipos de mensagens: mensagens de ausência, mensagens de saudações e respostas rápidas.

Para criar uma mensagem, basta tocar em (+) e escrever seu texto, podendo ser usados emojis. Também é possível definir até três palavras chaves. Para as respostas rápidas, em uma conversa acione a barra / e busque a mensagem gravada desejada.

Como acessar as estatísticas de mensagens

Clique em mais opções > configurações > configurações da empresa > estatísticas.

Como mensurar KPIs do WhatsApp Business?

O termo KPI significa Key Point Indicator, traduzido para o português como Indicador de Chave de Desempenho. São algumas medidas que auxiliam na análise do desempenho da sua empresa.

No caso do WhatsApp Business, elas são feitas a partir da leitura das estatísticas de mensagens. Sendo elas as seguintes:

  • Taxa de recebimento: quantos usuários recebem suas mensagens. É importante ficar atento e excluir os números que não tem recebido suas mensagens há algum tempo.
  • Taxa de abertura (leitura): refere-se a usuários que abriram suas mensagens.
  • Taxa de resposta: esse é um número que não é oferecido oficialmente pelo WhatsApp, mas é possível mensurá-lo fazendo uma regra de três entre o número de mensagens abertas e mensagens recebidas. Um exemplo: se a empresa envia 100 mensagens, 80 abriram e 20 responderam, isso significa que minha taxa de resposta é de 25%.
  • Visualização de status: É possível conferir no próprio status quantas visualizações ele teve. Também mostra o horário das visualizações, podendo assim deduzir os horários mais frequentes de visualização.

Use o botão do WhatsApp no seu site

O botão de WhatsApp no seu site permite que você insira um botão clicável em qualquer página do seu site para que o cliente seja redirecionado diretamente para o chat de WhatsApp do seu negócio.

Para fazer isso é só acessar o site da RD Station Marketing, que desenvolveu a ferramenta gratuita e preencher as informações para criar o gerador de botão do WhatsApp para seu site.

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Dicas para alcançar o máximo de resultados com o WhatsApp Business

Para usar o potencial do WhatsApp Business ao máximo, é importante ter algumas coisas em mente, como quais são as possíveis maneiras de agilizar suas respostas, como melhorar o seu serviço para o cliente e os cuidados ao usar a ferramenta.

Algumas maneiras de melhorar seu negócio com o WhatsApp Business:

  • Rastreamento de pedidos: para você que tem uma loja online ou presencial e envia pedidos, o WhatsApp Business pode ser um meio de você enviar mensagens automáticas para os clientes informando a situação do pedido deles. Além de melhorar o seu serviço, diminui os contatos de clientes para pedir informação do status do pedido.
  • Serviços com agendamentos: o WhatsApp API pode enviar lembretes de agendamentos para clientes, para eles poderem informar caso não possam comparecer, ou caso esqueçam, diminuindo o número de desistências e buracos na agenda.
  • Pesquisa de Satisfação: a conta comercial permite fazer pesquisas de satisfação acerca de produtos e serviços oferecidos, podendo também ser automatizadas.

Além disso, é importante ficar atento ao modo que lida com seus clientes, pois um bom atendimento é essencial. Seja prestativo, claro e passe informações diretas e pertinentes.

Cuidados e o que não fazer

Apesar de ser uma ótima ferramenta para as empresas, é importante ter alguns cuidados em relação à segurança e aos termos de uso do aplicativo, como veremos a seguir.

Não é permitido vender nem promover produtos como bebida alcoólica, drogas recreativas e ilícitas. Todas as mensagens enviadas pelo WhatsApp Business API passam por uma pré-aprovação da companhia do WhatsApp.

Ao usar o WhatsApp API é importante que o provedor seja um provedor oficial de WhatsApp, não só pelo risco de banimento da conta, mas pela segurança das informações dos clientes.

O que nós propomos para você

Como vimos nesse post, o WhatsApp se tornou o principal aplicativo de mensagens instantâneas utilizado no Brasil, sendo utilizado tanto para comunicação pessoal como, também, mais um canal de atendimento ao cliente para empresas em geral.

Assim, WhatsApp Business oferece diversas ferramentas para ajudar as empresas a se comunicarem de maneira fácil, rápida e segura com os seus clientes.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e, caso ainda não tenha, fazer imediatamente o WhatsApp Business da sua empresa.

Cursos e Oficinas

01 – Oficina do Sebrae online e gratuita “WhatsApp Business como Ferramenta de Vendas”. Nessa Oficina de 3 horas, você vai aprender a criar um perfil comercial, enviar mensagens padronizadas, automáticas, incluir horários de funcionamento e até mesmo possuir estatísticas do fluxo de mensagens.

02 – Oficina do Sebrae online e gratuita “Sebrae Descomplica – WhatsApp Business”. Nessa Oficina de 8 horas, você vai conhecer as estratégias para usar o WhatsApp Business e se conectar com seus clientes, fazer negociações e fechar negócios. A oficina possui os seguintes módulos:

  • Introdução: O que é o WhatsApp Business?
  • A importância de um bom perfil do negócio no WhatsApp Business.
  • Grupos, listas de transmissão ou falar um a um? Qual o melhor para o seu negócio.
  • Estratégias para utilizar grupos em seu negócio.
  • Estratégias para utilizar Link direto e respostas rápidas do WhatsApp.
  • Atraia e relacione-se com seus clientes com a Lista de Transmissão.
  • Organize suas conversas com as Etiquetas, fixação de conversas e funil de Vendas.
  • Catálogo para produtos e serviços.
  • WhatsApp Ads via Facebook e Instagram/ Venda para os seus Leads.
  • Avalie o seu desempenho: Estatísticas.

Ebooks

01 – Ebook do Sebrae “Introdução ao WhatsApp Business”. Nesse ebook, você vai saber mais sobre: o que é, perfil comercial, ferramentas de mensagens, rótulos, gerando links curtos, criando catálogo de produtos, estatísticas, criando perfil, definindo mensagens, organizando contatos, gerenciando conversas e muito mais.

02 – Ebook do Sebrae “Como criar sua conta no WhatsApp Business”. Nesse ebook, você vai aprender passo a passo, como configurar sua conta do WhatsApp Business.

03 – Ebook do Sebrae “WhatsApp para Pequenas Empresas: estratégias para aumentar as suas vendas”. Nesse ebook, você verá:

  • O que é WhatsApp Business?
  • Vantagens do WhatsApp Business.
  • Estratégias para aumentar as suas vendas.
  • Boas maneiras para utilizar o WhatsApp Business.

Vídeos

01 – Vídeo do Cana do Sebrae Talks5 Dicas para potencializar as suas vendas através do WhatsApp Business”. Nesse vídeo, você vai aprender sobre: O que é o Whatsapp Business; atenção na hora de fazer o download; manutenção das informações do seu perfil comercial sempre atualizadas; configuração bem estruturada a respeito do seu catálogo e muito mais!

02 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaWhatsapp Business: Como Funciona e Como Usar do Jeito Certo”. Nesse vídeo, você vai entender o que é Whatsapp Business, como funciona e todas as suas vantagens para qualquer tipo de negócio.

03 – Vídeo do Canal do Darlan EvandroComo Usar o WHATSAPP Business para Vender Mais? Vantagens para Pequenos Negócios.” Nesse vídeo, você vai aprender a vender mais usando o Whatsapp Business e ainda vai ganhar dicas e segredinhos do aplicativo de mensagens mais usado no mundo.

04 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaComo vender pelo Whatsapp: 11 dicas incríveis e bem simples”. Se você está querendo aumentar ou começar as suas vendas pelo Whatsapp, neste vídeo serão apresentadas dicas para alavancar as suas vendas.

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