Início » Marketing e Vendas » Marketing Digital » Youtube para Empresas: Como usar corretamente para aumentar suas vendas

Youtube para Empresas: Como usar corretamente para aumentar suas vendas

O YouTube é uma excelente plataforma para que sua empresa esteja presente. Em todo o mundo, as pessoas assistem vídeos com diversos tipos de conteúdo. Portanto, é bem possível que sua empresa seja vista na internet e você também pode fazer com que as pessoas se inscrevam em seu canal.
Youtube para empresas

Atualmente, o YouTube é uma importante ferramenta para quem quer se destacar no mercado. Por isso, é importante saber como usar corretamente a plataforma do YouTube para empresas para aumentar o alcance dos seus negócios.

Vale ressaltar que algumas pessoas acham muito mais interessante e mais fácil simplesmente assistir a um vídeo em vez de ler um artigo.

O YouTube surgiu por volta do ano de 2005, criação de ex-funcionários do PayPal, que visava disponibilizar vídeos online carregados pelos usuários.

Com o passar dos anos, a plataforma se tornou uma importante ferramenta do dia a dia das pessoas, trazendo todo tipo de conteúdo.

Neste sentido, é possível encontrar no YouTube desde videoaulas gratuitas até tutoriais de como consertar máquinas quebradas e muito mais. Vídeos antigos, engraçados, educativos, religiosos, informativos e polêmicos podem ser vistos e revistos a qualquer momento, por qualquer pessoa, bastando ter internet disponível.

A abrangência da plataforma permite alcançar diferentes públicos e até mesmo aumentar vendas e o consumo de determinados produtos.

Entenda um pouco mais como você pode usar o Youtube para empresas ou Youtube for business para vender mais e aumentar a visibilidade da sua empresa.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Por que usar o YouTube para empresas?

Conforme dados fornecidos pela Alexa (Amazon), o YouTube é o segundo site mais pesquisado nos Estados Unidos, muitas dessas visitas levadas através do Google, Facebook e Instagram (em sequência).

Estima-se que ao menos 105 milhões de usuários sejam ativos no YouTube mensalmente apenas no Brasil.

Dá para imaginar o poder dessa ferramenta quando bem utilizada?

O YouTube permite que os materiais lá publicados complementem outros materiais da sua empresa, gerando maior acessibilidade e consumo, já que hoje a plataforma permite até mesmo ouvir os conteúdos off-line, por exemplo.

Além disso, através de técnicas de SEO, links externos permitem um melhor posicionamento no ranking de buscas.

É praticamente impossível que o seu público e a sua persona não estejam no YouTube, independente do nicho.

A explosão no aparecimento de digital influencers e canais de conteúdo bem-produzido não são por acaso: o YouTube para empresas pode ser um excelente meio para realizar negócios.

Não se exige burocracia para criar um canal no YouTube, mas é necessário conhecer as ferramentas que ele oferece.

Como utilizar o YouTube for business para aumentar o alcance da sua empresa

O YouTube possui recursos gratuitos e pagos que permitem o aumento do alcance das campanhas da sua empresa.

Você pode tanto apostar nos cliques orgânicos, na produção de vídeos, na realização de transmissões ao vivo (lives) e agora até mesmo utilizar os “shorts”, vídeos curtos como os que foram popularizados pelo Tik Tok.

Para obter retornos vantajosos, otimização e investimento fazem parte do negócio.

Ao falarmos em otimização através de SEO, temos a possibilidade de alcançar o público através de tráfego orgânico ou tráfego pago com o YouTube Ads.

Youtube para empresas

O que é e como funciona o YouTube Ads

A depender do investimento em marketing, você poderá abordar o usuário das mais diversas maneiras.

O YouTube Ads permite a você escolher a melhor campanha para o seu negócio de acordo com a sua necessidade e o seu orçamento.

Através de formatos diferentes, o YouTube permite que seja realizada publicidade em sua plataforma, para iniciar basta que o anunciante tenha uma conta Google Ads.

Pelo Google Ads será possível configurar as campanhas de acordo com o objetivo e o local em que o anúncio será exibido.

Você consegue configurar, por exemplo, se o usuário poderá pular o vídeo, se assistirá ao anúncio completo sem poder pular e até mesmo se o vídeo aparecerá como sugestão junto a outros conteúdos para o usuário.

Através do Google Ads também é possível configurar anúncios no final do vídeo ou em plataformas parceiras.

Mas lembre-se: marketing de qualidade e bom senso não fazem mal a ninguém.

Evite vídeos que não podem ser pulados ou muito longos e busque cativar o usuário nos primeiros segundos.

Há ainda a possibilidade de anunciar em formato de texto, gráficos ou em páginas internas do seu YouTube para empresas. As possibilidades são inúmeras.

Além disso, gerar engajamento através de interação com o público e publicação de vídeos no canal são formas de promover sua marca e melhorar o alcance dos seus conteúdos.

SEO no YouTube é vantajoso para sua empresa

Com técnicas de SEO bem aplicadas, é possível melhorar o ranqueamento da sua empresa.

Tornar as informações que você deseja transmitir acessíveis é possível através do próprio sistema de buscas do YouTube.

Para melhores resultados, faça uma pesquisa de conteúdo e palavras-chave antes de começar a criar conteúdo.

Atitudes que podem beneficiar o seu marketing no YouTube são:

  • Realizar pesquisa de mercado e avaliar as tendências.
  • Planejar adequadamente os objetivos e as técnicas.
  • Fazer uso de palavras-chave específicas para maior alcance.
  • Inserir marcadores (tags) em seus vídeos.

Para melhores resultados, investir em serviços de marketing de redes sociais pode ser a chave para o sucesso da sua empresa no YouTube.

Quanto custa divulgar no YouTube para empresa?

O valor do investimento em publicidade no YouTube não possui valor exato para aplicação, tudo dependerá do quanto você está disposto a gastar.

Através do custo por visualização e segmentação, os valores não são fixos e poderão depender do quão próximo do público-alvo você deseja chegar, por exemplo.

Esse tipo de divulgação custa em média R$0,15 a R$0,40 por visualização e dependerá, ainda assim, da segmentação a ser alcançada: quanto mais segmentado, mais caro será o investimento.

A segmentação permite que o público possa ser escolhido por idade, gênero, gostos, entre outras variáveis.

O local de onde o usuário assiste ao vídeo, as interações anteriores com outras publicidades da marca e a busca por palavra-chave são elementos que também podem ser considerados.

Esse tipo de formato de custo por visualização permite que a sua empresa pague apenas pelos vídeos assistidos até o fim, caso o vídeo possua menos de 30 segundos, por exemplo.

Por isso antes de investir, é importante fazer uma avaliação completa de quais os objetivos e qual público deseja alcançar.

Para converter o usuário em cliente é preciso atenção aos detalhes e produzir conteúdo de qualidade.

Como alcançar bons resultados no YouTube

Para garantir os melhores resultados para sua empresa no YouTube for business, é importante que você esteja atento a alguns aspectos importantes, como produzir bons vídeos, por exemplo.

Não apenas vídeos com imagem de qualidade, mas também com conteúdo relevante fazem a diferença entre investimento com bom retorno e dinheiro perdido.

Produza e promova conteúdos relevantes para sua audiência, você pode também cativar o seu público através de um bom storytelling.

A relevância do conteúdo através do SEO permite que a nomeação do arquivo de vídeo que será carregado no YouTube faça a diferença nos mecanismos de buscas.

Através de CTA’s (call to action) e interações nas redes sociais, a sua empresa pode fortalecer a marca e melhorar a imagem junto aos clientes.

É através de atos combinados que o YouTube pode se tornar uma importante ferramenta para a autoridade que você deseja construir para sua empresa.

Divulgue os vídeos, faça parcerias com influencers conhecidos e, se for do interesse da sua empresa, você pode até monetizar o seu canal transformando, assim, o seu conteúdo em dinheiro.

Integrar os canais de marketing utilizados pela sua empresa também são uma forma de alcançar o público.

Um formulário, um e-mail ou até mesmo um post no Instagram podem levar aquele usuário com potencial de conversão ao canal no YouTube onde as informações podem, finalmente transformá-lo em cliente.

E como criar bons vídeos?

Para vídeos com melhor alcance e interação, é importante que a sua empresa tenha objetivos claros. As pessoas se perguntam como gravar vídeos para o YouTube, mas apesar de não ser como uma receita de bolo, alguns passos devem ser seguidos.

Entre os pontos que merecem atenção temos:

  • Definição do público e do objetivo.
  • Qual a ideia e a imagem que deseja transmitir.
  • Como alcançar o público almejado.
  • Com que frequência pretende publicar e o quê.
  • Quem são os maiores concorrentes e como se sobrepor a eles.

Esses são apenas alguns exemplos do que se deve observar ao produzir um bom conteúdo audiovisual para o seu canal do YouTube for business.

Se você gosta de fazer vídeos e tem conhecimento suficiente ou algum ponto de vista para compartilhar com o mundo, o YouTube pode ser sua melhor saída criativa, sendo este um ótimo lugar para informar os consumidores sobre seus produtos ou fornecer um ótimo nível de atendimento ao cliente.

Entretanto, não é a única pessoa ou empresa que espera ser notada no YouTube for business. Muitos outros com a mesma intenção que você estão procurando construir uma audiência para seus canais do YouTube também.

YouTube Analytics

O YouTube Analytics permite que após a publicação de um vídeo você possa acompanhar o desempenho do conteúdo através do número de visualizações e até mesmo o tempo de exibição do conteúdo.

Saber quanto tempo o usuário da plataforma manteve seu vídeo aberto e consumiu o conteúdo é tão importante quanto colocar o material online.

Visualizações do canal e número de inscritos também são métricas consideradas pela ferramenta do YouTube.

Através da métrica de visualizadores únicos é possível estimar quantas pessoas, de fato, assistiram aos vídeos publicados, desconsiderando múltiplos acessos vindos de uma mesma pessoa.

Esse e outros parâmetros são importantes para verificar se o seu conteúdo está alcançando o público da maneira desejada.

De maneira automática, a partir da publicação do conteúdo, o YouTube Analytics compara os dados de períodos similares e calcula o número de visualizações no geral.

Assim, tão importante quanto ter bons conteúdos é ter boas reações.

De igual maneira, reações aos vídeos e comentários geram engajamento, mais sugestões dos seus vídeos para outros usuários e, consequentemente, maior alcance.

Com todas essas informações em mãos, o que devo fazer?

O ideal é que para melhores resultados você consulte um especialista que irá preparar o seu time para usar o YouTube da maneira correta para aumentar o alcance da empresa.

O Sebrae possui consultoria em mídias sociais com valores subsidiados em até 70%. Vale a pena procurar. Entre em contato pelo 0800 570 0800 e veja a disponibilidade para a sua região.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais