Atualmente, o YouTube é uma importante ferramenta para quem quer se destacar no mercado. Por isso, é importante saber como usar corretamente a plataforma do YouTube para empresas para aumentar o alcance dos seus negócios.
Vale ressaltar que algumas pessoas acham muito mais interessante e mais fácil simplesmente assistir a um vídeo em vez de ler um artigo.
O YouTube surgiu por volta do ano de 2005, criação de ex-funcionários do PayPal, que visava disponibilizar vídeos online carregados pelos usuários.
Com o passar dos anos, a plataforma se tornou uma importante ferramenta do dia a dia das pessoas, trazendo todo tipo de conteúdo.
Neste sentido, é possível encontrar no YouTube desde videoaulas gratuitas até tutoriais de como consertar máquinas quebradas e muito mais. Vídeos antigos, engraçados, educativos, religiosos, informativos e polêmicos podem ser vistos e revistos a qualquer momento, por qualquer pessoa, bastando ter internet disponível.
A abrangência da plataforma permite alcançar diferentes públicos e até mesmo aumentar vendas e o consumo de determinados produtos.
Entenda um pouco mais como você pode usar o Youtube para empresas ou Youtube for business para vender mais e aumentar a visibilidade da sua empresa.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Por que usar o YouTube para empresas?
Conforme dados fornecidos pela Alexa (Amazon), o YouTube é o segundo site mais pesquisado nos Estados Unidos, muitas dessas visitas levadas através do Google, Facebook e Instagram (em sequência).
Estima-se que ao menos 105 milhões de usuários sejam ativos no YouTube mensalmente apenas no Brasil.
Dá para imaginar o poder dessa ferramenta quando bem utilizada?
O YouTube permite que os materiais lá publicados complementem outros materiais da sua empresa, gerando maior acessibilidade e consumo, já que hoje a plataforma permite até mesmo ouvir os conteúdos off-line, por exemplo.
Além disso, através de técnicas de SEO, links externos permitem um melhor posicionamento no ranking de buscas.
É praticamente impossível que o seu público e a sua persona não estejam no YouTube, independente do nicho.
A explosão no aparecimento de digital influencers e canais de conteúdo bem-produzido não são por acaso: o YouTube para empresas pode ser um excelente meio para realizar negócios.
Não se exige burocracia para criar um canal no YouTube, mas é necessário conhecer as ferramentas que ele oferece.
Como utilizar o YouTube for business para aumentar o alcance da sua empresa
O YouTube possui recursos gratuitos e pagos que permitem o aumento do alcance das campanhas da sua empresa.
Você pode tanto apostar nos cliques orgânicos, na produção de vídeos, na realização de transmissões ao vivo (lives) e agora até mesmo utilizar os “shorts”, vídeos curtos como os que foram popularizados pelo Tik Tok.
Para obter retornos vantajosos, otimização e investimento fazem parte do negócio.
Ao falarmos em otimização através de SEO, temos a possibilidade de alcançar o público através de tráfego orgânico ou tráfego pago com o YouTube Ads.
O que é e como funciona o YouTube Ads
A depender do investimento em marketing, você poderá abordar o usuário das mais diversas maneiras.
O YouTube Ads permite a você escolher a melhor campanha para o seu negócio de acordo com a sua necessidade e o seu orçamento.
Através de formatos diferentes, o YouTube permite que seja realizada publicidade em sua plataforma, para iniciar basta que o anunciante tenha uma conta Google Ads.
Pelo Google Ads será possível configurar as campanhas de acordo com o objetivo e o local em que o anúncio será exibido.
Você consegue configurar, por exemplo, se o usuário poderá pular o vídeo, se assistirá ao anúncio completo sem poder pular e até mesmo se o vídeo aparecerá como sugestão junto a outros conteúdos para o usuário.
Através do Google Ads também é possível configurar anúncios no final do vídeo ou em plataformas parceiras.
Mas lembre-se: marketing de qualidade e bom senso não fazem mal a ninguém.
Evite vídeos que não podem ser pulados ou muito longos e busque cativar o usuário nos primeiros segundos.
Há ainda a possibilidade de anunciar em formato de texto, gráficos ou em páginas internas do seu YouTube para empresas. As possibilidades são inúmeras.
Além disso, gerar engajamento através de interação com o público e publicação de vídeos no canal são formas de promover sua marca e melhorar o alcance dos seus conteúdos.
SEO no YouTube é vantajoso para sua empresa
Com técnicas de SEO bem aplicadas, é possível melhorar o ranqueamento da sua empresa.
Tornar as informações que você deseja transmitir acessíveis é possível através do próprio sistema de buscas do YouTube.
Para melhores resultados, faça uma pesquisa de conteúdo e palavras-chave antes de começar a criar conteúdo.
Atitudes que podem beneficiar o seu marketing no YouTube são:
- Realizar pesquisa de mercado e avaliar as tendências.
- Planejar adequadamente os objetivos e as técnicas.
- Fazer uso de palavras-chave específicas para maior alcance.
- Inserir marcadores (tags) em seus vídeos.
Para melhores resultados, investir em serviços de marketing de redes sociais pode ser a chave para o sucesso da sua empresa no YouTube.
Quanto custa divulgar no YouTube para empresa?
O valor do investimento em publicidade no YouTube não possui valor exato para aplicação, tudo dependerá do quanto você está disposto a gastar.
Através do custo por visualização e segmentação, os valores não são fixos e poderão depender do quão próximo do público-alvo você deseja chegar, por exemplo.
Esse tipo de divulgação custa em média R$0,15 a R$0,40 por visualização e dependerá, ainda assim, da segmentação a ser alcançada: quanto mais segmentado, mais caro será o investimento.
A segmentação permite que o público possa ser escolhido por idade, gênero, gostos, entre outras variáveis.
O local de onde o usuário assiste ao vídeo, as interações anteriores com outras publicidades da marca e a busca por palavra-chave são elementos que também podem ser considerados.
Esse tipo de formato de custo por visualização permite que a sua empresa pague apenas pelos vídeos assistidos até o fim, caso o vídeo possua menos de 30 segundos, por exemplo.
Por isso antes de investir, é importante fazer uma avaliação completa de quais os objetivos e qual público deseja alcançar.
Para converter o usuário em cliente é preciso atenção aos detalhes e produzir conteúdo de qualidade.
Como alcançar bons resultados no YouTube
Para garantir os melhores resultados para sua empresa no YouTube for business, é importante que você esteja atento a alguns aspectos importantes, como produzir bons vídeos, por exemplo.
Não apenas vídeos com imagem de qualidade, mas também com conteúdo relevante fazem a diferença entre investimento com bom retorno e dinheiro perdido.
Produza e promova conteúdos relevantes para sua audiência, você pode também cativar o seu público através de um bom storytelling.
A relevância do conteúdo através do SEO permite que a nomeação do arquivo de vídeo que será carregado no YouTube faça a diferença nos mecanismos de buscas.
Através de CTA’s (call to action) e interações nas redes sociais, a sua empresa pode fortalecer a marca e melhorar a imagem junto aos clientes.
É através de atos combinados que o YouTube pode se tornar uma importante ferramenta para a autoridade que você deseja construir para sua empresa.
Divulgue os vídeos, faça parcerias com influencers conhecidos e, se for do interesse da sua empresa, você pode até monetizar o seu canal transformando, assim, o seu conteúdo em dinheiro.
Integrar os canais de marketing utilizados pela sua empresa também são uma forma de alcançar o público.
Um formulário, um e-mail ou até mesmo um post no Instagram podem levar aquele usuário com potencial de conversão ao canal no YouTube onde as informações podem, finalmente transformá-lo em cliente.
E como criar bons vídeos?
Para vídeos com melhor alcance e interação, é importante que a sua empresa tenha objetivos claros. As pessoas se perguntam como gravar vídeos para o YouTube, mas apesar de não ser como uma receita de bolo, alguns passos devem ser seguidos.
Entre os pontos que merecem atenção temos:
- Definição do público e do objetivo.
- Qual a ideia e a imagem que deseja transmitir.
- Como alcançar o público almejado.
- Com que frequência pretende publicar e o quê.
- Quem são os maiores concorrentes e como se sobrepor a eles.
Esses são apenas alguns exemplos do que se deve observar ao produzir um bom conteúdo audiovisual para o seu canal do YouTube for business.
Se você gosta de fazer vídeos e tem conhecimento suficiente ou algum ponto de vista para compartilhar com o mundo, o YouTube pode ser sua melhor saída criativa, sendo este um ótimo lugar para informar os consumidores sobre seus produtos ou fornecer um ótimo nível de atendimento ao cliente.
Entretanto, não é a única pessoa ou empresa que espera ser notada no YouTube for business. Muitos outros com a mesma intenção que você estão procurando construir uma audiência para seus canais do YouTube também.
YouTube Analytics
O YouTube Analytics permite que após a publicação de um vídeo você possa acompanhar o desempenho do conteúdo através do número de visualizações e até mesmo o tempo de exibição do conteúdo.
Saber quanto tempo o usuário da plataforma manteve seu vídeo aberto e consumiu o conteúdo é tão importante quanto colocar o material online.
Visualizações do canal e número de inscritos também são métricas consideradas pela ferramenta do YouTube.
Através da métrica de visualizadores únicos é possível estimar quantas pessoas, de fato, assistiram aos vídeos publicados, desconsiderando múltiplos acessos vindos de uma mesma pessoa.
Esse e outros parâmetros são importantes para verificar se o seu conteúdo está alcançando o público da maneira desejada.
De maneira automática, a partir da publicação do conteúdo, o YouTube Analytics compara os dados de períodos similares e calcula o número de visualizações no geral.
Assim, tão importante quanto ter bons conteúdos é ter boas reações.
De igual maneira, reações aos vídeos e comentários geram engajamento, mais sugestões dos seus vídeos para outros usuários e, consequentemente, maior alcance.
Com todas essas informações em mãos, o que devo fazer?
O ideal é que para melhores resultados você consulte um especialista que irá preparar o seu time para usar o YouTube da maneira correta para aumentar o alcance da empresa.
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